Concurso do INSS!!!

Depois de lançar tantas informações a conta-gotas, felizmente foi publicado o edital do concurso do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS). E conforme muitos já estavam sabendo, realmente são duas vagas para Jornalismo (uma para Brasília e outra para a Superintendência Regional Nordeste – Sede Recife) e uma para Publicidade (Brasília). Vale lembrar que os candidatos que concorrerem para as vagas destinadas às Superintendências Regionais poderão ser lotados em qualquer das unidades de subordinação (tem as informações de localidades no edital)

As provas serão realizadas em quase 100 cidades do Brasil e o candidato pode fazer a prova em uma localidade e concorrer a outra, o que significa que a concorrência vai bombar, apesar da quantidade de assuntos cobrados na prova!

Mas vamos que vamos! Vejam os detalhes:

CARGOS: Analista do Seguro Social, formação em Jornalismo (código JORNA) e formação em Publicidade e Propaganda (código PUBLI)

VAGAS: duas para Jornalismo (uma para Brasília e outra para Sede Recife) e uma para Publicidade (Brasília)

SALÁRIO: R$ 7.147,12 (vencimento básico de R$ 788,51 + gratificação de R$ 1.261,61 + gratificação que pode chegar até R$ 4.724,00 + auxílio alimentação de R$ 373,00)

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: até o dia 13 de setembro, no site da Funrio

VALOR: R$ 67,21

PROVAS: objetivas de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, Noções de Administração, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Previdenciário) e Específicos, na data provável de 13 de outubro

COMECE A ESTUDAR
1) Língua Portuguesa  (10 questões, 1 ponto por questão)
1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.

2) Ética no Serviço Público (5 questões, 1 ponto por questão)
1 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto Nº 1.171, de 22 de junho de 1994 e Decreto Nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007.

3) Noções de Informática (7 questões, 1 ponto por questão)
1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e a intranet. 3 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 4 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 5 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 6 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows e Linux.

4) Noções de Administração (6 questões, 1 ponto por questão)
1 Administração financeira, de recursos humanos e de material. 2 Matemática financeira: juros simples e compostos; taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 3 Estatística: gráficos e tabelas; médias, moda, mediana, desvio-padrão e variância. 4 Noções de probabilidade. 5 Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal.

5) Noções de Direito Administrativo (7 questões, 1 ponto por questão)
1 Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei n.º 8.429/92 (dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Licitações. 9.1 Fundamento constitucional. Conceito e modalidades. 9.2 Regime de licitações da Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações. Dispensa e inexigibilidade. Revogação e anulação, hipóteses e efeitos. 9.3 Contrato administrativo. Conceito e características. Invalidação. 9.4 Principais espécies de contratos administrativos. 9.5 Alteração, inexecução e rescisão dos contratos administrativos. 9.6 Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002. 9.7 Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005.

6) Noções de Direito Constitucional (7 questões, 1 ponto por questão)
1 Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Poder Legislativo: fundamento, atribuições e garantias de independência. 3 Processo legislativo: fundamento e garantias de independência, conceito, objetos, atos e procedimentos. 4 Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de Governo; atribuições e responsabilidades do Presidente da República. 5 Poder Judiciário: disposições gerais; Supremo Tribunal Federal; Superior Tribunal de Justiça; tribunais regionais federais e juízes federais; tribunais e juízes dos estados. 6 Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; educação, cultura e desporto; ciência e tecnologia; comunicação social; meio ambiente; família, criança, adolescente e idoso.

7) Noções de Direito Previdenciário (8 questões, 2 pontos por questão)
1 Das finalidades e dos princípios básicos. 2 Dos benefícios da Previdência Social: Dos Regimes da Previdência Social, Regime Geral da Previdência Social. 3 Das prestações em geral. 4 Do recolhimento da filiação. 5 Da habilitação e reabilitação profissional. 6 Das contribuições da União, das contribuições do segurado, da empresa e do empregador doméstico. 7 Do salário de contribuição. 8 Organização da Seguridade Social. 9 Recursos. 10 Convênios, contratos, credenciamentos e acordos.

