Gabarito preliminar da EBC

Já foram divulgados os gabaritos preliminares do concurso da EBC. Confiram:

ACERVO E PESQUISA

LOCUÇÃO ESPECIALIZADA

JORNALISTA

REPORTAGEM CINEMATOGRÁFICA

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA

GESTOR

Lembrando que o prazo para entrar com recursos é de amanhã até a quinta-feira. Aproveitem esse espaço para comentar as questões que acham que cabe recurso.

 

Anúncios

582 opiniões sobre “Gabarito preliminar da EBC”

  1. Acabei de conferir!! Na prova de conhecimentos específicos, fui dentro do esperado… mas achei que não fui tão bem na de conhecimentos báscios… total de 63 pontos para gestor… agora vamos começar a discutir questões para recurso…rs

    1. É preciso lembrar que além de uma errada anular uma certa as questões deixadas em branco também significam um PONTO a menos. Então, para fazer o cálculo certinho é preciso somar tudo. Por exemplo: das 120 questões, quem errou 20 e deixou 20 sem resposta teve nota SESSENTA.

      1. Não Wanderley! As deixadas em branco não contam ponto negativo. Veja o que diz o edital:

        “10.2 A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).”

  2. Noossa, acabei de conferir, alcancei nota suficiente pra ficar na média, mas não sei se serei classificada, esse que é o pro né gente!!! Será que vai ser naquele critério mesmo uma errada anula uma certa?

      1. No edital de gestor está no ponto abaixo:

        “10.2 A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).”

        Nos outros editais também tem.

  3. morri pela boca. rsrs
    já conferi o meu. podíamos fazer um ranking aqui…
    fiz 76 para gestor.
    pena que a específica não tem peso maior.

  4. Pelas minhas contas, não entrei.

    Vcs concordam com o gabarito sobre a questão do newsmaking? É isso msmo?

    Questão 109 “A teoria do newsmaking centra -se no emissor…”

    1. Não concordei com o gabarito. Newsmaking, para mim, tem foco no processo de produção da notícia e não no jornalista. Pode entrar com recurso.

      1. Pois é, Laís, li de novo informações sobre a teoria do newsmaking e continuo não entendendo… a questão está mais parecida com a teoria dos definidores primários.

      2. A questão não diz que o newsmaking centra no jornalista, mas o considera intermediário ou mediador entre o acontecimento e a narrativa….etc.
        Foi uma escolha infeliz de verbo apenas. (Ou pior, proposital para nos confundir mesmo rs)

  5. humpf! fiz 60% pra jornalista…
    se o cespe corrigir minha redação, estou feliz demais… =/
    quem dá mais??

  6. Ahh fiz exatamente a média também… Não fui eliminada, mas não sei se vou ser classificada em posição suficiente para a correção da prova prática =/! Fui bem melhor na prova específica do que nos conhecimentos básicos… E eu não tinha prestado atenção nisso de uma errada anula uma certa, isso me prejudicou muito… Bom, agora é esperar né :)!

  7. CARGO Jornalismo – 91 acertos e 21 erros – 70 PONTOS

    CARGO Acervo e Pesquisa – 95 acertos e 23 erros – 72 PONTOS

    De váaaarios moles por falta de estudo. Também pudera, não estudei NADA! No máximo, acho que gastei umas 6 horas de estudo NO TOTAL, lendo a Lei e umas coisinhas sobre arquivos…

    1. Noooosssa! Você não estudou nada e tirou tudo isso?! Eu estudei que nem uma louca e reprovei de cara! Tem de contar muito com a sorte també, viu?

    1. No edital de gestor está no ponto abaixo:

      “10.2 A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).”

      Nos outros editais também tem esse ponto, só que não nesse mesmo tópico. Mas é só procurar!

    1. Sim, o resultado é o número de ACERTOS (não questões feitas) MENOS o número de erros. 😉
      Tiramos a mesma nota!

      1. Não multiplica os erros por 2… é só descontar os erros dos acertos…

        92-18=74

  8. Aiiii que tristeza. Fiz só 44 (jornalista). Que lástima!!! Ai… dá um desânimo isso, gente… Ainda não foi dessa vez e não sei se vou continuar tentando muito. Vou fazer o da AL/ES e pra completar vi a concorrência: quase 100/vaga! É por essas e outras que estou me desanimando. Boa sorte aos colegas.

      1. Obrigada pela força, Mariana. Estou precisando mesmo do conforto de quem passa pelos mesmo desafios… Só quem está nessa para entender nossa angústia. Fiquei muito chateada porque tirei férias só para poder estudar, fiquei estudando em média 8 horas/dia na última semana e mesmo assim o resultado foi bem aquém do esperado. É quase impossível não se frustrar… Mas vamos naquela máxima do “até passar”, né? Um bjão e que Deus nos ajude! Bjs

      2. Oi Nicole, também estou arrasada aqui com a minha conferida de gabarito… To me sentindo uma idiota, porque já havia discutido sobre “deixar questões em brancou ou não” e até cheguei a concordar em deixar em branco aquelas em que não tinha a menor ideia da resposta…. Mas na hora de passar pra folha definitiva, eu fui no “automático”… Só fui passando meus certos e errados (mesmo os que eu tinha dúvida), e só me toquei que valeria a pena talvez deixar alguns em branco no final da prova. Mas insisti nisso e me dei mal. Estou super triste e me sentindo super mal. Acertei 86 das 120 (que já está ruim), mas tive que dobrar meus erros (de 34 pra 68). Ou seja, fiz uma merda de 52 pontos. Já era… Que burra, né? =/

      3. Não é o primeiro não, Mariana. Sou de São Luís/MA e já passei em um (jornalista) para uma cidade do interior mas o salário era uma vergonha e não assumi. Também já fiz Correios (18º) e SENAC/MA (17º), Aeronáutica/ 2010 (27º) mas essa classificação nunca chegou perto das vagas… Esses concursos sempre têm poucas vagas, por isso estava apostando no da EBC pq tem muitas. Busquei me preparar mais, só que parece que quanto mais estudo menos aprendo… hehehehe. Ah, Melissa, se eu tivesse feito 52 pontos estaria feliz. Não desanime não, pense sempre que tem alguém pior q nós… uhauahua Ah, e como disse um amigo para me consolar, Deus sempre tem planos pra gente. Se não foi nesse, há algo nos esperando, basta fazer nossa parte. 🙂

  9. Tirei 74 na prova para jornalista. 39 na de conhecimentos básicos e 35 na de conhecimentos específicos, que eu sabia muito mais… :/
    Esse é meu primeiro concurso. Essa nota é boa?

      1. Eba, tinha feito a soma errada. Meu saldo foi de 76! Já ajuda mais um pouquinho…
        PS: Pense numa pessoa ansiosa! :/

    1. As maiores notas da cespe ficam perto de 75 (mas excluindo já descontando as erradas). Aí geralmente faz uma curva até 55 e começam os empates.
      Fiz 59, to naquela que se corrigir a redação posso tirar (pq a redação q decide esse concurso né) o cara pode tirar 25 pontos a menos e recuperar facilmente na redação que vale 100.
      Por exemplo, se eu tirei 50 e alguém tirou 75 e as duas redações são corrigidas. E eu tiro 61 e ele 50. Ele vai fazer 75 + 50*2,5 = 200 e eu vou fazer 50 + 61*2,5= 202,5. Quer dizer uma diferença que é doída de conseguir na objetiva, não é tão difícil de conseguir na redação e essa varia bem mais.

      1. Na verdade não Vinícius, veja o item 6.1.1. O peso da prova objetiva é 1 e o peso da redação é 2,5. Sendo que vale 100. Então pode-se fazer no máximo 120 pontos na prova objetiva (acertar todas) e 250 pontos na redação, tirando nota máxima.
        É como eu falei, a redação vai decidir, tem que torcer pra ser corrigida, qualquer um que tiver a redação corrigida terá chances de tirar qualquer desvantagem de nota.

  10. Pessoal,

    Fiz 65 para jornalista, será que consigo ficar entre os 327 que terão a prova prática corrigida?

    Fiquei intrigada com a questão 93: “O tradicional princípio jornalístico da imparcialidade deve ser rigorosamente seguido também no agendamento, na cobertura e no relato dos fatos no âmbito do jornalismo público”. Questão considerada errada, por que, minha gente? Para mim cabe um recurso nessa… Ou me ajudem a enxergar esse erro, please!

    Vocês sabem que dia sai o resultado? Não achei no edital! Será que poderemos consultar nossa nota na prova objetiva pelo site antes do resultado geral sair? Dúvida cruel se fiz uma das marcações de uma das questões de R.L., seria mais um pontinho.

    E, Mari, parabéns pelo Blog! É porreta!

    1. Aninha, o erro dessa questão está no fato de que o jornalista público não deve ser imparcial, mas sim equilibrado nas matérias. Ele deve dar espaço para todos os lados se manifestarem de forma completa e clara, mas deve se envolver com a comunidade e com seus problemas, além de propor soluções. Ou seja, ele não tem nada de imparcial. 😉 Espero ter ajudado!
      E o blog é jóia mesmo, Mariana. Queria ter conhecido antes da prova. 😉

    2. Aninha, quando estava estudando para o concurso li no livro (acho que do Nilson Lage-Técnicas de reportagem, entrevista e pesquisa) que imparcialidade não é um princípio jornalístico. Marquei errada com base nisso. Deve ser isso aí.

  11. Vcs estão falando q acertaram 63 e 76 ou essa já é a pontuação final considerando a diminuição dos erros obtidos ???

    Isso é importante pra fazer o ranking. Faz toda a diferença.

    Abs

    Paulino

    1. Sim, 76 é minha nota final para jornalista. Aliás nem entendo porque um monte de gente fica postando o número de acertos… O que vale é a nota final, poxa!

    1. Oi, eu concordo, sobretudo qto à questão 3. O texto vai no sentido oposto ao do enunciado, dizendo justamente o contrário. As características lá apontadas são algo que o autor critica, justamente dizendo não serem suficientes para tornarem jornalístico um texto. Ou será q entendi td errado? Alguém entendeu isso de outra forma?

      1. Oi, Thaís. Se vc fala da questão 3 sobre “… os fatores que caracterizam um relato jornalístico”, o que a questão diz é que os fatores que caracterizam um relato jornalístico incluem por exemplo ser uma peça informativa e periódica e de apresentar relato factual. De acordo com o texto, tais características fazem parte do jornalismo. É pq no texto o autor argumenta que para ser jornalismo não basta apenas ser relato factual ou ter periodicidade e sim escrever para os cidadãos. Mas é possível concluir que os fatores citados são típicos do jornalismo qndo ele vai argumentando até o fim. A princípio, eu fiquei com a msma dúvida que vc, mas dpois reli e finalmente entendi (se é que meu raciocínio está correto). Bjs.

      2. Verdade ele arugmenta que não basta só aquilo, o que não invalida a questão que diz que inclui aquelas características. Conversei com dois professores de português, estou entrando com recurso em 2 de português, uma de atualidades e várias de jornalismo rsssss

  12. Gente, fiquei super confusa agora. Fiz 75 acertos e 34 erros. Dá 34,16% depois de retirar a certa para cada errada. Como saber se isso é suficiente? Fiz prova para jornalista em Brasilia.

  13. Não consegui conferir o gabarito. Não sei que problema está dando no site da Cespe que ele alega que o candidato não foi encontrado. Detalhe: eu copio e colo as informações que eles mesmos mandaram pro meu e mail.. E agora? Queria uma página que me dissesse exatamente as letras que saíram para cada questão. O seu blog, Mariana, só me encaminha pra própria página do Cespe. Vc me ajuda?

    Bjs.

  14. Vou dividir alguns problemas que encontrei nas questões, apenas como forma de contribuir para o debate… É meramente opinativo!

    11) De acordo com o texto, a invenção da democracia e da república constituiu um marco na história, porquanto o poder da coletividade passou a ser reconhecido. GABARITO:C (Eu considero errada, porque o poder da coletividade era conhecido pelos homens primitivos e até pelos animais… O que ficou conhecido com a democracia foi que o poder emana do povo, é bem diferente.)

    13) Nas comunicações oficiais, com exceção das assinados pelo presidente da República, devem constar nome e cargo das autoridades que as expede. GABARITO: C Mas, nas mensagens (que são apenas entre representantes do poder) não precisam te rnome e cargo, apenas a assinatura. Isso não serve só pra Presidente, mas para o presidente da Câmara, do STF…

    56) A EBC deve garantir, no mínimo, 10% de conteúdo regional e 5% de conteúdo independente em sua programação semanal veiculada no período de 6 ás 24h. GABARITO:C Parece um pega, porque o edital fala que esse percentual deve ser veiculado no período de 6 as 24, mas da forma como a questão coloca parece que deve se 5% e 10% da programação desse horário! E não de toda a programação. Observem.

    100) Dada a possibilidade de as vendas de jornais e revistas serem aferidas pela carga simbólica de confiança e de credibilidade na mídia e dado o compromisso do jornal como oúblico, é válido afirmar que ética vende. GABARITO C. Mas, qualquer pessoa que já leu qualquer coisa sobre credibilidade no jornalismo sabe que ela vem de muitos outros fatores. Dizer que a ética vende hoje em dia é questionável.

    119) A estrutura do trecho entre aspas não condiz com o foramto de entrevista, por não conter, entre outros aspectos, elementos da oralidade próprios desse gênero. GABARITO: E Mas aspas também servem para citaçaõ, retiradas de partes de textos não? É a forma literal do que diz o manual, não precisa ser oral pra ser aspas.

    1. Marcella, se a sua prova tiver como a minha (sobre o assunto, é a questão 9 na minha), a resposta é correta pq está de acordo com o texto e não de acordo com informações que temos de fora, do que sabemos. É apenas com base no texto.

      A questão da ética foi extremamente subjetiva, concordo com vc.

      E a questão sobre entrevista, ainda estou em dúvida…

    2. Oi Marcella!
      Primeiro me explica uma coisa, por favor. Eu fiz a prova para jornalista e fui conferindo questão por questão das que vc foi mencionando e NENHUMA conferiu o número certo. Eu achei o enunciado igual, mas sempre com outra numeração! Não entendi isso!!
      E apenas a última questão foi a que o meu resultado (de acordo com o gabarito disponível) não bateu com o seu. Na questão (que para mim é) 117 – “A estrutura do trecho entre aspas não condiz com o formato de entrevista, por não conter, entre outors aspectos, elembtos da oralidade próprios desse gênero” – consta que é “correto” no gabarito! E eu marquei que era errado…
      E agora??
      Será que temops textos diferentes de referência? Eu fiz para jornalista, e vc?

      1. Melissa, é comum o Cespe elaborar para um msmo cargo uma única prova, porém com divisões diferentes para as questões. A minha prova tbm está diferente da sua e da Marcella.

      1. Mas como é que só existe um único gabarito se a ordem das questões são invertidas entre provas?! Eles tem o cuidado de trocar certas com certas e erradas com erradas?!

    3. Marcela, sua questão 119, que na minha tem numeração 118. “A estrutura do trecho entre aspas não condiz com o foramto de entrevista, por não conter, entre outros aspectos, elementos da oralidade próprios desse gênero”. Aparece no gabarito da minha prova como Certo.

      1. Melissa, é assim, para sua prova, existe apenas um gabarito, que é aquele que vc pega com o seu cpf e sua senha.

        E assim de acordo com cada inscrição.

        E o Cespe escolhe um modelo de prova, pega o gabarito correspondente e divulga no site. Por isso que algumas pessoas pegam o gabarito direto do site e acham estranho, confuso. Daí a importância de pegar o gabarito direto com os dados cadastrados. O Cespe tem uma ordem das provas e seus respectivos gabaritos, td muito organizado, por isso dá certinho a divulgação (às vezes dá rolo no gabarito divulgado direto no site, mas eles sempre corrigem).

      2. Entendi Nancyelle, obrigada!
        Mas gente e quanto à essa questão 117 – “A estrutura do trecho entre aspas não condiz com o formato de entrevista…” Por que que isso é certo? Qual é o problema desse trecho entre aspas?!
        Alguém sabe?

  15. Gente, eu não sei na outras provas, mas a que eu fiz (administração), tem acesso ao gabarito por dois links, porém, gabaritos que se contradizem, é o mesmo cargo (administração), mas os gabaritos estão diferentes. O que fazer galera? Como saber o gabarito correto? Se puder verifiquem aí, possa ser q eu esteja tão nervosa q olhei errado, mas acho q não, conferir uma 3 vezes.

    1. Eunice, tanto as questões da prova de adm quanto o gabarito estão divididos em dois. Dá uma olhada de novo e vê se a numeração das questões no gabarito não está em de 01 a 50 e no outro arquivo, de 51 a 120.
      Também me assustei na hora que vi… mas depois, com calma, reparei a divisão. 🙂

    2. Melissa, isso é certo porque quem afirmou a frase entre aspas não foi uma pessoa entrevistada, e sim um trecho do estudo. Pode ser o relatório, o texto oficial… ou seja, o repórter que escreveu o texto não entrevistou ninguém, apenas colou parte do estudo. Por isso a questão estaria certa… Bom, eu vacilei e tb errei essa!!

      1. É.. faz sentido Júlia. Eu li e reli mil vezes essa questão e não estava entendendo bem o que eles pergutavam… Acho que era o cansaço de fim de prova! rs…

  16. nestes 76 pontos já estão descontadas as falsas? isto é importante frisar. uma falsa anula uma verdadeira galera. assim, em um total de 120 questoes, se vc deixa de marcar 20, acerta 70 e erra 30, sua pontuação final é 40.

