Concurso do Serpro abre duas vagas para Comunicação Social

Nem bem o ano começou e os concursos já estão bombando!!! Agora é a vez do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) que abriu um concurso público com vagas para as áreas de comunicação social (quer dizer, habilitação em Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda, o pessoal de Radialismo ficou de fora, acho válido acionar os sindicatos para ver se incluem a especialidade).

São duas vagas, sendo uma para Florianópolis/SC e uma para o Rio de Janeiro/RJ, além de formação de cadastro de reserva para Curitiba/PR. As provas, porém ocorrem em quase todas as capitais do País. Confiram os detalhes:

CARGO: 5 – Analista – Especialização: Comunicação Social (Jornalismo, RP e Publicidade)

VAGAS: duas + cadastro de reserva – Curitiba/PR (CR), Florianópolis/SC (1 vaga), Rio de Janeiro/RJ (1 vaga)

SALÁRIO: R$ 5.203,90

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: no site da Cespe entre os dias 07 e 27 de março

VALOR: R$ 95,00

PROVAS: objetiva de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Gestão Pública, Estatuto Social, Código de Ética e Informática) e Conhecimentos Específicos. As provas objetivas serão realizadas no dia 5 de maio, pela manhã, nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

Vale lembrar que as questão são do estilo Certo ou Errado, em que um item marcado incorreto anula um outro correto.

COMECE A ESTUDAR
1) Língua Portuguesa (30 questões)
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

2) Gestão Pública (5 questões)
1 Organização da Administração Pública no Brasil a partir da Constituição federal de 1998. 1.1 Administração direta e indireta: diferenças entre autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 1.2 Princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 2 Serviços públicos. 2.1 Conceito amplo e restrito de serviço público. 2.2 Classificação: serviços gerais e individuais. 2.3 Serviços delegáveis e indelegáveis. 2.4 Serviços administrativos, sociais e econômicos. 2.5 Serviços próprios e impróprios

3) Estatuto Social (5 questões)
1 Decreto nº 6.791/2009. 1.1 Natureza e finalidade. 1.2 Conselho Diretor: composição e competências. 1.3 Diretoria: composição e competências. 1.4 Conselho Fiscal: composição e competências. 1.5 Auditoria Interna. 1.6 Organização interna e do pessoal.

4) Código de Ética (5 questões)
1 Considerações. 1.1 Componentes estratégicos. 1.2 Princípios éticos. 1.3 Código de conduta empresarial.

5) Informática (5 questões)
1 Conceitos básicos de informática. 2 Sistemas Operacionais LINUX. 3 BrOffice: editores de textos (Writer) e planilhas eletrônicas (Calc). 4 Conceitos de Internet e ferramentas comerciais de navegação, de correio eletrônico, de busca e pesquisa.

6)  Conhecimentos Específicos (70 questões)
1 Teorias da comunicação. 1.1 Conceitos, paradigmas, principais teorias. 1.2 Globalização da informação. 1.3 Massificação versus segmentação dos públicos. 1.4 Interatividade na comunicação. 1.5 Novos meios de comunicação. 2 História dos meios de comunicação no mundo e no Brasil (jornalismo, rádio e TV). 3 Ética e legislação em comunicação. 3.1 Constituição da República (Título VIII, cap. V e suas alterações). 3.2 Código de ética do jornalista. 3.2 Código de ética do relações públicas. 3.3 Código brasileiro de autoregulamentação publicitária (CONAR). 4 Comunicação Pública. 4.1 Conceitos e práticas (Instrução Normativa SECOM-PR nº 5 de 6 de junho de 2011). 5 Opinião pública. 5.1 Pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. 6 Comunicação organizacional. 6.1 Composto da comunicação. 6.2 Comunicação integrada. 6.3 Comunicação interna: conceito, objetivos, canais. 6.4 Comunicação de crise. 6.5 Gestão da imagem institucional e de marca. 7 Jornalismo. 7.1 Gêneros de redação: definição e elaboração da notícia. 7.2 Reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado. 7.3 Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. 7.4 Critérios de seleção de notícia: redação, edição. 7.5 Noções de redação para telejornalismo, webjornalismo e radiojornalismo. 8 Assessoria de Imprensa. 8.1 Assessoria pública versus assessoria de empresa. 8.2 Objeto e técnicas de assessoria de imprensa. 8.3 Produtos e serviços de uma assessoria de imprensa (release, exclusiva, coletiva). 8.4 Mensuração de resultados (clipping, auditoria de imagem, sensoriamento de mídia). 8.5 Porta-vozes institucionais e media training. 9 Relações Públicas: origem, conceitos, teorias, papel do profissional. 9.1 Planejamento estratégico de comunicação. 9.2 Processo de comunicação nas organizações. 9.3 Planejamento e organização de eventos. 9.4 Conceitos básicos de cerimonial e protocolo. 10 Publicidade e Propaganda: fundamentos, conceitos e finalidade. 10.1 Planejamento de campanha publicitária (objetivos e processo de criação). 10.2 Estrutura de agências de publicidade. 10.3 Planejamento em mídia. 10.4 Redação publicitária. 10.5 Comunicação visual. 10.6 Processo gráfico: noções de técnicas de design para impressos, audiovisuais e internet. 10.7 Planejamento editorial: ilustrações, cores, visual da publicação. 11 Temas emergentes de comunicação. 11.1 Relacionamento do jornalismo, publicidade e relações públicas com as novas tecnologias de comunicação. 11.2 Conceito de hipermídia, convergências dos meios e as mídias web digitais. 11.3 Conceito e noções de gestão de portais corporativos. 11.4 Mídias sociais: estratégias de divulgação institucional e relacionamento com os públicos.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