8 Conhecimentos Específicos (20 questões, 2 pontos por questão)
a) Jornalismo
I – FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO E LEGISLAÇÃO BÁSICA: 1 Conceito e características de comunicação social, comunicação organizacional e comunicação pública. 2 Teorias da comunicação. 2.1 Conceitos, paradigmas, principais teorias. 2.2 Globalização da informação. 2.3 Massificação versus segmentação dos públicos. 2.4 Interatividade na comunicação. 2.5 Novos meios de comunicação. 3 Ética e legislação em comunicação. 3.1 Constituição da República (Título VIII, cap. V e suas alterações). 3.2 Código de ética do jornalista. 5. Ética da comunicação social e pública. 6. Meios de comunicação social privados, públicos, comunitários e educativos 7. Política nacional de comunicação. 8. Regulamentação da comunicação social e pública. 9. Comunicação pública. 9.1 Conceitos e práticas (Instrução Normativa SECOM-PR nº 5, de 6 de junho de 2011). 9.2 Plataformas digitais e mídias sociais. 10 Temas emergentes de comunicação. 10.1 Relacionamento do jornalismo, publicidade e relações públicas com as novas tecnologias de comunicação. 10.2 Conceito de hipermídia, convergências dos meios e as mídias web digitais. 10.3 Conceito e noções de gestão de portais corporativos. II – MÍDIAS ELETRÔNICAS E INTERNET: 1 Linguagem hipermídia. Tipos, características, conceitos e aplicações de linguagens. Organização de conteúdo e produção de sentido por meio de hipertexto. Limitações das mídias eletrônicas. 2 Diferenças entre os vários tipos de sites web (sites, hotsites, portais etc.). 3 Produção para mídias eletrônicas. Redação para mídias eletrônicas. Estratégias de produção de conteúdo para a esfera pública. 4 Arquitetura de informação. Hierarquia da informação. Usabilidade e UX (user experience). Design funcional de interfaces. Adaptação de conteúdos para multi-plataformas (notebooks, tablets, smartphones e mobile em geral, etc.). 5 Boas práticas de construção da linguagem visual e design gráfico aplicado a meios eletrônicos. 6 Mídias sociais (wikis, blogs, podcasts etc.). Tipos, características, aplicações. Principais mídias sociais. Mídias sociais como fonte de informação. Interação com o público por meio de redes sociais: gestão da marca e marketing de relação com o público. III – JORNALISMO: 1 Comunicação: conceitos teorias. 2 História da comunicação social no Brasil. 3 Comunicação Pública. 4 História da Comunicação governamental no Brasil. 5 Teorias da opinião pública. 6 Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 7 Jornalismo corporativo. 7.1 Diferenças básicas entre o jornalismo de um veículo tradicional de comunicação e as publicações institucionais de organizações públicas e privadas. 7.2 Os produtos da atividade jornalística. 7.3 Os meios de comunicação voltados para os públicos interno e externo. 7.4 O jornalismo digital. 8 Teoria e Prática em Comunicação Organizacional. 9 Planejamento em Comunicação. 10 Linguagem jornalística. 11 Gêneros de redação jornalística. 12. Teorias e técnicas de jornalismo. 12.1 Noções de redação para telejornalismo, webjornalismo e radiojornalismo 13. Assessoria de Imprensa: história, teoria e técnica. 13.1 Assessoria pública versus assessoria de empresa. 13.2 Objeto e técnicas de assessoria de imprensa. 13.3 Produtos e serviços de uma assessoria de imprensa (release, exclusiva, coletiva). 13.4 Mensuração de resultados (clipping, auditoria de imagem, sensoriamento de mídia). 13.5 Portavozes institucionais e media training. 14 Conceitos, Planejamento, Produção e edição de publicações jornalísticas. 15 Planejamento e elaboração de media trainings.

