Vaga para a Agência de Fomento do Amapá (AFAP)

Concurso para quem é da Região Norte! A Agência de Fomento do Amapá (AFAP) está com inscrições abertas para o concurso que tem uma vaga para Comunicação Socia. Veja as informações:

CARGO: Comunicação (para quem tem graduação em Comunicação Social ou em Jornalismo)

VAGAS: uma

SALÁRIO: R$ 1.635,00

INSCRIÇÕES: até dia 29 de dezembro, no site da Fundação Marco Zero

VALOR: R$ 90,00

PROVAS: objetivas, realizada no dia 05 de fevereiro de 2012

PARA ESTUDAR:

1) LÍNGUA PORTUGUESA
Compreensão e interpretação de textos. Denotação e conotação. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do acento indicativo da crase. Classes de palavras e suas flexões. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Colocação dos pronomes átonos. Emprego dos sinais de pontuação. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos de coordenação e subordinação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna.
CARNEIRO, A. Dias. Texto em construção: interpretação de texto. 2 ed. São Paulo: Moderna.
CUNHA, C. & CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
KURY, A. da Gama. Ortografia, pontuação, crase. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
KURY, A. da Gama. Português básico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
SACCONI, L.A. Novíssima gramática ilustrada Sacconi. 23a. ed. São Paulo: Nova Geração.

2) NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Ambiente operacional Windows (95/98/ME/2000/XP). Fundamentos do Windows, operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho, trabalho com pastas e arquivos, localização de arquivos e pastas, movimentação e cópia de arquivos e pastas e criação e exclusão de arquivos e pastas, compartilhamentos e áreas de transferência. Configurações básicas do Windows: resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano e protetor de tela; Windows Explorer. Ambiente Intranet e Internet. Conceito básico de internet e intranet e utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à internet. Principais navegadores. Ferramentas de Busca e Pesquisa.
Processador de Textos: MS Office 2003/2007/XP – Word. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Digitação. Edição de textos. Estilos. Formatação. Tabelas e tabulações. Cabeçalho e rodapés. Configuração de página. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Planilha Eletrônica: MS Office 2003/2007/XP – Excel. Conceitos básicos. Criação de documentos. Abrir e Salvar documentos. Estilos. Formatação. Fórmulas e funções. Gráficos. Corretor ortográfico. Impressão. Ícones. Atalhos de teclado. Uso dos recursos. Correio Eletrônico. Conceitos básicos. Formatos de mensagens. Transmissão e recepção de mensagens. Catálogo de endereços. Arquivos Anexados. Uso dos recursos. Ícones. Atalhos de teclado. Segurança da Informação. Cuidados relativos à segurança e sistemas antivírus.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CANTALICE, Wagner. Manual do Usuário. Brasport, 2006. COSTA, Renato da. Informática para Concursos: guia prático. Érica, 2006. DIGERATTI. 101 Dicas: Microsoft Word, Digeratti Books, 2003.
MANZANO, José Augusto N. G. & TAKA, Carlos Eduardo M., Estudo Dirigido: Microsoft Office Word 2003, Érica, 2004.
MANZANO, José Augusto N. G. Estudo Dirigido: Microsoft Office Excel 2003, Érica, 2004. SAWAYA, Márcia Regina. Dicionário de Informática e Internet: Inglês/Português, Nobel, 2003.
RAMALHO, J. A. Introdução à Informática Teoria e Prática. ED. Futura, 2003.
VELLOSO, F. C. Informática Conceitos Básicos. 6 ed. ED. Campus, 2003.
Manuais on-line do Sistema Operacional Windows.
Manuais on-line do Microsoft Word.
Manuais on-line do Microsoft Excel.
Manuais on-line do Internet Explorer 6.0 ou superior.
Manuals on-line do Outlook Express 6.0 ou superior.
Manuais on line do Office 2003.

