Prova da Aeronáutica: primeiras impressões

Hoje foi dia de prova do concurso de Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT) da Aeronáutica. Gostei bastante da organização, antes tinha achado meio chato chegar e demorar uma hora para começar a prova, mas foi tempo suficiente para eles explicarem cada um dos pontos do que podia ou não na prova, entregar os cartões, pegarem as digitais… Assim deu para começar a prova mais tranquilo e aproveitar melhor o tempo.

Aliás, falando em tempo, por causa da redação acabei achando o tempo de 4 horas meio apertado (apesar que tinha mais 20 minutos finais para a cópia do gabarito). Para mim acabou ficando corrido!

Mas vamos ao que interesse: a análise das provas!

REDAÇÃO

O tema foi fácil, mas eu pessoalmente demorei muito para escrever o texto final da redação exatamente porque não queria fazer algo que caísse no senso comum… Bem, na verdade (não riam, por favor) escrevi três vezes o texto! No entanto, gostei do resultado final, espero que a banca também goste… O ruim é que isso acabou atrapalhando uma melhor dedicação à prova objetiva.

LINGUA PORTUGUESA

Tenho notado que as provas dos concursos ultimamente tem caído bastante coisa de gramática, mais que intelecção de texto, o que torna a prova mais difícil. Ainda assim, gostei mais da parte de gramática, mesmo sendo mais coisinhas decorebas…

ESPECÍFICAS

Caiu muita coisa de assessoria de imprensa, gerenciamento de crise, jornalismo online, telejornalismo, todos assuntos  do nosso dia a dia de jornalistas. Gostei bastante da prova!

O gabarito preliminar só dia 29, haja ansiedade!

E vocês, o que acharam da prova? Comentem!

41 opiniões sobre “Prova da Aeronáutica: primeiras impressões”

    1. Verdade, Lucas! O tema foi “É preciso viver uma nova mentalidade para equalizar os problemas ambientais e preservar a natureza, para que se possa viver de forma harmoniosa, no mundo atual.”

  1. Bom dia!!
    Realizei a prova nntem também.
    Em relação a organização, nota 10!
    Todo cuidado é pouco.
    Em minha sala, pude perceber algumas pessoas debochando das regras, que não foram poucas, mas questionei (em mente, óbvio!!) como assim?? Pessoas prestes a se tornarem militares e ridicularizando regras?? É bom se acostumarem!! rsrs
    Então, em relação a prova, como fiz para Psicologia Clínica, não tive que fazer Redação, contudo acredito que minha prova tenha tido mais questões (80).
    A sua continha quantas??
    Achei a prova fácil, fiquei bastante animada… mas quando sai da prova, percebi que todos achavam a mesma coisa, então….rsrsrs
    Bom, já pesquisei as respostas na internet e em livros e pelo que vi, errei 4 questões. Tomada que fique por aí!!
    Estou ansiosa para o gabarito!! Só daqui a uma semana!! aiai…
    Boa sorte para todos!! Inclusive para mim 😉

    1. Oi, Gabriela! Para jornalismo foram 60 questões: 20 de português e 40 de específicas.

      Para quem achou ruim as regras, jnão pelo fato de ser um concurso militar, mas seguiu o que a maioria dos concursos normalmente já exigem, então não achei nada demais!

      Boa sorte!!!

  2. Oi Mari,

    eu fiz a prova em Brasília, mas este ano foi mais desorganizado que o o ano passado. Na minha sala os fiscais distribuiram as provas erradas, teve um auê por conta do ar condicionado… no final td deu certo, mas foi meio bagunçado.
    A prova foi meio decoreba, como não estava estudando com afinco tive algumas dúvidas e acabei chutando. Tive um pouco de dificuldade com a redação também, as idéias não fluiram tão bem assim, mas consegui fazer um texto razoável. Vamos esperar!!!

    Bjs!

      1. Oi Mariana. Sei que o edital tem esta resposta mas o site do Ciaar não está abrindo no meu computador pq é pesado e a net tá lenta. Sabe me dizer qual o critério das correção das redações. Até que colocação eles corrigem? Sobre a redação, o tema foi mais o menos o mesmo do ano passado e 2009.

