Vagas de Comunicação Social em Santa Catarina

O Instituto Federal Catarinense (IFC) está oferecendo um total de 10 vagas para as áreas de Comunicação Social, em seu concurso público. Tem oportunidades para jornalistas, publicitários, relações públicas e para todas as áreas de Comunicação Social. As vagas são distribuídas entre os campi do Instituto.

Confira as informações!

CARGOS: Técnico‐Administrativo de Nível Superior/ Jornalista, Publicitário, Relações Públicas, Revisor de Texto (todas as áreas de Comunicação) e Programador Visual (Publicidade)

VAGAS: 3 para Jornalista (sendo uma vaga para Blumenau, uma para Fraiburgo e uma para Luzerna), 2 para Publicitário (uma para Araquari e outra para a Reitoria), 3 para RP (São Francisco do Sul, Sombrio e Reitoria – um vaga para cada localidade), 1 para Revisor de Texto (Reitoria) e 1 para Programador Visual (Reitoria)

SALÁRIO: R$ 3.392,42 + R$373,00 (Auxílio Alimentação)

INSCRIÇÕES: até o dia 07 de fevereiro de 2014, no site do IFC

VALOR: R$ 75,00

PROVAS: objetivas que serão realizadas em 09 de março de 2014

O QUE ESTUDAR?
1) Língua Portuguesa (10 questões)
Leitura e compreensão de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Interpretação: pressuposições e inferências; implícitos e subentendidos. Variedades de texto e adequação de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Ortografia e convenções gráficas. Acentuação gráfica.

2) Noções de Legislação (10 questões)
CONSTITUIÇÃO FEDERAL/1988: Título III ‐ Da Organização do Estado: Capítulo VII – Da Administração Pública (Art. 37 ao 41); Título VIII ‐ Da ordem social: Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto (Art. 205 ao 214). LEI n.º 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, com todas as alterações efetivadas até a publicação do Edital do Concurso): Título I ‐ Das Disposições Preliminares (Art. 1 ao 4); Título II ‐ Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição (Art. 5 ao 39); Título III ‐ Dos Direitos e Vantagens (Art. 40 ao 115); Título IV ‐ Do Regime Disciplinar (Art. 116 ao 142); Título V ‐ Processo Administrativo Disciplinar (Art. 143 ao 182). LEI n.º 11.091, DE 12 DE JANEIRO DE 2005 (Plano de Carreira dos Cargos Técnico‐Administrativos em Educação): Capítulo III ‐ Dos Conceitos (Art. 5); Capítulo IV ‐ Da estrutura do Plano de Carreira dos Cargos Técnico‐Administrativos em Educação (Art. 6 ao 8); Capítulo V ‐ Do ingresso no cargo e das formas de desenvolvimento (Art. 9 ao 12); Capítulo VI  ‐ Da Remuneração (Artigos 13 e 14). LEI n.º 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 (Lei de Criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia): Capítulo II ‐ Dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – Finalidades e características, objetivos e estrutura
organizacional (Art. 6 ao 13). DECRETO n.º 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), na íntegra.

3) Conhecimentos Específicos (20 questões)
a) Jornalista
Princípios de comunicação social e comunicação de massa. Técnicas de jornalismo: redação de material informativo; noções de fotojornalismo e telecinejornalismo; noções de comunicação visual para veículos impressos. Relações Públicas: comunicação com diversos públicos de uma empresa; realização de eventos em geral. Comunicação de massa e Difusão de Ciência e tecnologia. Linguagem dos meios de comunicação. Difusão de Ciência e tecnologia. Conceitos gerais de comunicação e informações. O Jornalismo e a Editoração na Popularização do Conhecimento. Conceito Popular e Conceito de Comunidade. Gêneros Jornalísticos. Jornalismo Especializado e Científico. Diferentes veículos de Comunicação. Veículos para Editoração. Informação Científica para diferentes classes sociais. Política Científica e Política de Comunicação. Papel da informação para o desenvolvimento social. Uso de meios de Comunicação Social: rádios, jornais, emissoras de televisão, revistas; características específicas para o uso dos Meios de Comunicação; uso dos Meios de Comunicação Social ‐  Publicações, expositivos, folhetos, etc. Redação de artigos técnicos e científicos (estrutura, estilo de linguagem, normas técnicas). Redação de boletins informativos, comunicados, matéria jornalística. Estrutura; normas convencionais; características de linguagem. Ética Jornalística. Legislação Jornalística. Crimes de imprensa. Noções de Informática: Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico. Organização de informação para uso na Internet, acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos. Conceitos de proteção e segurança da informação. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: conceitos de hardware e de software. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de periféricos. Aplicativos para edição de textos e planilhas eletrônicas (Microsoft).

