Vagas para jornalistas e RP em Joinville-SC

A Câmara de Vereadores de Joinville, em Santa Catarina, está com inscrições abertas para o concurso que oferece quatro vagas para jornalistas e uma para RP. As inscrições vão até dia 20 deste mês e a prova já é em janeiro! Vamos correr com os estudos!!!

CARGOS: Jornalista e Relações Públicas

VAGAS: 4 para Jornalista e 1 para Relações Públicas

SALÁRIO: R$ 4.799,14

CARGA HORÁRIA: 30 horas semanais

INSCRIÇÕES: até 20 de dezembro no site do Ibam

VALOR: R$ 85,00

PROVAS: objetivas que serão realizadas em 19 de janeiro + prova de títulos

COMECE A ESTUDAR
1) Português (10 questões, cada uma valendo 08)
1.  Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos; argumentação; discursos direto e indireto; intertextualidade; elaboração de parágrafos; elementos de coesão e coerência. 2. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos, modos e aspectos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, metonímia, antítese, eufemismo, ironia. 3. Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos. 4. Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordâncias verbal e nominal; regências verbal e nominal; colocação e ordem de palavras na frase. 5. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação. São Paulo: Ática.
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha.
CAMARA JR., Joaquim Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis: Vozes.
CUNHA, Celso; CINTRA, Luís Felipe Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática.

2) Legislação Municipal (15 questões, cada uma valendo 08)
1. A competência e a autonomia municipal. Princípios. 2. Os Poderes municipais. As atribuições da Câmara Municipal. 3. Composição e estrutura da Câmara Municipal. 4. Processo e técnica legislativa. As proposições. Apresentação, apreciação pelas Comissões da Câmara, discussão e votação. Disposições especiais. 5. As reuniões da Câmara. Os trabalhos em Plenário. 6. As atribuições do Poder Executivo. Responsabilidade. 7. Composição e estrutura do Poder Executivo. 8. Políticas municipais. Política urbana. Política do meio ambiente. Política de saúde. Política cultural e educacional. Política de assistência social. Política econômica.  9. Servidores públicos. Regime jurídico. Direitos e proibições. 10. Provimento  dos cargos públicos. Posse e exercício. 11. Processo disciplinar.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
Câmara de Vereadores de Joinville. Regimento Interno e atualizações. Código de Posturas do Município e Joinville e atualizações. Estatuto dos Servidores do Município de Joinville e atualizações. Estruturação do Plano de Cargos e Vencimentos dos Servidores da Câmara de Vereadores de Joinville. Lei Orgânica do Município de Joinville e suas atualizações.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito municipal brasileiro. São Paulo: Malheiros Ed.

3) Raciocínio Lógico Quantitativo e Qualitativo (05 questões, cada uma valendo 05)
1. Operações com conjuntos. 2. Raciocínio lógico numérico e quantitativo. 3. Conceito de proposição:  valores lógicos das proposições; conectivos e negação. 4. Argumentação lógica, estruturas lógicas e diagramas lógicos. 5. Quantificadores universal e existencial. 6. Problemas de Contagem: Princípios aditivo e  multiplicativo. Arranjos, combinações e permutações.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
CESAR, Benjamin e MORGADO, Augusto C. Raciocínio Lógico – Quantitativo. Série Provas e Concursos. 4ª ed. Editora Campus, 2009.
NUNES, Mauro César; CABRAL, Luiz Cláudio. Raciocínio Lógico e Matemática para Concursos. 7ª ed. Editora Elsevier/Campus, 2011.
ROCHA, Enrique. Raciocínio Lógico para Concursos. 3ª ed. Editora Impetus, 2010.
PAIVA, Manoel Rodrigues. Matemática. Volumes 1, 2 e 3. 1ª ed. Editora Moderna, 2010.

