A referência bibliográfica dos jornalistas concurseiros!!!

Gostaria de começar esse post agradecendo aos leitores Fernando, Natália, Jéssica Martins, Lorena, Monise, Priscilla, Anderson Lima e a minha amiga Raquel, pelas sugestões de livros que nos deram e que constam logo abaixo!

Sei que demorei um pouco para colocar no ar, mas é que estava achando a melhor maneira de organizar as informações. Tentei trazer alguns dos comentários dos leitores, pois isso pode ajudá-los na hora de decidir por comprar alguns desses livros.

Lembrando que esse é um post que pode (e deve) ser sempre atualizado, portanto se tiver uma sugestão de livro que não tenha sido citado aqui, manda a dica pra gente!!!

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
* BARROS FILHO, Clóvis. Ética na Comunicação da informação ao receptor. São Paulo: Moderna, 1995.
OPINIÃO DO LEITOR: “Eu gosto muito desse livro, explica muito sobre teorias de comunicação e jornalismo. Parece que é sobre ética, mas tem muuuuuuuito de teoria”. Natália

* ARAÚJO, Ellis Regina e SOUZA, Elizete Cristina de. Obras jornalísticas: uma síntese. Brasília: Vestcon, 2007.
OPINIÃO DO LEITOR: “Faz um resumo de muitas teorias que eu pessoalmente não tinha ouvido falar na faculdade, acho legal para concurso”. Natália

* FRANÇA, Vera Veiga. pp 151-170. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e paradigmas. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

* WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 1999
OPINIÃO DO LEITOR: “Um clássico, vai mais fundo nas principais teorias”. Natália

* MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São
Paulo: Cultrix, 2005.

* PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. São Paulo: Contexto, 2008.
OPINIÃO DO LEITOR: “É bem focado no jornalismo e não em comunicação, como os outros”. Natália

HISTÓRIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
* ARAÚJO, Ellis Regina e SOUZA, Elizete Cristina de. Obras jornalísticas: uma síntese. Brasília: Vestcon, 2007.
OPINIÃO DO LEITOR: “Eu uso principalmente a parte de histórias dos MCM”.  Monise

REDAÇÃO JORNALÍSTICA
* MUNIZ, Sodré. Técnicas de Reportagem. São Paulo: Summus, 1987.
OPINIÃO DO LEITOR: “Acho importantíssimo. Tem muitas classificações para textos e reportagens”.  Natália

* LAGE, Nilson. A Reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
OPINIÃO DO LEITOR: “Leitura obrigatória na faculdade, porque o homem é considerado o papa (e um dos únicos) a estudar os aspectos da reportagem”. Mariana Mazza

* ERBOLATO, Mario L. Técnicas de Codificação em Jornalismo. 5ª edição. São Paulo: Ática, 2001.
OPINIÃO DO LEITOR: “Apresenta tipos de entrevista, critérios de importância da notícia, sistemas de fechamento de edição”. Anderson Lima

TELEJORNALISMO
* BARBEIRO, Heródoto. Manual de telejornalismo. R.J. Campus. 2003.
OPINIÃO DO LEITOR: “Está sempre nas referências dos concursos e seu sistema de tópico faz com que ele seja utilizado com frequência pelos examinadores”. Fernando

* BISTANE, Luciana; BACELLAR, Luciane. Jornalismo de TV. São Paulo: Contexto, 2006.

* BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004.

RADIOJORNALISMO
* BARBEIRO, Heródoto e LIMA, Paulo Rodolfo de “Manual de Radiojornalismo, produção, ética e internet”. Rio de janeiro. Campus, 2003.
OPINIÃO DO LEITOR: “É mais focado na prática, como deve ser o textos, os papeis do repórter, do editor-chefe, e por ai vai.” Natália

* FERRATO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a  técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.
OPINIÃO DO LEITOR: “Tem mais a ver com a história do rádio”. Natália

WEBJORNALISMO E MÍDIAS DIGITAIS
* FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2008.
OPINIÃO DO LEITOR: “Excelente para entender o início da webjornalismo no Brasil e modelos de webjornalismo”. Natália

* RAMALHO, José Antonio. Mídias sociais na prática. Elsevier, 2010.
OPINIÃO DO LEITOR: “O livro é como um guia e bem fácil de ler e entender”. Jéssica Martins

* SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Redes sociais digitais: a cognição conecti¬va do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.
OPINIÃO DO LEITOR: “Bom para entender do Twitter”. Natália

ASSESSORIA DE IMPRENSA
* DUARTE, Jorge (org). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. Atlas, 2002.
OPINIÃO DO LEITOR: “Esse livro sempre cai em concursos é muito bom para entender ferramentas e conceitos de AI”. Natália

“Vale super a pena”.  Priscilla

* KOPPLIN, Elisa, FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: Teoria e Prática. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1993.
OPINIÃO DO LEITOR: “Livro compacto, mas que contém bastantes explicações e conceituações. Gostoso de ler e barato”. Jéssica Martins

“Sempre cai nos concursos!”. Mariana Mazza

*MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa – Como se relacionar com a mídia. São Paulo: Contexto, 2007.
OPINIÃO DO LEITOR:  “Bem completo e explicativo, contem histórico e como agir em determinadas situações. É caro mas acho que vale a pena”. Jéssica Martins

* ASSAD, Nancy Alberto & PASSADORI, Reinaldo. Media training: como construir uma comunicação eficaz com a imprensa e a sociedade. São Paulo: Editora Gente, 2009.
OPINIÃO DO LEITOR: “Tem coisas sobre AI, mas é mais focado em entrevistas mesmo”. Natália

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL/ EMPRESARIAL
* PALMA, Jaures. Jornalismo empresarial. Porto Alegre: Sagra, 1994.

* REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial / Comunicação institucional. São Paulo: Summus, 1987

* KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional – Vol. I – Histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009.
OPINIÃO DO LEITOR: “A Kunsch me parece a principal autora brasileira sobre o tema, então é muito importante para entender de planejamento estratégico, fluxo de comunicação dentro das empresas, mais ligado a RP”. Natália

* KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.
OPINIÃO DO LEITOR: “Os livros dela são voltados mais pra RP que a nossa área. É interessante conhecer, principalmente quando o concurso pede conhecimento em comunicação integrada ao invés de comunicação empresarial simplesmente”. Lorena

* MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. Barueri, SP: Manole, 2009.

* TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação. Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
OPINIÃO DO LEITOR: “A linguagem é simples, o livro é bem organizado (fala de assessoria, comunicação organizacional, media training), um pouco de tudo. Ele dá exemplos que trazem a teoria pra prática. É bem interessante pra quem pretende estudar comunicação empresarial (ou organizacional)”. Lorena

“Muito citado em concursos. O livro é bom e de leitura fácil, mas é bom pegar capítulos específicos para estudar para a prova, pois tem muitas outras coisas que ele aborda e que normalmente não caem”. Mariana Mazza

MARKETING E RELAÇÕES PÚBLICAS
* KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. Prentice Hall Brasil, 2006, 12a edição. 776p.
OPINIÃO DO LEITOR: “Tem um capítulo muito bom que fala sobre RP e Marketing”. Raquel

PRODUÇÃO GRÁFICA
* SILVA, Rafael Souza. Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa
OPINIÃO DO LEITOR: “É difícil achar livros sobre o assunto, esse é bastante completo fala sobre fontes, publicação de livros, jornais, revistas”. Natália

PUBLICIDADE E PROPAGANDA
* MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí: um guia para novos anunciantes e futuros publicitários. São Paulo: Futura, 1999.

* MARTINS, Jorge Eduardo. Redação publicitária: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

Anúncios

11 opiniões sobre “A referência bibliográfica dos jornalistas concurseiros!!!”

  1. Parabéns pelo trabalho Mari! Acho que vou fazer o concurso do BNDS. Se fosse para comprar um desses livros, dentro dessas temáticas que você classificou, qual você não deixaria de comprar?

    1. Amiga!!! Esse concurso do BNDES vale a pena, mas a prova deles é bem difícil!!! Olha, para nós jornalistas acho que os seguintes livros nos ajudam em questões que são mais da área de MKT, publicidade e Comunicação Organizacional, que são áreas que dominamos pouco:

      KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional – Vol. I – Histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009.

      e

      TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação. Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

      Mas na verdade seria bom ter pelo menos um livro de cada assunto, né? De toda forma, para começar aconselho pelo menos um desses dois. Eu tenho o do Torquato.

  2. Olá, bom dia!

    Achei muito boa a bibliografia acima, mas será que você teria links de apostilas de Informática??

    Obrigada.

    Abraços

  3. Olá Mariana,

    Td bem?

    Gostaria de saber uma coisa: se seguir o meu estudo baseado em pelo menos um livro de cada assunto que aqui foi postado, terei um bom embasamento para encarar os concursos na área de comunicação social ?

    Agradeço a atenção.

    Abraços,

    Ricardo

    1. Não necessariamente, Ricardo. Por exemplo, tem concursos que cobram as ideias de Gaudêncio Torquato e a de Margarida Kunsch no tema Comunicação Organizacional. Tem autores que sempre ou quase sempre são cobrados, mas depende principalmente da organizadora. Mas começando tendo pelo menos um livro de cada assunto já ajuda a guiar seus estudos.

  4. Olá Mariana,
    Admiro muito o seu trabalho neste site, gostei muito das referencias que aqui foram postadas. pretendo ingressar na universidade para o curso de Comunicação Social, e gostaria de saber referencias bibliográficas para mim que ainda curso o Ensino Médio, para despertar e ficar mais por dentro do curso -JORNALISMO. se poder me ajudar. !?
    Desde já agradeço pela atenção.
    Abraço,
    Charles 16 anos.

    1. Oi, Charles! Tudo bom? Para fazer o curso de jornalismo as faculdades seguem o estilo do vestibular, cobrando matérias como português, matemática, história, geografia… Sugiro que estude bastante essas matérias, pois o vestibular para essa área costuma ser bem concorrido!

      Esses livros que citamos aqui são assuntos que você verá na faculdade, você pode até lê-los, mas acredito que seja melhor entrar no curso e se enturmando com os assuntos… Não se preocupa com isso agora não!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s