  17. 76 corretas? e quantas incorretas? mariana, importante informar a fórmula básica para contabilizar os pontos: corretas – erradas = pontuação final. ou seja, se você acertou 76, errou 24 e deixou 20 em branco, você, na verdade, fez 62 pontos.

    1. O cálculo da anulação de pontos é feito só no final da pontuação das duas provas, ou já são descontados por prova – em conhecimentos básicos anulam as de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos anulas as questões de conhecimentos específicos?

  18. Sugiro organizarmos um ranking postando as notas da seguinte forma:

    cargo:
    nome:
    acertos:
    erros:
    nota final:

    E quem for do mesmo cargo vai sempre copiando o post, deixando as notas em ordem, da maior para a menor.

    O que acham?

  19. Aqui já vai uma questão a ter recurso: (42) da prova de jornalista. De acordo com o Artigo 7º do Estatuto Social da EBC, “Poderão ser acionistas da EBC as entidades da administração federal indireta, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, bem assim suas entidades da administração indireta”. Já o § 1º do Artigo 5º diz que “Cada ação ordinária confere ao seu titular direito a voto nas deliberações da assembléia geral”. Onde que essa questão é errada?

    1. Ela está errada logo depois desse trecho que vc copiou nessa parte: “… o Distrito Federal e os municípios, bem como suas entidades da administração indireta, TENDO ESSAS PREFERÊNCIA NA SUBSCRIÇÃO DE NOVAS AÇÕES, INDEPENDENTE DA QUANTIDADE DE AÇÕES QUE POSSUÍREM.”

      1. Ué, pessoal, viajei então. Pelo meu gabarito, essa questão é certa. No de vcs não?

  20. Alguém saberia me dizer porque há dois gabaritos diferentes de conhecimentos básicos, o que está neste link exigindo os dados pessoais, está diferente do que está em: MODELOS PROVAS E GABARITOS para gestor.

    1. biana, o melhor é você entrar com seu cpf, senha e número de inscrição. daí, a prova que você fez estará lá junto com o respectivo gabarito. assim, não há erros! boa sorte!

  21. Quanto a nota de corte está no próprio edital, some seus acertos e subtraia os erros! Isso mesmo, você tem que ser Deus nas provas do CEsp: Não pode errar! Então assim, no mínimo 10 pontos na prova de Conhecimentos Básicos e 21 na Prova Específica. 36 pontos na soma das duas provas para não ser reprovado! Ou seja, quem aí em cima tirou 76 pontos já subtraindo os erros? Foram bem, então, hein?

    1. Super concordo com vc, Elizabeth. Tem que saber muuuuuuuuuuuito, já que o Cespe adota o esquema de uma errada anular uma certa. E tbm acho que a galera foi bem:)

  22. anulando a erradas, fiz 69… mas não lembro de como era a pontuação em relação a conhecimentos específicos… valiam mais? Acho que estou com a minoria que achou a prova difícil… triste… hahaha

  23. Oi Mariana realmente olhei no edital e vai anular as questoes mas por sorte apesar de ter preennchido todas consegui classificar. Fiz 32 de 50 em conhecimentos basicos e 50 de 70 em conhecimentos especificos. Total 82 de 120 media 44, mais que os 36 pontos pedidos. Sera q da pra corrigirem minha redaçao?

  24. Estou arrasada. Fiz 82 pontos, apesar de ter lido o edital, juro que não vi que uma errada anulava uma certa e acabei me ferrando. Mas, enfim… Boa sorte para todos!

  25. Acertei 93 mas errei 25. Isso me deixa com 68. Ai, Deus, tô querendo taaanto sair da pauleira de jornal diário 😦 Pior que vai ser dificílimo aparecer outro concurso com tantas vagas. #praying.

      1. Não Nathália, a Mariana está certa… 25 erradas tiram 25 certas, ou seja, 93-25!

  26. Angela, segundo consta no edital, é necessário fazer pelo menos 36 pontos no total (no mínimo 10 nas questões de conhecimentos básicos e 26 na prova de conhecimentos específicos). Eu creio, mas aí é quase impossível saber ao certo, que a nota mínima para ficar entre os 327 que terão a prova prática corrigida é de no mínimo uns 55 a 60 pontos. Queria pedir aos colegas que colocassem o cargo para o qual concorreram (gestor/jornalista etc).

  27. Fiz exatos 60 pontos, já descontando as erradas, para o cargo de Jornalista. Não sei bem, mas acho muito pouco…
    E os recursos, gente? Aquela do Presidente “nomear” e “designar” para todos os órgãos da EBC tá claramente errada. Para alguns nomeia, pra outros, designa. Nunca os dois. Concordam?

    1. concordo totalmente. Nomear é diferente de designar. Vamos entrar com recurso. Diz Todos os membros nomeados e designados. A interpretação é que para todos ele pode desingnar e nomear, mas não é assim. O erro está no “e”. Deveria ser “ou”.

    2. Sou Rejane Lopes, fiz pra jornalista e fiquei com exatos 60 pontos, já descontando as erradas, Eu marquei errado essa questão, não é a mesma coisa. Concordo vamos entrar com recurso.

    3. Concordo!!! Marquei errada nesta com absoluta certeza… e constou como correta. E agora?
      Eu sou leiga no assunto “recurso”. Um já pedindo já bastam ou quanto mais requerindo sobre a mesma questão melhor?!

      1. Tem que alguém entrar. Agora estou super atarefada. Tem que fazer embasamento da arguementação. O edital explica. Por favor, alguem faça… Estou de plantão… super correndo…

    4. Concordo com vcs. Até pq no conselho curador, pelo menos em um dos casos (inciso VI, parágrafo 1º) o representante é eleito pelos próprios funcionários, portanto, o presidente pode nomear, mas nesse caso não designa. Por isso não seria aplicado a TODOS os membros… Já fundamentaram o recurso? É preciso entrar mesmo. A gente diz que vai entrar mas chega no fim das contas acaba q nenhum entra… Isso n pode acontecer. 😛

      1. Então gente, me explica isso alguém por favor! Um entrando com recurso já basta, ou é preciso que muitos peçam?? Alguém já fez??

      2. Quanto mais gente entrar, melhor para convencer a banca a mudar a resposta daquela questão. Mas lembrando que é preciso argumentar, se possível utilizando citações de autores, para fundamentar teoricamente o recurso.

      1. Para mim não há dúvidas, Láis. Em uma prova onde uma errada anula uma certa, 85 é uma nota ÓTIMA!

      2. Laís, se uma resposta errada anula uma certa, como ficou com 85 na média final?

        Para isso acontecer, das 120 você teria que ter errado 17 e meio.
        17,5 x 2 = 35
        120 – 35 = 85

        Tem certeza de que não foram 85 acertos no total?
        Assim, sua média seria 85 – 35 = 50 pontos.

  28. gente, uma errada anula uma certa. Ou seja, quem errou 5 itens por exemplo, diminui 10 pontos. Quem errou 18, subtrai 36, quem errou 34 subtrai 68, e assim por diante. É duro, mas é o Cespe, fazer o quê?

    1. Não é verdade, Nathália, você está confundindo as pessoas à toa. A pessoa que acertou 80 e errou 20 só tem que diminuir 20 pontos do total e tem uma nota final de 60.

      Acho que você está pensando como se a pessoa estivesse diminuindo do número total de pontos disponíveis, exemplo: são 120 pontos disponíveis, se alguém errar 20 pontos é porque não apenas não acertou, portanto não levou 1 ponto para cada um desses, como também errou, e então perdeu mais 1 ponto para cada um desses, e, aí sim, perderia o dobro, ou seja, teria que diminuir 40 pontos do total de 120.

      Mas esse não é o caso das pessoas que estão postando aqui, elas estão contando o quanto acertaram e diminuindo o quanto erraram e isso está certo.

      1. Fiz um post explicando sobre essa nota, Paola, pois o pessoal está muito confuso! Mas você está certa quanto ao cálculo, não precisa dobrar o número de erros.

  29. Galera, desculpe minha ignorância, acertei 85 questões no total, (33 básica e 53 específica)… Das que sobraram, no total, 15 eu fiz marcação dupla, o restante eu marquei o contrário do gabarito… Como faço para calcular? Estou com problemas no PDF aqui, não consigo ver o edital, minha net é discada

    1. Bruno, se você marcou duplo, é como se tivesse deixado em branco. Para calcular sua nota, pegue o número de acertos (85) e diminua o número de erros (20?). Se sim, daria 65 pontos.

      1. Pelas minhas contas não. Se ele errou 20, tem que descontar 40 pontos (Cada errada anula uma certa), Portanto, 85 – 40 = 45 pontos líquidos

    2. Bruno, sua nota é o número de acertos menos 2x o número de erros. Lembrando, uma errada ANULA uma certa. Ou seja, você não só deixa de ganhar, mas perde por uma que acertou!

  30. CARGO Jornalismo – 91 acertos e 21 erros – 70 PONTOS
    CARGO Acervo e Pesquisa – 95 acertos e 23 erros – 72 PONTOS

    De váaaarios moles por falta de estudo. Também pudera, não estudei NADA! No máximo, acho que gastei umas 6 horas de estudo NO TOTAL, lendo a Lei e umas coisinhas sobre arquivos…

    1. Nanna, eu acho que sua conta tá errada. Se você errou 21, tem que descontar 42 pontos, pois uma errada anula uma certa. Então o resultado líquido seria 49 pontos.

      1. Concurseiro, uma certa anula UMA errada. Com esse cálculo vc ta anulando DUAS erradas. Pra fazer esse cálculo multiplicando por 2 vc tem que subtrair do total de questões. Tipo 120 – (2×21) – 2 (em branco) = 70 pontos.

    2. Que droga, devia ter deixado mais questões em branco. Espero q corrijam minha prova prática e, nesse caso, q eu tenha ido melhor do q na objetiva. Essa lógica de negativar questões é o que ferra. Tem q saber com toda certeza do mundo para marcar. Só que, se não marca, tb não pontua, pois poderia ter acertado… Enfim, vamos ver o q rola…
      Montei uma prévia do ranking para Jornalista… talvez tenha deixado passar alguém, mas não foi por mal, ok? Por favor, quem não fez prova de JO e estiver listado aqui, se retire da lista ou avise.

      CARGO Jornalismo – ranking prévio

      1- Fausto: 74 pontos
      Mayana – 74
      2- Lais FM – 72
      3- Nanna: 91 acertos e 21 erros – 70 PONTOS
      4- Mariana: 68
      5- Thaís: 88 acertos e 22 erros – 66 pontos
      6- Aninha: 65
      7- Geraldo: 60
      8- BBC: 57
      9- Ana: 50
      10- Nicolle: 44

  31. Gente!
    Ainda não consegui acessar o gabarito (GESTOR EBC – JORNALISMO) pelo site, dá erro, alguém poderia me passar por e-mail? nel.email@gmail.com — ou colocar aqui no site…agradeço o envio. Obrigado, abs!

  32. Gente, bem lembrado o que a Nicolle falou… Além do mínimo de 36 pontos no total, é preciso ter 10 pontos em conhecimentos básicos e 21 pontos nos específicos para não ser eliminado… 😉

  33. Deixa eu ajudar vocês porque faz anos que aguento o Cespe. Não basta subtrair o número de questões erradas do número de questões certas. Por exemplo: das 120 questões eu fiz 105. Se errei 20 questões, minha nota é 105 – (2 x 20) = 66!!!!!!

  34. Moro em Belém-PA e fiz a prova em BSB para jornalista.
    Fiz 61 pontos, já descontando as erradas.
    Apesar de não ter sido uma nota tão alta, estou animada e confiante que minha prova prática seja corrigida. Como ela tem peso 2,5, nada está perdido!
    Vamos ver!!

  35. Nathalia, certeza que a conta é feita como você está falando? No edital diz que cada errada equivale a 1,00 ponto negativo, então entendo que só teríamos que diminuir o número de erros do total de acertos.

  36. Mari, esperava fazer pelo menos 90. Não sei se me sai bem na redação e não tenho títulos, queria uma nota muito alta para não ficar em desvantagem. Mas observando a média no blog fui bem, depois dos recursos talvez minha nota aumente um ou dois pontos.

  37. Mas que merda essa história de uma errada anular uma certa. Estava aqui vibrando com meus 81 acertos!
    Ai, que ódio!

  38. Vocês foram muito bem, gente! Fiz apenas 40 pontos e tô feliz da vida só por não ter sido reprovado. Falta ver a classificação agora, mas, dependendo da pontuação de vocês… já era pra eu estar chorando…

    Alguém sabe quando sai o resultado final?

    1. Oi Leonardo, consta no edital que o resultado sai 27 de outubro. Não querendo te desanimar, acho que 40 pontos é muito pouco para ficar entre os que terão a redação corrigida. Eu fiz 52, e não tenho esperança também de ficar entre esses… Estou arrasada por não ter deixado nenhuma em branco… =/

  39. Bora postar as notas no formato abaixo para organizarmos um ranking aqui no blog?

    Eu começo!

    cargo: Gestor
    nome: Fabiana
    acertos: 77
    erros: 28
    nota final: 49

    Quem for do mesmo cargo vai sempre copiando o post, deixando as notas em ordem (da maior para a menor).

  40. Vieram dois gabaritos diferentes para meu cargo (Op. camera), um o liberado na propria pagina do site e o outro da minha conta. Aconteceu com mais alguem? Ou será que estou fazendo algo errado?

  41. Respondi a 102 itens da prova para Jornalista. Deixei 18 em branco. Errei oito itens. No total de pontos, já eliminando os erros, estou com 86. Espero que dê certo. O que não podemos é perder as esperanças antes da hora. Bjoo

  42. Olá mariana e todos vcs concurseiros por favor alguém pode me falar sobre notas de |São Luís Cargo Jornalista
    quero corrigir meu gabarito e ver se eu tenho chances.
    Obrigada
    E parabéns pelo blog

    1. Evanilde, o ranking não é feito por cidade, mas sim nacionalmente, pois não existe previsão de vagas por cidade/estado. A lotação dos aprovados será feita de acordo com a necessidade de cada escritório da empresa, por isso o edital não discrimina a quantidade de vagas por localidade. Temos que nos basear no todo mesmo…

  43. Acredito que seja interessante fazer uma previsão matemática. E pra fazer um cálculo minimamente aceitável acho que a melhor maneira é prever a partir das notas da prova dos Correios pra Jornalista. Mesmo estilo de prova, mesmo número de questões.

    Dá pra perceber claramente que quem tirar mais de 65 pontos vai ser muito difícil não ter sua redação corrigida. Fiz uma análise rápida dos concorrentes de Rio, Brasília, São Paulo e Porto Alegre (notas mais altas pelo que percebi) e apenas 20 concorrentes conseguiram 65+.

    Claro que na EBC vão ter mais concorrentes, mas numa previsão sem cientificidade certeira estimo que 100-150 vão conseguir 65+ pontos. Assim quem fez 70+ pode dormir como um bebê. Entre 65-70 tem otimas chances e 60-65 boas chances. Entre 50-60 não tem muito como prever… Vai ter muita gente nessa região de pontuação.

    Vamos colocar o exemplo do meu caso pra por as coisas em perspectiva. Tirei 66 pontos.

    Se eu tivesse marcado as 120 respostas (o que não foi o caso, marquei só 110) pra tirar 66 pontos eu precisaria acertar 93 questões. Tenho quase certeza que quem acertou entre 90-100 questões de 120 (pontuação entre 60-80 portanto) terá sua redação corrigida.

    Estou parecendo um matemático que tenta acertar as chances de um time ser campeão brasileiro de futebol… Mas podem me cobrar. Ivan

    1. Você tem que levar em conta que nos Correios, todos disputavam a vagas para apenas UM cargo e, aqui, eles se dividem em DOIS: gestor e jornalista.

  44. fiz 58. deixei algumas em branco. fui mal, infelizmente. tenho algumas questões para recurso, porque estou em dúvida sobre o gabarito:
    49 – a questão de inglês veio faltando a palavra IN no meio da frase. VALERIA COMO ARGUMENTO DE RECURSO?

    34 – doações feitas por pessoas físicas não podem constituir recursos da EBC – eu coloquei C
    o gabarito está E. CONFERE?

    35 – além de outros órgãos, compõe a EBC um conselho fiscal… (sabe essa? ) – eu marque E pq pensei que não são designados pelo Pres Rep… – CONFERE?

    76 – se a identificação de pessoas em relatos jornalísticos implicar riscos a sua integridade (…) – marquei CERTO. O gabarito está ERRADO. CONFERE?

    77 – O jornalista é responsável por toda informação que divulga, ainda que o seu trabalho tenha sido alterado por terceiros (…) – marquei ERRADO. gabarito CERTO. CONFERE?

    79 – o bom, o belo, o justo (…) – marquei ERRADO. gabarito CERTO. confere?

    91 – a constituição de um comitê ou gabinte de crise (…) – marquei CERTO. gabarito ERRADO. CONFERE?

    alguma dessas caberia recurso, pessoal? boa sorte a todos!

    1. Olá,
      76 – se a identificação de pessoas em relatos jornalísticos implicar riscos a sua integridade (…) – marquei CERTO. O gabarito está ERRADO. CONFERE?
      Coloquei E, porque o jornalista nao pode amenizar probabilidade de eventuais ameaças. O profissional nao deve deixar que isso ocorra, por isso o gabarito E.

      77 – O jornalista é responsável por toda informação que divulga, ainda que o seu trabalho tenha sido alterado por terceiros (…) – marquei ERRADO. gabarito CERTO. CONFERE? .
      Gabarito correto é E mesmo, verifica!