        Como você, também procurei fugir do óbvio, por isso, segui a linha do trabalho de formiguinha que o cidadão tem feito, enquanto as grandes políticas internacionais esbarram nos protocolos de “intenções”. Fiz uma metáfora com o circo (mundo) onde malabaristas (pequenos agricultores e o desafio de produzir mais alimentos em espaços menores), ilusionistas (chefes de estado e organizações que escondem os reais interesses), equilibristas (o cidadão que fica entre o bombardeio do apelo ao consumismo e a intenção de aderir ao consumo consciente). Enfim, destaquei que neste picadeiro de múltiplos interesses, o cidadão se mostra disposto a representar muitos “números” para tirar o planeta da “corda bamba”, só não aceita mais o papel de palhaço, a esperar por ações que geram muito espetáculo e poucos resultados práticos,
        como o Protocolo de Kiotto…… É isso… talvez eu tenha exagerado!

      2. Oi, Patrícia! Sobre sua redação, pelo que você falou de sua ideia deve ter ficado legal! Serão corrigidas as redações de todos e a nota dessa redação é somada à de Lingua Portuguesa e dividida por dois. Depois essa nota é somada à de Específicas x 3 e tudo divide por 4, assim dá a nota final.

        Lembrando que em Português cada questão vale 0,5 (10,00/20 questões) e de Específicas vale 0,25 (10,00/40 questões).

        Deu para entender? Português + Redação/ 2. Pega essa nota + 3 x Específicas/ 4 = Nota Final.

        Boa sorte!

  3. Mariana, aproveitando a deixa sobre redação, gostaria de uma orientação sua e dos demais candidatos.
    Vou fazer neste fim de semana a prova da USP.
    Só que estou em dúvida sobre a prova dissertativa.
    Olha o que o edital pede: “Prova Dissertativa (eliminatória) consiste em 1(uma) redação de um artigo sobre tema a ser proposto”.
    O que seria este artigo? Como poderia fazer isto? Já fiz algumas buscas na net e não encontrei nada.
    Será que alguém poderia me ajudar?
    Obrigado

  4. Para mim, essa prova foi uma lição para as próximas. Eu não sou concurseira então apanhei muito… percebi detalhes que me deixou muito em dúvida. deve ser comum nos concursos né? No fim, as 4 horas de prova deram em cima e sai da sala parecendo que fui atropelada por um caminhão…Ja vi duas questões que errei e outras q eu fui no chute cego…..e dai parei de tentar corrigir…. Sobre a redação, o tema facil, tratado em provas anteriores faz o desafio ficar ainda mais intenso e interessante. A base do meu texto foi que atitudes sustentaveis não vão saltar o mundo do que ja foi feito….mas que podem garantir um pouco de dignidade para mais algumas gerações. Pessimista, né?É…. só me resta torcer e me preparar para o EAOT do ano que vem!

    1. Espera sair o gabarito primeiro antes de já entregar os pontos, Luiza! Mas se você não tem constume de fazer concurso, é normal sair esgotada mesmo da prova, ainda mais que teve redação… Boa sorte!

  5. Olá! Fiz ontem a prova também, concordo quanto à redação: difícil fugir do senso comum com a temática proposta. Aliás, no EAOT 2011 a temática era bem semelhante, era para comentar a afirmação de um ecologista sobre meio ambiente. No ano passado eu havia feito a EAOT e fui convocada para os eventos complementares (eram 3 vagas, eles chamam 4 vezes o número de vagas, tinham chamado 12 e eu estava em 8o). Fui para os exames médicos e fui eliminada porque estava dois (exatamente) quilos acima do peso requerido para a minha altura. Já adianto para o pessoal que for chamado este ano para atentar com isso, porque eles reprovam MESMO. Eu poderia ter emagrecido e entrado com recurso, mas como estava de mudança do RS pra BA e em 8o lugar, desisti. Achei a prova de português beeem complicadinha e, na específica, muitas questões de assessoria (obviamente, porque o cargo é pra ser assessor), mas não são questões que se impõem no dia a dia do jornalista. Boa sorte pra todos!

