Concurso em São Carlos – SP

A Câmara Municipal de São Carlos, em São Paulo, abriu concurso público que oferece uma vaga para Comunicação Social (nas habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas). Vejam os detalhes:

CARGO: Assistente de Imprensa

VAGAS: duas

SALÁRIO: R$ 2.895,20

CARGA HORÁRIA: 40 horas

INSCRIÇÕES: até o dia 05 de julho, no site da Fundação Vunesp

VALOR: R$ 75,00

PROVAS: objetivas de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa e Atualidades) e de Conhecimentos Específicos, que será realizada em data a ser divulgada posteriormente.

COMECE A ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (20 questões)
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

2) Atualidades (10 questões)
Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do primeiro semestre de 2013, divulgados na mídia local e/ou nacional.

3) Conhecimentos Específicos (30 questões)
Comunicação social: teorias e conceitos da comunicação. Evolução dos meios e das tecnologias da comunicação. Ética profissional nas áreas de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Regulamentação profissional do jornalista, do profissional de RP e do publicitário. Comunicação e interesse público. Teorias do jornalismo e da notícia. Gêneros jornalísticos. Técnicas de entrevista, reportagem e pesquisa para revista, jornal, televisão, boletim, rádio e web. A produção da notícia: da pauta à edição. Webjornalismo. Jornalismo colaborativo e interação com o público por meio de redes sociais. Planejamento editorial. Atividades de assessoria de imprensa. Transmidia. Storytelling. Assessoria de comunicação: planejamento estratégico e gestão de crise. Fotojornalismo. Noções de fotografia para publicidade. Técnicas gráficas. Noções de cores nas Artes Gráficas. Comunicação com stakeholders internos e externos. Tipos de marketing e seus usos. Projeto gráfico e diagramação. Direitos fundamentais do cidadão e Comunicação. Constituição Brasileira de 1988 e Comunicação. Legislação sobre acesso à informação. Comunicação dirigida. Redações de acordo com a Lei Complementar Federal n.° 95, de 26.02.98. Manual de Redação da Presidência da República. Jornalismo público. Comunicação organizacional. Comunicação integrada. Conhecimentos básicos de softwares de edição: InDesign, CorelDraw e Photoshop. Técnicas audiovisuais de produção e edição. Pesquisas de opinião. Noções básicas de cerimonial. Noções básicas de eventos.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

6 opiniões sobre “Concurso em São Carlos – SP”

  1. Olá Mariana há alguns dias escrevi aqui no Blog dizendo que eu ainda não tinha estreado nos concursos. Pois bem agora já me tornei um concurso prestei um edital da Puc Minas Poços de Caldas para a carreira docente pois eu tenho Mestrado. Pois bem. não passei, obvio, afinal foi o primeiro. Vi esse concurso da Câmara de São Carlos e mais um da UFSJ – São João Del Rei, mas é para jornalista e não para a carreira docente. Queria um conselho seu. Pois, meu objetivo é ser professor universitário, mas gostaria de saber se para um início de carreira vale a pena eu tentar concursos como Jornalista Prático mesmo, até para pegar experiências para o concurso de Docência. O que você acha? Conto com sua ajuda. Um abraço Danilo

    1. Olá, Danilo! Se você já tem certo que quer seguir a carreira de docente, sugiro que foque nos concursos voltados para esse tipo de vaga. Você vai acabar gastando muita energia para passar em um concurso que não é o que você quer realmente seguir… Será que vale a pena?

      1. Mariana, me permita ponderar que seu conselho é válido apenas na lógica para Danilo alcançar mais rapidamente seu objetivo. Mas isso coloca em xeque o professor que deseja ser e suas perspectivas na docência.
        Me parece que Danilo não possui experiência prática, que é um grande diferencial para quem deseja lecionar. A teoria é importante, mas é igualmente fundamental ter uma relação com a prática.
        Considero preocupante o fato de que muitos bacharéis em Jornalismo se lançam ao mestrado e até doutorado sem ter sequer um ano de trabalho na área. Muitos nem mesmo foram estagiárias(os), não sabem o que é o dia-a-dia profissional. E não estou dizendo que devam ser “servos” do mercado, mas que precisam conhecê-lo nem que seja minimamente.
        Na verdade acho que houve um grande erro quando mestrado e principalmente doutorado passaram a ser exigências fundamentais, superando e praticamente eliminando a experiência profissional.
        Passei pela infeliz experiência de ter professores “academicistas” e, pior, que não estavam mais nem na academia, nem no mercado. Garanto que tais professores são evitados quando possível por estudantes que desejam uma formação mais consistente.
        Claro que pode ficar difícil trabalhar e estudar para concurso, mas quem se dedica pode chegar lá com melhor resultado!

      2. Sei bem o que esta falando, tive muitos professores assim… O problema é que o mercado está muito ruim e as pessoas estão optando cada vez mais estudar para concurso, fazer mestrado… Se ele puder trabalhar para ter a experiência, ótimo, mas o que tenho visto é que quem ter condições de só estudar, está abandonando qualquer trabalho apenas para se dedicar aos concursos. Eu nunca pude fazer isso, mas sei que, bem ou mal, muita gente vai fazer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s