      91 – a constituição de um comitê ou gabinete de crise (…) – marquei CERTO. gabarito ERRADO. CONFERE?
      Eu coloquei E, pois segundo o livro de Assessoria de Imprensa, do professor Jorge Duarte, o Comite já deveria existir, e nao ser criado apenas para essas situaçoes específicas…

    2. Questão 34 – Segundo o Capítulo IV, Art. 8, V do decreto 6.689, os recursos da EBC serão constituídos “de doações, legados, subvenções e outros recursos que lhe forem destinados por pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado”.

      Questão 35 – Art. 21 da mesma lei, sobre o conselho fiscal: “designados pelo presidente da república”. Art. 25 da mesma lei, sobre o conselho curador: “designados pelo presidente da república”.

  45. Boa noite!
    Gente, sou jornalista e estudante de direito. Para mim há duas questões que cabem recurso no cargo de jornalista:
    37) Nos termos da lei de regência, a EBC é administrada por um Conselho Administrativo, uma Diretoria Executiva e, em sua composição, deve contar, ainda, com um Conselho Fiscal e um Conselho Curador, sendo todos os membros nomeados e designados pelo Presidente da República.
    Segundo o Estatuto Social da EBC, todos são nomeados pelo Presidente. Porém, há indicações do Ministério, Senado, entre outros. Portanto, não são designados tão somente pelo Presidente da República.
    57) A liberdade de manifestação do pensamento coexiste, na CF, com a exigência de que o manifestante se identifique, assumindo claramente a autoria do produto do pensamento manifestado, para, sendo o caso, responder por eventuais danos a terceiros.
    Neste ponto, há uma discordância com o edital. Nele foi pedido o conhecimento da Comunicação Social no âmbito da CF. Ou seja: Da Comunicação Social.
    Vejam o que diz o Art. 220: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
    É bem certo que o Artigo 5º, parágrafo 4º veda o anonimato, porém, por não se tratar de um cargo jurídico, o edital deveria exigir o conhecimento da CF como um todo ou aceitar que afirmativa está errada.

    Bem, essa é a minha contribuição. Espero ter ajudado.
    Bjs e boa noite.

    1. Mas há de se observar que além de conhecimentos específicos da área, a banca deixou bem claro que seriam cobrados conhecimentos além:
      “16.1 HABILIDADES
      16.1.1 Os itens das provas poderão avaliar habilidades que vão além do mero conhecimento memorizado, abrangendo as capacidades de compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, com o intuito de valorizar raciocínio e reflexão sobre memorização e qualidade sobre quantidade.
      16.1.2 Cada item das provas poderá contemplar mais de uma habilidade e conhecimentos relativos a mais de uma área de conhecimento”.

      É necessário ter lido o edital, galera!

  46. Gente…. não entendo pq as pessoas têm tanto medo de fazer a prova por completo e deixam de ganhar pontos…. acho que a maioria das pessoas deixam em branco por medo de errar…. acontece que percebi que as questões-pegadinhas todos acham fácil e erram…. e é aí que está a diferença…. confesso que é o meu primeiro concurso, mas estudei bastante e, mesmo não dando conta de toda a programação do edital, não deixei nenhuma em branco e fiquei com 82 pontos… vendo agora os posts, acho que fui bem…. mas levando em consideração que são quase 5000 candidatos pra jornalismo, eu realmente não sei…. só espero que minha redação (ou prova prática…rs) seja corrigida! vamos q vamos !

    1. Caramba Pedro Henrique, parabéns então! Você foi super bem fazendo 82 pontos e marcando todas… Eu fiz como você, não deixei nenhuma em branco. Mas me arrependi muito por isso… Acertei 86 questões. Mas tive que tirar os 34 erros anulando 34 acertos… Conclusão, péssima pontuação de 52.
      Triste… =/
      Boa sorte para você!

  47. Caros amigos, a questão abaixo cabe recurso, analisem comigo:

    Questão 35 : A lei determina, de acordo com o que dispõe a Constituição Federal, que a condição de membro do Conselho Curador, BEM COMO DOS ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO DA EBC, a responsabilidade editorial e as atividades de seleção e de direção dos programas veiculados sejam privativas de brasileiros natos ou NATURALIZADO HÁ MAIS DE DEZ ANOS.

    Sobre os órgãos de administração
    Art. 12. Os órgãos de administração serão integrados por brasileiros dotados de notórios conhecimentos, inclusive sobre as melhores práticas de governança corporativa, experiência, idoneidade moral, reputação ilibada e capacidade técnica compatível com o cargo, todos residentes no País.
    Sobre o conselho curador
    Art. 25. O Conselho Curador da EBC, órgão de natureza consultiva e deliberativa, será integrado por vinte e dois membros, designados pelo Presidente da República.
    § 1o Os titulares do Conselho Curador serão escolhidos entre brasileiros natos ou NATURALIZADO HÁ MAIS DE DEZ ANOS, de reputação ilibada e reconhecido espírito público, segundo a seguinte composição
    Sobre a Constituição Federal
    § 2º A responsabilidade editorial e as atividades de seleção e direção da programação veiculada são privativas de brasileiros natos ou NATURALIZADOS HÁ MAIS DE DEZ ANOS, em qualquer meio de comunicação social.

    Vejam que
    Sobre os órgãos de administração não indica a possibilidade de naturalizados, o que difere dos outros dois abaixo.

    O QUE ACHAM???

    1. Veja bem Rafael… Art. 18 (lei 11.652/2008): “A condição de membro do Conselho Curador, bem como dos órgãos de administração da EBC, a responsabilidade editorial e as atividades de seleção e de direção da programação veiculada são privativas de brasileiros natos ou naturalizaos há mais de 10(dez) anos, nos termos no parágrafo 2º do art. 222 da CF”.

  48. Aqui já vai uma questão a ter recurso: (42) da prova de jornalista. De acordo com o Artigo 7º do Estatuto Social da EBC, “Poderão ser acionistas da EBC as entidades da administração federal indireta, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, bem assim suas entidades da administração indireta”. Já o § 1º do Artigo 5º diz que “Cada ação ordinária confere ao seu titular direito a voto nas deliberações da assembléia geral”. Onde que essa questão é errada?

    respondendo o Daniel mais acima:

    Essa é a questão 40 o erro está no final da questão que você não escreveu que diz que “independentemente da quantidade de ação que possuírem” – o correto seria proporcional.

  49. Vamos iniciar o ranking ? Percebo que muitos são marinheiros de primeira viagem, mas é bem fácil calcular a sua nota. Basta contar o número de ACERTOS e dele subtrair o número de ERROS. Portanto, não importa quantas deixou em branco.

    Sugiro que o próximo a fazer o ranking publique no mesmo post esse resultado junto com o seu`, e assim sucessivamente. Interessante fazer por ordem de classificação. obrigada, Mariana, pelo espaço e pelas trocas!

    cargo: Gestor
    nome: GestorEBC
    acertos: 94
    erros:18
    nota final: 76

  50. cargo: Gestor
    nome: Rômulo Rocha
    erros:24 – 1 nula
    nota final: 71
    Jornalismo: 59 CORRETAS, que é critério de desempate.
    OBS: 4 das erradas entrarei com recurso

  51. mariana, acho que seria legal esclarecer como se contam os pontos. tenho visto posts com uma soma básica, o que não é o que consta no edital.

    o correto seria:
    contar os acertos.
    contar os erros e multiplicar por dois, pois uma errada anula uma certa.
    subtrair os erros totais dos acertos.
    as questões em branco não entram no cálculo.
    soma-se ambas as provas porque não houve peso diferenciado.

    outra coisa: para gabarito e prova corretos, o ideial é entrar no link – consulta ao gabarito preliminar e caderno de questões // ele dá acesso a sua prova (pede seu CPF, núm de inscrição) e aí, não há como errar ou pegar o gabarito errado, né?

    obrigada, boa sorte a todos!

  52. Mariana, a Nathalia está equivocada quanto as contas. É preciso alertá-la. Ela está descontando em dobro o número de erros.

    Para fazer a conta correta basta tirar o número de erros do número de acertos. Ex: Se ela fez 105 pontos e errou 20, ela ficou no final com 85 pontos. Excelente pontuação, aliás.

  53. Gente,
    Não multiplica por dois o número de erros!!!!
    Meu Deus!

    Se uma errada anula uma certa, basta a cada uma errada subtrair uma certa. Ou seja, conte o número de erradas e subtraia do total do número de certas.

    Quem ainda tiver dúvida, pode consultar um professor de cursinho (ou de matemática). rs

    1. Acho que um bom jeito de pôr ponto final às dúvidas sobre como descontar os erros é a seguinte forma. Se você fizer a conta a partir do valor total da prova (120 pontos), aí sim multiplica por dois.. Numa prova de 120 pontos se eu errei 20 subtraio 40 de 120 o que dá 80 pontos. Se eu fizer a conta a partir dos acertos ( Errei 20, então acertei 100) não precisa multiplicar. A conta será 100 menos 20, o que resulta em 80 pontos.

    2. Na verdade, jornalista gestor ebc, os dois modos de cálculo chegam no mesmo resultado.

      Por exemplo: de 120 errei 32, supondo que tenha respondido todas.

      Modo 1:
      120 – 32 = 88, o número de certas no total.
      Considerando que cada errada anula uma certa, temos que, de 88 certas (do total), desconta-se 32 que serão anuladas, o que dará 56.

      Média do modo 1: 56 pontos

      Modo 2:

      Total respondido – (2 x erros)

      Ou seja, 120 – (2 x 32) = 120 – 64 = 56

      GENTE, NÃO VAMOS CONFUNDIR O PESSOAL!

  54. Fiz para gestor, nota final (descontando os erros) 62.
    Pode por na conta aí um amigo meu, Danilo, que fez 69, também para gestor.

    Acho que ele tem chance de ter a redação corrigida, mas eu não.

  55. O Ivan fez uma previsão matemática boa. Mas acho que pelo visto não foi uma boa idéia marcar as 120 porque marquei e acertei 82 e errei 38. Tirando os erros dá 44 de nota final. E tinha tanta esperança na prova prática porque fiz tão bem feitinha.

    1. Não deixar nenhuma em branco é uma estratégia arriscada. Em concursos com 2, 3 vagas, como foi o dos Correios, acho uma estratégia válida, uma vez que nesses concursos não basta ir bem, tem que ser o melhor. Já o da EBC, como são 82 vagas, acho que não precisa arriscar tanto e dá pra deixar umas em branco sim. Com 82 vagas vc não precisa ter a melhor nota. Basta ir bem.

      1. Acho que na Cespe não existe nenhuma seleção, independente da quantidade de inscritos, que dê para arriscar não deixar uma questão sequer em branco! O objetivo da Cespe não é ver quem consegue fechar a prova e sim tentar eliminar os candidatos! Por isso, nas seleções da Cespe, sempre acho que vale a pena deixar algumas em branco!

  56. Rafael Monteiro, concordo com você sobre a questão dos brasileiros naturalizados nos órgãos de administração. Acho que cabe recurso aí sim!

    Outra questão que gostaria de colocar na roda é a número 67, prova de conhecimentos específicos. “Ao afirmar que o meio é a msg, McLuhan chama a atenção para a forma como os meios de comunicação influenciam as pessoas enquanto estas estão ocupadas com o conteúdo da msg.” Questão considerada correta, discordo por completo. Na verdade, essa afirmação se refere à conformação da msg em relação ao meio. O meio determinaria o conteúdo da própria comunicação. O que acham disso?

    Tenho uma dúvida sobre possibilidade de recurso, talvez vocês enxerguem o que não vi na questão 89: “O uso intensivo de tecnologias de ponta para a difusão de informações jornalísticas é essencial para ampliar a audiência e garantir o máximo de qualidade ao público”. Errada, por quê?

    Vamos discutir as possibilidades de recursos por aqui pessoal!

    Sorte para nós, Queirós!

    1. Acho que está errada pq o uso intensivo de tecnologias de ponta para a difusão de informações jornalísticas não garante o máximo de qualidade ao público.

      1. Gente, na hr da prova eu fiquei com dúvida e não respondi a 89:(

        Mas acredito que o Cespe respondeu como errada pq o uso intensivo de tecnologias de ponta NÃO garante o máximo de qualidade ao público…

      2. Luisa, fiz o recurso enfocando o aspecto da difusão exigido na questão. Se a tecnologia de ponta está envolvida na difusão de informações, garantirá qualidade. Poderia não ser garantia de qualidade na apuração e feitura da matéria, por exemplo. Acho que vale a pena você montar um recurso também, mais pessoas, maiores chances. 🙂

  57. Rafael, retiro o que disse, infelizmente. 😦

    O artigo 18 da Lei 11.652 nos desmente, olha só: “Art. 18. A condição de membro do Conselho Curador, bem como dos órgãos de administração da EBC, a responsabilidade editorial e as atividades de seleção e de direção da programação veiculada são privativas de brasileiros natos ou naturalizados há mais de 10 (dez) anos, nos termos do § 2o do art. 222 da Constituição Federal.”

  58. B (Gestor)
    Nota final – 66 pontos

    Acho que tem muita gente nesta média de 65 pontos. A disputa vai ser por pontinhos nesse emaranhado aí, hein?!

  59. Na prova de gestor, fiquei com uma dúvida de português em uma questão de legislação da EBC. Vejam: “Além de outros órgãos, compõem a EBC um Conselho Fiscal e um Conselho Curador, cujos membros são designados pelo presidente da República”.

    Marquei ERRADO porque achei que o “cujos” remetia tanto a Conselho Curador quanto a Conselho Fiscal. Não dá para ter certeza que só remetia a Conselho Curador.

    O que acham?

    1. Estou respondendo a mim mesmo, “designado” é diferente de “indicado”. Então: todos os membros da EBC são designados pela presidente, apesar de alguns serem indicados por ministros etc.

  60. Para a galera que está pensando em entrar com recurso em algumas questões, cuidado, deve-se ter embasamento para isso. Para tirar a dúvia de alguns ai cima, de acordo com o dicionário Aurélio:

    a) Nomear:
    1. Designar pelo nome (ex.: nomeou os alunos um a um). = CHAMAR
    2. Dar nome a (ex.: falta nomear a empresa). = DENOMINAR, NOMINAR
    3. Dizer o nome de (ex.: não conseguiu nomear um presidente da primeira república). = CITAR, DESIGNAR
    4. Fazer menção ou referência a algo (ex.: nomeou apenas as vantagens). = CITAR, MENCIONAR, REFERIR
    5. Escolher ou despachar para um emprego ou cargo. = INSTITUIR
    6. Conferir dignidade.
    7. Propor para prémio ou concurso. = INDIGITAR
    8. Falar de (alguém).
    v. tr. e pron.
    8. Atribuir ou atribuir-se qualidades. = INTITULAR
    v. pron.
    9. Dizer o seu nome. = CHAMAR-SE

    b)designar – Conjugar
    (latim designo, -are, marcar, traçar)
    v. tr.
    1. Indicar por meio de designação.
    2. Fixar, determinar.
    3. Nomear, escolher.
    4. Servir de nome a.

  61. Sobre os recursos… tinha uma questão sobre ética que eu achei absurda a resposta. Foi a 76, que dizia:

    “Dada a possibilidade de as vendas de jornais e revistas serem aferidas pela carga simbólica de confiança e de credibilidade na mídia e dado o compromisso do jornal com o público, é válido afirmar que “ética vende”.”

    Até avalio que é uma questão de interpretação do enunciado, mas ainda assim, acho que é absurdo colocar numa questão a ética como produto vendável. Acho um disparate mesmo!

    1. Essa questão sobre a ética ser vendável vem da credibilidade do veículo. Para o cespe, se você trabalha com ética, então vai apurar as informações de acordo com que manda a profissão nos critérios de imparcialidade, objetividade, etc. Isso torna a sua matéria mais confiável, menos passiva de erros. Por isso ele afirma que a ética vende. Item Correto.

    2. Claro que a ética vende. Vc compraria um jornal que considerasse antiético? Simples assim.

      A CESPE não trabalha com decorebas, mas com abstrações de conceitos. Um jornal considerado ético e compromissado com a verdade vende mais mesmo, pois ganha a confiança do leitor. Vide Folha, Estadão etc.

      1. Na verdade essa ideia de ética vende foi apresentada no livro do Eugênio Bucci “Sobre ética e imprensa”. Igualzinho tava na prova.

  62. Baby,
    Não acho que estejamos exibindo nota. Muitos colegas dizem que não estudaram pra essa prova. Eu venho estudando bastante, de segunda a sábado, há quase um ano. Li a lei da EBC 50 vezes de tras pra frente. Tenho filho e trabalho, mas consigo estudar 4h diárias. Já fiz cursinho de 19h às 22h30 e vou me matricular em outro. É sacrificante e acho que mereço passar. Fiquei entre os 15 do STM, entre os 60 da Finep e quero muito estar entre os 27 da EBC (mas detestei a redação). tenho me esforçado pra isso. “Exibir” a nota ajuda e pensar em uma possível nota de corte e nas reais chences de ser aprovada no concurso. Ajuda ainda a controlar a ansiedade e a persistir no caminho dos estudos.

  63. Acho que esse âmbito, antes de tudo, é mais de discussão. Não é de exibição. Postar suas notas e se comparar ajuda a mostrar como vc está com relação aos outros e avaliar como foi seu ritmo de estudo, se chegou a média, ou não! Reconhecer quem foi melhor é também um mérito. Assim como o é sendo humilde e procurar ver como se sair melhor da próxima vez. Muitos dos que hoje lamentam, podem ser primeiros colocados em concursos futuros, basta corrigir os erros e comparar-se é essencial. Até porque as bancas fazem isso na hora de fazer a classificação final.