  6. Outra coisa: não tenho certeza se a banca leva em conta o ‘estilo’ da redação e a qualidade do texto. No ano passado eu fiz um texto bem protocolocar, estilo vestibular e minha nota foi 9,6 – descontaram 0,4 por causa de dois erros de português, sendo que, um deles, não tinha problema, mas perdi o prazo do recurso. Já pra marinha deste ano, que eu estou aguardado o resultado final agora em dezembro, usei a mesma técnica – e tirei 7,5 – entre os convocados teve apenas nota 7, 7,5 e um 8. Uma questão de banca, aparentemente. Esperemos 🙂

    1. Hum, pode ser mesmo que eles analisem mais a questão do uso correto da gramática e de se manter dentro do tema. Mas correção de redação não dá nem para se ter ideia de como vai ser… É esperar mesmo! Boa sorte!

  7. Olá,boa tarde!
    Também fiz a prova da EAOT , a prova de português foi fácil ,porém na de especialidade achei um pouco difícil, pois teve alguns questões de contabilidade ,tinha baixado uma prova anterior e percebir que não teve tanta questão de contabilidade como teve esse ano.
    Administração foramm oferecidas 10 vagas,gostaria de saber quantos canditatos são convocados nessa 1º etapa? Pois pelo que pesquisei eles selecionam uma quantidade maior de candidatos pois nas outras etapas muitos são eliminados principamente no teste físico.

    1. Oi, Andréa! No edital diz que eles chamam até 4 vezes o número de vagas, no caso do seu curso, devem chamar os 40 primeiros colocados, pois como você mesmo falou, ainda têm as avaliações posteriores (de saúde, avaliação física) que acaba eliminando muita gente.

      Boa sorte!

      1. Que estranho, então os fiscais da minha sala estavam desinformados pois não deixaram anotar o gabarito no cartão de inscrição. O cartão teve que ficar junto aos pertences de cada candidato em uma mesa separada na frente da sala. É uma pena, faltou treinamento aos fiscais.

      2. Estava escrito no próprio cartão “Você deverá imprimir esta CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO, apresentá-la ao fiscal no dia da prova e somente nela poderá anotar suas respostas para conferência quando da divulgação dos gabaritos”. Vocês poderiam ter argumentado isso com os fiscais.

      3. Isso estava escrito na prova do BNDES. Estou com o cartão da aeronautica na minha frente e não tem nada disso.

      4. Perdão, Bruno! Achei que você estava falando da prova do BNDES, é que são muito comentários por aqui! O da Aeronáutica não podia copiar mesmo não, tinha que esperar até o final para levar o caderno de provas! Você não ficou?

  8. eu resolvi minha prova..e em gabarito preliminiar da especialidade de direito tirei 6…tô com medo pois acho que não vou entrar…..vamos esperar..alguem mais fez especialidade de direito??gostaram da prova??

    1. Luana, como esse é um blog voltado para o pessoal de comunicação, pode ser que pouca gente de direito comente por aqui… Tenta procurar um fórum do Correio Web ou do PCI Concursos, pode ser que você encontre mais gente da sua área… Boa sorte!

  9. Que ansiedade pelo gabarito! Liguei pra lá e me informaram que a previsão continua sendo hoje. É esperar pra ver…

  10. Oi, por acasso vc sabe de algum blog que tem resumos das bibliografias para as provas do EAOT, no meu caso para serviço social.

    1. Desconheço que exista… Agora o que você encontra no próprio site do Ciaar são as provas antigas e acho que as duas ou três últimas (contando com a desse ano) possuem o gabarito comentado a partir da bibliografia.

  11. Olá Mariana! Parabéns pelo blog. Gostaria de saber como é o critério de correção da redação do EAOT, se a banca é muito rigorosa, estou com receio de ficar para trás por conta dessa redação. Fiz a minha na pressa, apesar do tema fácil e abrangente, as ideias não estavam fluindo naquele momento! :/ beijos!

  12. Boa tarde Mariana,eu gostaria de saber se geralmente é muito grande o numero de inscritos para o concurso da aeronáutica ? obrigada

Deixe uma resposta

