Vagas para o Maranhão: EBSERH

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) abriu concurso que oferece duas vagas para Comunicação Social, sendo uma para Jornalista e uma para Relações Públicas. As oportunidades são para trabalhar no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UUFMA). Confiram:

CARGO: Analista Administrativo – Jornalismo e Analista Administrativo – Relações Públicas

VAGAS: uma vaga de cada área

SALÁRIO: R$ 4.732,00

CARGA HORÁRIA: 40h

INSCRIÇÕES: até o dia 22 de setembro no site do IBFC

VALOR: R$ 50,00

PROVAS: prova objetiva de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático, Legislação Aplicada a EBSERH, Legislação Aplicada ao SUS) e de Conhecimentos Específicos + avaliação curricular de títulos e de experiência profissional. A prova objetiva está prevista para o dia 20 de outubro e será realizada na cidade de São Luís/MA.

O QUE ESTUDAR?
1) Língua Portuguesa (10 questões, sendo 1,0 o valor de cada questão)
1 Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos de coesão; figuras de estilo. 2 Conhecimentos linguísticos: ortografia: emprego das letras, divisão silábica, acentuação gráfica, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos; classes de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções, interjeições: conceituações, classificações, flexões, emprego, locuções. Sintaxe: estrutura da oração, estrutura do período, concordância (verbal e nominal); regência (verbal e nominal); crase, colocação de pronomes; pontuação.

2) Raciocínio Logico e Matemático (5 questões, sendo 1,0 o valor de cada questão)
1 Resolução de problemas envolvendo fracões, conjuntos, porcentagens, sequencias (com números, com figuras, de palavras). 2 Raciocínio logico‐matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação logica, argumentos validos.

3) Legislação Aplicada a EBSERH (5 questões, sendo 1,0 o valor de cada questão)
1 Lei Federal no 12.550, de 15 de dezembro de 2011. 2 Decreto no 7.661, de 28 de dezembro de 2011. 3 Regimento Interno da EBSERH.

4) Legislação Aplicada ao SUS (5 questões, sendo 2,0 o valor de cada questão)
1 Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal. 2 Controle social no SUS. Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde. 3 Constituição Federal, artigos de 194 a 200. 4 Lei Orgânica da Saúde ‐ Lei no 8.080/1990, Lei no 8.142/1990 e Decreto Presidencial no 7.508, de 28 de junho de 2011. 5 Determinantes sociais da saúde. 6 Sistemas de informação em saúde.