b) Publicidade
I – FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO E LEGISLAÇÃO BÁSICA: 1 Conceito e características de comunicação social, comunicação organizacional e comunicação pública. 2 Teorias da comunicação. 2.1 Conceitos, paradigmas, principais teorias. 2.2 Globalização da informação. 2.3 Massificação versus segmentação dos públicos. 2.4 Interatividade na comunicação. 2.5 Novos meios de comunicação. 3 Ética e legislação em comunicação. 3.1 Constituição da República (Título VIII, cap. V e suas alterações). 3.2 Código de ética do jornalista. 5. Ética da comunicação social e pública. 6. Meios de comunicação social privados, públicos, comunitários e educativos 7. Política nacional de comunicação. 8. Regulamentação da comunicação social e pública. 9. Comunicação pública. 9.1 Conceitos e práticas (Instrução Normativa SECOM-PR nº 5, de 6 de junho de 2011). 9.2 Plataformas digitais e mídias sociais. 10 Temas emergentes de comunicação. 10.1 Relacionamento do jornalismo, publicidade e relações públicas com as novas tecnologias de comunicação. 10.2 Conceito de hipermídia, convergências dos meios e as mídias web digitais. 10.3 Conceito e noções de gestão de portais corporativos. II – MÍDIAS ELETRÔNICAS E INTERNET: 1 Linguagem hipermídia. Tipos, características, conceitos e aplicações de linguagens. Organização de conteúdo e produção de sentido por meio de hipertexto. Limitações das mídias eletrônicas. 2 Diferenças entre os vários tipos de sites web (sites, hotsites, portais etc.). 3 Produção para mídias eletrônicas. Redação para mídias eletrônicas. Estratégias de produção de conteúdo para a esfera pública. 4 Arquitetura de informação. Hierarquia da informação. Usabilidade e UX (user experience). Design funcional de interfaces. Adaptação de conteúdos para multi-plataformas (notebooks, tablets, smartphones e mobile em geral, etc.). 5 Boas práticas de construção da linguagem visual e design gráfico aplicado a meios eletrônicos. 6 Mídias sociais (wikis, blogs, podcasts etc.). Tipos, características, aplicações. Principais mídias sociais. Mídias sociais como fonte de informação. Interação com o público por meio de redes sociais: gestão da marca e marketing de relação com o público. III – PUBLICIDADE E PROPAGANDA: 1 Comunicação: conceitos teorias. 2 História da comunicação social no Brasil. 3 Comunicação Pública. 4 História da Comunicação governamental no Brasil. 5 Conceitos e finalidade da publicidade. 5.1 Conceitos e tipos de campanha publicitária. Redação publicitária. 6 Uso das novas tecnologias de comunicação. 7 Imagem institucional. 8 Gestão de marcas 9 Ações de promoção institucional. 10 Marketing digital. 11 Gestão estratégica da comunicação organizacional. 12 Canais e estratégias de comunicação interna. 13 Comunicação integrada. 14 Planejamento estratégico de comunicação. 15 Comunicação e planejamento gráficos. 15.1 Os processos de produção, circulação e consumo da indústria gráfica. 15.2 Análise do produto gráfico. 15.3 Os principais softwares gráficos. 15.4 Elementos estéticos da comunicação gráfica. 15.5 Programas de diagramação e infografia. 15.6 Tipologia e medidas gráficas. 15.7 Diagramação. 15.8 Técnicas de composição e impressão. 16 Comunicação visual. 16.1 Processo gráfico: noções de técnicas de design para impressos, audiovisuais e internet. 16.2 Planejamento editorial: ilustrações, cores, visual da publicação. 17 Estética na comunicação. 17.1 O conceito de estética e de arte. 17.2 Estética e reprodutibilidade técnica. 17.3 Comunicação e arte. 17.4 Dimensões estéticas da comunicação social. 17.5 Comunicação, percepção e estética. 17.6 A arte como sistema de significação. 17.7 Mídia, criação e padronização estética.

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29 opiniões sobre “Concurso do INSS!!!”

  1. O salário não condiz ao custo de vida de Brasília né, Mari? Acho que pro Recife vale a pena tentar, mas pra Brasília não. Meu curso é publicidade, então acho que não vou tentar. Aguardo ansiosamente BACEN. Quando será que sai?

    1. Em Brasília o cursto de vida é mais alto mesmo, embora em Recife tenha subido muito nos últimos anos!

      Bacen acho que sai em breve!

    1. MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999. 220 p.

      É chato de ler, mas um dos mais utilizados pelas bancas de concursos…

    1. Oi, Maria Tereza!

      Os materiais que tenho, não tenho autorização para postá-los. Mas segue dicas de onde conseguir alguns materiais de estudos:

      Curso Radix (www.cursoradix.com.br): aulas presenciais, se você mora no Rio de Janeiro. É o único do Brasil com aulas presenciais. Caso more em outras cidades, eles oferecem algumas aulas de ensino à distância.
      Ponto dos Concursos (www.pontodosconcursos.com.br): Tem uma turma que já foi iniciada, que aborda os assuntos dos principais concursos. No entanto, está para abrir um específico para o INSS e outro para MPU. Qquando tiver informações, postarei por aqui.
      Iscom (www.iscom.com.br) – possui dois cursos: um de Comunicação Pública e outra de Assessoria de Imprensa. Não é voltado para concursos, mas são materiais muito bons, que ajudam nos estudos. use o código mm50 e compre os cursos com 50% de desconto.

