Concurso da Hemobrás: como foi?

Hoje foi dia de prova da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) em Recife/PE, Brasília/DF, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB e São Paulo/SP.

Sei que muitos leitores fizeram a prova e já me pediram pra abrir o post, então aqui está!

Ouvi falar que a prova foi boa. É verdade? Contem pra gente!

40 opiniões sobre “Concurso da Hemobrás: como foi?”

  1. Gente, achei a prova tranquila. Gostei até de Raciocínio Lógico. Só senti, pq não me fiquei segura em Legislação. Vamos aguardar então agora ansiosamente, o gabarito até o dia 25.

      1. Desculpe-me, percebi depois que esta área é para jornalistas.

        Beijos a todos e boa sorte.

      2. É, Milton! Sugiro que procure um desses fóruns como o do PCI Concursos ou Correioweb, talvez você ache mais comentários sobre sua área. Boa sorte!

  2. Fiz o concurso da HEMOBRÁS para Analista – Licitação e Contratos. As duas questões de RACIOCÍNIO LÓGICO foram “NENHUM DOS TRÊS ESTÃO APTOS PARA DOAR SANGUE” e a outra foi “5,00”.

    Com relação a prova de inglês, não deu tempo para fazer mas lembro que coloquei as letras “B” e “B”.

    O meu gabarito para a prova de português foi

    1. A
    2. E
    3. B
    4. B
    5. C
    6. A
    7. A
    8. D
    9. E
    10.D

    1. Olá Milton. Bom, Raciocínio obtive as mesmas respostas que vc 🙂 . Mas, Português o meu gabarito foi completamente diferente. Fiz para Analista – Jornalista. Creio que seja diferente, a ordem das questões. Boa sorte!

      1. Olá?? Poderia disponibilizar as questões de Jornalismo desse concurso da Hemobrás 2013?? Eu tb fiz mas roubaram minha pasta com/tds os meus apontamentos e minha prova. A FCC não disponibilizou esta prova pra download. Consegui copiar p/meu Note só algumas poucas questões. Ficaria mt agradecida pela ajuda. Sou Soraya Lima de Fortaleza, email srblima@hotmail.com. 😉

    2. Milton, boa noite

      Fiz para Analista – Tecnologia da Informação, meu gabarito de português ficou bem parecido com o seu, apenas 3 diferentes. Com relação a inglês não lembro o número das questões! As de raciocínio lógico tbm deu 5 🙂

  3. Aliás, queria até tirar uma rápida dúvida…
    Na questão sobre o Mcluhan, tinha um pequeno erro na minha prova.
    Na opção que penso ser a correta, havia
    “tribalização, detribalização (sem o ‘s’ depois do ‘e’) e retribalização”.
    Isso aconteceu na prova de vocês também? Será que por conta disso podem anular a questão ou coisa assim?

    1. Na minha também veio assim… a rigor, eles tem que anular a questão porque ela fica sem resposta certa, uma vez que, como a palavra “detribalização” não existe, é incorreto dizer que uma coisa que não existe é um conceito de um autor, quando não é nem conceito nem nada, enfim…

  4. Gente, confesso que achei a prova mais bem elaborada do que esperava. Especialmente a das matérias básicas. Com destaque para a prova de inglês, que não estava difícil, apesar do texto ter excelente nível (não era básico) e não tinha pegadinhas.

    A prova específica, em geral, estava fácil, como sempre são essas provas de comunicação em concursos. O candidato tem a sensação que conhece os assuntos abordados, apesar de ficar inseguro com detalhes cobrados. Esses detalhes, desta vez, foram principalmente sobre diagramação/aspectos gráficos e a rotina do jornalista.

    Outro ponto importante é que as questões viajadas prejudicam o candidato que dedicou tempo a se preparar para a prova. Você estuda mil coisas para chegar na hora e eles perguntarem qual a essência do trabalho de um “jornalista” do século XVII descrito no enunciado. Sinceramente, o que o cara da banca achar que é essa essência vai ser.

    A prova mais difícil foi a de Legislação. Estava difícil (mas não muito difícil), mas bem feita. Vamos aguardar o gabarito. E esse resultado só em 11/12 (sem sentido divulgarem tão longe isso; MPU e INSS vão divulgar o resultado após menos de um mês da realização das provas: 28 e 31 de outubro, respectivamente).

    Abraço! E boa sorte a todos!

  5. Fiquei incomodada com as questões 37 e 59 por achar que nenhuma alternativa estava correta.

    A do 37 era a dos intertítulos.

  6. Gente,

    Fiz para o cargo de logística (superior). Ao meu ver, a prova não foi nada tranquila. So na parte específica, tive 15 questões de cálculo. A prova estava trabalhosa e o tempo dado não foi suficiente para fazer todas as questões. É uma pena, pois me prejudiquei, mas seja o que Deus quiser.