3) MATEMÁTICA FINANCEIRA
1. Introdução; o conceito de juro; o valor do dinheiro no tempo; regimes de capitalização; fluxo de caixa de uma operação.
2. Juros Simples: fórmulas; taxas equivalentes; juro exato e juro comercial; valor nominal e valor presente; capital e montante;
3. Desconto Simples: fórmulas; desconto comercial e desconto racional; relação entre taxa de desconto e taxa de juros simples; operações com um conjunto de títulos; prazo médio de um conjunto de títulos.
4. Juros Compostos: fórmulas; períodos não inteiros; taxas equivalentes e proporcionais; produtos bancários; valor presente e nominal em juros compostos; capital e montante; compras à vista e a prazo; taxa over; capitalização contínua; taxas nominais e efetivas.
5. Estudo das taxas de juros: índice de preços; taxa acumulada; taxa real de juros; atualização monetária; inflação e deflação de valores monetários.
6. Equivalência de capitais a juros compostos: equivalência de dois capitais; valor presente de um conjunto de capitais; conjunto de capitais equivalentes; operações com debêntures.
7. Desconto composto: fórmulas; desconto comercial e desconto racional; relação entre taxa de desconto e taxa de juros compostos; operações com um conjunto de títulos; prazo médio de um conjunto de títulos.
8. Séries uniformes (anuidades): séries antecipadas, postecipadas e diferidas; séries perpétuas.
9. Séries não uniformes: séries com prestações diferentes; valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR).
10. Amortização de empréstimos: Sistema de Amortização Constante (SAC); Sistema Price (ou Francês) Sistema Americano.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
ASSAF NETO, Alexandre. Matemática financeira e suas aplicações. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2003. BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Matemática financeira com HP12C e Excel. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
CESAR, Benjamim. Matemática financeira: teoria e 840 questões. 4.ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2002; LAPONNI, Juan Carlos. Matemática financeira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemática financeira: objetiva e aplicada. 7.ed. São Paulo: Saraiva, 2004;

4) ATUALIDADES
Poder das finanças, crise econômica e movimentos de protesto; processos de democratização no cenário internacional; interfaces da questão ambiental com as desigualdades e controvérsias sociais; ativismo político e novas tecnologias.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
HARVEY, David. O Novo Imperialismo. Edições Loyola, São Paulo, 2004.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

5) LEGISLAÇÃO BÁSICA
Constituição e funcionamento das agências de fomento. Risco operacional. Controles internos.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
Resoluções do Banco Central do Brasil: n. 2828 de 30 de março de 2001 e suas atualizações, n. 3380 de 29 de junho de 2006 e suas atualizações, n. 2554 de 24 de setembro de 1998 e suas atualizações.

6) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Comunicação: conceito. Modelos teóricos. Mídia. Novas mídias. Jornalismo: história do Jornalismo. Teorias do Jornalismo. Produção jornalística. Fonte e Entrevista. Notícia e Reportagem. Gêneros opinativos. Jornalismo na imprensa, no rádio e na TV. Jornalismo e novas tecnologias de comunicação. Comunicação Organizacional. Assessoria de imprensa. Release. Clipping. Relacionamento com a imprensa. Públicos interno e externo. Veículos de comunicação institucional. Jornalismo e Publicidade. A notícia e o anúncio. Técnicas de redação.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
ABREU, Alzira Alves e et all. Mídia e política no brasil: jornalismo e ficção. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2003.
ANGELONI, M.T. (org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002. 215p. BUENO, Wilson da Costa. Assessoria de imprensa no Brasil: caminhos e descaminhos da relação empresa e imprensa na era do ciberespaço. São Bernardo do Campo: Comunicação & Sociedade, n. 26, p. 139-153, 1996. . Jornalísmo Científico no Brasil: aspectos teóricos e práticos. São Paulo: Comunicação Jornalística Editorial, 1998.
BUKOWITZ, W. R.; WILIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookmann, 2002.
CALDAS, Graça. Mídia, Ciência, Tecnologia e Sociedade. O papel do jornalismo científico na formação da opinião pública. São Paulo: Revista Pesquisa Fapesp, dezembro de 2000, p. 8.
CHAUI, Marilena. Simulacro e Poder: uma análise da Mídia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006. p. 5-78. DATE, C. J.. Introdução a sistemas de bancos de dados. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
DIAS, M.M.K; Belluzzo, R.C.B.B. Gestão da Informação em Ciências e Tecnologia sob a ótica do cliente. Bauru: Edusc, 2003.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 2008.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: EDUSC, 2001. ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MATTOS, Sérgio. A televisão no Brasil: 50 anos de história (1950-2000). Salvador: Ianamá/ Editora PAS, 2000.

LEIA O EDITAL COMPLETO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s