Concurso do MPPR: como foi?

Ontem (15) foi dia de prova do concurso do Ministério Público do Estado do Paraná! Sei que teve muito inscritos pois era um concurso para todas as áreas de Comunicação Social, então resolvi abrir esse post para que quem fez a prova possa comentar como foi.

O que acharam da prova? Estava fácil ou difícil? Teve questões polêmicas? Cabe recurso?

O espaço é de vocês, comentem à vontade!!!

36 opiniões sobre “Concurso do MPPR: como foi?”

  1. Achei a prova bastante fraca. O nível foi baixo e muitas questões não podiam nem ser consideradas de nível superior. Porém, algumas muito específicas de cada profissão tornaram questões muito difíceis de serem respondidas. Acredito que quem estudou de verdade saiu perdendo, pois a concorrência vai aumentar. Também acredito que muitos irão gabaritar essa prova (não eu).

  2. olá. achei a prova mal feita, havia até erros de português. quem fez as perguntas não acertou uma crase que fosse. também duvido da utilidade da maioria das questões específicas. mas as que tratavam do estatuto do servidor até eram pertinentes, assim como boa parte das de português.

  3. Oi, Mari! Pois bem, saindo o gabarito eu venho contar como foi a pontuação. A prova de portugues me surpreendeu, dadas provas anteriores da ESPP, questoes de interpretação acessíveis até demais.. As questoes de estatuto estavam bem elaboradas, e acho que só deu para quem estudou de verdade – eu achei que estudei bastante e, na hora h, fiquei com algumas hesitações, mas consegui levar as 5 (pena que eram só cinco). As específicas estavam bem deprimentes, do tipo o que é clipping, o que é press-kit e o que é house organ, pfrrrrrr! Tinha algumas tão óbvias que eu me flagrava tentando encontrar a pegadinha. Quem não conhecia o código de ética dos jornalistas perdeu umas cinco questoes, tinha duas páginas só pra ele. Havia um documento de legislação em RP tbm, sobre o qual foram pedidas algumas questoes, mas nesse caso foi a minha vez de perder, nunca nem tinha ouvido falar…mas, via de regra, poucas questoes para pensar, muito copia e cola de livros (enunciado começando com nome do autor)…mas, de qualquer forma, achei pesado 80 questoes (sendo 5 discursivas) em 4,5h!!! Saí de lá faltando 2min totalmente esgotada….

  4. Achei meio samba do crioulo doido… Algumas questões bem fraquinhas e o conteúdo que não seguia uma sequencia lógica. Deu a sensação de que queriam encher linguiça para completar as 80 questões.

  5. Acho que estou menos exigente que vocês. De fato havia alguns erros de português (teve uma questão que eu nem entendi o que estava escrito em uma das questões), mas ainda assim achei a prova de razoável pra boa.

    Não achei fácil demais e nem difícil demais, mas havia algumas coisas que eu não tinha ideia, o que é suficiente pra me eliminar. Português, especificamente, achei um pouco mais difícil do que eu normalmente acho, mas boas as questões.

    Não entendi a razão de haver tantas questões relacionadas com atendimento ao público. Não sei porque associaram esse conteúdo tão fortemente à seleção pra analista de comunicação.

  6. Olá!
    Assim como o Jeferson, também achei a prova tranquila.
    E, também, acho que vai ter gente gabaritando, principalmente pela quantidade de inscritos. Sobre a parte específica, acredito que, assim como no edital, a prova pode ser considerada de rp e jornal. Tinham pouquíssimas questões de publicidade ou marketing, e algumas, principalmente as que pediam sobre atendimento, eram SURREAIS de tão fáceis. Qualquer pessoa conseguiria responder! Acho que o que vai fazer a diferença será português – que não achei muito fácil não – e legislação (quase não estudei, então pra mim tava difícil). Alguém sabe quando sai o resultado da objetiva?
    Boa sorte, galera!

  7. Mariana, a prova de Conhecimentos Específicos foi muito mal elaborada. Tinha umas questões muito fáceis, do tipo que não medem conhecimento de ninguém, que dá pra responder só pelo bom senso. Tinha várias pra você completar a frase do Código de Ética dos jornalistas. Completar, hein, coisa de criancinha! Tinha umas decorebas, como a que perguntou quantos centímetros medem 10 paicas! O que achei mais descaradamente malfeito foi que, numa das questões da prova objetiva, eles davam a definição de press kit; aí, na prova subjetiva, eles pediam a definição de press kit! Absurda essa prova!

