Vaga para a Sudene

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), cuja sede fica em Recife-PE, abriu concurso público que oferece uma vaga para as áreas de Comunicação Social. Confiram:

 

 
CARGO: Analista Técnico Administrativo – Comunicação Social

VAGAS: uma

SALÁRIO: R$ 3.980,62

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: de 18 de julho a 12 de agosto no site da FGV

VALOR: R$ 82,00

PROVAS: objetiva de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Raciocínio-Lógico Matemático, Conhecimentos Gerais e Legislação Institucional) e de Conhecimentos Específicos + discursiva. As provas serão realizadas na cidade de Recife em 15 de setembro.

COMECE A ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (15 questões, peso 1)
Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância
nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.

2) Raciocínio-Lógico Matemático (10 questões, peso 1)
Entendimento da estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados. Compreensão e análise da lógica de uma situação. Raciocínio verbal, raciocínio matemático e raciocínio sequencial. Orientação espacial e temporal. Formação de conceitos e discriminação de elementos. Diagramas lógicos, tabelas e gráficos.

3) Conhecimentos Gerais (10 questões, peso 1)
Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais, aspectos locais e aspectos globais. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. Mundo Contemporâneo: elementos de política internacional e brasileira; cultura internacional e cultura brasileira (música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão). Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional.

4) Legislação Institucional (05 questões, peso 1)
Lei n. 8.112/90 (Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais). Lei n. 8.027/90 (Normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas). Decreto n. 1.171/94 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). Lei n. 3.692/59 (Institui a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). Lei n. 7.827/89 (Institui o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE – Incisos I, II e II). Medida Provisória n. 2.146-1/01 (Cria a Agência de Desenvolvimento do Nordeste, extingue a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE – Capítulo II). Lei Complementar n. 125/07 (Institui a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE).

5) Conhecimentos Específicos (30 questões, peso 2)
1. Teoria da comunicação: A questão da imparcialidade e da objetividade. Ética. Papel social da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Indústria cultural e a teoria crítica. Novas tendências da pesquisa sobre os mass media. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. 2. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. 3. Legislação em comunicação social: lei de imprensa, Código de Ética do Jornalista, regulamentação da profissão de jornalista, Constituição da República, Código Brasileiro de Telecomunicações, Código de Ética da Radiodifusão. 4. Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais e internacionais. 5. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. 6. Marketing institucional: prevenção, formação, manutenção e reação no contexto da sociedade; campanha publicitária e mala direta. 7. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. 8. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. 9. Critérios de seleção, redação e edição. 10. Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. 11. Projeto gráfico: tipologia – caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens. Diagramação e retrancagem: composição, impressão. Papel: classificação do papel, formatos do papel, papéis para impressão e formatos de publicações. Planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação. 12. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e internet. 13. Assessoria de imprensa: o papel do assessor nos órgãos públicos: funções do assessor de imprensa, veículos de comunicação internos e externos (house organ, revista, newsletter), edição de jornais, boletins e revistas institucionais. Produção de informação on-line, técnicas de intranet. Produção de releases para jornal, rádio e tevê, comunicados e notas oficiais. Produção de clippings e clipping eletrônico. Perfil da propaganda institucional e educativa. Comunicação Empresarial: conceitos de estratégia empresarial e relações da empresa com os cenários ambientes. Gestão de comunicação nas crises. Técnicas de Relações Públicas: planejamento, produção de eventos e montagem de cadastros. Noções de propaganda e marketing. 14. Novos sistemas de transmissão digital e o mercado das telecomunicações no Brasil e no exterior.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

8 opiniões sobre “Vaga para a Sudene”

  1. Olá Mariana, tudo bem? Seria possível indicar alguns títulos para se preparar para este concurso – SUDENE? E como você sugere se preparar para as questões de Conhecimentos Gerais?

    Obrigada!

  2. Oieee Mariana!

    Estava lendo o edital,
    e pelo que entendi poderão concorrer as vagas
    para comunicação social pessoas com qualquer
    graduação de nível superior.
    Será que entendi errado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s