    1. Obrigada, Rômulo! E desculpe. Foi só um momento de desespero meu, pois sonhava muito em passar nesse concurso tão fofinho… <3! Outros concursos trazem uns cargos tão sem graça que esses da EBC são bem mais emoção! 😀

  64. A questão que fala: “Jornalistas cada vez mais utilizam técnicas de cruzar dados
    com a ajuda de programas para produzir matérias. Slideshare e Scribd são espaços que armazenam, de forma aberta, PowerPoint sobre diversos assuntos e permitem ao jornalista
    obter conteúdo neste formato.” No meu Gabarito consta como Certa, mas o scribd não é só para PowerPoint.
    O próprio site se define como sendo de diversos formatos.

    http://pt.scribd.com/doc/43725919/O-que-e-e-como-funciona-o-Scribd-com

    1. Maria, a questão não fala “APENAS powerpoint”. O Scribd oferece arquivos em vários formatos, inclusive Powerpoint. Portanto, não há porque considerar a questão errada.

    2. Eu considerei essa questão errada também, porque ele afirma que armazenam SLIDES (aí está outro erro. PowerPoint é software, o que esses espaços armazenam são SLIDES) em FORMATO ABERTO. Formato aberto significa editável, e o SlideShare e Scribd não oferecem os arquivos necessariamente em formato aberto, essa característica depende da opção do autor.

  65. Nossa, Agora sim é exibição [2]. Esse povo tem uma necessidade de dizer: eu fiz isso, eu fiz aquilo, eu sou foda e tal… Mas não dá pra genenralizar, Baby, nem todo mundo que está aqui tem esse objetivo.

    1. Acho que ninguém aqui está com intenção de se exibir, apenas de trocar informações sobre a prova e possibilidade de passar nesse concurso. Parabéns para quem conseguiu estudar mais, para quem não conseguiu, fica para o próximo concurso!

  66. Fiz para jornalista.
    Nota: 69, já decontados os erros.
    Acredito que quem tirou acima de 65 pontos deve ter a prova prática corrigida.
    Vamos que vamos!
    A propósito, gostaria de reforçar mais uma vez que para se obter a pontuação correta da prova basta subtrair o número de erros pelo número de acertos. Não dobrem o número de erros.

  67. Igual a tal de Laís. “Nossa estou arrasada, fiz 86 pntos”. Se isso não for querer aparecer, eu não sei mais o que é.
    Para os que estão genuinamente interessados no Ranking: fiz 72 pontos, descontando já os erros. E não, não vou ficar falando aqui sobre colocações passadas e concursos que passei ou não. Isso não interessa a ninguém.

    Obrigada.

  68. Desculpe Mariana, mas concordo que tem gente querendo se exibir sim. Mas, se vc leu meu comentário, viu que não generealizei em momento nenhum. Eu mesma coloquei minha nota porque estou interessada no ranking.

    1. Exibição ou não, fato é que os primeiros lugares geralmente não se manifestam. Ao invés de estarem aqui comentando notas, estão estudando para a próxima prova.

    1. Qual o cargo escolhido Nise? Acho que o pessoal que fez para gestor, de 65 questões para cima tem chance de ficar entre os cerca de 100 que terão a redação corrigida. Isso pelo que eu tenho visto.

  69. Vamos voltar à divulgação das notas, por favor quem for candidato a gestor e tiver disposto a dizer o quanto fez na prova – e claro, os demais cargos também, para que os outros tenham uma idéia de como se saíram, e aqui com a permissão da Mariana, o espaço está aberto!

    1. concordo com Rômulo!
      vamos manter o foco, pessoal!

      alguém viu minhas questões para recurso na prova de gestor??

      gostaria de mandar tudo hoje ainda, para evitar confusões de última hora!

  70. Como se exibir sendo que na maioria das vezes só tem o nome da pessoa e essa pessoa pode ser de qualquer lugar do Brasil?
    Desde que estejam falando a verdade, é ÓTIMO isso para se ter uma noção se eu fui bem ou mal, se tenho chance ou não…
    Continuem, visitantes, dizendo quanto tiraram, mesmo que seja 100!!!

  71. nossa, que comentário grosseiro. se o sentimento que nos motiva a fazer ou dizer algo importa, de coração, a minha intenção foi compartilhar minha pouca experiência e nos motivar. e ainda que estivesse dividindo pequenas vitórias, que mal há nisso? por que soa agressivo?
    exibido é quem não estuda e arrasa.
    mariana, você é um doce. estou encerrando minha participação por aqui.

    1. Fique à vontade para comentar ou apenas acompanhar o blog! Continuo achando que seu depoimento não é nem um pouco exibicionista, mas tenho que garantir o espaço para quem quiser expor sua opinião!

  72. Acertei 80 de 120 questões. Nota final descontadas as erradas: 40.
    Errei quase todas de raciocínio lógico e legislação, que não havia estudado. Vamos ver se me classifico para a prova prática que vale 2,5. Se for bem nesta parte, vou começar a levar vantagem porque tenho pós-graduação e 14 anos de experiência em jornalismo. Pelo menos, este concurso dá preferência a quem tem experiência, porque é que está há mais tempo no mercado que mais sofre na hora de chamar vagas com salários decentes.

    Vou entrar com recurso nas questões 1, 2, (muito subjetivas, dupla interpretação).
    Será que dá para entrar com recurso naquelas questões sobre tecnologias de comunicação? Apesar de estarem no gabarito, aquilo era informática pura, então por que não colocaram que era internet e informática?
    O que acham da 107 sobre gatekeeper? Está errada mesmo?
    E da 109? sobre newsmaking?
    Aliás, seria tão bom se a gente tivesse um professor que corrigisse e comentasse a prova.

    1. Nossa, Patrícia, meu sonho que aparecesse um prof. de comunicação para corrigir a prova… Seria dmais!

      Sobre a questão do newsmaking “A teoria do newsmaking…”, ainda não entendi msmo pq está correta, para mim não faz o menor sentido…

      Sobre a questão do gatekeeper “No contexto da redação de um jornal, o papel do gatekeeper…”
      O papel do gatekeeper não é apenas do editor, não é exclusivo dele. Sim, ele age como gatekeeper, porém o repórter, o que apura a informação tbm age como gatekeeper. Quem deixa passar a informação, quem libera é o editor, mas não compete a ele exclusivamente a avaliação sobre valor-notícia. O pauteiro tbm participa do processo de identificar o valor-notícia, o repórter, enfim…

      Sobre as questões de português, aquela sobre discursos oficiais eu consegui entender. Agora a primeira, sobre os termos jornalismo e imprensa… Uai, pra mim ela ta certa msm, mas o Cespe marcou como errada…

      Bjs, boa sorte.

      Bjs, boa sorte.

  73. Nossa, ficou sentido heim??? Carapuça serviu kkk.. Enfim, queria só dizer que me referia mais a uma menina lá encima com o clássico “nossa, fui mals pra caramba, fiz 86 pontos”. Achei a garota tosca. Enfim, acho que um forum é pra gente expor opinioes, isso é a base da democracia. Sorry pra quem não sabe discutir e fica ofendido quando pessoas não concordam com suas colocações.

  74. Bom gente, em minha modesta opinião, acho que a Carol foi sim, um pouco exagerada e até grosseria. No entAnto, a partir do momento que estamos em uma discussão devemos apredender a escutar opiniões divergentes das nossas. Ainda que sejam absurdas.
    Enfim, vamos voltar as notas?

  75. Atenção candidatos ao cargo de gestor, vamos organizar o ranking dessa forma:

    cargo: Gestor
    nome: Fabiana Ferreira
    acertos:
    erros:
    nota final: 58

    cargo: Gestor
    nome: Fabiana Sousa
    acertos: 77
    erros: 28
    nota final: 49

    cargo:
    nome:
    acertos:
    erros:
    nota final:

    Para colocar sua nota, copie o post e insira suas informações em ordem decrescente (da maior nota para a menor).

      1. Romulo,

        tô pensando em enviar recursos para correção do gabarito da questão que fala sobre princípios norteadores da produção e programação de TV e inclui “valores religiosos”, quando a CF fala em “valores éticos e sociais da pessoa e da família”.

        Tb acho que a constituição do gabinete de crise é correta e não errada como consta no gabarito.

        E vc, tem alguma sugestão?

      2. Rômulo e Fabiana Sousa,
        os posts estão com atraso porque precisam ser aprovados! Temos menos de 24 horas! Sou de Brasília, sim, Rômulo!
        Anotem meu email e talvez a gente consiga ser mais ágil fora do fórum, o que acham?

        Fabiana1972@gmail.com

        Fabiana, o gabarito da questão 73 é E . Qual sua dúvida?
        Sou a favor de todos os recursos possíveis para chegar a nota pelo menos 60!!

        76 – se a identifica;ção d epessoas em relatos jornalísticos… (sabem)? por que é ERRADA
        79 – o bom, o belo, o justo … (sobre deontologia) tá como CERTA. Por quê?
        entrei com recurso da questão 49 de inglês, achei que faltou o IN lá no meio de countries E world.

    1. Fabiana, mas ela está errada! Fabiana o que vc achou de redação, olha a prova em si consumiu muita energia minha, e redação então…tenho um pouco de receio em relação a ela…vc seguiu a estrutura de estudo de caso?

      1. Minha gente, segue ranking atualizado com correção da minha nota (acabei de ver que acertei mais 2 questões):

        RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL

        1. Gestor ebc – 76
        2. Rômulo – 71
        3. Danilo – 69
        4. B – 66
        5. Natália – 66
        6. Mara – 66
        7. Roberta – 64
        8. Renato – 63
        9. Pedro Sardinha – 62
        10. Bráulio – 62
        11. Dasborges – 60
        12. Mvn – 60
        13. Fferreira – 58
        14. Pedro – 57
        15. Cacaujor – 56
        16. Fabiana Sousa – 53
        17. Paula – 50

        Copie o comentário e insira sua nota em ordem decrescente!

  76. Eu quase gostie de você nice , até a parte do grosseira… Que pena que não possamos ser francas e falar a verdade… ô sociedade! Acho melhor eu me retirar.

    1. Gente, vamos focar nas provas e notas e deixar de lado esse tipo de coisa! Por favor! Criei esse tópico para vocês conversarem, trocarem ideias, não ficar com esse tipo de coisa. Não quero que ninguém deixe de comentar aqui pelo que quer que seja, por favor, tá?

      1. Jornalista é um povo prepotente e que não aceita opiniões diferentes da sua mesmo. Ô RAÇA! rs

        Nunca ví gente tão chata como jornalista (sim, sou jornalista e me enquadro na chatice). =P

  77. Gente, uma questão aqui que na minha prova (Jornalista) era a 78: “O sensacionalismo, estilo jornalístico caracterizado por intencional exagero na divulgação e exploração da matéria…”
    Desde quando sensacionalismo é estilo jornalístico??? Julguei errada por isso, mas consta como certa… Alguém me explica?

    1. Melissa, acredito que a questão esteja certinha sim.

      Sensacionalismo é estilo jornalístico no sentido de forma, tipo, sensacionalismo é a maneira jornalística caracterizada por…

      Sensacionalismo não é gênero jornalístico, talvez venha daí sua dúvida.

  78. Será que alguém pode peloamordeDeus me explicar como essa questão pode ser CERTA?

    “McLuhan criou os conceitos de “meios quentes” e “meios frios”. Os meios quentes, na visão original do autor prolongam os sentidos em alta definição; os meios frios têm, baixa definição e, portanto, são mais participativos. Os jornais são, nessa perspectiva, meios de comunicação frios.”

    Aprendi que imprensa é um meio quente… Alguém entendeu?

    1. BEM LEMBRADO, Maiana. Eu ia mandar um recurso quanto a esta. No livro ‘Understanding Media: The Extensions of Man’, do McLuhan, é onde ele descreve que os Meios Quentes ‘geralmente, mas nem sempre’, muito envolvimento sem tanto estímulo. Seria o contrário, por exemplo, da televisão, ou um desenho animado, que te dá muito estímulo sem tanta profundidade de conteúdo.
      Mas, para ser sincero – e um pouco chato – só o fato de ter explicado esses conceitos por ‘participativos’ já merecia estar incorreta.

      1. T.R., então vamos entrar com o recurso! Dois é melhor que um, então vamos que vamos! 😉

    2. Concordo com vocês, estou fazendo um recurso para essa questão baseado no livro “Teorias da Comunicação: o pensamento e a prática do jornalismo”. Quanto mais vozes e referências bibliográficas apontando esse erro, maiores nossas chances. 🙂

      1. Concordo também com vocês. Vejam o que achei:

        “Os meios QUENTES, como o livro, o JORNAL e o rádio, estendem um sentido elementar (audição, visão) e apresentam informações bem definidas”.

        Esse trecho está no livro de Ilana Polisrchuck – “Teorias da comunicação: o pensamento e a prática do jornalismo”.

        Como é que o Cespe considera correta a questão que diz que o jornal é meio frio? Será que é considerando que a pessoa deve “ler” e seria esta a participação em questão? De qualquer forma, entrei com recurso citando este livro. Façam o mesmo!

  79. Outra questão que gostaria que alguém me explicasse: Por que o primeiro texto de português da prova de jornalista não é argumentativo?! O autor não está justamente defendendo a ideia do correto sentido dos termos jornalismo/imprensa??? Pensei que sim…

    1. Está defendendo sim, Melissa, é mesmo um texto argumentativo mas observe que jornalismo e imprensa não são sinônimos. Logo no primeiro parágrafo o autor diz: “(…)comecemos pelo que não é nem um, nem outro.” Abraços!

    2. O texto é argumentativo, Melissa, essa parte está certa. O problema da questão está em dizer que jornalismo e impressa são sinônimos no texto. O autor não explica a diferença dos dois ao longo do texto, mas se refere a eles como “nem um nem outro”. Não falaria assim se os termos fossem sinônimos… Entendeu?

  80. O cálculo da anulação de pontos é feito só no final da pontuação das duas provas, ou já são descontados por prova – em conhecimentos básicos anulam as de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos anulas as questões de conhecimentos específicos?

  81. Ranking Gestor:

    -jornalista gestor ebc, 76
    -Romulo, 71
    -Danilo, 69
    -B, 66
    -Mara, 66
    -Roberta, 64
    -Renato, 63
    -Vinícius, 63
    -Braulio, 62
    -Fabiana, 58
    -jornalista, 57
    -Pedro, 57
    -Fabiana, 49

  82. Para Jornalista
    Dos correios de Brasília onde teve o maior número de inscritos:
    677 total
    210 acima de 36 pontos
    1 acima de 80 que por sinal tirou 90
    6 acima de 70
    25 acima de 61

    Tirando como base a cidade que teve o maior número de inscritos que foi a Brasília:

    Quem fez acima de 60 tem largas chances como dito no comentário lá em cima tem largas chances de ter a prova corrigida
    E quem fez 55 pra cima não dá pra desistir, é possível e não tão distante.

    Quem tirou acima de 80 pode se considerar entre os 10 primeiros sendo pessimista ainda.
    Acima de 70: Entre os 80.

    Uma projeção que sinceramente não acredito sair muito disso, brasília nos Correios teve um nível alto em relação dos restante.

  83. Minhas informações para o ranking. Bjinhos e boa sorte a todos !!!

    cargo: jornalista
    nome: Mariana
    acertos: 93
    erros: 25
    nota final: 68

  84. Oi Maiana. Bom, eu aprendi que meio quente é aquele que prolonga um único sentido em alta deficinição, por exmplo, rádio e fotografia. Já o meio quente apela para mais de um sentido, caso do jornal, portanto.

  85. Maiana, os meios frios são os com menor definição, por isso depende mais da interpretação (uso maior dos sentidos) do receptor, em consequência, maior interação. Os meios quentes são os que dão maior informação ao receptor, seja através de leitura, áudio, visual. Por isso o jornal foi considerado um meio frio.

    Se você não leu o livro, ele diz que a tv é um meio frio, mas compara ao cinema. E que rádio é um meio quente, mas o compara ao telefone.

    Por tudo isso acho importante analisar o contexto em que a questão está inserida.

  86. CARGO GESTOR NOTA FINAL

    Gestor ebc
    76

    Rômulo
    71

    Danilo
    69

    B
    66

    Mara
    66

    Roberta
    64

    Renato
    63

    Bráulio
    62

    Dasborges
    60

    Mvn
    60

    Fferreira
    58

    Pedro
    57

    Cacaujor
    56

    Fabiana Sousa
    49

  87. Ranking para o cargo: JORNALISTA

    Relação ordenada de NOTAS FINAIS(Acertos – Erros)

    1 Aninha Jornalista 86
    2 Pedro Henrique 82
    3 Maiana 76
    4 Fausto 74
    5 Nise 73
    6 Laís FM 72
    7 luisa ramos 71
    8 nanna 70
    9 Paula 69
    9 williammartins 69
    11 Mariana 68
    11 Nina 68
    13 Thaís 66
    14 Aninha 65
    15 Paola 61
    15 Graziella 61
    17 Geraldo 60
    18 BBC 56
    19 Melissa 52
    20 Nicolle 44
    21 Angela 41
    22 sueli 22

    Aos interessados em participar, basta copiar e colar a relação, adicionando o próprio nome com a NOTA FINAL(Acertos – Erros) na posição devida.

  88. Para ajudar no ranking: Como disse, fiz 73. Tenho um amigo, JP, que fez 68 (para jornalista). Alguem anima fazer o ranking aí pessoal?

