Muitas vagas para jornalistas na Câmara de Guarulhos – SP

Terminam no próximo dia 11 as iscrições para o concurso da Câmara de Guarulhos, em São Paulo que oferece, pelo edital, 11 vagas para jornalistas. O concurso tem alguns aspectos que eu discordo, mas são muitas vagas e o salário é legal, então avaliem vocês se vale ou não a pena se inscrever nessa seleção…

As vagas estão divididas em quatro cargos. Acompanhe os detalhes:

CARGOS: Jornalista (4 vagas), Jornalista Apresentador de Rádio e TV (3 vagas), Produtor de Programa de Rádio e TV (2 vagas) e Redator (2 vagas).

Aí eu já acho errado, pois pelo menos para as vagas de apresentador e produtor, os RADIALISTAS deveriam concorrer também! Vale dar a dica para o Sindicato dos Radialistas em Sampa! Outra coisa é que tem, além dessas, duas vagas para repórter fotográfico, mas pede que tenha formação em Comunicação Social com habilitação em Fotografia. Bom, essa habilitação pode até existir, mas sei que em muitas localidades não tem, o certo seria então que essa vaga pudesse ser disponibilizada para jornalistas, afinal grande parte dos fotógrafos com curso superior são jornalistas!

Mas, polêmicas à parte, vamos ao restante das informações:

SALÁRIO: R$ 6.679,89 + vale transporte e vale alimentação

CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais

INSCRIÇÕES: até dia 11, no site da RBO

VALOR: R$ 71,30

BOA NOTÍCIA! As provas para cada um dos cargos ocorrem em horários diferentes, então dá pra se inscrever para os quatro cargos. No entanto, a pessoa fará duas provas por dia, uma pela manhã e outra pela tarde.

PROVAS: objetivas, com questões de Português, Matemática e Conhecimentos Específicos, além da prova prática para os cargos de Jornalista e Apresentador, e prova de títulos. As datas das provas serão divulgadas a partir do dia 25 de novembro.

O QUE ESTUDAR?

Português (08 questões)

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

Matemática (07 questões)

Teoria dos Conjuntos; Conjuntos dos números Reais: operações, propriedades e problemas; Cálculos Algébricos; Grandezas Proporcionais – Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem e Juros Simples; Sistema Monetário Brasileiro; Equação do Primeiro e Segundo Graus – problemas; Sistema Decimal de Medidas (comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo) – transformação de unidades e resolução de problemas; Funções; Geometria: Ponto, reta, plano, ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, circunferência, círculo e seus elementos respectivos – figuras geométricas planas (perímetros e áreas) – sólidos geométricos (figuras espaciais): seus elementos e volumes; Resolução de problemas.

OBS: outra cosia que achei nada a ver foi cair matemática nesse concurso!

ESPECÍFICAS PARA TODOS OS CARGOS (25 questões de específicas, no total)

Legislação
Lei Orgânica do Município de Guarulhos
Regimento Interno da Câmara Municipal de Guarulhos
Constituição Federal – Da Administração Pública (Art. 37 e 38); Dos Servidores Públicos (Art. 39 a 41).

ESPECÍFICAS PARA JORNALISTA E JORNALISTA APRESENTADOR DE RÁDIO/TV

Conhecimentos da área: A linguagem jornalística. Conceitos, técnicas e aplicações de notícia e reportagem. Técnicas de produção, apuração, entrevista, redação e edição de textos jornalísticos para veículos impressos, rádio, televisão e mídias digitais. Legislação e ética no jornalismo. Gêneros de Redação. Comunicação organizacional. Conceito, origens, técnicas, funções, estrutura e funcionamento da assessoria de imprensa. Rotinas, procedimentos e instrumentos de trabalho da assessoria de imprensa. Relacionamento com a imprensa. Noções de planejamento, políticas, planos e estratégias de assessoria de imprensa. Situações de crise. Canais e estratégias de comunicação interna. Uso de mídias sociais em assessoria de imprensa.

