Muitas vagas de comunicação no Mato Grosso

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso abriu um concurso público que oferece 33 vagas (duas para portadores de necessidades especiais) ainda vai formar cadastro de reserva para as áreas de comunicação social.

Tem vagas para jornalistas, outras para jornalistas ou o pessoal de Letras, tem oportunidades para todas as áreas de Comunicação Social e um cargo para Publicidade. O salário para todas as áreas é o mesmo e a carga horária é de 30 horas.

Sugiro que leiam a atribuição de cada um dos cargos (vide edital) e avaliem a quantidade de vagas, para que possam decidir qual cargo escolher. Vamos lá!

CARGOS:
1)  JORNALISTA
FORMAÇÃO EM: Jornalismo
VAGAS: 9 + 5 cadastro de reserva + 1 PNE

2) PAUTEIRO(A) DE TV
FORMAÇÃO EM: Jornalismo
VAGAS: 3 + 2 cadastro de reserva

3) REPÓRTER APRESENTADOR(A) DE TV
FORMAÇÃO EM: Jornalismo
VAGAS: 4 + 3 cadastro de reserva

4) EDITOR(A) DE TEXTO  
FORMAÇÃO EM: Letras ou Jornalismo
VAGAS: 3 + 2 cadastro de reserva

5) REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO(A) DE TV
FORMAÇÃO EM: Comunicação Social
VAGAS: 9 + 5 cadastro de reserva + 1 PNE

6) PUBLICITÁRIO(A)
FORMAÇÃO EM: Publicidade e Propaganda
VAGAS: 3 + 2 cadastro de reserva

SALÁRIO: R$ 5.034,88

CARGA HORÁRIA: 30 horas semanais

INSCRIÇÕES: de 20 a 26 de julho, no site do IDP Cursos e Projetos

VALOR: R$120,00

PROVAS: objetivas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos, a ser realizar em 08 de setembro, nas cidades de Várzea Grande e Cuiabá.

PARA ESTUDAR:
1) Língua Portuguesa
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial. 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

2) História e Geografia do Mato Grosso e Atualidades do Estado do Mato Grosso, do Brasil e do Mundo
I) História de Mato Grosso: 1. Da ocupação e povoamento à Capitania de Mato Grosso. 1.1 Cuiabá, de Arraial à Vila. 1.2 Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital. 1.3 A consolidação do território. 2. A Província de Mato Grosso e o Império brasileiro. 2.1. A guerra da Tríplice Aliança. 2.2 O uso da mão de obra escrava. 3 A instalação da República e o estado de Mato Grosso. 3.1 Características econômicas e políticas do estado durante a Primeira República. 4 O estado de Mato Grosso e a Era Vargas. 4.1 Características econômicas e políticas do estado durante a Era Vargas. 5 O militarismo no Brasil entre 1964 e 1984 e o estado de Mato Grosso. 5.1. Características econômicas e políticas do estado durante o militarismo. 5.2 A divisão do estado de Mato Grosso.

II) Geografia de Mato Grosso: 1 Produção do espaço regional mato-grossense. 2 Aspectos naturais: clima, solo, relevo, vegetação, hidrografia e suas relações com o uso da biodiversidade. 3 Políticas e instrumentos de gestão ambiental. 4 Características econômicas. 5 Geografia da população. 5.1 Dinâmica e estrutura. 5.2 Processos migratórios. 5.3 Distribuição de renda. 5.4 Indicadores de qualidade de vida. 5.5 Questões sociais. 6 Processo de urbanização. 7 Dinâmica de ocupação do espaço agrário.

III) Tópicos atuais: 1 Economia, política, saúde, sociedade, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, educação, energia, ciência e tecnologia no Brasil e no mundo. 2 Questões atuais da realidade política, econômica, cultural e socioambiental de Mato Grosso.

3) Noções de Informática
1 Sistemas operacionais (Windows 7). 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet/intranet; ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e de pesquisa. 3 Principais aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações (pacote Microsoft Office). 4 Conceitos básicos de tecnologia da informação: sistemas de informações e segurança da informação.

