Use a internet para te ajudar nos estudos*

Quem vai prestar concurso já sabe: é preciso estar antenado com as questões do mundo que nos cerca. Assistir a noticiários, ler jornais e ficar por dentro de tudo o que acontece (ou pelo menos boa parte) pode ser um fator fundamental e decisivo no resultado da sua prova.

Muitas vezes, quando pensamos em nos concentrar para estudar, optamos por deixar as redes sociais de lado, já que elas podem tirar o foco e acabar nos distraindo com outros assuntos que podem parecer mais interessantes – afinal, são sempre várias notificações e solicitações.

O que poucos pensam é que as redes sociais podem ser, também, um importante aliado na hora de se concentrar e se preparar para as provas. Através do Facebook ou do Twitter, é possível assinar canais de informação importantes, como grandes portais de notícia e jornais e revistas do mundo inteiro, e receber, quase que em tempo real, atualizações das notícias deles.

No caso específico do Facebook, uma ferramenta muito útil é o botão de “Receber notificações”, que todas as páginas possuem. Ativando a ferramenta, todas as atualizações da página chegarão até você – e aí não dá pra dizer que não viu aquela notícia super importante!

Outra ferramenta incrível é o Google Alerts. Nela, você cadastra uma palavra-chave e recebe um email informando tudo o que aparece na internet sobre aquele assunto. Para utilizar, basta ter uma conta do GMail.

Esses serviços, gratuitos, são uma mão na roda na preparação para os concursos, uma vez que as questões de conhecimentos gerais são muito importantes nas provas.

Além disso, é importante que o profissional da Comunicação Social esteja sempre de olho nas novas tecnologias que afetam o setor. Assim, saber utilizar bem as mídias sociais a seu favor é imprescindível para quem quer se dar bem na profissão, principalmente hoje em dia, já que a tecnologia e as redes são imprescindíveis em qualquer ramo de trabalho, mas principalmente na comunicação.
As questões de concurso geralmente englobam, além das matérias tradicionais, assuntos de conhecimentos gerais, política e comportamento. Para isso, não bastam apenas livros e apostilas. Neste caso, os meios de comunicação são as suas principais armas.

Muita gente acha que a internet é um inimigo da concentração, mas ela está tão presente em nossas vidas que é impossível fugir. Nos resta, então, fazer um bom uso da tecnologia, colocando todas estas ferramentas e conhecimentos para trabalhar a nosso favor.

E, bem, quando a cabeça estiver pedindo um descanso – merecido, aliás, você está liberado para fazer uma pausa rápida, checar como anda a vida dos seus amigos, compartilhar algum joguinho divertido e ler alguma informação mais leve. Afinal, ninguém é de ferro!

 

* Post escrito exclusivamente pelo site Questões de Concursos para o Jornalistas Concurseiros.

2 opiniões sobre “Use a internet para te ajudar nos estudos*”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s