Vaga para Comunicação social no Rio de Janeiro: concurso do Inea

O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) abriu vagas para o concurso público que oferece uma vaga para Comunicação Social. No edital não especifica a habilitação, então podem concorrer jornalistas, publicitários, relações públicas e radialistas!

Vejam os detalhes:

CARGO: Comunicador Social

VAGAS: uma só

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

SALÁRIO: R$ 4.229,76

INSCRIÇÕES: até dia 18 de abril, no site da FGV

VALOR: R$ 79,00

PROVAS: a primeira etapa é composta de prova escrita e a segunda etapa é a prova de títulos. A primeira etapa será realizada no dia 19 de maio, nas cidades de Macaé, Volta Redonda e Rio de Janeiro, com provas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Legislação Institucional e Conhecimentos Específicos. Os oito primeiros colocados na prova objetiva serão chamados para a avaliação de títulos.

PARA ESTUDAR:
1) LÍNGUA PORTUGUESA (20 QUESTÕES, PESO 1)
Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.

2) CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES, PESO 1)
Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais, aspectos locais e aspectos globais. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. Mundo Contemporâneo: elementos de política internacional e brasileira; cultura internacional e cultura brasileira (música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão). Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional. Noções de Direito Administrativo e Constitucional.

3) LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL (10 QUESTÕES, PESO 1)
Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio de Janeiro, Decreto-Lei n. 220/75, seu regulamento Decreto n. 2.479/79, Lei n. 6.101/11, Lei n. 5.101/2007 (Lei de Criação do INEA), Decreto n.
41.628/2009 (Regulamento do INEA).

4) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (30 QUESTÕES, PESO 2)
1. Teoria da comunicação: A questão da imparcialidade e da objetividade. Ética. Papel social da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Indústria cultural e a teoria crítica. Novas tendências da pesquisa sobre os mass media. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. 2. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. 3. Legislação em comunicação social: lei de imprensa, Código de Ética do Jornalista, regulamentação da profissão de jornalista, Constituição da República, Código Brasileiro de Telecomunicações, Código de Ética da Radiodifusão. 4. Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais e internacionais. 5. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. 6. Marketing institucional: prevenção, formação, manutenção e reação no contexto da sociedade; campanha publicitária e mala direta. 7. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. 8. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. 9. Critérios de seleção, redação e edição. 10. Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. 11. Projeto gráfico: tipologia – caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens. Diagramação e retrancagem: composição, impressão. Papel: classificação do papel, formatos do papel, papéis para impressão e formatos de publicações. Planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação. 12. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e internet. 13. Assessoria de imprensa: o papel do assessor nos órgãos públicos: funções do assessor de imprensa, veículos de comunicação internos e externos (house organ, revista, newsletter), edição de jornais, boletins e revistas institucionais. Produção de informação on-line, técnicas de intranet. Produção de releases para jornal, rádio e tevê, comunicados e notas oficiais. Produção de clippings e clipping eletrônico. Perfil da propaganda institucional e educativa. Comunicação Empresarial: conceitos de estratégia empresarial e relações da empresa com os cenários ambientes. Gestão de comunicação nas crises. Técnicas de Relações Públicas: planejamento, produção de eventos e montagem de cadastros. Noções de propaganda e marketing. 14. Novos sistemas de transmissão digital e o mercado das telecomunicações no Brasil e no exterior.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

10 opiniões sobre “Vaga para Comunicação social no Rio de Janeiro: concurso do Inea”

  1. Galera, pra vcs que são do Rio, eu pergunto: com esse salário, dá pra ter uma qualidade de vida razoável? Pergunto isso pois moro no interior de Minas, Juiz de Fora, e preciso analisar essas questões todas, né? O INEA não tem plano de saúde, segundo informações que obtive na ouvidoria do órgão… Abraços!

    1. Olha, Rodrigo, o padrão de vida qui no Rio está bem caro, principalmente moradia! Dá pra viver sim com esse salário, mas você vai ter que procurar lugares onde o preço do aluguel é um pouco mais barato, como Niterói, por exemplo, ou dividir apartamento com amigos. Caso contrário, talvez fique um pouco apertado…

  2. Olá! pela pesquisa que fiz este é o 1º concurso do INEA para Comunicação Social, certo? E por isso não encontrei uma prova anterior para este cargo do INEA. Mas, acho que é um bom caminho ver o perfil da FGV na aplicação dessas provas. Alguém já fez prova pra essa banca? como podem me ajudar? Bjs e sorte a todos!

    1. Procura no site PCI Concursos (www.pciconcursos.com.br) e baixe outras provas da FGV para os cargos de comunicação ou jornalismo. Isso já vai te ajudar a saber um pouco o perfil da banca.

    1. As provas já ocorreram, Roberta! Vou te pedir para acompanhar o blog, se possível também nas redes sociais (Face: jornalistasconcurseiros e Twitter: @jconcurseiros) para ficar por dentro das vagas que forem surgindo. Pode ser?

      Abraços e boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s