Oportunidades para o Rio de Janeiro

Mais vagas para o Rio de Janeiro! É que o Colégio Pedro II, autarquia federal, abriu inscrições para o concurso com vagas para comunicação. A vaga de Jornalista pode ser concorrida por quem tem curso superior em Jornalismo ou Comunicação Social, além de registro profissional. Já o cargo de Programador Visual, pode ser formado em Comunicação Visual, Comunicação Social com habilitação em Publicidade, ou Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual. São duas vagas para Jornalista e uma para Programador Visual.

Para o cargo de Jornalista, a notícia boa é que são só 25 horas semanais! Vejam os detalhes!

CARGO: Jornalista e Programador Visual

VAGAS: duas vagas para Jornalista e uma para Programador Visual

SALÁRIO: R$ 3.138,70 + benefícios

CARGA HORÁRIA: 25 horas semanais para o cargo de Jornalista e 40 horas para Programador Visual

INSCRIÇÕES: até o dia 08 de outubro, no site do Instituto AOCP

VALOR: R$ 55,00

PROVAS: objetivas (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Quantitativo, Informática, Legislação e Conhecimentos Específicos), que serão realizadas em 10 de novembro.

O QUE ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (10 questões)
1. Gêneros textuais; 2. Compreensão e interpretação de textos; 3. Coerência e coesão textual; 4. Significação contextual das palavras; 5.Conhecimentos gramaticais aplicados ao texto. Utilizar-se-á a nova regra ortográfica promulgada pelo decreto 6.583/2008

2) Raciocínio Lógico e Quantitativo (05 questões)
1. Operações com números reais (incluindo radiciação e potenciação); 2. Divisão Proporcional (Razão e proporção); 3. Regra de três simples e composta; 4. Porcentagem; 5. Juros simples e Compostos; 6. Equação de 1º e 2º graus; 7. Sistema de equações do 1º grau; 8. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos; 9. Sistemas de medidas usuais; 10. Noções de estatística e de probabilidades; 11. Raciocínio lógico; 12. Resolução de situações-problema.

3) Informática (10 questões)
1. Conceitos básicos de computação; 2. Componentes de hardware e software de computadores; 3. Operação, configuração de sistemas operacionais Windows; 4. Uso de editores de texto (Word e Writer); 5. Uso de planilhas eletrônicas (Excel e Calc); 6. Uso de Internet (navegação web, correio eletrônico); 7. Noções de segurança (proteção de informação, vírus e assemelhados); 8. Alternativas e software livre para sistemas operacionais, editores de texto, planilhas e navegadores.

4) Legislação (05 questões)
1. Constituição Federal: Da Administração Pública (artigos 37 a 41); 2. Regime Jurídico Único (Lei nº 8.112/90) e suas alterações; 3. Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal (Lei nº 9.784/99); 4. Improbidade Administrativa na Lei nº 8.429/92 (artigos 1º a 13); 5. Atos de improbidade administrativa e suas penas; 6. Seguridade Social do Servidor Público; 7. Crimes contra a fé pública e contra a administração pública no Código Penal; 8. Código de Ética do Servidor Público Federal; 9. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, publicada no DOU de 30/12/2008, Seção 1 – Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.

5) Conhecimentos Específicos (20 questões)
a) Jornalismo
1. As principais correntes teóricas do campo da comunicação; 2. Características e especificidade das principais concepções teóricas em jornalismo; 3. Ética e legislação em jornalismo; 4. Técnicas de produção em jornalismo para meios impressos, audiovisuais, sonoros e web: pauta, apuração, produção redação e edição; 5. Gêneros jornalísticos; 6. A estrutura da notícia e características do texto para diferentes mídias: rádio, televisão, internet e impressa; 7. Características, infraestrutura e técnicas de produção jornalística em rádio, televisão, internet e impresso; 8. Jornalismo e mídias digitais:  oportunidades para o campo do jornalismo Internet, convergência tecnológica e webjornalismo; 9. Características e técnicas de produção de notícia e reportagem e de produtos informativos na internet; 10. Jornalismo e redes sociais digitais; 11. Comunicação pública: conceitos e interfaces no campo do jornalismo Assessoria de imprensa: conceitos, características, finalidades, produtos e funções; 12. Fotojornalismo: história, conceitos e técnicas; Linguagem fotográfica; 13. Edição de imagens: aspectos técnicos e éticos; 14. Fotojornalismo e convergência tecnológica.

b) Programador Visual
1. Teorias da comunicação; 2. Técnicas básicas de pesquisa de mídia digital e impressa, e sua utilização; 3. Planejamento em Comunicação e Campanha Institucional; 4. Fundamentos da linguagem visual e Composição: princípios do design, identidade visual, tipografia, diagramação; 5. Softwares de programação visual: Corel X4, Photoshop CS4, In Design CS4, Ilustrator; 6. Tratamento de imagens; 7. Tipos de mídias e suas características; 8. Conhecimentos de criação, layout, arte-finalização e preparação de originais para impressão; 9. Noções de produção gráfica: fotolito convencional e digital, matrizes convencionais e digitais, tintas, papéis e outros suportes, processos de impressão convencionais e digitais, acabamento; 10.Tratamento de imagens e preparação de arquivos em formatos nativos de softwares Gráficos; 11. Domínio dos softwares Photoshop, Dreamweaver, Corel Draw e In Design

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

12 opiniões sobre “Oportunidades para o Rio de Janeiro”

  1. Oi Mariana, tudo bem? Um comentário off-topic: vc sabe dizer qual o nome de um site (é de um teórico brasileiro, conhecido na área, tem livro escrito etc) específico voltado para a Comunicação integrada? Tem vários textos de autores diferentes etc. Na verdade eu já havia estudado por esse site várias vezes, mas simplesmente esqueci o nome. É uma fonte de estudos muito boa. Vc sabe qual é? Muito obrigada!!

    1. Não sei se já houve provas para jornalistas no colégio, mas pode ser que você consiga encontrar algo no PCI Concursos (www.pciconcursos.com.br)

  2. é esse site sim, Mariana! muito obrigada! E lembro que vc disse uma vez que ia fazer o curso do Luiz campos no Ponto dos concursos…e aí, tá gostando?? Eu estou em dúvida. Obrigada mais uma vez.bjss

  3. Muito bom o seu site Mariana!! Me ajudou muito!! Acredito que deve ajudar milhares de pessoas também!Parabéns!!

    ps: vc é mt linda!(rs) 🙂

    Abs, Leandro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s