Cadastro de reserva em concurso de Porto Alegre

O concurso da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) está aberto e tem oportunidade para jornalistas em Porto Alegre. Mas o problema é que a vaga não é imediata, é para formação de cadastro de reserva… Para quem interessar, aí vão as informações:

CARGO: Técnico de Nível Superior: Jornalista

VAGAS: cadastro de reserva

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

SALÁRIO: R$ 2.754,18

INSCRIÇÕES: até o dia 5 de dezembro no site da FDRH

VALOR: R$ 121,70

PROVAS: a data será publicada no prazo mínimo de oito dias antes.

COMECE A ESTUDAR

– LÍNGUA PORTUGUESA (10 questões, valendo 2,o cada)

Interpretação de textos. Informações literais e inferências. Pressupostos e subentendidos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Recursos de coesão. Variedades de textos e adequação de linguagem. Ponto de vista do autor. Tipologia textual. Vocabulário. Significado contextual de palavras e expressões. Variedades linguísticas. Sinonímia contextual. Homonímia. Polissemia. Formação e estruturação de palavras. Valores de prefixos, radicais e sufixos. Famílias etimológicas. Classes e categorias gramaticais. Usos e principais valores associados a cada classe. Sistema de flexão verbal. Valores dos tempos e dos modos verbais. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação e sua relação com a estruturação sintática. Subordinação e coordenação. Compreensão da natureza das relações de subordinação e coordenação. Transformação e equivalência de estruturas: ordem direta e indireta, discurso direto e indireto, vozes verbais etc. Paralelismo sintático e semântico. Partículas de transição e palavras de referência. Ortografia e acentuação, principais dificuldades da língua portuguesa (melhor e mais bem, há a à, grafia dos porquês, etc).

Bibliografia:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa – com a nova ortografia. São Paulo: Objetiva, 2009.
KÖECH, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti & PAVANI, Cinara Ferreira. Prática textual: atividades de leitura e escrita. Petrópolis: Vozes, 2006.
MARTINS, Dileta Silveira & ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, 2009.
PLATÃO, Francisco S.; FIORIN, José Luiz. Lições de Texto: leitura e redação. São Paulo: Àtica, 2005.

– LEGISLAÇÃO (10 questões, valendo 2,o cada)

Constituição da República Federativa do Brasil: Título I – Dos Princípios Fundamentais (artigos 1 a 4); Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais (artigos 5 a 17); Título III – Da Organização do Estado (artigos 18 a 43); Título IV – Da Organização dos Poderes (artigos 44 a 135); Título VI – Da Tributação e do Orçamento (artigos 145 a 169); Título VII – Da Ordem Econômica e Financeira (artigos 170 a 192); Título VIII – Da Ordem Social (artigos 193 a 232). Constituição Estadual: artigos 1º a 267. Estatuto da FGTAS (Decreto Estadual nº 34.322, de 12/05/1992). Regimento da FGTAS (Decreto Estadual nº 47.302, de 18/06/2010). Legislação do Artesanato (Lei nº 13.516, 13/09/2010 e Lei nº 13.518, 13/09/2010)

Bibliografia:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, com alterações das Emendas Constitucionais publicadas até julho de 2011.
LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
RIO GRANDE DO SUL. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, promulgada em 03 de outubro de 1989, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais de nº 1, de 1991, a 58, de 2010.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto N° 34.322, de 12/05/1992. Estatuto da FGTAS.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto N° 47.302, de 18/06/2010. Regimento da FGTAS.
RIO GRANDE DO SUL. LEI Nº 13.516, de 13/09/2010. Cria a Ação Estadual de Valorização do Artesanato no Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.
RIO GRANDE DO SUL. LEI Nº 13.518, de 13/09/2010. Institui o Programa Gaúcho de Artesanato – PGA, cria o Comitê Gaúcho de Artesanato – CGA e dá outras providências.

– INFORMÁTICA (10 questões, valendo 2,o cada)

Hardware: Conceito; dispositivos de entrada e saída; processadores; dispositivos de armazenamento; memória. Software: Conceito; softwares básico, utilitário e aplicativo. Windows 7: Características; painel de controle; áreas de trabalho e transferência; aplicativos e utilitários, incluindo os dedicados para o uso da internet e seus serviços; recursos de manipulação de pastas e arquivos (Windows Explorer). Internet Explorer 9: Navegação; guias e janelas; feeds, histórico e favoritos; ferramentas. Editor de textos Microsoft Word 2010: Características; barras de menu e ferramentas; edição e formatação do documento envolvendo caracteres, parágrafos, cabeçalhos, rodapés e estilos; correção ortográfica; localização e substituição de texto; recursos de impressão do documento. Planilha Eletrônica Microsoft Excel 2010: Características; barras de menu e ferramentas; edição e formatação (padrão, personalizada e condicional) das células; fórmulas; funções; validação e apresentação dos dados nas células; gráficos; filtros; recursos de impressão da planilha; uso de diversas planilhas.

Bibliografia:
HOLCOMBE, Jane; HOLCOMBE, Charles. Dominando os sistemas operacionais. Rio de Janeiro: Osborne McGraw Hill, 2003.
LANCHARRO, Eduardo Alcalde; LOPEZ, Miguel Garcia; FERNANDEZ, Salvador Penuelas . Informática Básica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.
MARÇULA, Marcelo; BENINI FILHO, Pio Armando. Informática: Conceitos e Aplicações. 3. ed. São Paulo: Érica, 2010.
http://office.microsoft.com/pt-br/training/
http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/help

– CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10 questões, valendo 2,o cada)

As práticas em assessoria de comunicação e em assessoria de imprensa. A linguagem jornalística: especificidades de cada meio. Notícia e release: conceitos e práticas. Fotojornalismo. Planejamento em assessoria de imprensa. Coberturas jornalísticas e organização de eventos.

Bibliografia:
DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. São Paulo: Atlas, 2010.
FERRARETO, Elisa & FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2009.
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.
LAGE, Nilson. Linguagem jornalística. São Paulo: Ática, 2007.
OLIVEIRA, Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. A apuração da notícia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Leia o EDITAL COMPLETO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s