Concurso do Senado 2: Analista Legislativo

O segundo edital lançado pelo Senado Federal oferece mais vagas específicas para comunicação. Confira:

CARGOS: Comunicação Social – Jornalista, Comunicação Social – Comunicação Social e Comunicação Social – Produtor de Multimídia, Redação e Revisão de Textos Gráficos – Redação e Revisão

VAGAS: uma vaga para cada um dos cargos de Comunicação Social e mais 3 para o cargo de Redação e Revisão

SALÁRIO: R$ 18.440,64 (Uau 2!!!)

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: de 26 de dezembro a 05 de fevereiro, no site da FGV

VALOR: R$ 190,00

PROVAS: objetivas + discursivas (redação + questão discursiva). As provas devem ser realizadas no dia  11 de março nas capitais dos 26 estados.

O QUE ESTUDAR:

1) Língua Portuguesa (20 questões)

Leitura e análise de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Interpretação: pressuposições e inferências; implícitos e subentendidos. Variedades de texto e adequação de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Ortografiaoficial. Acentuação gráfica. Redação Oficial (Manual de Redação da Presidência da República e Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal).

2) Conhecimentos Gerais (10 questões)

COMUNICAÇÃO SOCIAL: Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Cultura internacional. História do Brasil. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais – aspectos locais e aspectos globais. Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional. O cotidiano brasileiro.

REDAÇÃO E REVISÃO: Mundo Contemporâneo: elementos de política internacional e brasileira. Cultura internacional. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais, aspectos locais e aspectos globais. Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional. Noções de Direito Administrativo: conceitos, organização administrativa brasileira, poderes administrativos, administração pública, responsabilidade civil do Estado. Administração Pública direta e indireta: autarquias, fundações, entidades paraestatais. Constituição Federal: art. 1º ao 5º; 18 ao 24; 37 ao 41; 44 ao 75. Regime Jurídico: Lei 8.112/90 e suas alterações. Lei 8.666/93 e suas alterações. Lei 9.784/99. Regimento Interno do Senado Federal e Regimento Comum.

3) Língua Inglesa (10 questões)

Estratégias de leitura: compreensão geral do texto; reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise e síntese; inferência e predição; reconhecimento do vocabulário mais frequente em textos não literários; palavras cognatas e falsos cognatos. Estratégias discursivas: tipo de texto; função e estrutura discursivas; marcadores de discurso; elementos de coesão. Aspectos gramaticais: uso de artigos definidos e indefinidos; conhecimento dos tempos e modos verbais; uso de preposições, conjunções, pronomes e modais; concordância nominal e verbal; formação e classe de palavras; relações de coordenação e subordinação; voz passiva, discurso direto e indireto.

4) Conhecimentos Específicos (40 questões)

JORNALISTA: Teoria da Comunicação. A questão da imparcialidade e da objetividade. Papel social da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. Legislação em comunicação social: Lei da imprensa, Regulamentação da profissão de jornalista.  Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais e internacionais. Comunicação Pública. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Princípios gerais da pauta. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release. Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Edição on-line. Domínio de redação e edição para publicações impressas, para jornalismo via internet e noções de redação e edição em TV e Rádio. Conhecimento das características e funcionamento de mídias sociais (Twitter, Facebook etc.). Noções de otimização de busca (Search Engine Optimization – SEO). Código de Ética do Jornalista,

COMUNICAÇÃO SOCIAL: Teoria da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Papel social da comunicação. A questão da imparcialidade e da objetividade. Comunicação pública. Opinião pública. Pesquisa de opinião: planejamento elaboração de questionário e relatório. Interatividade na comunicação. Planejamento da comunicação. Comunicação integrada. Jornal impresso e web: Estilos de entrevistas. Responsabilidade junto às fontes. Gêneros e técnica de redação jornalística. Domínio de redação e edição para publicações impressas e web. Edição on-line, recursos de interatividade, arquitetura da informação, comportamento do internauta. Rádio: critérios de seleção, redação e edição. Formatos e sua roteirização: entrevista; debate; mesa redonda. Princípios gerais da pauta. Edição de texto. Edição de programas radiofônicos. Rádio web. Transmissão ao vivo. Edição on-line. TV: critérios de seleção, redação e edição. Transmissão ao vivo: técnica e construção de reportagem. O uso de imagens dinâmicas e estáticas na notícia de TV. Planos de imagem. Relação texto/imagem na construção da notícia. Web TV. Edição on-line. Edição linear e não linear. Relações Públicas: relacionamento das organizações com seus públicos. Planos, projetos e programas de Relações Públicas. Gerenciamento de programas de Relações Públicas. Relações Públicas e responsabilidade social. Tipologia de eventos. Etapas dos eventos corporativos. Cerimonial, protocolo e etiqueta. Princípios de cerimonial público e ordem geral de precedência. Decreto 70.274/72. Marketing Institucional Planejamento da imagem institucional. Campanha publicitária. Planejamento, projeto gráfico e produção de publicações internas e externas. Tecnologias de impressão. Tecnologia e produção de mídias eletrônicas. Distribuição e divulgação de produtos audiovisuais. Mídias sociais: conhecimento das características e funcionamento das mídias sociais. Redação para mídias sociais. Legislação profissional em comunicação social. Ética profissional.

