Unicamp: vaga para jornalista

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, está oferecendo uma vaga para jornalista para trabalhar junto à Rádio e Televisão Unicamp – RTV. Para concorrer, é preciso ter experiência comprovada em Jornalismo Científico – telejornalismo e produção audiovisual em Televisão (apresentação de programas, reportagem, decupagem, entrevista, roteiro e edição) e assessoria de imprensa. Também exigem fluência verbal e escrita em Inglês e Espanhol e conhecimentos de Informática (Pacote Office, Photoshop e Mídias sociais).

Achei um pouco estranhas essas exigências, acabam restringindo muito o número de candidatos. Algum dos leitores do Jornalistas Concurseiros consegue se enquadrar nesse perfil? Vejam os outros detalhes!

CARGO: Jornalista

VAGAS: uma

SALÁRIO: R$ 4.735,32

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: até o dia 07 de outubro, no site da Unicamp

VALOR: R$59,00

PROVAS: provas objetiva e dissertativa, na data provável de 08 de novembro

O QUE ESTUDAR
1) Conhecimentos Específicos
Atualidades: Política, economia, sociedade e meio ambiente no âmbito brasileiro e mundial; Ciência, Tecnologia e Inovação: impactos sociais. Conhecimentos Específicos: Divulgação de ciência, noções básicas de operação de câmera, noções básicas de edição não-linear, ética no jornalismo, teorias do jornalismo, televisão pública e universitária no Brasil, produção e reportagem para TV e internet, com foco em ciência, tecnologia, inovação e cultura; assessoria de imprensa para o setor público; técnicas de entrevista, reportagem e redação para TV, rádio e web; interação com o público por meio de mídias sociais; elaboração de projetos audiovisuais; conceitos de convergência de mídias; Estatutos da Unicamp.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BUCCI, Eugenio. Sobre Ética e Imprensa. Companhia das Letras, 2000.
KOPPLIN, Elisa; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa: Teoria e Prática. Ed. Sagra Luzzatto, 2001.
MASSARANI, Luisa (org). Ciência e Público: Caminhos da Divulgação Científica no Brasil. Casa da Ciência/UFRJ, 2002. (http://www.museudavida.fiocruz.br/brasiliana/media/cienciaepublico.pdf)
OLIVEIRA, Fabíola. Jornalismo Científico. Ed. Contexto, 2002. UNICAMP.
Estatutos da Universidade Estadual de Campinas (http://www.sg.unicamp.br/documentos-e-legislacoes/) Página da Secretaria Geral: Documentos – ver ESTATUTOS DA UNICAMP e REGIMENTO GERAL DA UNICAMP
PENA, Felipe. “Imprensa universitária e jornalismo científico”. In: Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2006. P. 205-211.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Aleph, São Paulo, 2006.
MAGALHÃES, Cláudio. Manual para uma TV Universitária. Editora Autêntica, Belo Horizonte-MG, 2002.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

Uma opinião sobre “Unicamp: vaga para jornalista”

  1. Sei não. Isso aí tá parecendo mais vaga carimbada. Eu, por exemplo, tenho experiência em telejornalismo, mas não jornalismo científico. E esse domínio de Photoshop? A pessoa vai ter que ser um faz tudo, hem. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s