24 opiniões sobre “Concurso do Serpro abre duas vagas para Comunicação Social”

  1. O salário base deve ter algum incremento, não? Vejo que há muitas vagas de Gestão Empresarial para Brasília (sou jornalista, mas tenho pós em marketing, então posso prestar), mas o salário não é bom o suficiente para mudar para a cidade (para quem é de fora) se não tiver algum acréscimo por formação ou outro motivo. Mas vou prestar pelo menos para treinar 🙂

    1. Na verdade esse já é o salário + gratificação. Fora isso tem outros benefícios, mas acredito que não aumentem tanto o salário…

  2. Será que se eu me inscrever para o cadastro de reserva em Curitiba, poderei fazer a prova em Brasília?
    P.S: Boa sorte no concurso do BNDES, Mariana! Seu blog foi e está sendo muito útil. Quem compartilha boas dicas como você merece muito sucesso. 🙂

    1. No edital deve ter isso mais explicado, mas se eles estão oferecendo mais locais de provas do que os locais onde há vagas é porque com certeza você pode optar pelo local de prova e pelo local para onde pretende concorrer à vaga.

  3. E aí Galera, tudo bem?

    Alguém tem como postar o gabarito definitivo da prova dos Correios de 2011. Foi elaborada pelo Cespe (que vai organizar a prova do Serpro). Eu tô treinando aqui e não tenho acesso ao gabarito definitivo, somente ao preliminar. Se ajudar, a prova é do Cargo 27- Jornalismo.

    Ah, também é uma dúvida minha caso escolha Curitiba, se poderia fazer a prova em Fortaleza,pois, pelo que li no edital, há essa possibilidade.

    Jornalistas concurseiros: nossa pauta é dedicação e aprovação!

    Obrigado!

    1. Já olhou o site da Cespe se tem o gabarito definitivo dos Correios?

      Sobre a prova da Serpro, acho que pode sim escolher um local de prova e outro diferente do cargo, até porque tem prova em outros locais onde não haverá vaga de comunicação…

      1. Mariana, é porque ao tentar consultar, pede senha e CPF do candidato. Não fiz aquela prova e aí não tem como acessar.

        Mas sem problemas, de qualquer forma vamos trocando informações…

        Rumo à vaga,seja quando for!

  4. Olá!

    Adorei o blog, muito últil. 🙂

    Sabem me informar onde posso adquirir (via internet ou no Rio de Janeiro/RJ) a apostila do concurso? E se existe uma específica para a área de comunicação?

    Boa sorte a todos!!

    1. Não vi nenhuma apostila específica para esse concurso não… Aliás, isso é muito difícil, mesmo com tantos candidatos no País interessados! Mas você que é do Rio deveria procurar o Curso Radix (www.cursoradix.com.br), pois eles têm aulas presenciais específicas para concursos na nossa área. E são muito boas!

  5. Mariana,

    o que você poderia dar de dica sobre ter “registro de classe”? Eu sou formado desde 2005, mas nunca me registrei, e notei que o edital pede isso.
    Abs.

  6. Oi Mariana!
    Vc saberia me dizer onde posso encontrar material para estudar gestão pública, estatuto social e informática (programas linux)?
    Se tiver dicas sobre as outras matérias serão bem-vindas também. É a primeira vez que presto um concurso.
    Muito obrigada de qq modo.

    1. Vou tentar dar uma pesquisada, mas a princípio não tenho nenhum material específico para te indicar… Pesquisando na internet talvez vc ache algo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s