  7. A prova tava fácil. Eu tive alguns erros bobos como a do brinde que era 20 dólares. Entre 30 e 40% da prova específica estava nos manuais de comunicação do governo federal como o da EBC, Manual de Redes Sociais e um de comunicação e saúde do Ministério da Saúde ( por exemplo, a FCC tirou do Manual de Redes Sociais 4 questões, entretanto, em apenas uma citou que tirou de lá).

  8. eu achei a prova confusa, do tipo que parecia ter vária opções certas e perguntas mal formuladas…aquela de assessoria e follow up, vcs colocaram oq?

  9. Mariana, sera que vc pode me ajudar?

    O que estudar quando se pede: paradigma da midia massiva, audiencia, publico, esfera publica e opiniao publica? Que tipo de livro ou teoria. To perdida.

    obgda

    1. Paradigma da mídia massiva, audiência, público – teorias da Mass Communication Research (Teoria Hipodérmica, Lasswell, Abordagem da Persuasão, Abordagem dos Efeitos Limitados, Teoria Funcionalista)

      Esfera pública e opinião pública – Jürgen Habermas

      Acho que você encontra tudo no livro do Mauro Wolf.

      1. Ô Mari,

        Vc é muito especial viu?! Que Deus te ilumine…muito obrigada…vou me lembrar mto de vc quando eu passar!
        Um beijo e tudo de bom!

  10. Acho arriscado dizer “A prova foi fácil”. Nas específicas de Jornalismo, fica sempre a sensação de que estudar aprofundado não adianta, é preciso entender o que se pede nas bancas. Aquela do brinde, por exemplo, não requer estudos! Quanto à prova de Legislação, a cada concurso, uma batalha…é preciso estudar os detalhes, o que torna o processo de preparação contínuo. Louca para ver o gabarito!!!

  11. Oi gente, tenho essa mesma sensação que a Priscila Lapa teve. Mas no geral gostei da prova tb, vamos aguardar!!

  12. Oi gente, saiu o gabarito! O que vcs acham de fazermos um lista com a pontuação da gente? Eu 3 três de conhecimentos gerais e 3 de conhecimentos específicos. Total de 54 pontos. Abraços.

  13. Marcone e Lina, a nota é calculada pelo peso das questões e a quantidade de acertos. Além do desvio padrão que a FCC utiliza. Então, pelo que entendi de vocês, ele deve ter acertado 47 questões; ela, 54. Certo? No meu caso, foram 18 de conhecimentos gerais e 32 de específicos, o que dá 50 questões. Calculando com os pesos, dá 82 de nota. Lembrando que esta não vai ser a nota de fato, já que o desvio padrão e as contas da FCC são diferentes. Mas já dá para ter uma ideia do quantidade de acertos que foram necessários. Então, o ranking fica assim:

    Lina Carvalho – 54 acertos (17G+37E)= 91 pontos
    Rubem – 50 acertos (18G+32E)= 82 pontos

    1. Isso, Rubem, obrigada. Vi depois que meu comentário ficou meio estranho, escrevi na pressa. Mas foi isso mesmo, 54 acertos. Vamos aguardar que mais gente coloque suas notas!!

  14. Atualizando…

    Lina Carvalho – 54 acertos (17B+37E)= 91 pontos
    Rubem – 50 acertos (18B+32E)= 82 pontos
    Marcone Soares – 47 acertos (18B+29E)= 76 pontos

    No Facebook tem gente com 82, 78, 73, 72, 71, 68, 67…

    Ou seja, Lina Carvalho é a única que deve passar nas vagas por aqui. Além de outro, com pontuação na faixa dela. Sucesso para você, Lina! E vamos à luta, Marcone e o restante!

  15. Ai meu deus, será? Rubem, num fala isso não que eu posso infartar!!! rs Onde vc viu essas outras notas? Em que página do facebook? Grata!! Gente, quem puder posta aí suas notas! Só sossego quando sair o resultado. rs Grande abraço

    1. Lina, relaxe! Vi as notas pelos comentários no grupo do Facebook (Concurso Hemobrás – Sem Propagandas). Você está bem na fita! E normalmente, nas provas da FCC os primeiros de jornalismo ficam na sua margem de acertos: a partir dos 90%. Então, mesmo que muitos não se manifestem sobre as notas, acredito que você atingirá as vagas. É só aguardar! Sucesso!

  16. Rubem, MUITO obrigada pelo feedback! Aguardarei o resultado mais esperançosa então, rs. Vamos ver… Obrigada pela atenção. Abraços!

  17. amigos
    eu não estou concorrendo a vaga de jornalista, e sim em licitações e contratos, mas achei o blog (e consigo abrir no trabalho, coisa rara rss),
    será que vcs podem verificar no face como estão as notas do meu cargo por favor.
    no site do correioweb quase ninguem postou.
    fiz 14 x 1 = 14
    33 x 2 = 66
    total 80 pontos.
    desde já agradeço,

  18. Eu gostei muito da prova! Das 60 questões, acertei 50. Não sei se há chance de ficar, mas tou naquela expectativa alimentada por uma esperança bem remota.

Deixe uma resposta

