Concurso da Telebrás

A Telebrás abriu um concurso público com oportunidade para as áreas de Comunicação e de Marketing (formação em Comunicação Social, Jornalismo, Marketing, Publicidade ou Propaganda ou Relações Públicas). A oportunidade é para Brasília-DF, mas não tem vaga imediata, é para formação de cadastro de reserva. Confira os detalhes:

CARGO: Especialista em Gestão de Telecomunicações – Ocupação: Analista Superior – Subatividade: Marketing

VAGAS: não há, é para cadastro de reserva

SALÁRIO INICIAL: R$ 5.825,11

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: até 31 de janeiro no site da Cespe

VALOR: R$ 90,00

PROVAS: objetivas de Conhecimentos Básicos (50 questões) e Conhecimentos Específicos (70 questões), a serem realizadas em  17 de março + prova de títulos

1) LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

2) LÍNGUA INGLESA: 1 Compreensão de texto escrito em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

3) LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRO: 1 Lei nº 9.472/1997 e suas alterações (Lei Geral das Telecomunicações). 2 Regimento Interno da TELEBRAS. 3 Estatuto social da TELEBRAS. 4 Regulamento de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM).

4) LICITAÇÕES E CONTRATOS: 1 Modalidades de licitação, dispensa e inexigibilidade. 1.1 Lei nº 8.666/1993. 2 Administração de contratos. 2.1 Características do contrato administrativo. 2.2 Formalização e fiscalização do contrato. 2.3 Aspectos orçamentários e financeiros da execução do contrato. 2.4 Sanção administrativa. 2.5 Equilíbrio econômico-financeiro. 2.6 Garantia contratual. 2.7 Alteração do objeto — acréscimos e supressões. 2.8 Prorrogação do prazo de vigência e de execução. 2.9 Contratos de terceirização — cautelas em relação à responsabilidade trabalhista.

5) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: MARKETING: 1 Conceitos básicos. 2 Criando valor para o cliente. 3 Marketing de relacionamento. 4 Novas tendências de mercado. 5 Administração de marketing. 6 Planejamento de marketing. 7 O ambiente de marketing e vendas. 8 Análise do mercado, da concorrência e do consumidor. 9 Pesquisa de mercado. 10 Segmentação e posicionamento. RELAÇÕES PÚBLICAS: 1 Teoria da comunicação: principais escolas e pensadores. 2 Técnicas de relações públicas. 2.1 Conceitos básicos, natureza e funções estratégica. 2.2 Evolução histórica no mundo e no Brasil. 2.3 Públicos em relações públicas. 2.4 Processo de planejamento em relações públicas. 2.5 Principais técnicas e instrumentos utilizados em relações públicas. 2.6 Organização de eventos e romoção institucional. 2.7 Cerimonial e protocolo. 3 Imagem empresarial e comunicação integrada. 3.1 Identidade institucional. 3.2 Questões públicas e relações públicas. 3.3 Administração de crises. 3.4 Relações com o governo. 3.5 Lobby. 3.6 Relações com a imprensa. 3.7 A notícia como estratégia de promoção da imagem empresarial. 3.8 Planejamento da comunicação integrada. 3.9 Imprensa, relações públicas e publicidade em comunicação empresarial. 4 Comunicação com o mercado. 4.1 Marketing. 4.2 Comunicação no composto de marketing. 4.3 Relações públicas e marketing. 4.4 Comunicação na era do consumidor. 4.5 Público-alvo. 4.6 Sistemas de atendimento ao público. 4.7 Código de Defesa do Consumidor. 4.8 Ombudsman. 4.9 Comunicação dirigida. 5 Opinião pública. 5.1 Conceitos básicos e objetivos. 5.2 Comunicação, democracia e desenvolvimento. 5.3 Interesse público e interesse privado. 5.4 Tipos e técnicas de pesquisas de opinião. 5.5 Instrumentos de controle e avaliação de resultados. 5.6 Amostra, questionários e tipos de entrevistas. 6 Relações públicas nas organizações modernas. 6.1 Legislação e ética em relações públicas. 6.2 O papel do profissional de comunicação. 6.3 Cultura organizacional e relações públicas. 6.4 Relações com os empregados. 6.5 Comunicação em recursos humanos. 6.6 Comunicação interna. 6.7 Relações com a comunidade. 6.8 Empresa e a responsabilidade social. 7 Relações humanas. 8 Técnicas de negociação e tomada de decisão.

LEIA O EDITAL COMPLETO

10 opiniões sobre “Concurso da Telebrás”

    1. No edital diz que “No momento da inscrição, o candidato deverá optar pelo cargo/ocupação/subatividade/localidade de vaga a que deseja concorrer e por uma cidade de realização de provas“. Para mim só não ficou claro se para o cargo de Marketing só haverá prova em Brasília, que é para onde está sendo oferecida a oportunidade, ou se poderá ter prova onde também tem vaga para outros cargos como Belém/PA, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.

      Seria bom tirar essa dúvida com a organizadora.

  1. Mariana, vim aqui lhe agradecer pela ótima contribuição que você dá aos jornalistas concurseiros através do seu site. Acabei de ser convocada para trabalhar na EBC, a cujo edital tive acesso através do blog, em 2011. Sua experiência me incentivou a estudar e hoje consegui a sonhada aprovação. Um grande obrigada e continue assim! Sucesso!

    1. Fico muito feliz por você, Graziella! Desde já faço um convite: você gostaria de escrever um depoimento aqui no blog falando dessa sua experiência? Isso seria muito legal para animar outros jornalistas concurseiros que ainda estão na luta pela tão sonhada aprovação… Se tiver interesse, manda um e-mail pra mim jornalistas.concurseiros@yahoo.com.br que eu te explico direitinho!

  2. No conteúdo, marketing é para quem é formado em marketing ou pp, rel para quem é formado em rel? ou é toda matéria de marketing e rel para ambas graduações??? desde já, agradeço pela atenção!!!

    1. Todas as matérias são para todas as graduações. É uma vaga que pode ser concorrida por pessoas das três áreas e por isso cai assuntos relacionados às três áreas!

  3. Oi Mariana!
    Gostaria de saber sua opinião acerca de concursos como este em que existe análise de títulos. Acha que para aqueles que só possuem o ensino superior fica muito difícil?

    Obrigada!
    Parabéns pelo blog!

    1. Na verdade o principal é ir bem na prova! Tem muita gente com mestrado, doutorado que se dá mal na prova, ai o título vai mudar pouca coisa na colocação dele…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s