Resultado da prova objetiva e nota da discursiva do BNDES

Conforme previsto, a Cesgranrio divulgou hoje o resultado da prova objetiva e a nota da discursiva (de quem teve a prova corrigida) do BNDES. Eu tirei 82,0 na objetiva e 44,5 na discursiva, mas como as notas foram bem altas, eu fiquei lá no rabinho da fila, na colocação 436!

Ah, saiu o resultado dos recursos: não adiantou nem choro nem vela, não anularam nem mudaram o gabarito de nenhuma das questões da nossa área!

O prazo para entrar com recurso na discursiva é dias 10 e 11 de abril e o resultado final sai no dia 12 de junho.

37 opiniões sobre “Resultado da prova objetiva e nota da discursiva do BNDES”

    1. Oi, gente. Achei o blog recentemente. Muito legal. Estou super ansiosa com o resultado do concurso. Deu pra notar que as notas estão altas, mas será que a partir de 130 pontos não dá pra passar? Qual a experiência de vocês?

  1. E sobre o gabarito, eu já apostava que nada ia mudar. Não havia questão polêmica. E nem é porque a Cesgranrio não muda gabarito – se vc olhar as outras provas (Direito, Arquitetura, Psicologia) houve váaarias mudanças/anulações.

  2. Ah, e uma última observação. Essa classificação é parcial, hein? Só considera a nota da objetiva. Então ainda rola uma grande dança das cadeiras. Com essa minha nota na discursiva, por exemplo, eu passei amigos que haviam tirado notas mais altas que eu na objetiva.

  3. Olá Mariana,

    A sua colocação (436) é só da prova objetiva. A classificação final, somada as duas provas, vai sair só em junho. Eu fiz 82,5 na objetiva e 40 na discursiva e minha classificação foi 388.

  4. Achei um absurdo não terem anulado nenhuma das questões de Comunicação! Foram tantos erros, e erros tão crassos nesta prova! Isto é muito injusto com aqueles que se prepararam para a prova. O gabarito de Comunicação está completamente equivocado em algumas questões!

    1. Anna, o problema da comunicação é que existe uma infinidade de teóricos, com pontos de viksta diferentes e que até mesmo se contradizem. Vou te falar que, para uma prova de comunicação, o gabarito estava bem razoável e aceitável. :/

  5. Ah, além disso, proponho que verifiquemos se há alguma ligação das pessoas que ficaram nos primeiros lugares neste concurso com os profissionais de Comunicação do BNDES e os profissionais da Cesgranrio. “Just in case”.

    1. Anna, nunca soube de nenhuma fraude no BNDES. Conheço muitas pessoas que passaram para lá via concurso (inclusive em Comunicação). A prova estava mais fácil esse ano e havia muita gente bem preparada (tanto que as notas estão altas – eu fiz 89 na objetiva e terminei a 1a fase em 69o, e ano passado teria ficado numa posição melhor com essa nota). O lance é seguir estudando, treinando e encarar as próximas provas.
      Além do mais, anulação de questão só prejudica quem havia acertado a questão, e iguala todo mundo. Não era isso que faria diferença. Os que não chegaram perto de 90 na objetiva nem de 45 da discursiva não têm chance.
      Se revoltar com a prova e a banca não adianta nada. O lance é entender como as bancas funcionam e o que elas podem pedir. Tem que cobrir a maior parte da bibliografia e treinar, treinar, treinar.
      Enfim, bola para frente. 😉

      1. Na minha opinião, a existência de teóricos de Comunicação com teorias diferentes e antagônicas não é justificativa para elaborar questões que aceitam múltiplas interpretações. Sabemos que as provas da Cesgranrio têm sofrido bastantes retaliações nos últimos anos…
        Não é uma revolta com a prova, ou com a banca. Inclusive, até que eu consegui uma boa nota! Só estava propondo um acompanhamento do processo, para termos certeza de que não estudamos em vão, tendo em vista as constantes suspensões de concursos públicos no país pelo MP – justamente, por conta de fraudes.

      2. Pior que o objetivo da banca não é testar nosso conhecimento, mas nos fazer errar! Tem que tentar pegar a manha e fugir dessas cascas de banana!

        Sobre as fraudes, temos que acompanhar mesmo, mas hoje em dia tem sido um processo bem mais transparente… No BNDES nunca ouvi falar de qualquer fraude!

  6. Eu tirei 84 na objetiva e 44,5 na discursiva. Ao todo, 128,5. Pena que não houve anulações. Minha classificação foi 273

  7. Vocês vão recorrer em alguma discursiva. A que eu perdi mais ponto foi na última, e eu achei ela a mais fácil da prova. Pode?

