Cadastro de reserva em Campinas – SP

Mais um concurso em Sampa, mas desta vez para o município de Campinas. A Informática de Municípios Associados (IMA), ligada à Prefeitura Municipal de Campinas – SP está com inscrições abertas para o concurso que vai formar cadastro de reserva para diversas áreas, inclusive para jornalismo. Confere:

CARGO: Jornalista Jr (além da formação em jornalismo, é necessário ter 6 meses de experiência)

VAGAS: não tem, é para cadastro de reserva

SALÁRIO: R$ 2.377,18

INSCRIÇÕES: no site do Omega, entre os dias 14 e 27 de novembro

VALOR: R$ 60,00

PROVA: previstas para 08 de janeiro de 2012

PARA ESTUDAR

LÍNGUA PORTUGUESA (20 questões)

Leitura, compreensão e interpretação de texto; Elementos da comunicação e as funções de linguagem; Análise semântica = valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos e polissemia; Gêneros textuais; elementos da estrutura narrativa e dissertativa; coesão e coerência textual; intertextualidade; Linguagem denotativa e conotativa; figuras e vícios de linguagem; Variantes linguísticas: norma culta, informal, oral, regional, gíria e marginalizada; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica; Acentuação = regras de acentuação e ocorrência da crase; Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; Ortografia; Pontuação = reconhecer os sinais de pontuação e quando empregá-los. Morfologia – classe das palavras. Frases: tipos de frase; oração; período composto por coordenação e subordinação; Termos da oração – essenciais, integrantes e acessórios. Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Estrutura e formação das palavras; Funções das palavras “que” e “se”. Impropriedades linguísticas.

ATUALIDADES (10 questões)

Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos e sociais ocorridos a partir do segundo semestre de 2010, divulgados na mídia local e/ou nacional.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (20 questões)

Teoria da Comunicação. Teoria e métodos de pesquisa em Comunicação. Planejamento gráfico em jornalismo. Produção gráfica (computação gráfica). Radiojornalismo. Telejornalismo. Técnica de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística. Domínio de técnicas de redação. Preparação e revisão de originais, provas e videotexto. Edição. Legislação e ética em jornalismo. Novas tecnologias de comunicação. Informática: Processadores de Texto, Planilhas Eletrônicas, Internet, Correio Eletrônico, Corel Draw, Page Maker e Photoshop.

LEIA O EDITAL COMPLETO

4 opiniões sobre “Cadastro de reserva em Campinas – SP”

    1. Oi, Danielly!

      O livro é bom sim, principalmente para quem está começando a estudar para concursos de jornalismo. Mas ele aborda os assuntos de forma meio resumida e alguns assuntos como novas mídias não estão presentes. O que você pode fazer é comprar o livro, que não é tão caro, e buscar outros materiais na internet que complementem seus estudos (provas, livros para baixar). Se tiver acesso a alguma biblioteca, pode pegar outros livros de assuntos mais específicos, como assessoria de imprensa, telejornalismo, entre outros, para se aprofundar.

      Boa sorte!

  1. Obrigada Mariana vc é muito atenciosa, mas infelizmente não tenho nenhuma biblioteca disponível, pois a faculdade onde me formei não permite que ex-alunos peguem livros emprestados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s