Concurso do Confea

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) está com inscrições abertas para o concurso que oferece vagas para Brasília-DF. Tem uma vaga para Jornalismo e mais duas, uma para Publicidade e Propaganda e uma para Relações Públicas.

Vamos às informações:

CARGO: Comunicação Social/Jornalismo

VAGAS: uma

SALÁRIO: R$ 4.424,20

INSCRIÇÕES: no site do Cetro Concursos, de 24 de outubro a 10 de novembro de 2011.

VALOR: R$ 55,00

PROVAS: objetivas e discursiva que serão realizadas dia 18 de dezembro, em Brasília-DF.

COMECE A ESTUDAR:
LÍNGUA PORTUGUESA (12 QUESTÕES)
Interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentidos próprio e figurado. Ortografia. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordâncias verbal e nominal. Regências verbal e nominal. Crase. Figuras de sintaxe. Vícios de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa). Sintaxe. Morfologia. Estrutura e formação das palavras. Discursos direto, indireto e indireto livre. Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal.

RACIOCÍNIO LÓGICO (05 QUESTÕES)
Raciocínio lógico: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio verbal. Raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; conjuntos numéricos complexos; números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem). Raciocínio sequencial. Orientações espacial e temporal. Formação de conceitos. Discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

LEGISLAÇÃO DO CONFEA (10 QUESTÕES)
Decreto nº. 23.196, de 12.10.1933. Decreto Federal nº. 23.569 de 11.12.1933 e alterações. Decreto nº. 90.922, de 06.02.1985 e alterações. Lei nº. 4950-A, de 22.04.1966. Lei nº. 5194 de 24.12.1966 e alterações. Lei nº. 6496, de 07.12.1977. Resolução nº. 1002, de 26.11.2002. Resolução nº. 1010, de 22.08.2005. Resolução nº. 1015, de 30.06.2006. Resolução nº.1025, de 30.10.2009. Lei nº. 12.378, de 31.12.2010.

Os normativos encontram-se disponíveis no seguinte endereço eletrônico: http://normativos.confea.org.br

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA (05 QUESTÕES)
Conhecimentos sobre princípios básicos de informática (ferramentas computacionais: o uso dos canais de pesquisa, navegação, controle de mensagens, blogs e redes sociais e aplicação dos recursos tecnológicos). Microsoft Windows XP. MS Office 2003: Word, Excel e Power Point. Internet Explorer.

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO (10 QUESTÕES)
O Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo: as funções do Estado. A função política ou de Governo. Princípios constitucionais do Direito Administrativo Brasileiro. Administração Pública Direta e Indireta. Atos Administrativos: conceito, validade, requisitos, elementos, pressupostos, vinculação e discricionariedade, revogação e invalidade. Contratos Administrativos. Bens Públicos. Procedimento e Processo Administrativo. Responsabilidade do Estado. Controles externo e interno da Administração Pública. Controle parlamentar direto. Controle pelo Tribunal de Contas. Discricionariedade administrativa e Controle judicial. Responsabilidade do Estado. Responsabilidade subjetiva. Responsabilidade objetiva. Agentes Públicos e Políticos. Serviços Públicos: conceito e natureza, modalidades e formas de prestação. Concessão, permissão e autorização.