4) Conhecimentos Técnico-profissionais (20 questões, cada uma valendo 10)
a) Jornalista
1. Comunicação: conceito, elementos do ato comunicativo, modelos, tipos e veículos de comunicação. 2. Teorias da Comunicação: modelos teóricos, paradigmas e tendências. 3. A História da imprensa no Brasil. 4. Linguagem Jornalística: estrutura, elementos, gêneros jornalísticos, apuração, redação e edição. 5. Ética na Comunicação e Código de Ética do Jornalista. 6. Crimes contra a honra na atividade jornalística. 7. Conceitos de interesse público e Direitos Fundamentais do Cidadão em relação aos direitos de opinião e informação. 8. Comunicação Organizacional e Empresarial: conceito, evolução da relação empresa-imprensa, planejamento estratégico, gerenciamento de crises. 9. Marketing Institucional. 10. Assessoria de Imprensa: história, conceito, objetivos, produtos e serviços. 11. Planejamento Visual: evolução histórica, elementos, projeto gráfico, produção gráfica, noções de editoração eletrônica. 12. Constituição Federal de 1988 e liberdade de expressão e informação. 13. Conhecimento de jornalismo em mídias eletrônicas. 14.Fotografia Digital: enquadramento, flash, técnicas e retoques. 15. Técnicas Gráficas: composição, impressão e acabamento. 16. Mídia Digital: redes sociais. 17. Telejornalismo. 18. Radiojornalismo. 19. Fotojornalismo. 20.Técnicas de Entrevista e Linguagem jornalística: internet.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
BARBEIRO, HERÓDOTO E LIMA, PAULO RODOLFO. Manual de Radiojornalismo – Produção, Ética e Internet. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2001.
BARBEIRO, HERÓDOTO. Manual de Telejornalismo. Ed. Campos, 2005.
BARBOSA, Gustavo Guimarães; RABAÇA, Carlos Alberto. Dicionário de Comunicação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
BARROS FILHO, Clóvis de. Ética na Comunicação. São Paulo: Summus, 2003.
COTTA, Pery. Jornalismo – Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Rubio, 2005.
COTTA, PERY. Jornalismo: teoria e prática. Ed. Rubio, 2005.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988, atualizada. http://www.planalto.gov.br (atualizações)
DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: Teoria e Técnica. São Paulo: Atlas, 2003.
FERNANDES, Amaury. Fundamentos de Produção Gráfica: Para Quem Não É Produtor Gráfico. Rio de Janeiro: Rubi, 2003.
GARCIA, Maria Teresa. A Arte de se Relacionar com a Imprensa. Novatec, 2004.
HOHFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação: Conceitos, Escolas e Tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
LAGE, NILSON. A Reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2004.
LAGE, Nilson. Teoria e Técnica do Texto Jornalístico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
LEI Nº 5.250, DE 9 DE FEVEREIRO DE 1967. http://www.planalto.gov.br (atualizações)
PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005.
POLISTCHUCK, Ilana e TRINTA, Aluizio Ramos. Teorias da Comunicação: o Pensamento e a Prática da Comunicação Social. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
PRADO, FLÁVIO. Ponto Eletrônico. Ed. Limiar, 2005.
VAZ, Gil Nuno. Marketing Institucional: o Mercado de Ideias e Imagens. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
VILLAS-BOAS, André. Produção Gráfica para Designers. Rio de Janeiro: 2AB, 2008.

b) Relações Públicas
1. Teoria da Comunicação. 2. Principais escolas e pensadores. 3. Técnicas de Relações públicas. 4. Comunicação dirigida. 5. Públicos de uma instituição. 6. Assessoria de imprensa. 7. Release, press-kit e organização de entrevistas coletivas. 8. Notas oficiais. 9. Clipping. 10. Marketing institucional. 11. Pesquisa de opinião e mercado. 12. Pesquisas qualitativas e quantitativas. 13. Amostras. 14. Questionário. 15. Grupos de discussão. 16. Grupos Focais. 17. Responsabilidade social, consumo sustentável e relações com as comunidades. 18. Planejamento de comunicação organizacional. 19. Fases do planejamento. 20. Interfaces entre as relações públicas e a administração de empresas. 21. Relações públicas e recursos humanos. 22. Produtos audiovisuais internos. 23. Internet e Intranet. 24. Relações com consumidores. 25. Serviços de atendimento ao consumidor. 26. Código de defesa do consumidor. 27. Comunicação social e órgãos públicos. 28. Imagem institucional. 29. Cerimonial e protocolo. 30. Organização de eventos.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS
DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. São Paulo: Atlas, 2002.
FREITAS, Ricardo F. e SANTOS, Luciane L. Desafios contemporâneos em comunicação: perspectivas de Relações Públicas. São Paulo: Summus Editorial, 2002.
HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz; FRANÇA, Vera. Teorias da comunicação. Conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
KOTLER, Philip e ARMONSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.
_________ (org.). Obtendo resultados com Relações Públicas. São Paulo, 1997.
_________ (org.). Relações públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009.
MUSBURGER, Robert. Roteiro para mídia eletrônica. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2008.
NEVES, Ricardo José. Vade mecum da comunicação. São Paulo: Rideel, 2000.
RABAÇA, Carlos Alberto e BARBOSA, Gustavo. Dicionário de comunicação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
SANT’ANNA, Armando. Propaganda. Teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1998.
SANTOS, Luciane Lucas (org.). Media training – como agregar valor ao negócio melhorando a relação com a imprensa.São Paulo: Summus, 2007.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s