b) Publicitário
Teoria e técnica da publicidade e propaganda: conceitos e noções básicas; Criação publicitária ‐ fases do processo criativo; principais veículos para mídia impressa, eletrônica e digital, suas características, vantagens e desvantagens em função da adequação ao público alvo e ao produto ou serviço; Redação publicitária: semântica e estética, elementos do texto; o título em publicidade impressa; o discurso publicitário e suas características; adequação entre texto e imagem; Arte publicitária impressa: o papel da imagem na publicidade; as artes gráficas e os meios de veiculação: jornal, revista, outdoor, mídia eletrônica, folder, mala direta, material de ponto de venda; técnicas de criação da peça gráfica: o rafe (rough), o layout, a arte final; fotografia, ilustração, all type, revisão e o processo reprográfico; Planejamento de campanha: o briefing, o target; o approach; propaganda institucional; campanhas de lançamento; peças de apoio. Programação visual / identidade visual:
logotipo e símbolo; elementos institucionais; a aplicação da cor; papelaria; embalagem; materiais de ponto de venda, feiras e exposições; instalações, viaturas, uniformes, sinalização; selos comemorativos. Editoração. O projeto gráfico: identidade visual da publicação, características gráficas para o projeto; a relação do projeto gráfico com o projeto editorial; Produção gráfica (papéis, formatos e acabamentos, processos de impressão); Tipologia, legibilidade na comunicação impressa; Diagramação: hierarquia/parceria entre layout, textos e imagens. Editoração eletrônica Fechamento de arquivos para impressão: gerenciamento de fontes e de vínculos, marcas de corte e sangrias, separação de cores.

c) Relações Públicas
Teorias da Comunicação. Comunicação e Política. Comunicação Pública. Comunicação e Mobilização Social. Relações Públicas: evolução, conceitos, processos, planos e programas. Legislação em relações públicas. Planejamento estratégico; Pesquisa em comunicação: diagnóstico institucional, pesquisa de público, pesquisa com grupos focais. Eventos. Protocolo e etiqueta. Eventos em rede.

d) Revisor de Texto
Estudos de Língua Portuguesa: Tipos ou gêneros textuais; aspectos tipológicos (narrar, relatar, argumentar, expor, descrever); coesão textual; leitura, interpretação e redação; distinção entre gramática prescritiva, além de gramática reflexiva (semântica, discurso, estilística); teoria da enunciação; teoria do discurso; discurso: estrutura ou acontecimento; semântica e discurso; linguística e ensino da língua portuguesa; discurso da escrita e do ensino; origem da literatura em língua portuguesa; literatura brasileira; estilos de época. Estudos de Língua Inglesa: Compreensão de texto; conhecimento da língua: sistema verbal (tempo, voz, gerúndio e infinitivo); auxiliares modais, substantivos e pronomes; artigos, adjetivos e advérbios; proposições e conjunções; formação de palavras; conhecimento de estruturas básicas e particulares da língua inglesa (aquisições gramaticais e léxicas básicas e técnicas); compreensão pelo contexto e suas interferências (dedução, análise e síntese).

e) Programador Visual
1. Teorias da comunicação. 2. Técnicas básicas de pesquisa de mídia digital e impressa, e sua utilização. 3. Planejamento em Comunicação e Campanha Institucional. 4. Fundamentos da linguagem visual e Composição: princípios do design; identidade visual; tipografia; diagramação. 5. Softwares de programação visual: Corel X4, Photoshop CS4, Indesign CS4, Ilustrator. 6. Tratamento de imagens. 7. Tipos de mídias e suas características. 8. Conhecimentos de criação, layout, arte‐finalização e preparação de originais para impressão. 9. Noções de produção gráfica: fotolito convencional e digital, matrizes convencionais e digitais, tintas, papéis e outros suportes, processos de impressão convencionais e digitais, acabamento. 10. Tratamento de imagens e preparação de arquivos em formatos nativos de softwares gráficos. 11. Domínio dos softwares Photoshop, Dreamweaver, CorelDraw e InDesign.

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11 opiniões sobre “Vagas de Comunicação Social em Santa Catarina”

  1. Oi Mariana, feliz natal!

    Fiquei com uma dúvida. Eu, como jornalista, posso disputar a vaga para RP?
    É que a região me interessou mais, rsrs.

    Abraço!

  2. Oi, Mariana. O conteúdo dessa prova é bem parecido com o conteúdo do concurso da Infraero de 2011. Lembras se teve alguma apostila da Infraero de comunicação social?

    1. Raffael, quase não lançam apostilas para os concursos que tem vagas em comunicação, apenas para os concursos com muitas vagas, como foi o caso do Senado ou EBC… Talvez se você jogar no google, talvez ache algo… Porém sugiro os cursos do Iscom (www.iscom.com.br), do Radix (www.cursoradix.com.br) ou do Ponto dos Concursos (www.pontodosconcursos.com.br).

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