Concurso do STF

Nem bem a gente vai se recuperando do concurso do INSS, e já chega mais um grande concurso pela frente! É que o Supremo Tribunal Federal (STF) lançou o edital que vai selecionar três jornalistas (embora o cargo fale em Comunicação Social).

As provas serão em Brasília e a notícia ruim é que é Cespe com sua “uma errada anula uma certa”… Mas vamos aos detalhes!

CARGO: Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Comunicação Social (mas só pode concorrer jornalista)

VAGAS: três

SALÁRIO: R$ 7.506,55

CARGA HORÁRIA: o edital diz que é de acordo com o disposto no artigo 19 da Lei nº 8.112/1990 (“Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos (…)”. Isso significa que jornalista só trabalha 25 horas semanais?)

INSCRIÇÕES: entre 18 de outubro e 04 de novembro, no site da Cespe

VALOR: R$ 80,00

PROVAS: objetivas de Conhecimentos Básicos (50 questões) e Específicos (70 questões) e Discursiva. As provas serão realizadas em 15 de dezembro.

O QUE ESTUDAR?
1) Língua Portuguesa
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

2) Língua Inglesa
1. Compreensão de textos em língua inglesa. 2. Aspectos gramaticais relevantes para a compreensão de textos em língua inglesa.

3) Noções de Informática
1 Noções de sistema operacional (ambiente Windows 7). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office 2010). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox , Google Chrome). 3.3 Programa de correio eletrônico (Microsoft Outlook ). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais . 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Noções básicas de segurança da informação.

4) Noções de Direito Constitucional
1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1 Princípios fundamentais. 2 Aplicabilidade das normas constitucionais. 2.1 Normas de eficácia plena, contida e limitada. 2.2 Normas programáticas. 3 Direitos e garantias fundamentais. 3.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos, partidos políticos. 4 Organização político-administrativa do Estado. 4.1 Estado federal brasileiro, União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. 5 Administração pública. 5.1 Disposições gerais, servidores públicos. 6 Poder Executivo. 6.1 Atribuições e responsabilidades do presidente da República. 7 Poder legislativo. 7.1 Estrutura. 7.2 Funcionamento e atribuições. 8 Poder Judiciário. 8.1 Disposições gerais. 8.2 Órgãos do Poder Judiciário. 9 Funções essenciais à Justiça. 9.1 Ministério público, advocacia pública. 9.2 Defensoria pública.

5) Noções de Direito Administrativo
1 Noções de organização administrativa. 2 Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. 3 Princípios básicos da administração. 4 Regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/1990 e suas alterações). 4.1 Provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição. 4.2 Direitos e vantagens. 4.3 Regime disciplinar: deveres, proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades, processo administrativo disciplinar. 5 Carreira do Poder Judiciário da União. 5.1 Lei nº 11.416/2006 e alterações. 5.2. Regime de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Lei nº 12.618/2012). 6 Poderes administrativos. 6.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 5.2 Uso e abuso do poder. 7 Licitação (Lei n° 8.666/1993 e suas alterações). 7.1 Princípios, dispensa e inexigibilidade. 7.2 Contratos administrativos: conceitos, princípios, aspectos gerais, peculiaridades, cláusulas necessárias, formalização, execução, fiscalização, sanções, alterações, dissolução e extinção. 8 Controle e responsabilização da administração. 8.1 Controles administrativo, judicial e legislativo. 8.2 Responsabilidade civil do Estado. 9 Processo Administrativo. 9.1 Lei nº 9.784/1999

6) Legislação Específica
1 Código de Ética dos Servidores do Supremo Tribunal Federal. 1.1 Resolução STF nº 246/2002. 1.2 Resolução STF nº 249/2003. 2 Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

7) Regimento Interno do STF
Na íntegra.

