Duas vagas para o IFPB

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu concurso público que oferece duas vagas para jornalistas (obrigada, Mi, pela dica). A notícia boa é que eles respeitam a carga horária de 5 horas dos jornalistas! Confiram!

CARGO: Jornalista

VAGAS: duas

SALÁRIO: R$ 3.138,70 + benefícios

CARGA HORÁRIA: 25 horas semanais

INSCRIÇÕES: até 15 de outubro, no site do IFPB

VALOR: R$ 60,00

PROVAS: objetivas, previstas para o dia 15 de dezembro

O QUE ESTUDAR
1) Língua Portuguesa
1. Compreensão e interpretação de textos; 2. Gêneros textuais; 3. Fatores de textualidade; 4. Ortografia oficial; 5. Acentuação gráfica; 6. Emprego da crase; 7. Pontuação; 8. Concordância nominal e verbal; 9. Regência nominal e verbal; 10. Redação empresarial e oficial; 11. Relações sintático-semântico-discursivas no processo argumentativo.

2) Legislação do Serviço/ Servidor Público Federal
1. Direito Constitucional: Direito e Garantias Fundamentais (art. 5º ao 17 da C.F.); Da Administração Pública (art. 37 ao 41 da C.F.); Da Ordem Social (art. 205 ao 216, 218, 219, 225 ao 232 da C.F.); 2. Dos Crimes contra a Administração Pública (art. 312 ao 327 do Código Penal); 3. Improbidade Administrativa: Lei nº 8.429/92; 4. Lei nº 8.112 e alterações posteriores: Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição (art. 5º ao 39 da Lei nº 8.112/90); Dos Direitos e Vantagens (art. 40 ao 115 da Lei 8.112/90); Do Regime Disciplinar (art. 116 ao 142 da Lei nº 8.112/90); 5. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, e suas atualizações.

3) Informática
1. Conceitos relacionados a hardware, software, computadores e periféricos; 2. Conceitos relacionados aos sistemas operacionais Windows 7 e 8 e sua utilização; 3. Conceitos e conhecimentos na utilização das ferramentas e recursos do Pacote de aplicativos LibreOffice e Microsoft Office 2010: editores de texto, planilhas de cálculo/eletrônicas e softwares de apresentações; 4. Serviços básicos de Internet: Correio Eletrônico (produção, manipulação e organização de e-mails), navegação e sites de pesquisa. Aplicativos: navegadores web (Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox e suas atualizações), antivírus, firewall, antispyware.

4) Conhecimentos Específicos
1. Teoria da Comunicação. Teoria e métodos de pesquisa em Comunicação; 2. Técnicas de apuração e redação de textos para veículos impressos, rádio, TV e Internet; 3. Fotografia e fotojornalismo: teoria e técnica; 4. Ética jornalística; 5. Conceitos, técnicas e funções de assessoria de comunicação. Características das publicações institucionais; 6. Webjornalismo: técnicas de captação e edição de matérias para Internet/intranet; 7. Diagramação: teoria e técnica; 8. Linguagem jornalística: rádio, jornal impresso, TV, revista e Internet; 9. Gêneros de redação em jornalismo; 10. A pauta jornalística e suas características; 11. Assessoria de imprensa: teoria e técnica; o papel do assessor nos órgãos públicos; 12. Tecnologias digitais da informação e comunicação; comunicação on-line; mídias web e digitais; mídias sociais; política da sociedade da informação no Brasil; 13. Conhecimento em planejamento de mensagens educacionais e de divulgação científica (educomunicação/ jornalismo científico).

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

10 opiniões sobre “Duas vagas para o IFPB”

      1. Boa noite Mariana e colegas jornalistas!

        Já vasculhei pela internet e não encontrei apostilas para o cargo de Jornalista. Por favor, quem souber de algum material que esteja sendo vendido com o conteúdo específico parecido, me indiquem. Obrigada!!!!

      2. Oi, Suzy! Materiais específicos na nossa área são difíceis mesmo, mas seguem algumas dicas:

        Ponto dos Concursos – Curso em PDF bem completo. O curso já começou, mas você ainda pode comprar e acessar as aulas anteriores. http://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/produtos_descricao.asp?desc=n&lang=pt_BR&codigo_produto=5689
        Curso Radix – Possui cursos presenciais, para quem é do Rio de Janeiro, e de ensino à distância de alguns assuntos. São muito bons! http://www.cursoradix.com.br
        Iscom – Possui os cursos de Assessoria de Imprensa (http://iscom.com.br/cursos-online/assessoria-de-imprensa/) e de Assessoria de Comunicação Pública (http://iscom.com.br/cursos-online/cp/), que embora não sejam preparatórios para concursos, abordam muitos dos assuntos que caem em concursos. Usando o código mm50, você compra com 50% de desconto!

  1. Muito interessante o concurso. Estou cursando Jornalismo na Universidade de Uberlândia, e acho que concursos para a profissão jornalística é a área melhor remunerada e respeita a carga horária.

    1. Vocês com certeza conseguem encontrar provas de outros Institutos Federais, pois recentemente teve vários concursos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s