ESPECÍFICAS PARA PRODUTOR DE PROGRAMA DE RÁDIO E TV

Conhecimentos da área: Teoria da Comunicação. A questão da imparcialidade e da objetividade. Ética. Papel social da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. Legislação em comunicação social: Lei da imprensa, Código de Ética do Jornalista, Regulamentação da profissão de jornalista, Código Brasileiro de Telecomunicações, Código de Ética da radiodifusão.  Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais e internacionais. Comunicação Pública. Opinião pública: pesquisa, estudo e  análise em busca de canais de interação com cada público específico. Propriedade Cruzada dos Meios de Comunicação. Formatos e sua  roteirização: entrevista, debate e mesa redonda. Princípios gerais da pauta. Edição de texto. Gêneros de redação: definição de elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pautainformativo. Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Transmissão ao vivo: técnica e construção de reportagem. O uso de imagens dinâmicas e estáticas na notícia de TV.

Noções de Informática

Sistema Operacional Windows: Windows Explorer, Internet Explorer, Outlook Express; Microsoft Office: Editor de Texto (Word), Planilha de Cálculos (Excel).

ESPECÍFICAS PARA REDATOR

Conhecimentos da área: Redação Oficial – Manual da Presidência da República (2002) – parte I e II. Atas (conteúdo; tipos; lavratura; retificações; ad hoc; forma de redigir.). Correspondência e Atos Oficiais – Conceito, princípios da redação oficial; considerações sobre a técnica legislativa; pronomes de tratamento; Instrução Normativa nº. 4. Modelos Oficiais. Ofício e Requerimento. Ética na Administração Pública. Administração Pública: princípios constitucionais. Poderes Administrativos. Órgãos Públicos. Poder Legislativo: organização; atribuições; processo legislativo e fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Regime Jurídico Administrativo. Atos Administrativos. Rotinas administrativas. Processos Administrativos. Processo Legislativo. Noções de técnicas legislativas. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do cargo.

Noções de Informática

Sistema Operacional Windows: Windows Explorer, Internet Explorer, Outlook Express; Microsoft Office: Editor de Texto (Word), Planilha de Cálculos (Excel).

LEIA O EDITAL COMPLETO

16 opiniões sobre “Muitas vagas para jornalistas na Câmara de Guarulhos – SP”

  1. Um pouco fora de propósito esse conteúdo de matemática. No mínimo, poderia ser raciocínio lógico, que é até divertido 🙂 Também não concordo com esses critérios de admissão. Acho que eles viajaram um pouco na hora de construir o edital. Possa ser que façam retificações – esperemos!

  2. Nossa, ótimo concurso para quem é de Sampa e região;)

    Concordo com vc, Mari, sobre radialista e fotógrafo. Nunca ouvi falar sobre habilitação em Fotografia (?).

    Agora, matemática pra quê, gente?

  3. Português, Matemática, Conhecimentos Específicos e Prova prática… tudo isso em 3 horas? Eu olhei o edital errado ou é isso mesmo? Vocês não acham pouco tempo não?

      1. Nossa, é pouco tempo. Dependendo da extensão das questões, 50 dá quase um caderno…rsrs. A prova do Procon, por exemplo, só tinha 60 questões, e foi uma muito cansativa.

    1. Infelizmente eles não divulgaram no edital, só no dia 25 de novembro é que sai a data da prova… Normalmente (mas nem sempre) depois que terminam as inscrições as provas ocorrem em um período de dois a três meses. Mas às vezes eles dão um mês só ou menos… realmente tem que esperar pra ver.

  4. Alguém conhece essa empresa RBO Consultoria, que vai fazer a prova? Achei bem estranha. Só fez provas pra câmaras e prefeituras pequenas, não disponibiliza provas antigas na net. Procurei o endereço no google earth e é uma casinha amarela. Não tem cara nenhuma de empresa. Tô com medo desse concurso ser furada. Alguém tem mais informação?

    1. Percebi outras mudanças no edital, mas parece que a retificação diz uma coisa e o novo ediatl dis outra… Vou analisar com calma e postar mais tarde no site.

      Valeu pelas informações!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s