Concurso com vaga para comunicação social em Florianópolis-SC

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Cantarina) está com inscrições abertas para o concurso público que oferece uma vaga para as áreas de comunicação social. O piso salarial é de R$ 4.965,75, mas nos primeiros 12 meses o aprovado recebe 60% desse valor, do 13º mês até o 24º recebe 80% e a partir do 25º recebe 100%. Estranho isso, né? Nunca tinha visto… De toda forma, o salário inicial é de R$ 2979,45. A vaga é para trabalhar em Florianópolis.

Vamos aos detalhes desse concurso:

CARGO:  Analista de Nível Superior – Comunicação Social

VAGAS: uma (para todas as áreas de comunicação)

SALÁRIO: R$ 4.965,75 (após 2 anos de efetivação) + vale refeição/alimentação de R$ 660,00.

INSCRIÇÕES: até dia 21 de janeiro no site da Celesc

VALOR: R$ 90,00

PROVAS: 03 de fevereiro

PARA ESTUDAR
1) PORTUGUÊS (5 questões)
Fonemas. Grafemas. Dígrafos. Encontros vocálicos e consonantais Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Reconhecimento de Classes de Palavras: Nome, Adjetivo, Artigo, Advérbio, Numeral, Pronome, Verbo, Preposição, Conjunções, Flexão Nominal e Verbal. Pronomes: colocação, uso, formas pronominais de tratamento. Concordância nominal e verbal. Emprego de tempos e modos. Vozes do verbo. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Estrutura do Vocábulo: radicais e afixos. Formação de palavras: composição e derivação. Termos da oração. Tipos de predicação. Estrutura do período: coordenação e subordinação. Nexos oracionais: valor lógico e sintático das conjunções. Sinonímia, homonímia e antonímia. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Discurso direto e indireto. Figuras de Linguagem. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: Recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões. Ponto de vista do autor.

2) TEMAS ATUAIS (5 questões)
O mundo contemporâneo: o desenvolvimento das ciências, o avanço da medicina e a cura das doenças, a revolução dos computadores e da Internet. A era da Globalização. Cultura: arquitetura, artes, cinema, literatura, música, teatro e televisão. Os países ricos, os BRIC´s e os países pobres. A questão do Oriente Médio. Ecologia: Paisagem natural e urbanismo. Meio ambiente. Fenômenos climáticos. A crise energética no Brasil e no mundo. Setor elétrico brasileiro.

3) LEGISLAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO (5 questões)
Estrutura institucional. Instituições componentes e atribuições. Regime de concessões e prestação de serviços públicos. Procedimentos de Distribuição ANEEL. Regimes de preços e tarifas dos segmentos do setor elétrico. Consumidor livre. Resolução 414/2010 da ANEEL.

4) RACIOCÍNIO LÓGICO (5 questões)
Compreensão de estruturas lógicas. Lógica de argumentação:analogias, inferências, deduções e conclusões. Diagramas lógicos. Fundamentos de matemática. Princípios de contagem e probabilidade. Arranjos e permutações. Combinações.

5) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (30 questões)
Comunicação: teorias, conceitos e paradigmas. Legislação e ética em comunicação, publicidade e propaganda. Administração e marketing institucional. Assessoria de imprensa. Comunicação dirigida. Públicos de uma instituição. Comunicação e tecnologia. A relação entre tecnologia e comunicação social. Legislação em comunicação social: Constituição da República. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Fundamentos do planejamento de campanhas de propaganda e das principais técnicas de sua elaboração e execução. Uso de elementos gráficos e suas características nos projetos de planejamento visual. Marketing de serviços. Composto de Marketing. Mix de marketing. Pesquisa de opinião e mercado. Grupos de discussão. Grupos focais. Responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade. Publicidade, propaganda e novas tecnologias. Internet e TV digital na Comunicação. Anúncios impressos e audiovisuais. Design, produção gráfica e produção audiovisual. Fases da criação do anúncio. Comunicação social e empresas públicas. Imagem institucional. Campanhas publicitárias e campanhas governamentais.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s