Vagas no IFSC

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para o concurso público que oferece três vagas para Comunicação Social, sendo duas para a área de Jornalismo e uma para Relações Públicas.  Uma vaga de Jornalismo e a de RP são para Floripa e a outra vaga de Jornalismo é para Joinville.

O que eu achei um pouco pesado é a parte de Conhecimentos Gerais e Legislação, mas carnaval está aí para começar os estudos, né?

Confiram os detalhes:

CARGO: Técnico-Administrativo Jornalista e Relações Púbicas

VAGAS: 2 para Jornalismo (Florianópolis e Joinville) e 1 para Relações Públicas (Florianópolis)

SALÁRIO: R$ 3.511,77 (salário + auxílio alimentação)

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: até o dia 15 de fevereiro, no site do IFSC

VALOR: R$ 80,00

PROVAS: objetiva, a ser realizada em 17 de março, e prática, que deve ocorrer entre os dias 15 e 21 de abril. A prova prática consistirá no desenvolvimento de atividades inerentes ao cargo para o qual o candidato concorre. Seguem abaixo os critérios de avaliação da prova prática que podem dar mais ou menos a ideia de como pode ser a prova (acredito que pedirão para fazer um release, darão um caso e perguntarão como você agiria como assessor, ou algo assim).

CRITÉRIOS DE AVALIACAO DA PROVA PRÁTICA PARA JORNALISTA
1 – Apresenta postura profissional diante dos entrevistados (10 pontos)
2 – Tem conhecimento sobre a técnica de entrevista e escrita jornalística. (10 pontos)
3 – Tem conhecimentos da atuação de um assessor de imprensa (10 pontos)
4 – Apresenta solução criativa para o problema proposto (20 pontos)
5 – Tem conhecimento dos programas computacionais utilizados (10 pontos)
6 – Realiza a prova no tempo previsto (10 pontos)
7 -Tem conhecimento da norma-padrão da língua portuguesa (10 pontos)
8 – Sabe desenvolver um texto jornalístico adequado à plataforma utilizada. (20 pontos)

PARA ESTUDAR
1) Conhecimentos Gerais e Legislação (15 questões)
Lei 8.112 de 1990 e suas atualizações; Decreto 1.171, de 1994 e suas atualizações; Lei 9.394 de 1996 e suas alterações; Lei 11.892 de 2008; Lei 12.711 de 2012; Lei 8.069 de 1990; Lei 10.098 de 2000; Lei 10.436 de 2002; Lei 10.861 de 2004 ; Decreto 5.773 de 2006; Portaria Normativa MEC 40 de 2007 e que foi republicada em 2010; Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia – Publicado pelo Ministério da Educação; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) MEC/SEF/1997; Catalogo Nacional de Cursos Técnicos – publicado pelo Ministério da Educação; e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC de 26/06/2009 (publicado no site do IF-SC); história do IFSC; história da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil; Noções da teoria do relacionamento interpessoal; conceitos e navegadores de internet e intranet; sistemas operacionais; correio eletrônico; cópia de segurança; processamento e operação de sistemas operacionais e software livre; editor de textos e planilhas de cálculo; conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso; hardware: microcomputador – configurações básicas e componentes; noções gerais de operação de periféricos; Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego: NR 05 – CIPA : Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho; NR 06 – E.P.I : Equipamentos de Proteção Individual; NR 7 – PCMSO: Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional; NR 9 – PPRA: Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais; NR 17 – Ergonomia; NR 24 – Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.

2) Língua Portuguesa (5 questões)
Compreensão de texto; pontuação; concordância verbal e nominal; regência nominal e verbal; estrutura do período e da oração; emprego de tempo e modos verbais; emprego e colocação de pronomes; conotação e denotação; redação oficial e a nova reforma ortográfica.

3) Conhecimentos específicos (20 questões)

Jornalista
Conceitos de jornalismo, sua base teórica em comunicação e informação; o conceito de notícia, a objetividade e subjetividade; a linguagem jornalística e a estrutura da informação; a ética no jornalismo articulada com as práticas sociais; a informação científica nos meios de comunicação; técnicas de planejamento, reportagem, redação e edição jornalística em diferentes meios e suportes técnicos; a relação com as fontes e o público da informação; o condiciona mento econômico e político; a produção da notícia, os fatores que interferem na produção, a mediação pessoal, organizacional e profissional; a inserção no espaço-tempo e a rotina de produção; conceitos de fotografia, ferramentas de editoração digital; conceitos de comunicação institucional e seu planejamento; estratégias e ações de assessoria de imprensa; atuação em mídias sociais para relacionamento com públicos de interesse; gerenciamento de crise; cobertura de eventos; domínio da norma padrão da língua portuguesa (níveis sintático, semântico e textual); noções fundamentais de gramática para a produção de textos; abordagem de problemas comuns no uso da língua portuguesa, estilos de textos.