  89. 1 Aninha Jornalista 86
    2 Pedro Henrique 82
    3 Maiana 76
    4 Fausto 74
    5 Nise 73
    6 Laís FM 72
    7 luisa ramos 71
    8 nanna 70
    9 Paula 69
    9 williammartins 69
    11 João Paulo 68
    11 Mariana 68
    11 Nina 68
    13 Thaís 66
    14 Aninha 65
    15 Paola 61
    15 Graziella 61
    17 Geraldo 60
    18 BBC 56
    19 Melissa 52
    20 Nicolle 44
    21 Angela 41
    22 sueli 22

  90. Atenção candidatos ao cargo de gestor, vamos organizar o ranking dessa forma:

    cargo: Gestor
    nome: Fabiana Ferreira
    acertos:
    erros:
    nota final: 58

    cargo: Gestor
    nome: Pedro Sardinha
    acertos: 83
    erros: 21
    nota final: 62

    cargo: Gestor
    nome: Fabiana Sousa
    acertos: 77
    erros: 28
    nota final: 49

    Para colocar sua nota, copie o post e insira suas informações em ordem decrescente (da maior nota para a menor).

  91. Caros, vocês perceberam que existem 2 gabaritos diferentes para gestor? Vejam lá um está em html (é preciso colocar email, senha e matricula) e o outro está em formato pdf ao final da pagina. Eles estão bem diferentes. Qual é o certo?

      1. Obrigada Mariana! Agora entendi! Fiz então 62 pontos. Será que entro para a correção da redação?

  92. Ranking para o cargo: JORNALISTA

    Relação ordenada de NOTAS FINAIS(Acertos – Erros)

    1 Aninha Jornalista 86
    2 Pedro Henrique 82
    3 Maiana 76
    4 Fausto 74
    5 Nise 73
    6 Laís FM 72
    7 luisa ramos 71
    8 nanna 70
    9 Paula 69
    9 williammartins 69
    11 João Paulo 68
    11 Mariana 68
    11 Nina 68
    13 Thaís 66
    14 Aninha 65
    15 Paola 61
    15 Graziella 61
    17 Geraldo 60
    18 BBC 56
    19 Aline Cordeiro 53
    20 Melissa 52
    21 Nicolle 44
    22 Angela 41
    23 sueli 22

    1. olá pessoal do ranking.
      minha nota mudou para 72 pq havia corrigido a prova de espanhol com o gabarito de inglês. foi malss…

      1. novo ranking:
        Ranking para o cargo: JORNALISTA

        Relação ordenada de NOTAS FINAIS(Acertos – Erros)

        1 Aninha Jornalista 86
        2 Pedro Henrique 82
        3 Maiana 76
        4 Fausto 74
        5 Nise 73
        6 Laís FM 72
        6 luisa ramos 72
        7 nanna 70
        8 Paula 69
        8 williammartins 69
        9 João Paulo 68
        9 Mariana 68
        9 Nina 68
        10 Thaís 66
        11 Aninha 65
        12 Paola 61
        12 Graziella 61
        13 Geraldo 60
        14 BBC 56
        15 Aline Cordeiro 53
        16 Melissa 52
        17 Nicolle 44
        18 Angela 41
        19 sueli 22

    2. Nossa, qta gente q foi bem! Fico feliz, mas meu nome vai caindo… chuif.
      Será q ainda terei minha redação corrigida?
      O q vcs acham q eles queriam no formato do texto, heim? Eu fiz um passo-a-passo, digamos assim, em texto corrido. Daí, ficou curto o texto, pq não dava para prever no rascunho (feito em tópicos). Vi no edital q a qte de linhas será computada no cálculo.(!) Vcs viram isso? Escrevi pouco, mas espero q o conteúdo valha… Faltou tempo para poder complementar as 32 linhas…!

  93. Pessoal, fico contente em ter este espaço para compartilhar angústias e esclarecer dúvidas. Parabéns, Mariana! E também a todos que participam.

    Para o ranking: Paula – gestor – nota final 50 pontos

    Será que alguém poderia me ajudar com algumas questões:
    Prova gestor – Questão 93 – “A comunicação interna não é uma ação exclusiva da área de
    comunicação das organizações, sendo as interações face a face ainda muito eficazes para manter ativo o sistema de comunicação interna e para buscar a adesão dos empregados
    aos valores, objetivos e muitas da organização.”
    ** Gabarito dá como certa. Pensei que estivesse errada porque o que é transmitido nas interações face a face traduz os valores e missão trabalhados na organização pelo setor de comunicação. Ou seja, também está dentro das estratégias de comunicação. O que acham?

    Questão 119 – “Defendida pela teoria dos dois estágios (two steps flow), a ideia de que os líderes de opinião, supostamente mais bem informados, desempenham papel preponderante ao filtrar as informações originalmente difundidas pelos meios de
    comunicação de massa não se aplica à comunicação nas redes sociais.”
    **Gabarito deu como certa. Eu pensei que estivesse errada porque nas redes sociais a influência dos líderes de opinião é menor, bem mais relativa. O que acham?

    1. Paula,

      no meu gabarito essa questão da teoria dos dois estágios aparece como errada (na minha prova ela é a questão 118) – se aplica também às redes sociais.

      1. Fabiana, mil desculpas!!! Dei informação errada aqui. O gabarito diz que é errada a questão – “Defendida pela teoria dos dois estágios (two steps flow), a ideia de que os líderes de opinião, supostamente mais bem informados, desempenham papel preponderante ao filtrar as informações originalmente difundidas pelos meios de comunicação de massa não se aplica à comunicação nas redes sociais.” Eu acho que é certa, que não se aplica.

        Tem alguém com bom conhecimento sobre as teorias de redes sociais que queira dar uma luz sobre essa questão?

    2. Essa do Two Steps Flow eu marquei errada também, achei estranho, mas não lembro de nenhum texto falando sobre a atualidade dessa teoria nas redes sociais.

  94. pessoal , acertei 80 questoes pro cargo de assistente administrativo , esse foi meu primeiro concurso , da cespe unb, sera que consigo me classificar e como fuciona o metodo de eliminação…

  95. Olá. Primeiramente, Gostaria de agradecer aos idealizadores de espaço. Isso é fundamental ára a difusão do conhecimento, e esclarecimento de dúvidas…….. Fiz para Produção Executiva de Radio Tv e Midias Digitais. Descontando os erros, fiquei com 71 pontos. Gostaria de saber quando será a publicação oficial do resultado, e quando será a prova prática. Trabalhei muito tempo no Trade de Comunicação, e em Tvs. Mas estou deslocado da área, há 7 anos. Gostaria de saber se alguem recomenda um Curso sobre Produção Executiva em meios de comunicação, ou cursos similares…..para se preparar melhor para a Segunda fase.

    1. oi David, fiquei com 70 pontos

      tb to a procura de curso?
      vc é de que cidade?

      ja tem o DRT de radialista?

      abraços

  96. CARGO GESTOR NOTA FINAL
    Gestor ebc 76
    Rômulo 71
    Danilo 69
    B 66
    Mara 66
    Roberta 64
    Renato 63
    Bráulio 62
    Dasborges 60
    Mvn 60
    Fferreira 58
    Pedro 57
    Cacaujor 56
    Paula 50
    Fabiana Sousa 49

  97. Cargo Jornalista

    Número de acertos – 82
    Número de erros – 14

    Total – 68 (Espero que dê pelo menos para corrigir a redação, pq entre os 86 está difícil com essa nota)

  98. RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL

    1. Gestor ebc – 76
    2. Rômulo – 71
    3. Danilo – 69
    4. B – 66
    5. Mara – 66
    6. Roberta – 64
    7. Renato – 63
    8. Pedro Sardinha – 62
    9. Bráulio – 62
    10. Dasborges – 60
    11. Mvn – 60
    12. Fferreira – 58
    13. Pedro – 57
    14. Cacaujor – 56
    15. Fabiana Sousa – 49

    Copie o comentário e insira sua nota em ordem decrescente!

  99. RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL

    1. Gestor ebc – 76
    2. Rômulo – 71
    3. Danilo – 69
    4. B – 66
    5. Mara – 66
    6. Roberta – 64
    7. Renato – 63
    8. Pedro Sardinha – 62
    9. Bráulio – 62
    10. Dasborges – 60
    11. Mvn – 60
    12. Fferreira – 58
    13. Pedro – 57
    14. Cacaujor – 56
    15. Paula – 50
    16. Fabiana Sousa – 49

    Copie o comentário e insira sua nota em ordem decrescente!

  100. Oi Mariana, gostaria de te agradecer enormemente pelo espaço! esse é meu primeiro concurso e quero continuar acompanhando o conteúdo postado aqui.

    bom, para os companheiros de ebc-jornalismo, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a resolver duas questões de raciocínio lógico da prova para jornalista:

    18 Considere que, a cada dia, a saída dos repórteres às ruas em
    busca de notícias não dependa das atividades exercidas no dia
    anterior. Nesse caso, a quantidade de maneiras distintas de se
    selecionarem os repórteres que irão às ruas em busca de
    notícias em determinado dia é igual a 24!/12!. (E)

    20 Suponha que X e Y representem, respectivamente, as
    proposições “A mente das crianças é uma tábula rasa sobre a
    qual os diversos conteúdos devem ser inscritos” e “A mente
    das crianças é um espaço em branco sobre o qual os diversos
    conteúdos devem ser inscritos”. Nesse caso, a proposição “A
    mente das crianças é uma tábula rasa, um espaço em branco
    sobre o qual os diversos conteúdos devem ser inscritos” estará
    corretamente simbolizada por XVY.(E)

    valeu gente!

    1. Eu respondi assim:

      18) n = 24 repórteres e p = 12 matérias

      A ordem dos jornalistas que saem para fazer as matérias não importa, portanto será resolvido por combinação.
      Fórmula: C(24,12) = n!/(n-p)!*p! = 24!/(24-12)!*12! = 24!/12!*12!
      A resposta sugerida foi 24!/12!, portanto está errada.

      A 20, embora eu tenha respondido corretamente, não sei te explicar não. :s

      Aliás, achei as questões de raciocínio lógico meio difíceis, pra nossa área. :s

    2. luisa, eu não fiz essa prova, mas para resolução da questão 18, eles não forneceram o número de jornalistas, por exemplo?
      me parece estar faltando um dado importante.
      precisaríamos de um número de jornalistas e, me parece, de algum tipo de restrição (tarefa, jornalistas que são chefes…)
      18 Considere que, a cada dia, a saída dos repórteres às ruas em
      busca de notícias não dependa das atividades exercidas no dia
      anterior. Nesse caso, a quantidade de maneiras distintas de se
      selecionarem os repórteres que irão às ruas em busca de
      notícias em determinado dia é igual a 24!/12!. (E)

      QUESTÃO 20
      X É V – porque é uma proposição dada
      Y É V – porque é uma proposição dada
      escrevendo ambas proposições na forma lógica como foi escrita na questão, ficaríamos com X^Y (que diria: a mente das crianças é uma tábua rasa E um espaço em rancor. sobre o qual os diversos conteúdos devem ser inscritos)
      o item afirma que a simbolização seria XVY , que na verdade seria o mesmo que dizer “a mente das crianças é uma tábua rasa OU um espaço em rancor. sobre o qual os diversos conteúdos devem ser inscritos) repare que o conectivo está diferente.
      QUESTÃO ERRADA.
      20 Suponha que X e Y representem, respectivamente, as
      proposições “A mente das crianças é uma tábula rasa sobre a
      qual os diversos conteúdos devem ser inscritos” e “A mente
      das crianças é um espaço em branco sobre o qual os diversos
      conteúdos devem ser inscritos”. Nesse caso, a proposição “A
      mente das crianças é uma tábula rasa, um espaço em branco
      sobre o qual os diversos conteúdos devem ser inscritos” estará
      corretamente simbolizada por XVY.(E)

      espero ter ajudado. boa sorte!

      1. Muito obrigada Fabiana e Naiade! é isso mesmo, me ajudaram certeza!… eu que preciso estudar raciocínio pra próxima! =)

  101. É incrível o nível alto dos participantes do blog. Abaixo de 60 pontos pouquíssimos… Nossa aqui só tem concorrentes da “prova prática”, só a nata. É complicado acreditar na veracidade das informações, não do site que é de um alto nível invejável, mas dos participantes. Eu tirei 105, rs

    1. Rafael de Oliveira, concordo com vc!!! Infelizmente, a sensação que dá é q o pessoal esta levando na brincadeira!! Se realmente for verdade, que todos estão super bem colocados, isso é ótimo!!! Mas está difícil de acreditar!!! Pena, que nem todos levam com a devida seriedade um espaço tão bem organizado pela Mariana!!! Mas, quem sabe, né?!! Vai ver é verdade!!!!!

    2. Não é que os participantes que foram bem mentem. É que os participantes que não foram tão bem ficam “sem jeito” de colocar sua pontuação. É normal.

      Eu já fiz um concurso pra Diplomata onde fui bem, mas não espetacular. Na comunidade do Orkut maioria das notas melhores que a minha. Tava achando que tinha ido muito mal. Fim das contas passei de fase… Mas enfim, se quiserem atualizar o blog tirei 66

    3. Com esta nota, parabéns, você com certeza é o primeiro colocado do concurso, não importa para qual cargo tenha concorrido!
      Já vai preparando a documentação, menino, porque com 87,5% da prova, é impossível não ter sido aprovado.

      Parabéns mesmo!

  102. Ranking para o cargo: JORNALISTA

    Relação ordenada de NOTAS FINAIS(Acertos – Erros)

    1 Aninha Jornalista 86
    2 Pedro Henrique 82
    3 Maiana 76
    4 Fausto 74
    5 Nise 73
    6 Laís FM 72
    7 luisa ramos 71
    8 nanna 70
    9 Paula 69
    9 williammartins 69
    11 João Paulo 68
    11 Mariana 68
    11 Nina 68
    13 Juliano Justo 67 (92-25)
    14 Thaís 66
    15 Aninha 65
    16 Paola 61
    16 Graziella 61
    18 Geraldo 60
    19 BBC 56
    20 Aline Cordeiro 53
    21 Melissa 52
    22 Nicolle 44
    23 Angela 41
    24 sueli 22

    1. Não tenho certeza do gabarito de específicas, pq corrigi pelas lembranças, mas segundo o que eu lembrei tive 76 acertos e 44 erros, o que dá 32 pontos. Espero ter errado pra mais. rsrsrs.

    1. Até posso criar, ams não sei se vou conseguir atualizar a tempo, já que hoje precisarei passar uma boa parte do tempo sem atualizar os comentários e só tem até hoje para os recursos, né?

  103. Prova Jornalista – Inglês.
    Pra mim, questão 47: Then intention of a message from a public relations representative could be to clarify a public scandal.

    Essa questão pra mim está corretíssima.. tanto pelo conteúdo da frase quanto pela comparação de conteúdo do texto. Sim, o relações públicas pode ter a intenção de esclarecer um conflito, uma situação de crise, e essa é uma das intenções de sua mensagem! Não entendi porque ela foi considerada errada…! Para mim parece óbvio essa função de esclarecer, elucidar, clarificar!

    1. Bom dia, gente.

      Tbm tou com dúvida nisso. Eu sei que coziinhar no jargão jornalístico é reescrever o texto publicado por outro veículo de informação. Não sei se cozinhar a pauta é a msma coisa, até pq o Cespe colocou errado sobre essa questão, né?

    2. E reescrever materia dada, geralmente furo de outro veiculo, levando em conta as peculiariedades do meio que ira publicar atrasado e dando o credito a quem de direito, claro! E mais ou menos isso.

    3. Cozinha: reescrever o texto jornalístico, alterando-o ou resumindo-o. (Referência: Vera Íris Paternostro. O texto na TV: Manual de Telejornalismo). Vendo por esse ponto de vista acho que aquela questão é certa, não? Eu marquei certo e o gabarito diz que está errado. Ora, se vc pega a notícia de outro jornal, vc vai, no mínimo, alterá-la e não publicá-la igual… Acho que vou entrar com recurso pra ver se cola!!! 🙂

      1. Ah não… tava lendo aqui o enunciado e não diz o que eu estava pensando que era. Por isso a questão está errada mesmo. Fala em “apurar” e não em “escrever” um texto…

  104. 1. Gestor ebc – 76
    2. Rômulo – 71
    3. Danilo – 69
    4. B – 66
    5. Mara – 66
    6. Natalia – 66
    7. Roberta – 64
    8. Renato – 63
    9. Vinicius – 63
    10. Pedro Sardinha – 62
    11. Bráulio – 62
    12. Dasborges – 60
    13. Mvn – 60
    14. Fferreira – 58
    15. Pedro – 57
    16. Cacaujor – 56
    17. Paula – 50
    18. Fabiana Sousa – 49

  105. Fiz 40 pontos para o cargo de Jornalista. Pode me colocar no ranking. Já desencanei de corrigirem minha redação. Meu grande erro foi não ter paciência de estudar legislação e raciocínio lógico, errei a maioria delas.
    Na dos Correios fiz 47 e fiquei em 36º lugar para São José (SC). O jeito é continuar estudando até passar.

    1. A esperença é a última que morre, Patrícia. Só de ter feito acima dos 36, você ainda tem, sim, chances. Estou na sua mesma situação. Tenho #FÉ de que a nota de corte ficará em 40 pontos para jornalista. Muita gente foi mal…

  106. Acho que a questão 2 de português está errada, e que a newsmaking também está porque não faz sentido com a teoria que consta nos livros.

    Para o ranking de jornalista.