8 ) Conhecimentos Específicos
COMUNICAÇÃO SOCIAL: 1 Teoria da comunicação: principais escolas e pensadores. 2 Técnicas de relações públicas. 3 Comunicação dirigida. 4 Públicos de uma instituição. 5 Assessoria de imprensa. 6 Release, press-kit e organização de entrevistas coletivas. 7 Notas oficiais. 8 Clipping. 9 Responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade. 10 Comunicação organizacional. 11 Interfaces entre as relações públicas e a administração da empresa. 12 Relações públicas e recursos humanos. 13 Instrumentos de comunicação interna. 14 Comunicação digital. 15 Comunicação pública. 16 Imagem institucional. 17 Técnicas de redação. 17.1 Redação de rádio e TV. 17.2 Redação de impressos. 17.3 Redação para internet. 17.4 Redação para mídias sociais. 18 Técnicas de reportagem. NOÇÕES DE REVISÃO DE TEXTOS: 1 Produção de textos. 1.1 Elementos estruturais do texto: frase, oração e período; coordenação e subordinação; parágrafo-padrão e tópico frasal; coesão textual: anafóricos e articuladores; coerência textual: meta-regras da repetição, progressão, não contradição e relação. 1.2 Aspectos intrínsecos (conteúdo e essência) e extrínsecos (forma e estilo) do texto: qualidades de harmonia, coesão, coerência, concisão, objetividade e clareza, correção gramatical e domínio do tema; vícios de prolixidade, linguagem rebuscada, verbosidade, frases e períodos muito longos, uso exagerado de chavões ou clichês; pensamento superficial; frágil argumentação. 1.3 Elaboração de resumo e resenha crítica. 2 Português Jurídico

LEIA O EDITAL COMPLETO

10 opiniões sobre “Concurso do STF”

    1. Sim, está no edital: “1.3 As provas objetivas, a prova discursiva e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência serão realizadas na cidade de Brasília/DF.”

  1. Marina, você tem algum site para indicar onde eu possa comprar apostila para esse concurso?
    Aproveito para parabenizar você pelo blog!!

    1. Oi, Tati! Até agora não vi nenhuma apostila pra vender, mas pode ser que disponibilizem alguma. Se souber, informo por aqui! O ruim é que às vezes são aquelas apostilas em CD ou para você baixar o conteúdo e muitas vezes são apenas compilados de textos da internet…

      Mas seguem alguns cursos que eu conheço e indico bem:
      Iscom – Além desse de Assessoria de Comunicação Pública (http://iscom.com.br/cursos-online/cp/) que começa hoje, tem o de Assessoria de Imprensa (http://iscom.com.br/cursos-online/assessoria-de-imprensa/). Embora não sejam preparatórios para concursos, abordam muitos dos assuntos que caem em concursos. Usando o código mm50, você compra com 50% de desconto!
      Ponto dos Concursos – Curso em PDF bem completo. O curso já começou, mas você ainda pode comprar e acessar as aulas anteriores. http://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/produtos_descricao.asp?desc=n&lang=pt_BR&codigo_produto=5689
      Curso Radix – Possui cursos presenciais, para quem é do Rio de Janeiro, e de ensino à distância de alguns assuntos. São muito bons! http://www.cursoradix.com.br

  2. Mariana……e com relação a esse material de Revisão de Texto? Vc sabe de algum curso que vai fornecer esse conteúdo? Ou pelo menos uma base né…
    bjos e parabéns pelo trabalho

  3. Oi, Mariana, li o edital de cabo a rabo e não achei nele onde fala sobre a lotação. Sei que o Supremo tem escritório em Sampa tb, apesar de ter sua base em Brasília. Vc viu no edital onde fala da lotação? (A parte da realização das provas ser em Brasília tb está confusa, só fala da prova para deficientes).

    1. Sobre as provas, entendo que todas as etapas serão em Brasília “1.3 As provas objetivas, a prova discursiva E a perícia médica dos candidatos que se declararam com
      deficiência SERÃO realizadas na cidade de Brasília/DF.”

      Sobre a lotação, realmente não está dito com todas as letras, mas dá a entender que será em Brasília mesmo, até porque as provas serão todas lá! Se tivesse alguma vaga em Sampa, acho que isso estaria especificado no edital!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s