4) Regimento interno da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso
Resolução n. 677, de 20 de dezembro de 2006.

5) Código de Ética Funcional do Servidor Público Civil do Estado do Mato Grosso
1 Lei Complementar Estadual n. 112/2002, de 1º de julho de 2002.

6) Estatuto dos Servidores Públicos da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais
Lei Complementar n. 04/1990, de 15 de outubro de 1990 e suas alterações.

7) Conhecimentos Específicos
a) Jornalista
1 Conceitos, técnicas e funções da assessoria de imprensa. 2 Conceitos e técnicas da comunicação pública. 3 Release, clipping, check list. 4 Características das publicações institucionais. 5 Relacionamento com a imprensa. 7 Conceitos, técnicas e aplicações de notícia e reportagem. 8 Modalidades de entrevista em assessorias de imprensa. 9 Técnicas de apuração, redação e edição de textos jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos para veículos impressos, rádio, televisão, internet e intranet. 10 Ética jornalística. 11 Notícia institucional: 11.1 Características. 11.2 Produção. 12 Gerenciamento de crise e assessoria de imprensa. 13 Gestão estratégica da comunicação organizacional. 14 Produção de notícias para comunicação interna. 15 Jornalismo público. 16 Telejornalismo. 16.1 Aspectos históricos. 16.2. Tecnologias digitais. 16.3 Legislação. 16.4. A construção da notícia. 16.4. Redação, produção e reportagem em telejornalismo. 16.5 Edição. 16.7 Linguagem telejornalística.

b) Pauteiro(a) de TV
1 Conceitos e técnicas da comunicação pública. 2 Conceitos, técnicas e aplicações de notícia e reportagem. 3 Modalidades de entrevista em assessorias de imprensa. 4 Técnicas de apuração, redação e edição de textos jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos para rádio e televisão. 5 Notícia institucional 5.1 Características. 5.2 Produção. 6 Gestão estratégica da comunicação organizacional. 7 Produção de notícias para comunicação interna. 8 Jornalismo público. 9 Telejornalismo. 9.1 Tecnologias digitais. 9.2 Ética e Legislação. 9.3 A construção da notícia. 9.4. Redação, produção e reportagem em telejornalismo. 9.5 Edição. 9.6 Linguagem telejornalística. 10 Produção de roteiros. 11. Planejamento da produção em televisão.

c) Repórter Apresentador(a) de TV
1 Comunicação pública: conceitos e técnicas. 2 Comunicação e jornalismo. 2.1 Modelos teóricos de comunicação. 2.2 Os processos de significação. 3. A linguagem jornalística: conceitos, técnicas e aplicações de notícia e reportagem. 4 Reportagem televisiva. 4.1 Técnicas de apuração, redação e edição de textos jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos para televisão. 5 Notícia institucional. 5.1 Características. 5.2 Produção. 6 Gestão estratégica da comunicação organizacional. 7 Linguagem telejornalística. 7.1 A construção da notícia no telejornalismo 8 Telejornalismo público. 8.1 Ética e legislação. 8.2 Tecnologias. 8.3. Reportagem em telejornalismo. 8.4 Edição. 10 Perfil do profissional. 11 Domínio da linguagem audiovisual. 11 Produção de roteiros.

d) Editor de Texto
1 Aspectos relativos ao processo de produção e compreensão de textos: processo de enunciação; discurso, gênero textual e texto; intertextualidade e polifonia; fatores de textualidade. 2 Linguagem e variação linguística: tipos de variação linguística; a variação linguística na Língua Portuguesa do Brasil; a variação linguística e a construção do texto escrito; formalidade e informalidade. 3 Língua e gramática: concepções de gramática; tipos de gramática. 3.2 Padrão culto escrito da Língua Portuguesa: 3.2.1 Divisão silábica. 3.2.2 Ortografia. 3.2.3 Estrutura e formação de palavras. 3.2.4 Emprego do substantivo. 3.2.5 Emprego do adjetivo. 3.2.6 Verbos: classificação, conjugação, predicação, emprego de tempos e modos. 3.2.7 Crase. 3.2.8 Emprego do pronome. 3.2.9 Palavras homônimas, parônimas, cognatas e sinônimas. Propriedade vocabular. 3.2.10 Estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos. 3.2.11 Concordância verbal e nominal. 3.2.12 Regência verbal e nominal. 3.2.13 Sintaxe de colocação. 3.2.14 Pontuação.