    Flávia – 50

  107. Minha dúvida é a seguinte: será que tanta gente fez em média 60 pontos? Por exemplo, se mil candidatos, dos 4 mil, fizeram essa média de acertos (descontados os erros), a disputa será muito acirrada. É o primeiro concurso que faço e não sei como costuma ser o desempenho do pessoal. Alguém tem ideia? Abraço

  108. Ranking para o cargo: JORNALISTA

    Relação ordenada de NOTAS FINAIS(Acertos – Erros)

    1 Aninha Jornalista 86
    2 Pedro Henrique 82
    3 Maiana 76
    4 Fausto 74
    5 Nise 73
    6 Laís FM 72
    7 luisa 71
    8 nanna 70
    9 williammartins 69
    10 Paula 69
    11 Nina 68
    12 Mariana 68
    13 João Paulo 68
    14 André Almeida 68
    15 Juliano Justo 67
    16 Thaís 66
    17 Aninha 65
    18 Patricia 63
    19 Paola 61
    20 Graziella 61
    21 Geraldo 60
    22 BBC 56
    23 Aline Cordeiro 53
    24 Melissa 52
    25 Nicolle 44
    26 Angela 41
    27 sueli 22

    Aos interessados em participar, basta copiar e colar a relação, adicionando o próprio nome com a NOTA FINAL(Acertos – Erros) na posição devida.

  109. 1. 1 Aninha Jornalista 86
    2. 2 Pedro Henrique 82
    3. 3 Maiana 76
    4. 4 Fausto 74
    5. 5 Nise 73
    6. 6 Laís FM 72
    7. 7 luisa ramos 71
    8. 8 nanna 70
    9. 9 Paula 69
    10. 9 williammartins 69
    11. 11 Mariana 68
    12. 11 Nina 68
    13. 13 Thaís 66
    14. 14 Aninha 65
    15. 15 Paola 61
    16. 15 Graziella 61
    17. 17 Geraldo 60
    18. 18 Dany 58
    19. BBC 56
    20. Melissa 52
    21. Nicolle 44
    22. Angela 41
    23. sueli 22

  110. Ranking para o cargo: JORNALISTA
    Relação ordenada de NOTAS FINAIS(Acertos – Erros)
    1 Aninha Jornalista 86
    2 Pedro Henrique 82
    3 Maiana 76
    4 Fausto 74
    5 Nise 73
    6 Laís FM 72
    7 luisa ramos 71
    8 nanna 70
    9 Paula 69
    9 williammartins 69
    11 João Paulo 68
    11 Mariana 68
    11 Nina 68
    13 Juliano Justo 67 (92-25)
    14 Ivan 66
    14 Thaís 66
    15 Aninha 65
    16 Paola 61
    16 Graziella 61
    18 Geraldo 60
    19 BBC 56
    20 Aline Cordeiro 53
    21 Melissa 52
    22 Nicolle 44
    23 Angela 41
    24 sueli 22

    1. Ranking para o cargo: JORNALISTA
      Relação ordenada de NOTAS FINAIS(Acertos – Erros)
      1 Aninha Jornalista 86
      2 Pedro Henrique 82
      3 Maiana 76
      4 Fausto 74
      5 Nise 73
      6 Laís FM 72
      7 luisa ramos 71
      8 nanna 70
      9 Paula 69
      9 williammartins 69
      11 João Paulo 68
      11 Mariana 68
      11 Nina 68
      13 Juliano Justo 67 (92-25)
      14 Ivan 66
      14 Thaís 66
      15 Aninha 65
      16 Paola 61
      16 Graziella 61
      18 Geraldo 60
      19 BBC 56
      20 Aline Cordeiro 53
      21 Melissa 52
      22 Nicolle 44
      23 Angela 41
      24 Daniela 32
      25 sueli 22

  111. Mariana, parabéns pelo blog. Me diz uma coisa, pela sua experiência, você acha que o fato de uma questão estar igual a de outro concurso, é motivo para a sua anulação?

    1. Henrique, e nao. Vi isso acontecer nas provas do Cespe dos ultimos 10 anos em jornalismo. E nao eram anuladas.

  112. Quem optou por inglês na rova de jornalista? A questão de nº 50 foi considerada errada, mas não vejo onde está o erro. A frase é: The intention of a message from a public relations representative could be to clarify a public scandal. Em português: A intenção de uma mensagem de um representante de relações públicas (ou simplesmente relações públicas) pode “ser” – ou servir – para esclarecer um escândalo público.
    No texto, um trecho tem o mesmo sentido, mesmo com outras palavras: For example, a public relations representative might use the mass media to repair a company’s public image after an alleged scandal breaks out. (linha 10).
    A tradução: Por exemplo, um relações públicas pode usar a mídia de massa para reparar a imagem pública de uma empresa após um suposto escândalo “vazar”, ou aparecer.
    Entendo que a questão está correta. Alguém também acha, ou discorda? Cabe recurso?
    p.s.: infelizmente, acertei 85 questões, mas errei 26, o que me deixou apenas com 59 pontos. Esse processo de “uma errada anula uma certa” é uma injustiça…

    1. sumaia,
      o erro, na minha opinião está na diferença entre as expressões “could be” and “might be” não são a mesma coisa de jeito nenhum.
      a primeira, could be, é usada no sentido de possibilidade, enquanto que a segunda, “might be” é usada sempre em contexto de certeza absoluta. grande semântica.
      espero ter ajudado! boa sorte!

      1. Mas a diferença semântica entre os dois termos não torna a afirmação errada, na minha opinião, já que um sentido não exclui o outro. O fato do texto falar que o relações públicas deve faz isso não se contrapõe à questão, que indica que o profissional pode esclarecer o escândalo.
        Eu entendo que o verbo “poder” indica que, entre as possibilidades que a assessoria tem de trabalhar com os meios de comunicação, está o de esclarecer um escândalo. Não discute se ele deve ou não fazer isso.

  113. Pessoal, Vocês vão entrar com recursos??

    A questão 118 fala: A estrutura do trecho entre aspas não condiz com o formato de
    entrevista, por não conter, entre outros aspectos, elementos da
    oralidade próprios desse gênero.

    Tenho pra mim que essa questão é errada. Não necessáriamente deve haver elementos da oralidade na entrevista escrita. Ela muitas vezes é adaptada. E também pode ser feita por email, quando o próprio entrevistado escreve suas respostas. Tow falando besteira?

    1. Acho que o tal professor não leu direito a prova ou o Manual de Redação.

      PROVA:
      Para que sejam contempladas as exigências de forma da comunicação oficial, o ofício em questão deve conter, no cabeçalho ou no rodapé, as seguintes informações do remetente: nome do órgão ou setor , endereço postal, telefone e endereço do correio eletrônico

      MANUAL DE REDAÇÃO

      3.3.2. Forma e Estrutura
      Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca
      o destinatário (v. 2.1 Pronomes de Tratamento), seguido de vírgula.
      Exemplos:
      Excelentíssimo Senhor Presidente da República
      Senhora Ministra
      Senhor Chefe de Gabinete
      Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente:
      – nome do órgão ou setor;
      – endereço postal;
      – telefone e endereço de correio eletrônico

      Logo, a questão está correta e não cabe recurso.

  114. Outra coisa… Eu olhei alguns editais antigos e em todos havia escrito de forma explícita todas as novas mídias que seriam cobradas na prova. Pôxa, neste só tinha evolução das tecnologias e webjornalismo. Isso foi muito errado da parte deles!

  115. RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL
    1. Gestor ebc – 76
    2. Rômulo – 71
    3. Danilo – 69
    4. B – 66
    5. Mara – 66
    6. Paulino – 66
    7. Roberta – 64
    8. Renato – 63
    9. Pedro Sardinha – 62
    10. Bráulio – 62
    11. Dasborges – 60
    12. Mvn – 60
    13. Fferreira – 58
    14. Pedro – 57
    15. Cacaujor – 56
    16. Fabiana Sousa – 49

  116. Caros, fiz 72 para gestor, 92 certas, 20 erradas, o resto em branco; quem tem mais experiência com o CESPE acha que dá pra ter a redação corrigida?

  117. A questão do McLuhan sobre media ecology caiu igualzinha na prova de Relações Públicas do Inca, também do Cespe, ano passado. Isso é motivo para recurso?

      1. Só pra não deixar passar em branco: o cara disse que a prova era de Relações Públicas, não de Jornalista!!! Acho que ele não fez a prova, Paula, você precisa ser mais atenta antes de criticar os colegas, né?

  118. naquela questaum de jornalismo na prova de ingles acredito que a tradução do texto seja de que o relações públicas deve fazer tal coisa naum could make something …. acho q pode ser isso
    boa sorte a todos

  119. Fazedo os recursos, descobri que contabilizei uma questao errada, portanto, fiz 73 questoes para GESTOR, ja descontados os erros e nao 71 como havia postado. Tambem entrei com 3 recursos!

  120. Minha gente, segue ranking atualizado com correção da minha nota (acabei de ver que acertei mais 2 questões, tinha conferido errado):

    RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL

    1. Gestor ebc – 76
    2. Artur – 72
    3. Rômulo – 71
    4. Danilo – 69
    5. B – 66
    6. Natália – 66
    7. Mara – 66
    8.Paulino – 66
    9. Roberta – 64
    10. Renato – 63
    11.Vinicius – 63
    12. Pedro Sardinha – 62
    13. Bráulio – 62
    14. Dasborges – 60
    15. Mvn – 60
    16. Fferreira – 58
    17. Pedro – 57
    18. Cacaujor – 56
    19. Fabiana Sousa – 53
    20. Paula – 50

    Copie o comentário e insira sua nota em ordem decrescente!

  121. Vocês sabem se o CESPE divulgará o resultado da prova objetiva antes da correção da prova prática profissional?

    Ou os resultados das duas provas sairão juntos no dia 28 de Outubro?

    Obrigada!

  122. RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL
    1. Gestor ebc – 76
    2. Arthur – 72
    3. Rômulo – 71
    3. Danilo – 69
    4. B – 66
    5. Mara – 66
    6. Paulino – 66
    7. Roberta – 64
    8. Renato – 63
    9. Pedro Sardinha – 62
    10. Bráulio – 62
    11. Dasborges – 60
    12. Mvn – 60
    13. Fferreira – 58
    14. Pedro – 57
    15. Cacaujor – 56
    16. Fabiana Sousa – 49

  123. Gente, pode ser que alguém não concorde, mas acho uma injustiça só terem as redações corrigidas os 300 e tantos primeiros lugares.

    Pra que serve a nota de corte, então?
    Se a intenção é diminuir o número de redações a serem corrigidos, por que não elevar a nota de corte?

    A redação tem peso 2,5. Ou seja, uma pessoa que se saiu razoavelmente bem na objetiva poderia ir extremamente bem na redação e, assim, conseguir a vaga.

    Desculpa, mas acho isso uma puta injustiça.
    Quem concorda levanta a mão!!

    Estou torcendo muuuuito para que a minha redação seja corrigida!!

    Beijos e boa sorte a nós!

    1. Graziella, de que adianta corrigir a redação de alguém que não terá chances de ser convocado na seleção? Você acha que mais de 300 pessoas serão chamadas? Muito improvável! Então a Cespe gastaria tempo (o resultado demoraria mais a sair) e dinheiro (tem que pagar por redação corrigida)!

      Para quem faz a redação é muito ruim isso, mas tem sentido! É uma forma de eliinação!

    2. Pessoal, pelo que está no item 10.6 do edital, só serão corrigidas as redações de quem ficar até a 102ª na prova objetiva.

  124. Oi Mariana!!
    Não, eu não acho que mais de 300 serão chamados!

    O que quero dizer é que uma pessoa que tirou uma pontuação razoavelmente boa (na objetiva) pode ter se saído maravilhosamente bem na Redação, enquanto alguém que tirou uma nota alta na objetiva pode ter feito uma Redação medíocre.

    O que eu critico (na minha forma de ver) é o fato de que pessoas que se saíram bem na objetiva não terão sua prova corrigida, sendo que podem ter ido muito bem na Redação (que tem peso 2,5) e poderiam, no final das contas, atingir uma pontuação mais alta que aquele que se saiu muito bem na objetiva.

    Não sei se fui clara, mas o que eu defendo é uma nota de corte mais elevada, e que essa nota seja o critério para ter a Redação corrigida. Creio que a Redação mede muito mais o conhecimento que uma prova de C e E, portanto não acho justo que pessoas que tiraram uma nota razoavelmente boa na objetiva não tenha sequer a chance de ter seu texto lido.

    Mas é isso, não há como mudar, afinal quem dá as cartas é Cespe! Só queria mesmo expor minha ideia.
    Beijos a todos!

    1. Concordo com você, Grazeilla, só tô dizendo que é assim que a Cespe pensa, pis com certeza essa questão de gastos e tempo a mais contam muito pra eles. Isso significa que a rova objetiva, que é o chamado “peneirão” conta muito mais. Só é chamado para a segunda fase quem ficou entre “os melhores” na primeira… Aí é que vão avaliar se as redações são boas ou não…

      Bom, mas boa sorte, querida!

  125. RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL
    1. Gestor ebc – 76
    2. Romulo Rocha 73 (correcao de nota)
    3.. Arthur – 72
    4. Danilo – 69
    5. B – 66
    6. Mara – 66
    7. Pauliino – 66
    8. Roberta – 64
    9. Renato – 63
    10 Pedro Sardinha – 62
    11. Bráulio – 62
    12. Dasborges – 60
    13. Mvn – 60
    14. Fferreira – 58
    15. Pedro – 57
    16. Cacaujor – 56
    17. Fabiana Sousa – 49

  126. Pessoal, alguém fez recursos pra prova de Gestor?

    eu fiz sobre aquela de Jornalismo Público, sobre a de Hosni Mubarak, que renunciou e não foi deposto, e sobre uma de inglês, em que faltou a preposição IN na frase “Digitalization and media convergence changes made not only Brazil but some other countries IN the world (…)”.

  127. Ranking para o cargo: JORNALISTA
    Relação ordenada de NOTAS FINAIS(Acertos – Erros)
    1 Aninha Jornalista 86
    2 Pedro Henrique 82
    3 Maiana 76
    4 Fausto 74
    5 Nise 73
    6 Laís FM 72
    7 luisa ramos 71
    8 nanna 70
    9 Paula 69
    9 williammartins 69
    11 João Paulo 68
    11 Mariana 68
    11 Nina 68
    13 Juliano Justo 67 (92-25)
    14 Ivan 66
    14 Thaís 66
    15 Aninha 65
    16 Paola 61
    16 Graziella 61
    18 Geraldo 60
    19 BBC 56
    20 Aline Cordeiro 53
    21 Melissa 52
    22 Nicolle 44
    23 Angela 41
    24 Patrícia Ribeiro 40
    24 sueli 22

  128. RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL

    1. Gestor ebc – 76
    2. Rômulo – 73
    3. Artur – 72
    4. Danilo – 69
    5. B – 66
    6. Natália – 66
    7. Mara – 66
    8. Paulino – 66
    9. Roberta – 64
    10. Renato – 63
    11. Vinicius – 63
    12. Pedro Sardinha – 62
    13. Bráulio – 62
    14. Dasborges – 60
    15. Mvn – 60
    16. Fferreira – 58
    17. Pedro – 57
    18. Cacaujor – 56
    19. Fabiana Sousa – 53
    20. Paula – 50

    Copie o comentário e insira sua nota em ordem decrescente!

      1. Mariana, parabéns pela iniciativa de criação deste blog.

        Gostaria de jogar aqui a seguinte questão: qual será a provável nota de corte (NFPO) para que o CESPE chegue à correção das redações?

        Abraço e boa sorte a todos!

        Ranking para o cargo: JORNALISTA
        Relação ordenada de NOTAS FINAIS(Acertos – Erros)
        1 Aninha Jornalista 86
        2 Pedro Henrique 82
        3 Maiana 76
        4 Fausto 74
        5 Nise 73
        6 Laís FM 72
        7 luisa ramos 71
        8 nanna 70
        9 Paula 69
        9 williammartins 69
        11 João Paulo 68
        11 Mariana 68
        11 Nina 68
        13 Juliano Justo 67 (92-25)
        14 Ivan 66
        14 Thaís 66
        15 Aninha 65
        16 Paola 61
        16 Graziella 61
        18 Geraldo 60
        19 BBC 56
        20 Aline Cordeiro 53
        21 Melissa 52
        22 Pablo Pacheco 48
        23 Nicolle 44
        24 Angela 41
        25 Patrícia Ribeiro 40
        26 sueli 22

      2. Nooossaaaa!!! Só no final de outubro q sai as respostas dos recursos?!?!?!? Ñ é ñ, serááá?!?!?!?

  129. A prova estava difícil. Fiz para gestor, fiquei com 48 pontos (já descontadas as erradas) e não tenho ilusões de que vou seguir adiante… Mas tem duas questões das quais discordo frontalmente do gabarito: Uma que diz que cabe ao Diretor de Jornalimo a INTERLOCUÇÃO com o telespectador em caso de correção de erros; e a de que o pauteiro DECIDE o que será matéria nos telejornais. Nunca vi isso em qualquer redação das que já trabalhei ao longo dos meus 30 anos de jornalismo público e comercial!
    Entrei com recurso!!

  130. Gente, alguém mais fez pra Acervo e Pesquisa??? Estou curiosa pra saber se minha nota vai ser suficiente ou não….

  131. Apesar de ter ido mal na prova, tenho esperança de ainda ser chamada para a prova de repórter fotográfica. A concorrência foi bem baixa. E a prova foi muito voltada pro jornalismo, sendo que as vagas eram abertas para qualquer formação. Vamo ver, né?

    1. oi naiade, como vc sabe que a concorrência foi baixa? e o que vc entende por ter ido mal? ainda não vi ninguem que concorreu para repórter fotográfico pondo sua nota aqui.

  132. Entrei com recurso (prova de jornalista) para a questão 37, a qual aborda que “todos” os integrantes do Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Curador são “nomeados e designados” pelo presidente da República. A questão só não está certa, pois o artigo 19 da Lei que cria a EBC diz em relação à Diretoria Executiva que o Diretor-Presidente e o Diretor-Geral são nomeados pelo presidente da República, mas os seis diretores restantes são designados (e podem ser destituídos) pelo Conselho de Administração e não pelo presidente.

