Uma vaga para Goiânia-GO: concurso da Saneago

A Saneamento de Goiás S.A. (SANEAGO) abriu concurso público que tem uma vaga para jornalista para trabalhar em Goiânia. Salário não tão alto, mas a carga horária é de 25 horas.

A má notícia para os jornalistas concurseiros é que cai e informática e matemática (ai, ai, ai)! Além disso, nos conhecimentos específicos (que tem mais questões e peso 2) tem uma parte da legislação e informações sobre saneamento básico.

Confiram os detalhes da seleção:

CARGO: Jornalista

VAGAS: uma

SALÁRIO: R$ 2.235,17

CARGA HORÁRIA: 25 horas semanais

INSCRIÇÕES: até o dia 15 de maio no site do IBEG

VALOR: R$ 65,18

PROVAS: objetiva e discursiva (duas questões) que serão realizadas no dia 30 de junho

COMECE OS ESTUDOS:
1) LÍNGUA PORTUGUESA (8 questões, peso 1)
1. LEITURA – Capacidade de compreensão e interpretação: a) Relações lógicas no texto: a coerência: Hierarquia das ideias: ideia central e ideias periféricas; O ponto de vista: a argumentação; Tipos de discurso; Intertextualidade; Gêneros textuais (editorial, conto, crônica, carta de leitor, entre outros), Vocabulário: sinonímia e antonímia; Linguagens: denotativa e conotativa; Funções e usos da linguagem.b) Relações formais no texto: a coesão: Recursos linguísticos: o parágrafo, a pontuação, as conjunções, os pronomes, Relações entre elementos que constituem a coesão.2. CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS: Morfossintaxe: relações e funções sintáticas Variedade linguística.

2) INFORMÁTICA (10 questões , peso 1)
Evolução, fundamentos da informática e de sistemas informatizados – Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias. Organização da informação e de Sistemas Informatizados.Ferramentas e aplicação de informática. Editores de Textos e Planilhas Eletrônicas da família Microsoft Office e Open Office (BrOffice).2. Sistemas operacionais – Conceitos e utilização.3. Internet – Navegação na Internet. Conceitos básicos (hyperlink, URL, portais, segurança etc.). Utilização dos principais navegadores. Serviços básicos de download de arquivos. Envio e recebimento de correio eletrônico etc. Utilização de mecanismos de busca (Google, Yahoo etc.). 4. Hardware – Conceitos, componentes e periféricos.5. Segurança – Vírus eletrônico, spywares, adwares e trojans. Cuidados e prevenção: antivírus e antispywares etc. Fundamentos de segurança da informação. Backup.6. Sistemas operacionais Linux e Microsoft Windows XP, Windows Vista e Windows 7 – Conceitos. Uso de ambiente gráfico. Execução de programas, aplicativos e acessórios. Conceitos de pastas, diretórios, arquivos e atalhos. Uso dos recursos de rede. Área de trabalho. Configuração do ambiente gráfico. Manipulação de arquivos e pastas/diretórios.7. Redes locais – Noções, conceitos e configurações básicas.8. Editor de textos Microsoft Office 2003/2007 e Open Office (BrOffice) – Conceitos e operações básicas. Estrutura básica dos documentos. Operações com arquivos. Modelos. Edição e formatação de textos. Cabeçalhos e rodapé. Parágrafos. Fontes. Colunas. Marcadores simbólicos e numéricos. Tabelas. Configuração de páginas e impressão.Ortografia e gramática. Controle de quebras. Numeração de páginas. Legendas. Índices. Inserção de objetos. Desenhos e imagens. Uso da barra de ferramentas, régua, janelas, atalhos e menus. Proteção de documentos.9. Planilha eletrônica Microsoft Office 2003/2007 e Open Office (BrOffice) – Conceitos e operações básicas; estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas e funções, impressão, inserção de objetos, controle de quebras, numeração de páginas, classificação, uso da barra de ferramentas, atalhos e menus. 10. Apresentação Microsoft Office 2003/2007 e OpenOffice (BrOffice) – Operações e conceitos básicos, criação de slides, formatação e criação de apresentações.

3) MATEMÁTICA (8 questões, peso 1)
Cálculo com funções de variáveis reais e aplicações.2. Matrizes e transformações Lineares com aplicações.3. Geometria analítica plana e espacial. 4. Geometria euclidiana plana e espacial.5. Trigonometria e números complexos.6. Combinatória e probabilidade.7. Equações diferenciais e aplicações. 8. Matemática financeira e aplicações.