5) Conhecimentos Específicos (25 questões, sendo 2,0 o valor de cada questão)
A) Jornalismo
1 Comunicação e sociedade. 1.1 O que e comunicação. 1.2 O processo da comunicação. 1.3 Comunicação e sociedade. 1.4 Público, massa e audiência. 1.5 Cultura e representações sociais. 1.6 Relações sociais e comunicação. 1.7 Processos da comunicação. e a construção social da realidade. 1.8 A comunicação. no pensamento social. 2 Ética na comunicação. 2.1 Moral e ética na comunicação. social. 2.2 Códigos de ética nas áreas de imprensa, radiodifusão (radio e TV), relações publicas e novos meios. 2.3 Meios de Assegurar a Responsabilidade Social (MARS): conselhos de comunicação., comissões de ética e formas de controle social da mídia. 3 Estética na comunicação. 3.1 Estética e reprodutibilidade técnica. 3.2 Comunicação e arte. 3.4 Comunicação, percepção e estética. 3.5 Mídia, criação e padronização estética. 4 Comunicação e planejamento gráficos. 4.1 Os processos de produção, circulação e consumo da industria gráfica. 4.2 Analise do produto gráfico. 4.3 Os principais softwares gráficos. 4.4 Elementos estéticos da comunicação. gráfica. 4.5 Programas de diagramação e infografia. 4.6 Tipologia e medidas gráficas. 4.7 Diagramação. 4.8 Técnicas de composição e impressão. 5 Introdução ao jornalismo. 5.1 O conceito de noticia, a objetividade e subjetividade. 5.2 A caracterização, a captação e a redação de noticias. 5.3 A linguagem jornalistica e a estrutura da informação. 5.4 A relação com as fontes e o publico da informação. 5.5 O condicionamento econômico e politico. 5.6 A produção da noticia, os fatores que interferem na produção, a mediação pessoal, organizacional e profissional. 5.6 A estrutura da noticia nos diversos meios impressos e audiovisuais. 5.7 A inserção no espaço‐tempo e a rotina de produção. 5.8 Técnicas de produção de texto para jornalismo. 6 Jornalismo corporativo. 6.1  Diferenças básicas entre o jornalismo de um veiculo tradicional de comunicação. e as publicações institucionais de organizações publicas e privadas. 6.2 Os produtos da atividade jornalistica. 6.3 Os meios de comunicação. voltados para os públicos interno e externo. 6.4 O jornalismo digital. 7 Teoria da imagem. 7.1 Conceitos básicos de imagem. 7.2 O processo de percepção. 7.3 Imagem, representação e realidade. 7.4 A função social da imagem. 7.5 A imagem no cinema, na televisão, na propaganda, na imprensa e na fotografia. 8 Fotografia. 8.1 O realismo e a fotografia. 8.2 Princípios da câmara escura. 8.3 Aspectos da linguagem. 8.4 Elementos técnicos: formato, relação entre abertura e velocidade, sensibilidade e gama de cinzas de um negativo. 8.5 Elementos plásticos: enquadramento, luz, composição e efeitos da 3a dimensão. 1.6 Fotogramas. 8.7 Retratos. 8.8 Jornalismo fotográfico. 9 Comunicação organizacional. 9.1 Produção e produto multimídia. 9.2 Terminologia, fundamentos e requisitos da interação homem‐computador: usabilidade, colaboração, comunicação., acessibilidade de interfaces e localização. 9.3 Design de Informação. Arquitetura de informação. Sistemas de organização, navegação e busca. Interface. 9.4 Novas mídias audiovisuais. Confronto, interação, integração e convergência entre as novas mídias e os meios audiovisuais tradicionais. 9.5 Hipertextualidade, multimídia. e interatividade. 9.6 Tratamento e processamento da imagem e do áudio em suportes digitalizados de edição, produção e distribuição de conteúdo.

B) Relações Públicas
1 Relações Publicas. 1.1 Conceitos básicos, natureza e funções estratégicas. 1.2 Públicos em Relações Publicas. 1.3 Planejamento, técnicas e instrumentos utilizados em Relações Publicas. 2 Organização de eventos e promoção institucional. 3 Cerimonial e protocolo. 4 Imagem organizacional e comunicação. Integrada. 4.1 Identidade institucional. 4.2 Questões publicas e Relações Publicas. 4.3 Administração de crises. 4.4 Relações com a imprensa. 5 Ombudsman. 6 Comunicação dirigida. 7 Opinião publica. 7.1 Conceitos básicos e objetivos. 7.2 Comunicação, democracia e desenvolvimento. 7.3 Tipos e técnicas de pesquisas de opinião. 7.4 Instrumentos de controle e avaliação de resultados. 7.5 Amostra, questionários e tipos de entrevistas. 8 Comunicação e sociedade. 8.1 O que e comunicação. 8.2 O processo da comunicação. 8.3 Comunicação e sociedade. 8.4 Publico, massa e audiência. 8.5 Cultura e representações sociais. 8.6 Relações sociais e comunicação. 8.7 Processos da comunicação. e a construção social da realidade. 8.8 A comunicação. no pensamento social. 9 Ética na comunicação. 9.1 Moral e ética na comunicação. social. 9.2 Códigos de ética nas áreas de imprensa, radiodifusão (radio e TV), relações publicas e novos meios. 9.3 Meios de Assegurar a Responsabilidade Social (MARS): conselhos de comunicação, comissões de ética e formas de controle social da mídia.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Uma opinião sobre “Vagas para o Maranhão: EBSERH”

  1. Legal. São poucas vagas pro MA. Atualmente moro em Imperatriz – MA, tô interessada em tentar algo por aqui mesmo !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s