Vagas para Hemobrás

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) lançou concurso público que oferece duas vagas para Jornalismo. As oportunidades da nossa área são para Pernambuco, podendo ser para a Região Metropolitana de Recife ou para Goiana, de acordo com a conveniência da Hemobrás. Vejam os detalhes:

CARGO: Analista de Gestão Corporativa – Jornalismo

VAGAS: duas (Região Metropolitana de Recife/Goiana – PE)

SALÁRIO: R$ 4.854,44 + benefícios

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: de 12 de agosto a 13 de setembro no site da FCC

VALOR: R$ 80,00

PROVAS: objetivas de Conhecimentos Básicos (20 questões, peso 1) e de Conhecimentos Específicos (40 questões, peso 2), que serão realizadas no dia 20 de outubro, nas cidades de Recife/PE, Brasília/DF, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB e São Paulo/SP.

PARA ESTUDAR:
1) Língua Portuguesa
Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: emprego, colocação e formas de tratamento. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Sintaxe da oração e do período. Redação. Compreensão e interpretação de textos.

2) Língua Inglesa
Compreensão de textos escritos em Língua Inglesa. Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

3) Raciocínio Lógico-matemático
Matemática: números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Raciocínio lógico-matemático: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

4) Noções de Legislação
Hemobrás: Lei nº 10.972, de 2 de dezembro de 2004; Decreto nº 5.402 de 28 de março de 2005. Missão, Valores, Clientes e Regimento Interno – Disponíveis em http://www.hemobras.gov.br. Políticas de Saúde: Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990 (Lei Orgânica da Saúde) e respectivas alterações; Lei nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990 e respectivas alterações; Decreto nº 7.508 de 28 de junho de 2011; Lei nº 10.205, de 21 de março de 2001 (Lei do Sangue). Código de Ética do Servidor Federal: Decreto nº 1.171/1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal; Decreto nº 6.029/2007, que institui o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal. Lei nº 12.527, de 18 de Novembro de 2011, regulamenta o direito constitucional de acesso à informação pública. Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade: Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010 – Estatuto da Igualdade Racial.

5) Conhecimentos Específicos (40 questões, peso 2)
Comunicação social: teorias da Comunicação; Evolução dos meios e tecnologias da comunicação. Mídia e responsabilidade social. Convergência de mídias. Teorias do jornalismo. Gêneros jornalísticos. Técnicas e tipos de entrevista, reportagem e redação para os mais variados suportes midiáticos. Ética jornalística. Jornalismo e Interesse Público. Jornalismo e Cidadania. Critérios de noticiabilidade no jornalismo. Fato jornalístico. Elementos básicos da linguagem jornalística (estrutura, texto, lide, sublide, título, intertítulo). Comunicação pública, jornalismo público; atividades jornalísticas no âmbito da comunicação organizacional. A produção da notícia: da pauta à edição – titulação e edição: sistemas de fechamento, possibilidades técnicas (selos, tarjas, infografia, fios, olhos, olhos-legenda, textos legenda, ilhas, boxes, quadros). Técnicas gráficas e audiovisuais da matéria jornalística para os mais variados meios de comunicação. Fotojornalismo e tratamento de imagens. A linguagem infográfica no jornalismo. Web jornalismo, jornalismo colaborativo e interação com o público por meio de redes sociais. Produção audiovisual, diagramação e ferramentas de tecnologia da informação aplicadas à comunicação social. Assessoria de Imprensa e Assessoria de Comunicação (funções da assessoria de imprensa; levantamento de dados; press release; comunicados e notas oficiais; mailing list; clipping, clipping eletrônico; entrevistas coletivas; eventos e sociabilidade).  Veículos de comunicação internos e externos (house organ, revista, newsletter). Relacionamento e atendimento à imprensa. Meios de divulgação: entrevista coletiva, entrevista exclusiva, press release etc. O texto jornalístico – características: a estrutura da notícia; números e siglas; Comunicação em saúde e ciência e tecnologia. Saúde e ciência e tecnologia na mídia. Comunicação e políticas públicas em saúde e ciência, tecnologia e inovação em saúde. Novas mídias, configurações e tecnologias de informação e comunicação. Metodologias de planejamento e avaliação da comunicação em uma instituição de ciência e tecnologia. Inglês técnico.

LEIA O EDITAL COMPLETO

4 opiniões sobre “Vagas para Hemobrás”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s