Cadastro de reserva para o Conselho Regional de Química/SP

O Conselho Regional de Química da 4a Região/SP  abriu concurso público que oferece oportunidade para jornalistas. A pena é que é cadastro de reserva, não tem vaga imediata… Mas não vamos desanimar, né? Dá uma conferida nos detalhes, quem sabe não te interessa? A oportunidade é para São Paulo mesmo!

CARGO: Jornalismo

VAGAS: não tem, é cadastro de reserva

SALÁRIO: R$ 3.908,95

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: até o dia 01 de dezembro, no site do Instituto Quadrix

VALOR: R$ 54,50

PROVAS: objetivas (Língua Portuguesa, Noções de Informática, Atualidades, Legislação, Conhecimentos Específicos) + redação + prova prática de informática. As provas objetivas e redação serão realizadas no dia 15 de dezembro.

A Prova Prática de Informática será composta de avaliação voltada para o uso de ferramentas e aplicativos dos Pacotes Microsoft Office, Adobe (Photoshop, Pagemaker e Indesign) e Corel Draw. O candidato deverá demonstrar conhecimentos de técnicas de redação, edição, diagramação, composição, fotografia, tratamento de imagens, otimização de arquivos e finalização, para mídias impressa e eletrônica.

COMECE A ESTUDAR:
1) Língua Portuguesa (15 questões, peso 2)
Compreensão e interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. Tipologia textual. Coesão e coerência. Ortografia oficial. Fonética e fonologia. Acentuação gráfica. Pontuação. Formação e emprego das classes de palavras. Significação de palavras. Sintaxe da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do sinal indicativo de crase. Funções da Linguagem. Redação de Correspondências Oficiais.

2) Noções de Informática (5 questões, peso 2)
Conceitos básicos: novas tecnologias e aplicações, ferramentas e aplicativos, procedimentos de informática, tipos de computadores, conceitos de hardware e de software. Ambiente Windows (versões 7 e 8): noções de sistemas operacionais, programas e aplicativos e conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Microsoft Office (versões 2010, 2013 e 365): Word (editor de textos), Excel (planilhas), PowerPoint (apresentações), Outlook, SkyDrive, OneNote e Lync. Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de internet, extranet e intranet. Programas de navegação: Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari e Opera. Utilização de internet: Sítios de busca e pesquisa, ambientes colaborativos. Redes sociais, computação nas nuvens (cloud computing). Segurança da informação: noções de vírus, worms e outras pragas virtuais, técnicas de fraude e invasão de sistemas, aplicativos (antivírus, firewall, antispyware etc.), procedimentos de segurança e backup.

3) Atualidades (5 questões, peso 2)
Brasil: política, cultura, economia, esportes, saúde, educação, sociedade e atualidades. Políticas públicas. Direitos sociais. Ética e cidadania. Qualidade de vida. Meio Ambiente. Ecologia. Proteção e preservação ambiental. Fauna e flora. Mundo: Cenário internacional: cultura, economia, política, ambiente. Tecnologia: avanços e descobertas científicas e tecnológicas. Globalização. Informática. Fenômenos recentes ligados à internet: redes sociais, comunidades virtuais, novas tecnologias, equipamentos, aparelhos, formatos e padrões.

4) Legislação (5 questões, peso 2)
Lei nº 2.800 de 18/6/1956. Site para consulta http://www.crq4.org.br

5) Conhecimentos Específicos (20 questões, peso 2)
Teoria da comunicação: a questão da imparcialidade e da objetividade; ética; papel social da comunicação; Código de Ética do Jornalista, comunicação empresarial e pública. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. Projeto gráfico: tipologia – caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens; diagramação e retrancagem: composição, impressão; planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação. Fotografia: principais características do fotojornalismo, interação da imagem com a reportagem, conhecimento sobre o manuseio de equipamentos semi e profissionais, noções das técnicas envolvendo luz. Vídeo: conhecimentos sobre operação de equipamentos básicos de filmagem; conhecimentos intermediários de softwares de edição de vídeos.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s