LÍNGUA INGLESA OU LÍNGUA ESPANHOLA (08 QUESTÕES)
Estratégias de leitura: compreensão geral do texto; reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise e síntese; inferência e predição; reconhecimento do vocabulário específico em textos técnicos e/ou semitécnicos; palavras cognatas e falsos cognatos. Estratégias discursivas: tipo de texto; função e estrutura discursivas; marcadores do discurso; elementos de coesão e coerência textual. Aspectos gramaticais: tempos verbais; modais; uso de preposições, conjunções, pronomes; concordâncias nominal e verbal; formação de palavras; relações de coordenação e subordinação; expressões idiomáticas. Aspectos pragmáticos: o uso da língua e sua variação contextual; atos da fala; atenuadores e agravadores pragmáticos; marcadores de polidez; indiretividade.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10 QUESTÕES)
Teoria da comunicação: a questão da imparcialidade e da objetividade. Código de Ética. Papel social da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Comunicação organizacional. Informação Pública. Planejamento em comunicação institucional. Identidade e imagem institucional. Legislação em comunicação social. Legislação em Direitos Autorais. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Políticas de relacionamento entre a instituição e o público. Canais e estratégias de comunicação interna. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing – em texto e em imagem. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. Fundamentos da Comunicação – a comunicação na cultura contemporânea; as teorias contemporâneas da comunicação; a relação entre comunicação e política; os canais (veículos) de comunicação, sua história e seu comportamento; o processo de comunicação; integração global e novos meios de comunicação; conhecimento da norma culta da Língua Portuguesa. Jornalismo – a linguagem jornalística: estrutura, texto, lide, sublide, título, entretítulo; o jornalismo econômico. Assessoria de imprensa: conceito, finalidade. Meios de divulgação: entrevista coletiva, entrevista exclusiva, press release etc. Relacionamento e atendimento à imprensa. Os veículos: jornal, revista, televisão; agências, mídia eletrônica/ Internet. Fotojornalismo. Equipamento fotográfico. Funcionamento técnico do processo fotográfico: analógico e digital. Reportagem fotográfica e  cinematográfica. Enquadramento.

PROVAS DISCURSIVAS:
Desenvolvimento de tema relacionado às disciplinas de Conhecimentos Específicos.

Leia o EDITAL COMPLETO

Anúncios

18 opiniões sobre “Concurso do Confea”

  1. Olá Mariana vc tem certeza que as vagas serão preenchidas em Brasília li o edital e lá não fala o lugar. Só fala que as provas serão em Brasília

      1. saiu uma retificação no site da cetro… as vagas são todas pra Brasília mesmo…

        2. DAS INCLUSÕES

        2.1. No Capítulo I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES, considera-se incluído o item 1.2.2., como consta abaixo:

        1.2.2. As vagas referentes a este Concurso Público serão para provimento somente em Brasília/DF.

  2. Laís, prova fácil, muitas vezes, é mais desastroso do que uma mais complicada, porque você tem a obrigação de acertar TUDO, o que não ocorre, na maioria das vezes, com o Cespe.

    Mudando de assunto, estou morando em Brasília, mas sou de Fortaleza. Logo, prometi a minha namorada que farei concurso para Assembleia Legislativa do Ceará, cargo de jornalista. Vou me submeter a esse absurdo (promessa e amor são duas coisas fundamentais), mas gostaria do apoio dos colegas de outros estados, porque a Assembleia cearense tem TV, Rádio, informativos impressos e assessoria de imprensa e vai oferecer, ATÉ O MOMENTO, PASMEM, somente UMA VAGA e CADASTRO DE RESERVA.

    Segue abaixo link do Cespe http://www.cespe.unb.br/NoticiasHTML/LerNoticia.asp?IdNoticia=663

    E, logo abaixo, link do site da Assembleia para vocês tomarem conhecimento da estrutura da COMUNICAÇÃO que detém aquela Casa, TUDO NA BASE DE COMISSIONADO E TERCEIRIZADO http://www.al.ce.gov.br

  3. Não consigo achar essa prova, pois acabei não indo fazer….
    Quero pegar pra estudar para outro concurso….
    Você conseguiu ou tem como digitalizar e disponibilizar pra mim?!
    Obrigada,
    Jaque

      1. Oi Mari (se é que posso chamá-la assim…rs)
        Obrigada por responder, só vi hj, ando numa correria…fase nova (serei mamãe…rs) e muitas mudanças acontecendo, mas nunca irei desistir do meu alvo: funcionária pública…rs
        Vou adicionar seu novo blog com certeza…leio seus pots e adoro seus comentários e sugestões…são muito bem vindos!!!!
        Obrigada pela ajuda que vc presta a todos nós que um dia estaremos lá!…
        Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s