Concurso da Universidade Federal de Uberlândia

Tem uma vaga para jornalista no concurso da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais. Confira:

CARGO: Jornalista

VAGAS: uma só

SALÁRIO: R$2.989,33

CARGA HORÁRIA: 25 horas semanais

INSCRIÇÕES: até o dia 15 de dezembro, no site da UFU

VALOR: R$ 70,00

PROVA: objetiva que será realizada no dia 22 de janeiro de 2012

COMECE A ESTUDAR!

– LÍNGUA PORTUGUESA (10 questões, peso 2)

Será avaliada a capacidade de o candidato:
Ler, compreender e interpretar textos diversos de diferentes gêneros,redigidos em Língua Portuguesa e produzidos em situações diferentes e sobre temas diferentes. Argumentar e justificar opiniões. Extrair informações não explicitadas, apoiando-se em deduções. Identificar elementos que permitam extrair conclusões não explicitadas no texto. Integrar e sintetizar informações. Identificar elementos que permitam relacionar o texto lido a outro texto ou a outra parte do mesmo texto. Identificar informações pontuais no texto. Identificar e corrigir,em um texto dado,determinadas inadequações em relação à língua padrão. Inferir o sentido de palavras a partir do contexto. Identificar objetivos discursivos do texto (informar ou defender uma opinião, estabelecer contato, promover polêmica, humor, etc.). Identificar as diferentes partes constitutivas de um texto. Reconhecer e identificar a estrutura dos gêneros oficiais. Estabelecer relações entre os diversos segmentos do próprio texto e entre textos diferentes. Estabelecer articulação entre informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto, para dar conta de ambiguidades, ironias e opiniões do autor. Reconhecer marcas linguísticas necessárias à compreensão do texto (mecanismos anafóricos e dêiticos, operadores lógicos e argumentativos, marcadores de sequenciação do texto, marcadores temporais, formas de indeterminação do agente). Reconhecer e avaliar, em textos dados, as classes de palavras como mecanismos de coesão e coerência textual. Reconhecer os recursos linguísticos que concorrem para o emprego da língua em diferentes funções, especialmente no que se refere ao uso dos pronomes, dos modos e tempos verbais e ao uso das vozes verbais. Reconhecer a importância da organização gráfica e diagramação para a coesão e coerência de um texto. Identificar e empregar recursos linguísticos próprios da língua escrita formal: pontuação, ortografia, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, colocação pronominal, estruturação de orações e períodos.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
CUNHA, C. F. & CINTRA, L. F. Nova gramática do português contemporâneo. 5ª ed., RJ: Lexikon, 2008.
MEDEIROS, João Bosco. 20ª ed., Correspondência – Técnicas de Comunicação Criativa. SP: Atlas, 2010.
PLATÃO e FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. 5ª ed., São Paulo: Ática, 2006.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação – uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 2ª ed., São Paulo: Cortez, 2005.
Manual de Redação da Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/index.htm

– NOÇÕES DE INFORMÁTICA (7 questões, peso 1)

MS-Windows XP: login, logoff, mudança senha, bloqueio desktop, shutdown, conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação como conjunto de aplicativos MS-Office2007. MS-Word 2007: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas,
impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2007: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-Power Point 2007: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird), preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox), conceitos de URL, links, sites, busca e pesquisa.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
CARVALHO, João Antonio. Noções de Informática para Concursos. Editora Campus.
CAPRON, H. L. e JOHNSON, J. A. Introdução à Informática. 2004, 8ªedição, ISBN-13:9788587918888, ISBN-10:8587918885.
CASTILHO, Elaine Bellinomini; SURIANI, Rogério Massar. Windows XP 14. Ed. São Paulo: Ed.SENAC,2008–ISBN9788573595796
RUAS, Jorge. Informática para Concursos. Editora Campus, 5ª Edição, 2008.
VELLOSO, F. C. Informática – Conceitos Básicos. 7 ed. Ed. Campus, 2004.
MANZANO, J. A.N.G. (Org) Open Office. São Paulo: Érica, 2003.
PREPPERNAU, J.; LAMBERT, S.; COX, J.; FRYE, C.; LAMBERT, M. J. III. Microsoft Office System 2007 – Passo a Passo. Porto Alegre: Artmed, 2008.
RAMALHO, J. A. A. Introdução à Informática – Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Berkeley,2001.
FRANÇA, Jadiel. Informática para Concursos. Editora Ciência Moderna, 2006.
Webgrafia: http://office.microsoft.com/pt-br/default.aspx.
Webgrafia: Suporte ao Firefox–Mozilla, http://support.mozilla.com/pt-PT/kb/Article+list

– REGIME JURÍDICO ÚNICO (6 questões, peso 1)

Lei Nº 8.112 – de 11 de dezembro de 1990:
Título II- Do provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição.
Título III- Dos direitos e vantagens.
Título IV– Do regime disciplinar.
Título V- Do processo administrativo disciplinar.
Título VI- Da seguridade social do servidor.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
Lei Nº 8.112 – de11 de dezembro de 1990 – com as devidas atualizações.

– RACIOCÍNIO LÓGICO (7 questões, peso 1)

Lógica e raciocínio lógico. Proposições simples e compostas. Tabelas verdade equivalências. Operações lógicas sobre proposições. Tautologias e contradições. Equivalência lógica e implicação lógica. Argumentos. Validade de argumentos. Analogias. Argumentos dedutivos e indutivos. Sentenças abertas. Silogismo.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ALENCAR FLHO, Edgard de. Iniciação à lógica matemática. 18ª ed. São Paulo: Livraria Nobel S. A., 2008.
COSTA, Newton C. A. da. Ensaio sobre os Fundamentos da Lógica. São Paulo: Hucitec, 1994.
MORTARI, Cezar A. Introdução à Lógica. Editora da UNESP, 2001.
NAHRA, Cinara; WEBER, Ivan H. Através da lógica. 4ªed.Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, A. J. F. de. Lógica e aritmética. Brasília: Editora UnB, 2004.
SÉRATES, J. Raciocínio lógico: lógico matemático, lógico quantitativo, lógico numérico, lógico analítico, lógico crítico. 5ª ed. Brasília: Gráfica e Editora Olímpica Ltda.,1997.
SOARES, Edvaldo. Fundamentos de Lógica – Elementos de Lógica Formal e Teoria da Argumentação. São Paulo: Atlas S.A, 2003.

– CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20 questões, peso 3)

Não foi informado, mas pela descrição do cargo, dá para saber mais ou menos o que deve cair: Apurar, pautar, reportar, redigir e editar notícias e noticiários; coletar e checar informações por meio de leitura, pesquisa, entrevista e outros recursos de apuração jornalística; propor e elaborar pautas; redigir textos jornalísticos e releases; apresentar notícias e noticiários; planejar coberturas jornalísticas; recolher, redigir, registrar, através de imagens e de sons, interpretar e fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio e internet; organizar material jornalístico publicado pela imprensa sobre a Instituição (clipping); prestar serviço de assessoria de imprensa. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

LEIA O EDITAL COMPLETO

3 opiniões sobre “Concurso da Universidade Federal de Uberlândia”

  1. Se eu não quisesse taaaaaaanto morar em Brasília, ia fazer o concurso da UFU, Uberlândia é uma ótima cidade!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s