  8. Bom dia,

    Fiquei surpresa porque não anularam nenhuma questão da objetiva. Eu dava como certas as anulações de duas questões (a da faixa etária – 14 anos e a das causas governamentais).

    Se nenhuma questão foi anulada na objetiva, considero quase impossível que voltem atrás significativamente na correção de alguma questão discursiva, independente do recurso.

    Agora é esperar para ver a classificação geral.

  9. Fiz 92 + 41, total 133. Sem chances, mas muito feliz pelo resultado em meu primeiro concurso. Obrigada, Mariana, pelo espaço.

  10. eu fiz 80,5+44 (124,5), achei que meu resultado foi até razoável, mas pelo visto esse ano só vai entrar quem fizer quase 150. estou achando que eles foram muito condescendentes na correção da discursiva, porque por aqui e no fórum CW só aparecem notas super altas…

    1. Não acho que houve condescendência. Pelo menos a minha nota, que foi alta, saiu como eu esperava e minhas respostas coincidiram com o gabarito divulgado. Acho que a prova não estava tão difícil assim e as pessoas estão muito mais preparadas esse ano. O concurso vai ficar cada vez mais difícil…

      1. sem dúvida fica cada vez mais difícil… mas parece que esse ano a média para entrar vai ser BEM mais alta do que no concurso de 2011 (que eu também fiz e no qual tirei uma nota mais baixa). mas sou nova nesse universo de concursos, acho curioso apenas que, nos rankings dos fóruns, pessoas com notas mais baixas não apareçam. costuma ser assim mesmo?

      2. Nessa fase, é normal que as pessoas com notas mais baixas desistam e não queiram participar de fóruns. E muitas das que tiram notas altas não querem aparecer.
        Mas esse ano a situação é bem atípica, com notas muito, muito altas. E conheço pelo menos dez pessoas muito boas que tiraram notas altas, o que, para mim, é um indício de que as pessoas estão cada vez mais preparadas. Fora que esse concurso tava sendo super esperado desde início de 2012. Acho que para o próximo, daqui cerca de 2,5 anos, talvez muita gente desista (assim espero rsrsrs).

  11. Fiz 91 pontos na Objetiva e 40 na discursiva. Passei a limpo o item de uma questão no lugar errado e perdi 5 pontos. Aff! Mas achei curioso. Com esse total (131), fiquei em 17º. Não entendi. É claro que lamento não ter feito uma pontuação mais alta e não passar, mas esse foi também meu primeiro concurso. E quero registrar que este espaço aqui foi muito útil pra mim. Retirei as primeiras orientações para estudo daqui, assim como a bibliografia. Havia pedido demissão de meu emprego, estava à procura de outro e estudei intensivamente durante 45 dias, parando apenas para cuidar do meu filho de 4 aninhos. Obrigada, Mari.

    1. Oi, Cássia! Na verdade essa colocação é da sua prova objetiva, que foi muito boa! Pena que na discursiva você perdeu 5 pontos, porque isso vai acabar fazendo sua nota final cair um pouco… O resultado final sai dia 12 de junho!

      Que bom que o blog te ajudou, continua na luta dos estudos pois você já está no caminho certo!

  12. A vista de prova não apresentava nenhuma marca de correção. Alguém sabe se é isso mesmo?
    Nem nas questões com letra a e b marcaram a pontuação que fiz em uma e na outra.
    Isso dificulta qualquer recurso, né?
    Pois não sei de onde tiraram pontos.
    É assim mesmo?
    Beijos!

    1. Também achei isso ruim, Camila! Mas é assim mesmo, eles não mostraram o que foi corrigido e nem porque tiraram pontos de cada uma das questões.

      1. Falta de transparência e de respeito com o candidato que merece saber onde e porque foi penalizado, né?

        Mas vamos que vamos!

      2. Pois é! Ainda assim entrei com recurso na primeira questão, vamos ver o que dá!

  13. Oi Mariana, um alô de Roma. Em plenas férias chequei agora as notas do concurso e fiquei com 89,5 e 44. Vi no primeiro comentário um fórum com a lista do desempenho da galera, mas nao tenho cadastro e fazer pelo celular nao está rolando. Será que vc ou algum coleguinha aquino blog pode colocar minhas notas lá? Aproveito para dizer que é bem legal o esforço de a gente tentar entender isso juntos, já que resultado mesmo só em junho. Parabéns pelo blog!

  14. Mariana,
    Sou formada em Comunicação Social-JO e não sou atuante, trabalho em área financeira, mas gostaria de prestar concurso para minha área e para o BNDES. Li o último edital e fiquei confusa e gostaria de saber se o estudo deve ser direcionado para minha habilitação ou todas as especialidades? Como estou começando, será que você poderia indicar uma bibliografia para estudo, já que será meu primeiro concurso? Agradeço sua ajuda.

Deixe uma resposta