  2. Mari, eu olhei os links que você postou, mas infelizmente não tenho como pagar cursos assim. Você sabe onde posso encontrar os materiais para estudar? Não necessariamente apostilas com exercícios e cursos, mas o conteúdo mesmo.

    1. Tem pouca coisa gratuita na net… Sugiro que procure livros (se não puder comprar, tente pedir emprestado, pegar em bibliotecas, xerocar…) e baixe provas de concursos anteriores. Já será uma boa bagagem!

    1. Ainda não vi nenhum material específico (poucos os concursos que lançam apostilas na nossa área). O que posso te indicar são os seguintes cursos:

      – Curso Radix (www.cursoradix.com.br): aulas presenciais, se você mora no Rio de Janeiro. É o único do Brasil com aulas presenciais. Caso more em outras cidades, eles oferecem algumas aulas de ensino à distância.
      – Ponto dos Concursos (www.pontodosconcursos.com.br): Tem uma turma que já foi iniciada, que aborda os assuntos dos principais concursos. No entanto, está para abrir um específico para o INSS e outro para MPU. Quando tiver informações, postarei por aqui.
      – Iscom (www.iscom.com.br) – possui dois cursos: um de Comunicação Pública e outra de Assessoria de Imprensa. Não é voltado para concursos, mas são materiais muito bons, que ajudam nos estudos. Usando o código mm50 tem desconto de 50%.

  3. Mari, boa tarde. Se faço a inscrição em um dos primeiros dias que ela foi aberta, o prazo do vencimento para pagamento do boleto é menor? Ex: fiz a inscrição hoje (14) e o vencimento já está previsto para o dia 17.

    1. Tem concursos que dão tipo 3 dias para pagar, tem outros que o prazo de validade do boleto é fixo: a data final das inscrições. Caso não dê para pagar o seu boleto até a data prevista, você pode pedir reimpressão.

  4. Gostaria de uma opinião sua. Vou fazer concursos do MPU e INSS. São poucas vagas e gostaria de me inscrever para os locais onde a concorrência for menor.

    Na sua opinião, no caso do INSS, haveria mais concorrência para Brasília ou Recife? E no caso do MPU, havendo 9 vagas para Brasília e 2 para São Paulo, achas que a concorrência seria maior onde?

    1. Oi! Olha, realmente não dá para ter certeza de como serão essas concorrências! A princípio, no INSS Brasília vai ter mais concorrentes, mas já vi muita gente dizendo que pelo salário é melhor fazer para Recife…

      No MPU, muita gente vai querer Brasília porque tem mais vaga, mas muita gente vai querer Sampa também! Realmente não dá para quantificarmos e saber com certeza qual será o lugar mais concorrido. E também ninguém pode afirmar que o lugar com mais inscritos será aquele com os inscritos que estão mais bem preparados para o concurso!

      Acho que você tem que se preocupar mais com o local onde pode morar, caso aprovado. Gosta de Recife, Brasília e Sampa? Consulta sobre o custo de vida, o clima, os locais de trabalho e os preços de moradia próximo a esses locais ou em bons locais para morar em cada uma das cidades… No mais é estudar e acreditar que uma vaga será sua, independente do número de inscritos!

  5. Oii… há dias estou tentando fazer a inscrição, mas acontece um erro estranho com a mensagem:

    Mensagem: EC29-Formação não possui vagas de ampla concorrência para a Superintendência.

    O que será que não dá certo?
    Beijos, obrigada.

    1. Não sei, Rafaela! Você está colocando a vaga Brasília ou Superintendência NE – Sede Recife? Se continuar dando erro, sugiro que entre em contato com a organizadora!

  6. A prova do INSS e da Universidade Federal de Brasília vão cair no dia 13 de outubro mesmo? Queria saber qual desses o candidato tem mais chance.

    Obrigado

    1. A chance vai depender mais do seu preparo, do que você estudou dentre os assuntos cobrados no concurso… Agora provavelmente, até pela ambrangência nacional, o do INSS vai ter mais inscritos, concorrência maior!

  7. Mariana,

    Você é de Recife?
    está saindo para jornalista na Alepe de PE! Me indicas algum cursinho preparatório presencial ou on line,

    Obrigada

    1. Oi, sou de Recife sim… Sei que alguns cursos como o Nuce e Espaço Jurídico farão preparatórios para as matérias básicas, não sei se haverá algum preparatório para específicas… Mas estou esperando sair o edital para ter mais certeza dos assuntos que vão cair, depois posso passar algumas dicas!

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