Depoimento de Ariana Pereira

Oba, mais um depoimento de uma vencedora aqui no blog!!! A leitora Ariana Pereira foi convocada desde dezembro para o concurso da Câmara Municipal de São José do Rio Preto, em São Paulo, e resolveu contar sua história que ajuda a manter o nosso ânimo para continuar na luta. Detalhe: ela tinha passado fora das vagas, mas quando tem que ser, o universo conspira a favor!

Ariana, parabéns pela convocação e muito obrigada pelo depoimento e pela menção ao blog. Depoimentos como o seu só me fazem pensar que realmente vale a pena manter o blog!

 

“Sou formada em jornalismo há dez anos. Trabalhei em jornal diário durante todo esse período e estava como a maioria dos colegas aqui: cansada do mercado de trabalho, do salário baixo, reconhecimento zero, estresse do jornalismo diário.

Em 2009, comecei a prestar os primeiros concursos. Como grande parte das pessoas, ia pro concurso sem me preparar e acreditando só no meu conhecimento do dia a dia da redação.

Em 2010, a situação no jornal ficou insustentável e decidi que não ia mais penar em redações. Foi quando comecei a estudar. Até 2012, foram várias “bolas na trave”, mas enfrentava aquele desânimo do “quase” e continuava. Quando soube que a Câmara da minha cidade iria abrir concurso, no início do ano passado, intensifiquei os estudos.

Sei que estudar enquanto se trabalha é bem difícil, mas quando a gente enfia na cabeça que quer passar, vale qualquer sacrifício. Passei a acordar uma hora mais cedo, aproveitar meia hora do almoço e estudar um pouco quando chegava em casa do trabalho.

Pra mim, o que ajudou muito foram os PDFs de provas que já foram aplicadas e as aulas de informática pelo youtube. Aliás, qualquer conteúdo gratuito que eu podia apreender, eu aproveitava.

O concurso da Câmara de Rio Preto abriu duas vagas para jornalista e a prova foi em março do ano passado. Quando saiu o resultado, os dois primeiros colocados empataram com 51 pontos e eu fiz 50. Foi uma sensação horrível. Por uma questão, eu estava fora.

Mas aí entra uma coisa bacana que eu aprendi de concurso: quando a vaga é sua, ela é e ponto! Se você se preparou, se dedicou e quer muito, uma hora isso acontece. Dessa forma, mesmo depois de assumir oficialmente, um dos meninos desistiu e eu fui chamada! Estou na vaga desde dezembro!

Outra coisa que concursos me ensinaram: salário de edital quase sempre não é o que vai cair na sua conta! Poucas pessoas se arriscaram a prestar o concurso em Rio Preto porque no edital o salário não era lá tão atrativo. Quando a gente entra, então, percebe que tem alguns adicionais que valem a pena!

Pra quem está nessa jornada, se é que eu posso dar conselhos, pontuo o que mais foi importante pra mim:
– querer, de verdade, essa vaga específica
– resolver, incansavelmente, provas e mais provas de concursos anteriores
– pra quem não tem tempo nem dinheiro pra cursinhos: tem muita coisa boa on line e mesmo cursos à distância que saem em conta (Mariana, o curso do Iscon foi bem importante!)
– pros que acreditam em Deus: Santo Inácio de Loyola tem uma frase que me guiava todos os dias – me esforçar como se dependesse só de mim e acreditar como se dependesse só de Deus! Acreditem, minha aprovação saiu no momento exato que tinha de ser, mesmo que eu insistisse que gostaria de ter passado antes!

Boa sorte pra todos e obrigada Mariana por manter esse espaço! Ele é mais importante do que você imagina!

P.S.: essa foto foi tirada dias depois de eu ser convocada… Estava pouco feliz?? Rs!”

7 opiniões sobre “Depoimento de Ariana Pereira”

  1. De fato é muito importante ver que é possível.
    Obrigada Ariana e Mariana por esse canal de força e incentivo!!!!!!!

  2. Lindo!Depois do dia de hoje,como foi bom ver sua história.E adorei a frase de Santo Inacio de Loyola

  3. Parabéns, Ariana, pela sua força de vontade e fé. É um exemplo. Parabéns, Mariana, por criar esse canal tão útil aos jornalistas.

Deixe uma resposta