    Sei não…agora é foco na ALEPE. Por falar nisso, você que é daí de PE, poderia indicar alguma modalidade online de algum cursinho daí?! Do tipo muito bom, mas que não seja o olho da cara tipo o Radix. Agradeço muito!!!
    Bjs

      1. Não, desculpe…acho que não me expressei bem. O que tô querendo é dicas de curso para as outras matérias! Sorry… 😀

  8. Pessoal, saiu o gabarito, vocês viram? Eu fui só mais ou menos, o que não é suficiente como sabemos bem. Fiz 66 pontos, sendo 25 em português, 41 nos conhecimentos específicos e NENHUMA do Estatuto. Não dá pra dizer que eu estudei, mas minha passada de olhos não serviu pra nada. hehe

  9. Pessoal, alguém fez a prova C? Acredito que o gabarito de português foi dado errado. Tem MUITAS questões com o gabarito bem absurdo. Alguém também sentiu isso?

  10. Update: vou entrar com recurso em três questões do Estatuto. Já verifiquei e, sim, eles foram capazes de trocar o gabarito em 3 das 5 questões.

    Paciência…

  11. Pessoal, não se desesperem como eu. Já divulgaram o gabarito retificado, o de português realmente estava incorreto 🙂

    1. Olá. Onde posso encontrar o gabarito da prova versão A retificado? No site da Espp está o mesmo gabarito desde o primeiro dia! Obrigado

  12. Pessoal, eles acabaram de retificar gabaritos das três versões de prova.
    As questoes de estatuto, que falei que ia entrar com recurso, foram corrigidas.
    Além disso, ganhei mais duas questoes.

    Olha lá, Ana, talvez a prova A tenha mudanças maiores.

  13. Oi pessoal,como a Fabiana,recebi a prova C e ainda não acredito no gabarito de Português. Onde conseguimos as questões da prova? obrigada

  14. Cargo: auxiliar técnico. Achei a prova fácil, o que significa que tem que gabaritar (o que não aconteceu comigo), não estudei nada, por isso fiquei satisfeita com os meus 67/80, mas sei que não é o suficiente.

  15. Minha irmã tentou para engenharia civil, disse que o gabarito de português é um absurdo, principalmente as 10 primeiras questões.

  16. Oi pessoal, então achei um absurdo o preparo desse concurso. Ocorreram vários problemas na aplicação da prova.
    As pessoas não estavam preparadas. Tiveram salas,que começaram as provas antes das 14:30hs. Tiveram Gabaritos rasurados porque entregaram prova x gabaritos trocados e os candidatos não foram orientados a conferir.
    Enfim, um caos em muitas salas em Ctba, que vieram a prejudicar muitos candidatos.

  17. Houve uma retificação em relação às provas de português! UFA! Pena que os recursos têm de ser enviados via SEDEX, né? Alguém vai entrar com algum? Quem sabe eu possa reforçar também. Gabrielli, quais questões de legislação?

  18. Já entrei com recurso para a questão 9 do caderno A.

    A letra B também estava correta. Se a pessoa conhecesse de Penal, acertaria.

  19. Achei a prova média/fácil, com algumas questões estranhas. Fiz 70 pontos. Agora é esperar um bom resultado na redação, quem sabe seja suficiente…

  20. Pessoal,
    Será que foi só na sala 116 que o fiscal falou que não precisava fazer a redação nível fundamental e médio?

    Alguém mais recebeu esta informação?
    Que rolo heim?

  21. Prova bem estranha. Tinha questões que davam raiva de tão fácil, outras mal elaboradas, confusas. Não fui bem, mas acho que devem gabaritar… Não faço nunca mais prova dessa banca.

  22. Amigos, concurseiros de plantão ME AJUDEM a pensar!… O que o Edital diz: “serão corrigidas as provas dos candidatos aprovados na prova de múltipla escolha…. “até a classificação correspondente a 8 (oito) vezes o número de vagas ofertadas neste Edital, incluindo os empatados na ultima posição…”…. Se para o meu cargo existem 26 vagas da ampla concorrência, não deveriam ser corrigidas a redação até a posição 208? Pois, na minha região era 1 vaga ampla concorrência, mas não disseram no edital que corrigiriam apenas o número de 8 x as vagas da região, senão somente seriam dos 8 candidatos primeiros! Que absurdo!!! Estou na 52ª!!!!

    1. Manda um e-mail pra organizadora pra ter a certeza se são 8x o total de vagas ou apenas as vagas da região.

Deixe uma resposta