PRODUTOR DE MULTIMÍDIA: Comunicação e tecnologia: globalização da comunicação e seus novos paradigmas. A relação entre tecnologia e comunicação social: o uso da tecnologia como instrumento de democratização da comunicação e transparência dos poderes públicos. Governo eletrônico, acessibilidade e governança digital. A comunicação global e as perspectivas para o século XXI. Massificação versus segmentação dos públicos. Novas Tecnologias de Comunicação. Mídias web e digitais. Mídias sociais (wikis, blogs, podcasts etc). Características do discurso nos diferentes meios de comunicação. Jornalismo digital. O conceito de fluxo de informação. Informação online e exclusão digital. Conceito de portal e sua relação estratégica com as empresas jornalísticas. Conceitos e técnicas de usabilidade, empacotamento, personalização e hyperlink no jornalismo para a Internet. O texto para Internet. Construção de páginas em HTML, ASP, APSX e PHP. Prática dos programas MS Office, Internet Explorer, Outlook e Outlook Express. Hardware multimídia. Processo de produção digital. Restrições do processo digital para cada mídia. Hipermídia e hipertextos. Documento digital. Especificidades dos meios impressos, eletrônicos e digitais. Conhecimentos de compressão de produtos jornalísticos em áudio, vídeo, foto e demais mídias para transmissão via Internet. Formatos e normas de representação. Transmissão de arquivos e protocolos. Conhecimentos de programas de texto, editoração eletrônica e Internet. Impacto das novas tecnologias no desenvolvimento do design gráfico. Técnicas de artes gráficas para Internet e uso das principais ferramentas utilizadas em web design, notadamente do pacote Adobe Pro: Dream Weaver, Photoshop, Visual Studio. Linguagem audiovisual. Comunicação interativa. Manipulação de arquivos digitais de áudio, vídeo e fotografia. Produção de animação. Noções de programação e desenvolvimento web. Planejamento e execução de projetos comunicacionais que envolvam mídias digitais. Informação estática e informação dinâmica. Hierarquia de texto e imagem. Linguagens de Scripting e aplicações interativas. Multimídia e redes. Recuperação de informação. Multimídia baseada em conteúdo. Bases de dados multimídia. Ferramentas de autoria. Dados multimídia: tipos de dados de multimídia; modelos e padrões; representação digital de áudios. Requisitos para sistemas multimídia distribuídos: parâmetros de desempenho de redes. Caracterização do tráfego multimídia. Requisitos para transmissão de áudio e vídeo. A arquitetura Internet. Edição de materiais multimídia: tratamento de imagem fotográfica e elaboração de infográficos, edição de imagem e áudio para Internet. Compatibilização entre sistemas deinformática. Inglês técnico aplicado às mídias digitais e à informática. Ética profissional.

