Quatro vagas para Bragança Paulista (SP)

A Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista abriu concurso que oferece quatro vagas interessantes para jornalistas. São quatro cargos diferentes, com salários que variam entre R$ 2.254,37 e R$ 8.209,56. Claro que a questão salarial conta muito, mas sugiro que leiam as especificações de cada cargo para verem com qual se identificam. Também vejam o que vai cair em cada prova, umas vão cobrar matemática e informática, outros cargos têm provas discursivas…

Outra coisa importante é que para todos os cargos, pede a formação em Jornalismo E/OU o registro no MTE. No cargo de  Especialista em Gestão de Comunicação Institucional é necessário ter o registro a pelo menos 2 anos e experiência de pelo menos seis meses na área de comunicação social.

Vejam os detalhes:

CARGOS: Agente de Jornalismo, Agente de Produção Multimídia, Agente de Relacionamento e Comunicação Interna e Especialista em Gestão de Comunicação Institucional

VAGAS: uma vaga para cada cargo

SALÁRIOS:
–  Agente de Jornalismo: R$ 3.199,83
–  Agente de Produção Multimídia: R$ 2.805,44
–  Agente de Relacionamento e Comunicação Interna: R$ 2.254,37
–  Especialista em Gestão de Comunicação Institucional: R$ 8.209,56

CARGA HORÁRIA: 40 horas

INSCRIÇÕES: até o dia 12 de julho, pelo site da Fundação Vunesp

VALOR: R$ 75,00

PROVAS: a se realizarem no dia 25 de agosto
1) Agente de Jornalismo
Conhecimentos Gerais (20 questões de Língua Portuguesa  e 10 de Atualidades) e Conhecimentos Específicos (30 questões)

2) Agente de Produção Multimídia e Agente de Relacionamento e Comunicação Interna
Conhecimentos Gerais (10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões de Atualidades , 5 questões de Noções de Informática) e Conhecimentos Específicos (30 questões)

3) Especialista em Gestão de Comunicação Institucional
Conhecimentos Gerais (20 questões de Língua Portuguesa  e 10 de Atualidades) e Conhecimentos Específicos (30 questões) e Conhecimentos Específicos (30 questões) + Prova dissertativa de conhecimentos específicos (2 questões)

COMECE A ESTUDAR (OBS: Confira quais assuntos serão cobrados para o  cargo que escolheu):
1) Língua Portuguesa
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

2) Atualidades
Fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do primeiro semestre de 2013, divulgados na mídia local e/ou nacional

3) Matemática
Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Potências e raízes. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Raciocínio lógico. Resolução de situações-problema.

4) Noções de Informática
MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS­PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

5) Conhecimentos Específicos
a) Agente de Jornalismo
Teoria da comunicação. A questão da imparcialidade e da objetividade. Ética. Papel social da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. Legislação em comunicação social: Lei da imprensa, Código de Ética do Jornalista, Regulamentação da profissão de jornalista. Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais e internacionais. Comunicação pública. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Propriedade cruzada dos meios de comunicação. Princípios gerais da pauta. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release. Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Gerar produtos audiovisuais em especialidades criativas, como escrever originais ou roteiros para realização de projetos audiovisuais; adaptar originais de terceiros; redigir, produzir e executar a interpretação de materiais audiovisuais de conteúdo informativo, educativo, de orientação e mobilização social; planejar, orçar e produzir programas para serem gravados ou transmitidos; executar rotinas de criações audiovisuais, incluindo planejamento, seleção e edição de imagens e sons, redação e roteirização de produtos em diferentes suportes, gravações e montagens, entre outras atividades; conceber projetos de criação e produção audiovisual em formatos adequados a sua veiculação nos meios massivos, como rádio e televisão, em formatos de divulgação presencial, como vídeo e gravações sonoras, e em formatos típicos de inserção em sistemas eletrônicos em rede, como CD-ROM’s e outros produtos digitais; trabalhar em equipe com profissionais da área e interagir com áreas vizinhas à criação e divulgação audiovisual, como as novas mídias digitais; elaborar materiais de comunicação pertinentes a sua atividade com linguagem adequada aos diferentes meios e modalidades tecnológicas de comunicação, atentando para os diferentes níveis de proficiência dos públicos a que se destinam, entre outras atribuições inerentes à profissão.

b)  Agente de Produção Multimídia
Comunicação institucional e legislativa. Impacto social das novas tecnologias de informação e de comunicação. A sociedade da informação e a convergência tecnológica. Assessoria de imprensa e de comunicação. Conhecimento e operação de equipamentos de captação de sons e imagens, digitais e analógicos: câmeras de vídeo, microfones e mesas de áudio. Tipos de microfones e posicionamento de microfones em gravações. Operação e recursos básicos de equipamentos de fotografia digital e tratamento digital de imagens. Formatos de gravação de áudio, vídeo e fotografia. Equipamento de luz e iluminação básica para vídeo e fotografia. Uso de filtros e gelatinas. Movimentos de câmera, composição de quadros de imagem e ajustes de câmera de vídeo. Processos de captação e transmissão de eventos ao vivo para televisão, rádio e web. Processos de edição e de pós-produção de áudio e vídeo. Conhecimento básico de softwares de edição e pós-produção. Montagem e operação de sistemas ENG (Electronic News Gathering) para gravações externas. Masterização de programas de áudio e de vídeo. Operação de switcher, mesa de controle mestre e gerador de caracteres. Cabos e conectores para equipamentos audiovisuais. Sistemas de armazenamento de material audiovisual – Media Asset Management. Organização de arquivos audiovisuais e de fotografias. Formatos e suportes de mídia analógicos e digitais (CD, DVD, Blu-Ray, DAT, LTO, fitas de vídeo, cartões de memória, HDs e pen-drives, entre outros). Processos de copiagem, duplicação e conversão de material audiovisual entre diferentes mídias e formatos de gravação. Processos de transmissão e disponibilização de sons e imagens por meio da web. Gestão de redes sociais de compartilhamento na web. Edição de material escrito, fotos, áudio e vídeo para sites. Upload e download de material audiovisual por meio da web. Planejamento de gravações, organização da produção, confecção de orçamentos relativos à produção e multiplicação de audiovisuais. Direitos autorais, direito de imagem e propriedade intelectual no setor audiovisual.