    A questão do Mcluhan que coloca o jornal como meio frio, completamente errada, e não certa, como diz o gabarito, pois a “imprensa”, segundo pesquisa em livro de Elementos de Teoria e Pesquisa de Comunicação do português Jorge Pedro Sousa diz que a imprensa é um meio quente, pois estimula unica e exclusivamente a visão. Vamos ver se o Cespe vai mudar, ou se vai apenas ANULAR as questões como aconteceu com os Correios, pois a única que eles trocaram de gabarito foi aquela sobre empresa pública, pois, aí “doutor”, se não trocassem aquele absurdo era para nunca mais organizar concurso público.

    Abraço e boa sorte a todos. Ahhh, tirei 68 pontos, 82 certas e 14 erradas, para se registrar no ranking.

    1. Nossa, André… Marquei essas duas questões como erradas, exatamente, pelos mesmos motivos e pegando como base as mesmas referências! CONCORDO COM VOCÊ E ASSINO EMBAIXO! É impossível elas estarem corretas! Beijos!

  133. É isso aí, André
    Esse “todos” é o que torna a questão errada, não tem como aceitar esse gabarito como está!
    Confirmando meus pontos para jornalista: 59!!! Por enquanto!!!

  134. Estou refazendo o ranking porque as pessoas foram respondendo em cima de comentários anteriores e ficou tudo bagunçado. Reli TODOS os comentários e reorganizei o ranking, então este, realmente, é o ranking final com TODAS as notas já postadas aqui.

    Lembrando que pode ser que algumas dessas notas sejam de pessoas que prestaram para gestor, porque nem todo mundo deixou claro.

    Gente, quem estiver com vergonha de postar a nota, não se preocupem: é só postar com um pseudônimo, ou mesmo uma sigla, para que você possa se localizar depois. Não precisamos do nome e sobrenome oficial de todo mundo, é só para ter uma ideia, ok? Então quem estiver com vergonha, posta do jeito que achar melhor, mas não deixa de postar.

    Copiem e continuem a partir deste ranking, ok? Ele é o mais atualizado.

    1. Aninha jornalista 86
    2. Laís 85
    3. Pedro Henrique 82
    4. Juliana 82
    5. Tanita 78
    6. Maiana 76
    7. Fausto 74
    8. Nise 73
    9. Laís FM 72
    10. Carol 72
    11. Luisa ramos 72
    12. Nanna 70
    13. Carolina 69
    14. William Martins 69
    15. Paula 69
    16. André Almeida 68
    17. Mariana 68
    18. João Paulo 68
    19. Nina 68
    20. Juliano Justo 67
    21. Ivan Clavery 66
    22. Thaís 66
    23. Bruno 65
    24. Aninha 65
    25. Roberta 64
    26. Patrícia 63
    27. Paola 61
    28. Graziella 61
    29. Geraldo 60
    30. Rejane Lopes 60
    31. Sumaia Villela 59
    32. Passarinho Amarelo 59
    33. Rodrigo Choinski 59
    34. Dany 58
    35. BBC 57
    36. Aline Cordeiro 53
    37. Melissa 52
    38. Ana 50
    39. Flávia 50
    40. Pablo Pacheco 48
    41. Alaine 44
    42. Nicolle 44
    43. Angela 41
    44. Patrícia Ribeiro 40
    45. Leonardo 40
    46. Mariana Lahud 36
    47. Dànskï Lutrida 32
    48. Daniela 32 (talvez seja a mesma pessoa que a de cima)
    49. Sueli 22

  135. Pessoal, fiz uma média com base no concurso dos Correios, que teve basicamente a mesma quantidade de inscritos (só para jornalismo), e quem tem mais de 55 pontos tem chances mesmo de ter a redação corrigida!! Eu fiz 50, mas entrei com 4 recursos, sendo que destes 3 tem que valer, que é o caso de McLuhan (jornal ñ é um meio frio), Audiocast (ñ é necessário programas para ouvir em audiocast) e uma de portugues (e a oposição entre discursos oficiais e jornalismo, que esta correta e não errada como colocou o cespe). Em todos esses recursos foram os professores que orientaram. Eu tenho muuitas chances, agora é só esperar!! Sem contar que vários professores disseram que a nota de corta será baixa!!! Nesse blog aqui, tem um bando de enganadores, que ficam mentindo a nota!!! Infelizmente, ainda acontece isso!!!!! Pessoal, que realmente fez os pontos que diz ter feito e fez mais do que 50, acreditem, ainda dá!!!!

    1. V, acho que precisamos esperar sair o resultado antes de julgar as pessoas que colocam as notas aqui, não? Não se pode sair acusando assim, sem antes ter essa confirmação…

      Boa sorte, espero que tenha sua redação corrigida!

      1. Desculpa Mariana, é q eu estava estressada na hora, kkkkkkkk!!!!!
        Mas q dá pra desconfiar, dá!!!!! kkkkkk

  136. RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL

    1. Gestor ebc – 76
    2. MiLedo – 74
    3. Rômulo – 73
    4. Artur – 72
    5. Danilo – 69
    6. B – 66
    7. Natália – 66
    8. Mara – 66
    9. Paulino – 66
    10. Roberta – 64
    11. Renato – 63
    12. Vinicius – 63
    13. Pedro Sardinha – 62
    14. Bráulio – 62
    15. Dasborges – 60
    16. Mvn – 60
    17. Fferreira – 58
    18. Pedro – 57
    19. Cacaujor – 56
    20. Fabiana Sousa – 53
    21. Paula – 50
    22. Francisco – 48

    Copie o comentário e insira sua nota em ordem decrescente!

    1. RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL
      1. Gestor ebc – 76
      2. MiLedo – 74
      3. Rômulo – 73
      4. Artur – 72
      5. Danilo – 69
      6. B – 66
      7. Natália – 66
      8. Mara – 66
      9. Paulino – 66
      10. Roberta – 64
      11. Renato – 63
      12. Vinicius – 63
      13. Pedro Sardinha – 62
      14. Bráulio – 62
      15. Dasborges – 60
      16. Mvn – 60
      17. Fferreira – 58
      18. Pedro – 57
      19. Cacaujor – 56
      20. Fabiana Sousa – 53
      21. Paula – 50
      22. Francisco – 48
      23. Mariana – 40

  137. RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL

    1. Gestor ebc – 76
    2. Miledo – 74
    3. Rômulo – 73
    4. Artur – 72
    5. Danilo – 69
    6. B – 66
    7. Natália – 66
    8. Mara – 66
    9. Paulino – 66
    10. Roberta – 64
    11. Renato – 63
    12. Vinicius – 63
    13. Pedro Sardinha – 62
    14. Bráulio – 62
    15. Dasborges – 60
    16. Mvn – 60
    17. Fferreira – 58
    18. Pedro – 57
    19. Cacaujor – 56
    20. Fabiana Sousa – 53
    21. Paula – 50

  138. Queria saber se a cespe vai informar o número de faltantes ou se fará algum pronunciamento sobre o desempenho dos participantes de um modo geral ou estatístico.

  139. Oi, V.!
    Concordo que a nota de corte será baixa e acho que a questão dos meios quentes e frios também não está certa! Agora, a primeira de Português é correta sim e é “pura” interpretação de texto. O que torna ela incorreta é extamente a parte em que fala sobre jornalismo e imprensa serem sinônimos. Logo no início do texto o autor diz: ” o que não é nem um nem outro”, portanto diferentes! Faltou um pouquinho de atenção da galera nesse ponto!
    Abraços e boa sorte!

      1. Não, V.! O texto se refere à Acta Diurna, o antepassado do nosso jornal e era dirigido ao povo. O autor apenas disse que o povo não poderia questionar, mas isso não significa que não era dirigida para a população. Depois pesquisa na internet sobre ela que você verá que a questão está errada! Você só precisava de uma leitura mais atenta para chegar a essa interpretação e,claro, um MÍNIMO de conhecimentos gerais(foi cobrado no edital e é obrigação de todo jornalista!). No livro de Teorias da Comunicação da Vera Veiga França fala muito sobre ela, depois confere lá!
        Beijocas!

        PS: HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE ELA SER DIRIGIDA AO POVO E NÃO PODER SER QUESTIONADA! MAIS ATENÇÃO NA PRÓXIMA VEZ, POIS PORTUGUÊS PARA A NOSSA ÁREA É ESSENCIAL E SINCERAMENTE, FOI A PARTE MAIS FÁCIL DA PROVA! DESCULPA PESSOAL, MAS NÃO ENTENDO COMO TEM TANTO JORNALISTA QUE NÃO SABE INTERPRETAR TEXTO!

  140. 1. Aninha jornalista 86
    2. Laís 85
    3. Pedro Henrique 82
    4. Juliana 82
    5. Tanita 78
    6. Maiana 76
    7. Fausto 74
    8. Nise 73
    9. Laís FM 72
    10. Carol 72
    11. Luisa ramos 72
    12. Nanna 70
    13. Carolina 69
    14. William Martins 69
    15. Paula 69
    16. André Almeida 68
    17. Mariana 68
    18. João Paulo 68
    19. Nina 68
    20. Juliano Justo 67
    21 Aline Leal
    22. Ivan Clavery 66
    23. Thaís 66
    24. Bruno 65
    25. Aninha 65
    26. Roberta 64
    27. Patrícia 63
    28. Paola 61
    29. Graziella 61
    30. Geraldo 60
    31. Rejane Lopes 60
    32. Sumaia Villela 59
    33. Passarinho Amarelo 59
    34. Rodrigo Choinski 59
    35. Dany 58
    36. BBC 57
    37. Aline Cordeiro 53
    38. Melissa 52
    39. Ana 50
    40. Flávia 50
    41. Pablo Pacheco 48
    42. Alaine 44
    43. Nicolle 44
    44. Angela 41
    45. Patrícia Ribeiro 40
    46. Leonardo 40
    47. Mariana Lahud 36
    48. Dànskï Lutrida 32
    49. Daniela 32 (talvez seja a mesma pessoa que a de cima)
    50. Sueli 22

  141. Gente, deixa o ranking assim. E deixe que as próprias pessoas atualizem suas notas. Tem um monte de gente que não fez para jornalistas que foi incluída.

    Ranking para o cargo: JORNALISTA
    Relação ordenada de NOTAS FINAIS(Acertos – Erros)
    1 Aninha Jornalista 86
    2 Pedro Henrique 82
    3 Maiana 76
    4 Fausto 74
    5 Nise 73
    6 Laís FM 72
    7 luisa ramos 71
    8 nanna 70
    9 Paula 69
    9 williammartins 69
    11 João Paulo 68
    11 Mariana 68
    11 Nina 68
    13 Juliano Justo 67 (92-25)
    14 Ivan 66
    14 Thaís 66
    15 Aninha 65
    16 Paola 61
    16 Graziella 61
    18 Geraldo 60
    19 BBC 56
    20 Aline Cordeiro 53
    21 Melissa 52
    22 Pablo Pacheco 48
    23 Nicolle 44
    24 Angela 41
    25 Patrícia Ribeiro 40
    26 sueli 22

    1. Ranking para o cargo: JORNALISTA
      Relação ordenada de NOTAS FINAIS(Acertos – Erros)
      1 Aninha Jornalista 86
      2 Pedro Henrique 82
      3 Maiana 76
      4 Fausto 74
      5 Nise 73
      6 Laís FM 72
      7 luisa ramos 71
      8 nanna 70
      9 Paula 69
      9 williammartins 69
      11 João Paulo 68
      11 Mariana 68
      11 Nina 68
      13 Juliano Justo 67 (92-25)
      14 Ivan 66
      14 Thaís 66
      15 Aninha 65
      16 Paola 61
      16 Graziella 61
      18 Geraldo 60
      19 BBC 56
      20 Aline Cordeiro 53
      21 Melissa 52
      22 Pablo Pacheco 48
      23 Nicolle 44
      24 Angela 41
      25 Patrícia Ribeiro 40
      26 Daniela Novais 32
      27 sueli 22

    2. Bom Nice, vocês é quem sabem. Mas claramente este ranking está errado, nem os números do lado esquerdo estão corretos e estão faltando muitas notas. Entre 30 notas e 50 há uma boa diferença. Mas, enfim.

      1. Paola
        Concordo contigo, não sei da onde a Nice se acha no direito de ir expurgando as notas assim.
        Reitero a legitimidade do seu esforço, e não do “menor esforço” da colega. Seu gabarito tem muito mais chance de estar correto do que o dela.
        Parabéns pela discrição.

      2. Olá Passarinho Amarelo. Não precisa de tamanha ignorância. Eu só sugeri que deixasse o ranking daquele jeito e as pessoas fossem colocando suas notas. No novo ranking feito pela Paola, entraram notas que não são de jornalismo e sim de outros cargos. Lembrando que quem começou a organizar esse ranking fui eu e meu namorado, então não procede sua informação de “menor esforço”.
        Mas como disse, eu só sugeri, façam como quiserem.

      3. Obrigada, Passarinho Amarelo. Você é muito gentil.

        Nise, acho que minha prioridade não era levar os créditos por fazer o gabarito, e sim ter um gabarito confiável. Então, se é importante para você, vamos ficar com o seu, até porque, prefiro não causar problemas para a Mariana, que já tem muito trabalho moderando todos esses comentários.

      4. Meu problema não foi com vocÊ e entendi a sua intenção. O que eu disse é que vc colocou pessoas que não fizeram para jornalista no ranking, por isso sugeri- eu disse SUGERI- que continuasse o ranking anterior.
        Ah, e aquela resposta não foi pra você.

      5. Bom, não ia mais responder, mas como “o problema” é comigo…
        Já estava me considerando contemplado pelo seu comentário, Paola, mas agora vou dizer duas coisas pra Nise:
        Primeiro, vc não “SUGERI”u, você usou o verbo no imperativo duas vezes. Caso não saiba o que isso significa, fico tranquilo: sua redação tende a não ser muito boa.
        Outra coisa: desde o começo, você sim tem sido ignorante. Seu “esforço” e do seu namorado, tudo bem, respeito, mas você não tem o direito de sobrepor sua opinião assim. Quem quiser, mantenha o seu ranking. Quem não, mantenha o da Paola, claro, corrigindo quaisquer incorreções.
        Desculpa, Mariana, prometo não “brigar”. Jamais. É que sou jornalista à antiga.

      6. Gente, se continuar com essa briguinha por aqui cou começar a não liberar os comentários! Por favor, vamos parar com isso e voltar ao que interessa: discutir sobre as provas!

      7. Tudo bem Passarinho Amarelo. Eu não vou mais discutir. Não tenho tempo, nem saco para isso. Interprete como você quiser, o que você pensa ou deixa de pensar pouco importa para mim.Aliás interpretação de texto não é o seu forte, como pude perceber, o que significa que tampouco eu temo você… Até porque a opinião de alguém que se esconde atrás de um apelido ridículo é a mesma coisa que nada.

        Fique tranquila Mariana. Continuarei a acompanhar o tópico, mas não comentarei mais nada. Detesto baixaria e não tenho paciência com gente que não lê as coisas direito, que interpreta como quer. Só peço que aceite essa última resposta minha. Obrigada!

      8. Vamos encerrar o assunto? Espero não ler mais nenhum comentário que renda essa história por aqui, tá gente?

        Foco nas provas, nos concursos, nos resultados! Só isso, gente, por favor!

  142. O concurso da Ebc no final ao meu ver vai haver desistencia. Como ninguém sabe(os que passarem) para onde será chamado, dependendo do lugar acredito que haja desistência. Não é o meu caso, apesar das minha preferências, eu não me vejo negando a oportunidade. Apesar do salário ser baixo. A espectativa é grande, é o que todos já falaram aqui a “redação” vai definir os aprovados em 90%, a objetiva foi de caráter em sua grande maioria eliminatório.

  143. Quem ficou em dúvida sobre a questão que fala da Teoria do Newsmaking, aí vai a resposta!

    “Segundo Mauro Wolf o conceito de newsmaking diz respeito ao PROFISSIONAL JORNALISTA que dentro da empresa atua como editor. É aquele que é responsável pela configuração final da página (quando no jornal impresso) ou da sequência das notícias bem como daqueles que serão manchetes. É um sujeito que fabrica a realidade porque – tendo incorporado os critérios universais de seleção daquilo que distingue fatos de acontecimento vai selecionar de acordo com a seleção já determinada pelas agências de notícias. O editor – que é um gatekeeper – ao selecionar – fabrica o que vai ser notícia. O jornalismo de massa, ou – o jornalismo produzido pela indústria cultural é um jornalismo que serve aos interesses do capital e é produzido para reproduzir comportamentos e não para informar, no sentido que esperava-se do jornalismo. Isto porque – quem mantém um jornal é sempre alguém que é um grande proprietário, ou alguém em débido com o governo e/ou com as elites econômicas.”

    A QUESTÃO ESTÁ CORRETA!

  144. V.!
    Quanto ao AUDIOCAST, a questão está CORRETA, conforme um artigo da Intercom: “para ter acesso à audição ou à produção de um audiocast, basta entrar em programas que gravam, editam e tocam.” Acho que eles copiaram até de lá! rs…

    Mari,
    Obrigada pelo espaço!
    Beijocas!

    1. OI Cacá,

      Bom poder debater com vc! Eu discordo que este item do audiocast esteja CORRETA, olha outra explicação de um professor com doutorado na area de webjornalismo disponiblizou no site!

      http://www.grancursos.com.br/novo/portal/?/33/397/recursos-de-prova/recursos-ebc-%C2%96-jornalismo

      A parte do livro da Magaly Prado, se vc quiser, posso te passar até por e-mail, pra vc dar uma olhada! Tudo é uma questão de interpretação, como vc msm colocou basta ENTRAR em programas, e ñ é necessário UTILIZAR programas, pq tudo é feito via streaming!
      Ok?!?!