e) Repórter Cinematográfico(a) de TV
1 Conceitos e técnicas da comunicação pública. 2 Conceitos, técnicas e aplicações de reportagem televisiva. 3 Técnicas de apuração, redação e edição de textos jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos para televisão. 4 Notícia institucional. 4.1 Características. 4.2 Produção. 5 Gestão estratégica da comunicação organizacional. 6 Jornalismo público. 7 Telejornalismo. 7.1 Tecnologias digitais. 7.2 Ética e Legislação. 7.3. Reportagem em telejornalismo. 7.4 Edição. 7.5 Linguagem telejornalística. 8 A construção da notícia no telejornalismo. 9 Domínio de câmeras de vídeo. 10 Gravações em externas e estúdio. 11 Captação de imagens em transmissões ao vivo broadcast/web. 12 Domínio da linguagem audiovisual. 13 Produção de roteiros. 14. Planejamento de gravação. 15. Cenografia. 16. Iluminação em televisão. 17. Planos de câmeras.

f) Publicitário(a)
1 Fundamentos da Comunicação. 1.1 Teoria da Comunicação. 1.2 Sociologia da Comunicação. 1.3 Psicologia da Comunicação. 2 Comunicação institucional. 2.1 Planejamento estratégico de Comunicação. 2.2 Comunicação integrada. 2.3 Identidade e imagem corporativa. 2.4 Comunicação organizacional. 2.5 Responsabilidade social corporativa. 2.6 Gestão de marcas. 3 Publicidade e Propaganda 3.1 Planejamento publicitário. 3.2 Criação e direção de arte. 3.3 Design. 3.4 Atendimento. 3.5 Mídia. 3.6 Redação publicitária. 3.7 Produção gráfica. 3.8 Produção de rádio, TV e cinema. 3.9 Cibercultura e produção digital. 3.10 Pesquisa de imagem, opinião e mercado. 3.11 Pesquisa de mídia. 3.12 Promoção e merchandising. 3.13 Ética e legislação publicitária. 3.14 Marketing cultural e esportivo. 4 Temas emergentes da comunicação. 4.1 Novas tecnologias de comunicação. 4.2 Comunicação on-line. 4.3 Mídias web e digitais. 4.4 Mídias sociais (wikis, blogs, podcasts, etc.). 4.5 Reputação corporativa. 4.6 Comunicação de crise. 5 Política, economia, negócios e cultura. 5.1 Realidade socioeconômica e política. 5.2 A atividade legislativa. 5.3 Marketing. 5.4 Relações institucionais 5.5 Desenvolvimento sustentável.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

19 opiniões sobre “Muitas vagas de comunicação no Mato Grosso”

  1. Mari, será que quem tem formação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, também pode concorrer às vagas do primeiro cargo?

  2. Ainda existem vagas de nível médio para atividades de comunicação como radialista, fotógrafo, produtor de TV e etc

      1. De fato, o curtíssimo período de inscrições causa estranheza, no mínimo. Sou funcionário público, já fiz mais de 30 concursos (médio e superior) e NUNCA, nunca vi um prazo tão curto para inscrições… Aguardemos.

  3. Mariana,

    Gostaria que você esclarecesse uma duvida sobre os concursos para bancos. Por exemplo, Banco do Brasil e Caixa Econômica. Eles abrem específico para jornalista? Ou temos que prestar um concurso pra escriturário e ser promovido la dentro? Eu nunca vi prova específica pra essa area nos bancos. Existe?

    1. Nunca vi prova para comunicação, apenas para escriturário. E uma vez escriturário, nada indica que você irá para o setor de comunicação social. Pode até acontecer, conheço pessoas que conseguiram, mas conheço outras que nunca foram chamadas para a área…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s