c) Agente de Relacionamento e Comunicação Interna
Conceito e instrumentos da comunicação pública. Fundamentos do jornalismo audiovisual: redação, apresentação, domínio dos termos técnicos; enquadramentos de imagem; movimentos de câmera; iluminação; princípios e técnicas de edição. Principais softwares de edição de imagem e texto. Cerimonial e protocolo. Fundamentação, organização e tecnologia de eventos. Gestão de recursos financeiros, físicos e humanos de eventos. Comunicação de eventos. Administração de agendamento. Clipping. Mídia training. Domínio de termos da administração pública como as sessões da câmara, tomadas de preços etc.; Principais instrumentos e técnicas da Comunicação Dirigida. Manual de Redação da Presidência da República: páginas IX a 27 e 77 a 88. Principais softwares de banco de dados. Lei de acesso à informação no Brasil. Constituição Federal de 1988 e liberdade de expressão. Organização e funcionamento da Câmara Municipal de Bragança Paulista. Códigos de Ética dos profissionais de Jornalismo e Relações Públicas. Relações Públicas e Sociabilidade. Princípios de Comunicação Institucional. Relações com a imprensa. Convergência tecnológica na área de Comunicação e informação;. Direitos autorais, direito de imagem e propriedade intelectual na área de comunicação; Comunicação com stakeholders internos e externos; Regimento Interno da Câmara Municipal de Bragança Paulista.

d) Especialista em Gestão de Comunicação Institucional
Comunicação social: teorias e conceitos da comunicação. Evolução dos meios e das tecnologias da comunicação. Ética profissional nas áreas de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Regulamentação profissional do jornalista, do profissional de RP e do publicitário. Comunicação e interesse público. Assessoria de comunicação: planejamento estratégico e gestão de crise. Pesquisas e auditorias em comunicação: fundamentos, importância e usos da pesquisa em comunicação institucional. Pesquisa de opinião. Auditoria de comunicação. Estudos de imagem. Elaboração do plano estratégico de comunicação institucional: fixação de políticas e diretrizes. Desenvolvimento de programas específicos: realização de cerimonial e eventos: de propaganda institucional, de publicações institucionais, de assessoria de imprensa. Elaboração de mídias audiovisuais e digitais. Avaliação e mensuração de resultados em comunicação: a importância do planejamento para a avaliação e mensuração de resultados: a pesquisa como ferramenta para mensuração de resultados: métodos de avaliação, mensuração em comunicação corporativa. Direitos fundamentais do cidadão e Comunicação. Constituição Brasileira de 1988 e Comunicação. Legislação sobre acesso à informação. Comunicação dirigida. Redações de acordo com a Lei Complementar Federal n.º 95, de 26.02.98. Manual de Redação da Presidência da República. Jornalismo público. Regimento Interno da Câmara Municipal de Bragança Paulista.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

14 opiniões sobre “Quatro vagas para Bragança Paulista (SP)”

  1. Sou formada em publicidade e atuo na área de produto/mkt de um veiculo de comunicação. Me enquadro na experiência exigida no especialista em gestão de comunicação institucional? Aliás a vaga tem muito mais pertinência a publicidade que jornalismo.

    1. Luana, só arriscando enviar o comprovante de experiência. Se encaixar-se com a vaga, acho que será aceito sim!

    2. Na verdade Luana, as atribuições do cargo de Especialista em Gestão da Comunicação Institucional tem MUITO mais ainda ênfase nas Relações Públicas do que PP ou Jornalismo.

    3. Aproveitando para compartilhar com todos, fui pessoalmente à Câmara e falei com o responsável pelo edital, sobre o ponto que fala da habilitação em Jornalismo (unicamente). Ele garantiu que qualquer habilitação será considerada, contanto que preencha os requisitos para a vaga.

  2. Pretendo prestar para agente de jornalismo porém não sei onde encontrar o conteúdo específico que se refere a produtos audiovisuais. Alguém sabe onde encontro bibliografia sobre o assunto? Obrigada e parabéns pelo blog!

    1. Outra dúvida é sobre a nova ortografia se ela será cobrada nas questões dessa prova como o decreto passará a valer em 2016.

      1. Marcela, houve uma retificação no edital neste ponto. Serão aceitos textos e escrita dentro da norma anterior.

    2. Eu infelizmente não conheço nenhum livro, porque é um assunto muito específico… Mas se você der uma busca em livrarias como Saraiva e Cultura, acho que encontra alguns livros que podem te ajudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s