Vaga para São Paulo: Conselho Regional de Farmácia

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo – CRF-SP abriu inscrições para o concurso que oferece uma vaga para Jornalista, para trabalhar na cidade de São Paulo mesmo. Tem também uma oportunidade para o cargo de Designer Gráfico que pode ser concorrido pelo pessoal de Publicidade (vale avisar que o salário é um pouco menor). Veja os detalhes:

CARGO: Jornalista

VAGAS: cadastro de reserva

SALÁRIO: R$ 3.214,55 + Vale Refeição + Vale Alimentação + Vale Transporte + Assistência Médica + Assistência Odontológica

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

REQUISITOS MÍNIMOS: além do diploma e do registro, o candidato deve ter carteira de motorista B, disponibilidade para viagens a trabalho, inclusive aos sábados e/ou domingos e experiência mínima de 6 meses na função.

INSCRIÇÕES: de 27 de maio a 20 de junho, no site Nosso Rumo

VALOR: R$ 60,00

PROVAS: objetivas (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Atualidades e Conhecimentos Específicos) e discursivas, que serão realizadas em 28 de julho, e prova de títulos

O QUE ESTUDAR?
1) Língua Portuguesa (10 questões, peso 2)
Interpretação de texto. Acentuação gráfica. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

2) Língua Inglesa (10 questões, peso 1)
Compreensão e interpretação de texto. Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

3) Atualidades (10 questões, peso 1)
Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. A partir do primeiro semestre de 2012.

4) Conhecimentos Específicos (20 questões, peso 3)
Teoria da Comunicação. A questão da imparcialidade e da objetividade. Ética. Papel social da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. Legislação em comunicação social: Código de Ética do Jornalista, Regulamentação da profissão de jornalista. Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais e internacionais. Comunicação Pública. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Propriedade Cruzada dos Meios de Comunicação. Princípios gerais da pauta. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, Informativo release. Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Edição on-line.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

18 opiniões sobre “Vaga para São Paulo: Conselho Regional de Farmácia”

  1. Olá Mariana, td bem? Vc pode me ajudar, por favor, estou com uma dúvida, vou me formar em Jornalismo no final desse ano, será que posso prestar esse concurso do CRF-SP? Tenho dúvidas em relação a essa prova de títulos, preciso levar o diploma e outros documentos antes das provas objetiva e discursiva?
    Liguei para os responsáveis em relação ao concurso e os mesmos não souberam sanar minhas dúvidas, o que vc acha? Será que seria válido eu prestar a prova?
    Obrigada pela atenção, e parabéns pelo site.

    1. Oi, Camila! A prova de títulos normalmente é feita após a prova objetiva, mas é apenas para que a pessoa possa ganhar pontos, caso tenha pós, mestrado, doutorado, e, em alguns casos, comprovante de que trabalhou na área.

      O seu diploma de jornalista só vai ser solicitado se você for aprovada e quando houver a convocação para trabalhar. Você vai ter que rezar para eles não convocarem logo após a prova, tendo em vista que sua formatura ainda vai levar quase 6 meses! Sugiro que faça a prova, até porque é difícil essa convocação imediata, mas passando no concurso tente adiantar sua conclusão de curso o quanto antes para não correr o risco de perder sua vaga!

      E assim que tiver a convocação, tem que levar uma cópia do DOU, comprovando que você foi aprovada em um concurso, para que agilizem seu diploma na faculdade, pois tem lugar que demora até mais de um ano pra ficar pronto!

      1. Muito Obrigada Mariana, vou seguir seu conselho e fazer a prova, vc me ajudou muito.
        Abraços.

      2. A cópia da Carteira de Trabalho deve ser enviada antes da realização da prova para comprovar experiência na área de 6 meses?

      3. Tem que ver no edital qual será a data da prova de títulos, pois será neste dia que precisará apresentar as cópias dos títulos e da carteira de trabalho.

    1. Oi, Ktia! Quando é cadastro de reserva nunca se tem a certeza que vão chamar… Mas se você puder fazer, acho que quanto mais provas fazemos, é melhor para dar mais segurança, mais experiência com as bancas… E também sempre há o “risco” de ser chamada.

      1. Oi Mariana! Acabei não me inscrevendo, mas agradeço a dica e vou tentar arriscar no próximo.

  2. Bom dia, pessoal! Alguém aqui fez a prova ontem? Se sim, o que acharam? Fora a prova, achei que o concurso foi muito pouco concorrido, pelo menos em São Paulo (capital). Todos que concorriam o cargo de jornalista estavam fazendo a prova em uma única sala e só havia 29 presentes. Vamos aguardar. Hoje sai o gabarito. Boa sorte a todos.

  3. Mariana Mazza, bom dia. Fiz o concurso do CRF-SP ontem. Ocorreu tudo bem. Mas, minha dúvida é quanto à prova de títulos. Eu enviei dentro do prazo uma cópia da minha carteira de trabalho. Só que não vi no edital que tinha que enviar também um formulário preenchido. Você acha que pelo fato de eu ter enviado a documentação, eles aceitam?

    1. Não sei João, mas se estava explícito no edital, você corre o sério risco de não aceitarem… Sugiro entrar em contato com a organizadora e tentar ver se ainda é possível mandar o formulário por Sedex, fax ou coisa assim.

      1. Ela me aconselhou a entrar com recurso. Vamos ver. Seria legal que eu não zerasse nessa pontuação.

      2. Você acredita que essa questão de prova de títulos e experiência pode fazer diferença no resultado? Eu fui muito bem na prova objetiva. Fiz 71 pontos (acertei 33 das 50 questões) e ainda falta as duas questões abertas para saber a nota. Obrigado

  4. Pessoal que fez a prova, resultado provisório sai nesta quarta-feira (21). Ansiosos? Eu estou bastante. Boa sorte a todos.

  5. 1. DO PROCESSO SELETIVO/CONCURSO PÚBLICO
    1.1. O presente Processo Seletivo/Concurso Público destina-se à formação de cadastro reserva dos cargos, dentro do prazo de validade de 01 (um) ano,
    prorrogável por igual período, a critério do CRF-SP, a contar da data da homologação do resultado do mesmo.
    1.1.1. Por cadastro reserva, entende-se o conjunto de candidatos aprovados e relacionados na listagem que contém o resultado final do certame. O cadastro
    de reserva somente será aproveitado mediante a abertura de novas vagas, ou substituições, observado o prazo de validade do presente Processo
    Seletivo/Concurso Público

    Isso significa que o concurso tem validade de 1 ano e e eles devem chamar alguém entre 1 ou 2 anos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s