Relações Públicas
Eventos: conceito, abrangência, tipologia, classificação e fases; concepção, planejamento, organização e operacionalização de eventos; projetos de eventos, elaboração, implantação, acompanhamento e execução; controles para eventos: cronograma, orçamento, e afins; espaços para eventos: dimensionamento e leiaute; cerimonial, protocolo e etiqueta; normas do cerimonial público; Decreto Federal 70.274/72 e atualizações; símbolos nacionais – Lei 5.700/71; o mestre de cerimônias e o cerimonialista; uso da oratória em eventos (para atuação como mestre de cerimônias); pronomes de tratamento (segundo manual de redação da presidência da república – 2a. edição revista e atualizada, Brasília, 2002); responsabilidade socioambiental em eventos; alimentos, bebidas e serviços em eventos: tipos de serviços, montagens do salão, dimensionamento de alimentos e bebidas; serviços e produtos para eventos; planejamento das receitas, despesas, orçamentos e fluxo de caixa; fontes potenciais de recursos e formas de captação; terminologia técnica; instrumentos de controle; marketing de eventos: comunicação. publicidade, propaganda, relações públicas; relacionamento com a imprensa e assessoria de imprensa; media training; cidadania e relações públicas; comunicação em situação de crise; planejamento de relações públicas; comunicação integrada; instrumentos e/ou técnicas de comunicação; comunicação dirigida; públicos em relações públicas; novas tecnologias de comunicação aplicadas às relações públicas; mídias sociais, marketing interno; ética.

LEIA O EDITAL COMPLETO

12 opiniões sobre “Vagas no IFSC”

  1. Olá! A organizadora deste concurso é a Comissão Organizadora Central do Concurso Público 2013. Este órgão é ligado ao IFSC? Li a informação na disposição 2.1 do Edital.

  2. Mari, tem certeza que a carga horária é essa? Já fui servidora do IF e, pelo que sei, a lei aponta 20 horas semanais, o que eu cumpria quando estava lá.
    A legislação sofreu alteração? Estranho…

    1. Eles divulgaram uma retificação no edital referindo-se a uma Portaria publicada no final do ano passado, acho que ela deve ter alterado a carga horária…

    1. Apostilas específicas da nossa área são muito difíceis em concurso, infelizmente! Mas vou te indicar alguns cursos online que podem te ajudar nos estudos:

      Curso Radix – o único curso presencial com aulas específicas, no entanto fica no Rio de Janeiro. Eles são feras! Para quem não é do Rio, eles oferecem algumas aulas de ensino à distância que são muito boas, dá uma olhada no site deles: http://www.cursoradix.com.br.

      Até Passar – Tem umas videoaulas de Comunicação Empresarial do Até Passar, na verdade é um curso voltado para administradores que tem essa matéria de comunicação e ajuda muito nos nossos concursos (https://atepassar.com/loja/cursos/7691,preparatorio-fms-teresina-pi-administrador/?p=JQFMKS).

      Iscom – Eles têm o de Assessoria de Imprensa (http://iscom.com.br/cursos-online/assessoria-de-imprensa/) e Comunicação Pública (http://iscom.com.br/cursos-online/cp/). Não são cursos intencionalmente voltados para o prepraro de concursos, no entanto, são bem completos e abordam muitas questões que caem em prova. Usando o código mm50 você ainda tem 50% de desconto!

  3. Olá, gostaria de saber qual a função de um jornalista que trabalha na VALEC… estou prestando vestibular para Jornalismo, seria interessante saber. Obrigada

  4. Ana, eu fiz 26 pts p o cargo de Jornalista. Achei a prova difícil. Refiz a prova anterior (2012), para o mesmo cargo e elaborada tb pelo IFSC. Mas a desse ano estava bem mais elaborada e complexa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s