4) REALIDADE ÉTNICA, SOCIAL, HISTÓRICA, GEOGRÁFICA, CULTURAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DO ESTADO DE GOIÁS (4 questões, peso 1)
Em atendimento à Lei Estadual n. 14.911, de 11 de agosto de 2004, serão contemplados os seguintes conteúdos programáticos:1. Formação econômica de Goiás: a mineração no século XVIII, a agropecuária nos séculos XIX e XX, a estrada de ferro e a modernização da economia goiana, as transformações econômicas com a construção de Goiânia e Brasília, industrialização, infra-estrutura e planejamento.2. Aspectos da história política de Goiás: a independência em Goiás, o coronelismo na República Velha, as oligarquias, a Revolução de 1930, a administração política de 1930 até os dias atuais.3. Aspectos da história social de Goiás: o povoamento branco, os grupos indígenas, a escravidão e cultura negra, os movimentos sociais no campo e a cultura popular.4. Aspectos históricos e urbanísticos de Goiânia. 5. Aspectos da cultura goiana: a culinária regional, as festas religiosas, o folclore goiano, o patrimônio histórico-cultural e o turismo. 6. As diferenças de regionalização e as desigualdades regionais no território goiano.7. A população goiana: povoamento, movimentos migratórios, densidade e distribuição demográfica, população economicamente ativa.8. Os aspectos físicos do território goiano: hidrografia, clima, relevo e vegetação.

5) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (30 questões, peso 2)
Estatuto Social da SANEAGO; NOÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO: Abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e resíduos sólidos. LEGISLAÇÃO REGULATÓRIA: Lei n.º 11.445, de 05 de janeiro de 2007 e alterações: estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico; Decreto n.º 7.217, de 21 de junho de 2010.

COMUNICAÇÃO; 1 Teorias da Comunicação: história e conceitos das principais teorias de comunicação. Papel dos meios de comunicação na construção da realidade social. Teorias sobre a produção da notícia e seus efeitos. 2 Imagem empresarial e Comunicação Integrada: Identidade institucional; Questões públicas e Relações Públicas; Administração de crises; Relações com o Governo; Lobby; Relações com a Imprensa; A notícia como estratégia de promoção da imagem empresarial; O planejamento da comunicação integrada; Imprensa, Relações Públicas e Publicidade em Comunicação Empresarial. 3 Economia, negócios, cultura e política. Realidade socioeconômica e política brasileira; conjuntura econômica internacional; indústria mundial de energia, petróleo e gás; gestão empresarial, marketing, desenvolvimento sustentável, arte, antropologia, relações internacionais, geopolítica. 4 Jornalismo e meios de comunicação de massa: história e conceitos. Veículos de comunicação de massa no Brasil: história, estrutura e funcionamento. Características, linguagens e técnicas de produção, apuração, entrevista, redação e edição para jornal, revista, rádio, internet, TV e vídeo. As condições de produção da notícia. Princípios e orientações gerais para redigir um texto jornalístico. 5 Jornalismo institucional: história, atribuições, organização, estrutura e funcionamento. Produção da notícia e as rotinas da assessoria de imprensa. Papel do assessor. Atendimento à imprensa. Técnicas de redação. Sugestões de pauta, releases e artigos. Organização de entrevistas. Produtos de uma assessoria de imprensa. Mecanismos de controle da informação. Pauta institucional. Canais e estratégias de comunicação interna. Publicações jornalísticas empresariais: história, planejamento, conceitos e técnicas. Métodos e técnicas de pesquisa.

LEIA O EDITAL COMPLETO

4 opiniões sobre “Uma vaga para Goiânia-GO: concurso da Saneago”

  1. Oi Mari, tudo bem?
    Sou iniciante nessa jornada concurseira e o que vem me martelando à cabeça é a questão do tempo para preparação. Gostaria de dispor de mais tempo hábil antes da publicação de um edital para me dedicar restritamente a ele. Nesse caminho pergunto-lhe se está inteirada sobre os concursos previstos para este ano. Ajude-me a escolher meu foco, por favor! rs

    Obrigada por tudo que compartilha conosco!

    Abraço!

    1. Oi, Renata! Há uam expectativa que abram concursos para o INSS, Banco Central e Ancine com vagas para a nossa área. Você pode escolher focar em apenas um desses concursos, mas para quem está começando é ideal fazer algumas provas, alguns concursos que forem aparecendo, para pegar a prática, conhecer melhor as bancas. É isso mesmo, no começo fica meio corrido estudar em cima dos editais já abrindo ou para abrir, mas depois você vai se organizando melhor nessa vida de concurseira e vai conseguir focar melhor, escolher mais os seus concursos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s