REDAÇÃO E REVISÃO: Noções de Linguística. Noções de teoria do signo lingüístico. Linguagem, língua e fala. Significante e significado; significação. Arbitrariedade e motivação; linearidade. Referente, referência, representação, sentido. Denotação e conotação. A teoria da enunciação e a produção do texto escrito: Enunciação e enunciado. Texto e discurso; construção e interpretação de textos. Processos de retextualização. Textualidade: coesão e coerência. Intertextualidade e polifonia. Tipos textuais. Gêneros do discurso. Linguagem e variação linguística. Tipos de variação linguística; dialetos e registros. Oralidade e escrita. Formalidade e informalidade. Norma linguística. A variação linguística no português do Brasil. A variação linguística e a construção do texto escrito. Língua e gramática: Concepções de gramática; tipos de gramática. Correção e incorreção. Propriedade e impropriedade. Língua Portuguesa (norma padrão): Grupos vocálicos. Divisão silábica. Ortografia. Acentuação gráfica. Estrutura e formação de palavras. Palavras homônimas, parônimas, cognatas e sinônimas. Propriedade vocabular. Classes de palavras – Substantivo: classificação; formação; flexão. Artigo: classificação; flexão; emprego. Adjetivo: formação; flexão; emprego. Pronomes: classificação; função; flexão; emprego. Numeral: classificação; flexão; emprego. Verbos: classificação; conjugação; formação; flexão; predicação; emprego. Advérbio: classificação; gradação; emprego. Preposição: classificação; combinação e contração; emprego. Conjunção: classificação; função; emprego. Interjeição: classificação; emprego. Estrutura da oração e do período. Frase; oração; período: classificação; construção, sintaxe. A frase e sua constituição. Oração: estrutura e termos; colocação dos termos da oração. Período: estrutura e construção; classificação; processos de formação: coordenação e subordinação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Sintaxe de colocação. Uso da crase. Pontuação. Discurso direto, indireto e indireto livre: diferenciação; transformação. Noções de Direito: Sociedade, ordem social e ordem jurídica. Sociedade e Estado. Estado: origem, formação, elementos, finalidade. Estado e Direito. Estado e Governo: democracia e representação política. Estado e Constituição. O Estado Federal. O federalismo brasileiro.

LEIA O EDITAL COMPLETO

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24 opiniões sobre “Concurso do Senado 2: Analista Legislativo”

      1. Bomba se o povo continuar dando uma de trouxa! Tem que ver que a vaga é destinada ao Senado Federal. Não devido nada que as vagas já estejam preenchidas de antemão.

  1. Será que vai surgir mais vagas durante o prazo que vale o concurso? Porque só uma é muito pouco. É muito esforço só para uma vaga…

  2. Mariana, muito legal a organização das informações feita por você. Sabe se as provas de consultor e de analista serão no mesmo horário?

  3. Parabens Mariana e ao blog WordPress – nosso futuro site. Agora sim, teremos um feliz 2012 com boas informações aos que sempre acreditaram no concurso público.

  4. Mari e demais coleguinhas, será que vocês poderiam me dar uma opinião de colegas concurseiros? Estou querendo fazer o concurso do Senado para analista legislativo, nível superior. Só que estou muito em dúvida se presto para jornalista ou processo legislativo (que admite qualquer formação superior). Pra jornalista, só uma vaguinha pra cada subárea, em compensação só jornalistas concorrendo. Processo são 40 vagas, com pessoas de todas as áreas na disputa. Eu sei que é difícil avaliar, mas me digam: qual vocês acham mais “fácil” de passar? Entre muitas aspas, claro. Me deem uma luz!! E obrigada Mari pelas informações sempre valiosas!

    1. Acho que você tem mais chances naquele cargo em que tiver mais condições de estudar! Compare os assuntos de cada dos cargos e veja a real possibilidade de estudar, analisando que assuntos você precisa apenas revisar e que outros você não sabe nem pra onde vai, que tem que começar a estudar do zero!

      Boa sorte!

  5. tenho uma dúvida: como para o cargo de jornalista e comunicação não serão cobrados conteúdos relativos às leis, regimento interno, noções de direito etc? isso não é o básico de todo concurso voltado a um órgão público como o Senado? O edital está correto mesmo ou há alguma notícia sobre isso, se o Senado ou a FGV vão mudar essa parte do edital assim como será feito com o de consultor…?

    1. Até agora não ouvi falar nada disso, Vanessa. Ache um pouco estranho, mas de concurso a gente espera tudo! Vamos acompanhar o site da FGV pra ver se publicam alguma alteração no edital.

  6. Mariana, olhei o portal da transparência no site do Senado Federal e vi algo que fiquei em dúvida. No site da FGV diz que só serão classificados os 10 nomes (já que existe uma vaga e que é multiplicado em 10x o número de vagas). Pois bem, como não souberam me responder pergunto o seguinte: no site existem hoje 13 vagas em aberto. Se são 10 vagas no máximo, mesmo “sobrando” gente classificada não serão chamados? Aguardo resposta e parabéns pelo blog…

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