      1. Oiii!
        Por nada… E aí, o que achou da prova?
        Boa sorte para você também! Sucesso!
        Beijooooooooo

  145. RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL

    1. Gestor ebc – 76
    2. MiLedo – 74
    3. Rômulo – 73
    4. Artur – 72
    5. Danilo – 69
    6. B – 66
    7. Natália – 66
    8. Mara – 66
    9. Paulino – 66
    10. Roberta – 64
    11. Renato – 63
    12. Vinicius – 63
    13. Pedro Sardinha – 62
    14. Bráulio – 62
    15. Dasborges – 60
    16. Mvn – 60
    17. Fferreira – 58
    18. Pedro – 57
    19. Cacaujor – 56
    20. Fabiana Sousa – 53
    21. Paula – 50
    22. Francisco – 48

    Copie o comentário e insira sua nota em ordem decrescente!

  146. Concordo com vc Rafael. Agora, quem acha que essas notas estão altas se preparem para não cair de costas no dia do resultado final. Até hoje, nenhum ranking da internet que eu tenha visto superou o resultado final oficial. Geralmente as notas são maiores, por mais que as pessoas possam estar mentindo. Acredito como alguém que já postou aqui, não lembro quem. As pessoas que tiram notas baixas não postam e muitas vezes largam o concurso pra lá,nem estão acompanhando ou nem sabem dessa discussão.

  147. RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL (ATUALIZADO COM NOTAS DA COMUNIDADE EBC GESTOR – ORKUT)

    1. Gestor ebc – 76
    2. MiLedo – 74
    3. Rômulo – 73
    4. Artur – 72
    5. Danilo – 69
    6. B – 66
    7. Natália – 66
    8. Mara – 66
    9. Paulino – 66
    10. Roberta – 64
    11. Helen Fernanda – 64
    12. Renato – 63
    13. Vinicius – 63
    14. Pedro Sardinha – 62
    15. Bráulio – 62
    16. Dasborges – 60
    17. Mvn – 60
    18. Fferreira – 58
    19. Pedro – 57
    20. Cacaujor – 56
    21. Mariana – 54
    22. Fabiana Sousa – 53
    23. Paula – 50
    24. Francisco – 48
    25. Mariana – 40

    Copie o comentário e insira sua nota em ordem decrescente!

  148. Meu comparativo é o resultado dos Correios. Prova da Cespe, mesmo esquema, mesmo número de questões, próxima uma da outra… Acho difícil diferir muito disso. Salário baixo. Estou ansioso… 27 é pra maltratar… pensei que ia esquecer e lembrar só perto, mas nao aconteceu…rs

  149. Depois do dias 27 de outubro que é o dia do resultado final, quanto tempo vai damorar o pessoal para tomar posse do cargo?

    1. Aí, Rafael, só a EBC poderá dizer! No concurso dos Correios foi super rápido, acho que dois meses no máximo. O da USP também chamaou rapidinho! Pela quantidade de vagas que a EBC abriu, é porque realmente está precisando de pessoal, então acredito que não demorem muito não…

  150. Há notas maiores do que as postadas aqui.Pelo menos essa é a minha experiência. Você vê o ranking e acha que vai ficar nessa colocação ou melhor porque pensa que as pessoas estão mentindo. Mas na verdade, você fica laaaaaaaaaaaaaaaaaa embaixo. Bem, foi isso que já aconteceu comigo. Não quer dizer que vai acontecer dessa vez,é só minha experiência.

  151. A minha descrença devido os problemas no país, acho dificílimo corrigir 327 provas. sinceramente não consigo acreditar nesse número…

  152. Gente, o povo tá calculando errado. Tem que subtrair 2x o número de erros. UMA ERRADA ANULA UMA CERTA. Acho que não entenderam ainda…

    1. Então, Bianca. Do total de questões você tira o número de erradas. Depois da quantidade que você acertou, novamente tire o número de questões que você errou. Pronto. Para fazer o cálculo da sua nota, basta diminuir o número de erradas do número de certas. Não precisa multiplicar por dois!

  153. Bianca, vc q não entendeu.

    É matemática simples: uma errada anula uma certa. Se teve 100 acertos e 20 erros, sua pontuação final é 80, pois uma errada anula uma certa: 100 – 20 = 80.

    Bem simples.

  154. oi, Mariana! voltei. rsrs
    parabéns pela sua colocação, viu? a diferença é tão pequena em relação ao primeiro que chega a ser injusto… o próximo será seu!
    Rômulo,
    sobre a prova prática, eu sou cria dos impressos; nunca trabalhei em tv; tive duas péssimas professoras na faculdade para a disciplina de telejornalismo e DETESTEI a minha prova. costumo ter bastante cuidado com o português, mas, nessa prova, protagonizei até erro de concordância. fiquei bem instável quando vi o tema. pool? deus, meus conhecimentos são rasteiros…

    1. Olha, Jornalista Gestor e Natalia, eu me desestabilizei ao ler o tema da redação e tentar fazê-la. Por algum momentos pensei em entregar a prova. Daí a coisa foi fluindo, mas siceramente, não gostei de forma alguma. Muito difícil de transcrever suas idéias diante de cerca de 14 comandos, e ainda seguindo as exigências acadêmicas do CESPE.

  155. O que me motivou a ficar e tentar desenvolver o tema, acho que um dos fatores, foi a grande quantidade de pessoas que abandonaram a prova no tempo limite, e provavelmente sem fazer a redação. E depois porque se eu levantasse daquela cadeira sem ao menos tentar, seria uma derrotado antecipado. Vamos ver o quê que dar. Não vi ninguém ainda que tenha gostado, mas com certeza deve ter uns ninjas ai que se deram bem, rs, fazer o quê? Jornalista Gestor, eu também costumo ser atento ao escrever, mas nesta prova, realmente não dá para prever como me saí. Eu cheguei no meu apto após prova e parecia que o tempo tinha parado, foi pior que um fora…rs. Que tema, hein?

  156. Pessoal. Verifiquei novamente a minha prova e fiz, na verdade, 63 pontos, para jornalista. A primeira vez que corrigi eu acabei considerando algumas questões certas, mas que na verdade tinha errado. Desculpe pela demora em corrigir o erro.
    Boa sorte a todos!

  157. rômulo, cada vez que lia meu rascunho me deprimia mais: misturei tempos verbais, cometi erros de concordância, adotei duas formas para descrever horários etc. isso pra ficar só na gramática, porque só ela poderia me salvar. parei de me torturar e voltei aos estudos.
    ademais, concurso é uma caixinha de surpresas.
    também fiquei feliz por ter tentado. pensei em levantar e ir embora, mas estudei demais pra morrer na praia sem ao menos tentar. acho que vou começar a investir nos bons concursos p nível médio. tse vem aí…

  158. Rômulo, eu tinha imaginado que ia cair algo do tipo. Inclusive para treinar eu fiz uma redação de 60 linhas fazendo um planejamento para a cobertura para as eleições de 2012. Mas de alguma forma esse meu treino até prejudicou: fiquei pensando nele e fiz o esquema parecido, incluindo coisas que foram desnecessárias (tipo “objetivo geral” e “objetivos específicos” da cobertura).

    Depois que saí da prova que vi que ao inves de ter feito um planejamento eu fiz o “planejamento de um planejamento”. Então pus só por alto que, por ex, se precisaria de repórteres, repórteres fotográficos, técnicos etc, que se precisaria de carro equipado para transmissão ao vivo etc.

    Mas não me ative muito ao que pediam. Também porque não sabia o que era pool.

    Enfim, sinceramente acho que esse concurso foi feito para “legalizar” os terceirizados e os comissionados que estão lá na EBC. E a redação, com seu peso e seu tema, confirmou isso.

  159. rômulo, por outro lado, tenho uma amiga que, após um criteriosos levantamento pré-prova, chegou à conclusão de que o tema seria planejamento de cobertura para jornal ou rádio. confiante no tema, ela fez cursinho de redação, treinou e arrasou no textinho na hora da prova. ela leu pra mim e estava bem redondo, com o planejamento de cada fase, desde o credenciamento, ao contato com equipes de engenheiro para pool, à estratégia de cobertura compartilhada, à forma de divulgação, previu programas especiais. enfim, ela se preparou, ironicamente, fez um planejamento e não comeu mosca. e eu devia ter seguido seus conselhos… em tempo, ela fez 50 pontos e acho que tem chances sim de ter a redação corrigida, pq questões serão anuladas. no stm, eu subi cinco pontos.

  160. também quero me solidarizar com os que odiaram a prova prática pra gestor… Também me desesperei na hora em que vi o tema… achei mto focado pra quem já estava lá dentro ou que já trabalha com TV há um bom tempo… e ainda não faço a menor ideia de como deveria ter feito essa prova… achei mto teórico as coisas que pesquei na internet sobre cobertura pra TV … acho que eles queriam algo mais prático mesmo.. Alguém tem ideia de como deveriam ser abordados aqueles 3 tópicos?

  161. A prova prática pra jornalista tb não foi tão fácil, vc, como chefe de reportagem, tinha que organizar uma equipe de 30 pessoas de uma agência de notícias pública para trabalhar o antes e durante um evento esportivo com vários competições, sendo que, da equipe citada, cinco são especialistas em esporte. Muitos pensam – ah,organizar uma equipe é facinho. Agora para transcrever isso em quase 60 linhas, doutor, com cinco horas de duração, passar a limpo, corrigir eventuais erros (na minha ainda ficou alguns, os que detectei porque tive que refazer e editar muitos trechos), ainda mais 120 itens e marcar o gabarito. Pelos comentários que li, a prova prática não foi fácil pra ninguém, então é o pessoal torcer pra ficar entre os 327 (no caso, quem fez para jornalista), pq a prova prática vai garantir e, ao mesmo tempo, vai derrubar muita gente boa

  162. Nise, o tema da próva prática de Gestor era cobrir um evento com os integrantes do MERCOSUL, que seriam recebidos no Palácio do Planalto e Itamary e acompanhados dos seus ministros da áerea econômica, assinariam dois acordos, um por volta de 10h,12h e outro às 17h. A partidar daí, o cara tinha que fazer um planejamento para cobrir os dois enventos, levando em conta “transmissão ao vivo”, “de servir de base para outras empresas congêneres latino-americanas”, de “organização de pool entre elas”, de “cobrir e agenciar informações”. E, ao elaborar esse planejamento: 1 – Descrever os aspectos logísticos, operacionais, e jornalísticos envolvidos na cobertura das duas reuniões. 2 – Relatar os principais momentos e produtos decorrentes da cobertura das reuniões dos chefes de Estado e de seus ministros 3 – Especificar o material a ser reportado ao vivo e em gravações, e a ser resdistribuído para o território brasileiros e para a mídia estrangeira. Acho que era só isso, Nise.

  163. Eu entrei com recurso contra duas questões. Olhei no edital e vi que só saberemos o gabarito definitivo no dia em que sair o resultado. É isso mesmo? Alguém sabe?

  164. A prova de para jornalista estava bem cansativa… Quem entregou em menos de 4 horas e foi bem nas duas eu parabenizo pelo pensamento rápido e organizado. Mas a maioria que entregou antes(claro que isso não é fato, é apenas uma opinião) sinceramente acredito que fez a prova sem a atenão necessária.

  165. Comparando com a prova dos correios o Maranhão teve o pior desempenho entre as cidades participantes. Acredito terá um remanejamento de convocados para lá. Muitos não conhecem o estado.

  166. A última frase ficou solta. Quis dizer que o Maranhão teve o pior desempenho na prova dos correios. E acredito que vai ter convocados de outras cidades e acredito que alguns neguem, pois o salário é baixo de Jornalista. Deixo bem claro para evitar polêmicas que se pessar e me convocarem para o Maranhão, eu irei… Enquanto mtos querem morar no Rio, eu já estou cansado.

  167. RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL (ATUALIZADO COM NOTAS DA COMUNIDADE EBC GESTOR – ORKUT)

    1. Gestor ebc – 76
    2. MiLedo – 74
    3. Rômulo – 73
    4. Artur – 72
    5. Lili – 70
    6. Danilo – 69
    7. B – 66
    8. Natália – 66
    9. Mara – 66
    10. Paulino – 66
    11. Roberta – 64
    12. Helen Fernanda – 64
    13. Renato – 63
    14. Vinicius – 63
    15. Pedro Sardinha – 62
    16. Bráulio – 62
    17. Dasborges – 60
    18. Mvn – 60
    19. Fferreira – 58
    20. Cláudio – 57
    21. Pedro – 57
    22. Cacaujor – 56
    23. Mariana – 54
    24. Fabiana Sousa – 53
    25. Paula – 50
    26. Francisco – 48
    27. Mariana – 40

    Copie o comentário e insira sua nota em ordem decrescente!

  168. Essa questão sobre “ética vende” é, realmente, intrigante e DIGNA DE ANULAÇÃO(vai muito do ponto de vista da pessoa e de como analisou!). Observe o caso da Globo: existe uma emissora mais sensacionalista do que ela? (E isto não é nada ético). E por outro lado, qual é a que possui maior audiência? Globo! Compara a audiência da Globo com a da TV Cultura(que têm infinitos programas educativos), é óbvio que a TV Cultura perde!
    Mais um exemplo: o jornal mais vendido em Belo Horizonte é o Super Notícias! Gente, você olha para ele e só enxerga sangue, sensacionalista ao extremo(o que, novamente, não tem nada de ético!). Infelizmente, dependendo do ponto de vista, às vezes ética não vende! : /

  169. Resumindo: existem contradições entre a ética vender e não vender! Alguns autores acham que ela pode aumentar a venda e outros que é pura utopia! Ah, gente! Quanta hipocrisia… Vocês acham que as pessoas, realmente, preferem assistir aos programas educativos da TV CULTURA do que as novelas e os noticiários sensacionalistas da Globo? “Utopia, ou romantismo a verdade é que ética no jornalismo é um sonho longe, muito longe. A exposição na sociedade mediante a exploração de fatos que causem impacto, isso sim dá lucro!” (Caso Isabella).

  170. Boa, Cacá!!

    Gente, por curiosidade baixei aqui e fiz a prova de jornalista. Na parte específica achei a de gestor mais bem feita, com menos detalhezinhos inúteis. Na de jornalista tinha coisa que não teve na nossa, como “barriga”, “suíte”, “cozinha”, “computação em nuvem”, “meios quentes e meios frios”, “mobile tagging”(?), “QRCode”, “backbone”… Odeio esses termozinhos técnicos que não servem pra nada.

    Resumindo: fui pior na de jornalista que na de gestor.

  171. Então, vamos lá, em homenagem ao Passarinho Amarelo, na sua luta contra a arrogância mal disfarçada de prestatividade e gentileza (Eita menininha grossa!). Mas mantive sua informação, confirmada pela própria, de que a Tanita está em outro ranking. Então, quem puder que ajude no ranking, como eu estou fazendo. Aline Leal, honre o nome e atualize sua nota, oK?

    1. Aninha Jornalista 86
    2. Laís 85
    3. Juliana 82
    4. Maiana 76
    5. Fausto 74
    6. Nise toda ela 73
    7. Laís FM 72
    8. Carol 72
    9. Luísa Ramos 72
    10. Nanna 70
    11. Carolina 69
    12. Paula 69
    13. André Almeida 68
    14. Mariana 68
    15. João Paulo 68
    16. Nina 68
    17. Juliano Justo 67
    18. Ivan Clavery 66
    19. Thais 66
    20. Bruno 65
    21. Aninha 65
    22. Roberta 64
    23. William Martins 63
    24. Patrícia 63
    25. Paola 61
    26. Graziella 61
    27. Geraldo 60
    28. Rejane Lopes 60
    29. Sumaia Vilela 59
    30. Rodrigo Choinski 59
    31. Passarinho Amarelo 59
    32. Henrique 59
    33. Dany 58
    34. BBC 57
    35. Aline Cordeira 53
    36. Melissa 52
    37. Ana 50
    38. Flávia 50
    39. Pablo Pacheco 48
    40. Alaine 44
    41. Nicole 44
    42. Angela 41
    43. Patrícia Ribeiro 40
    44. Leonardo 40
    45. Mariana Lahud 36
    46. Dànski Lutrida 32
    47. Daniela (talvez seja a mesma pessoa que a de cima) 32
    48. Sueli 22

    1. Deixemos essa “picuinha” de lado e vamos ao que interessa: o ranking, ok? A partir do próximo comentário que tiver qualquer tipo de ofensa, mesmo que para se defender, será EXCLUÍDO!

  172. oi, rômulo. minha amiga fez redação com o filemon, mas o que contou mesmo foram as suas pesquisas temáticas e desenvolvimento de conteúdo. Claro, de posse disso, ela treinou, seguiu dicas e técnicas do cursinho e fez textos corrigidos pelo professor. acho cursinho super válido. vou pedir pra ela aparecer por aqui. ah, outro erro na minha dissertação: considerei que os dois eventos ocorriam no palácio do planalto. rs. virou piada. nunca vi tamanha distração, desatenção e despreparo. honestamente, não mereço mesmo estar lá, mesmo com meus pontinhos razoáveis na objetiva. como diria um professor meu de constitucional: “merecia era perder três pontos pela desatenção”.

  173. Concordo plenamente com o Braulio. Inúteis! barriga por exemplo é um termo extremamente informal. É quase uma gíria…rs

    1. É Rafael. Eu acho que o grande problema é que muitas vezes essas “gírias” acabam mudando de estado para estado. Não é o caso de “Barriga”, por exemplo. Mas é o caso de subtítulo, ou sutiã, ou linha fina ou bigode e por aí vai.

  174. Pessoal, quanta gente desinformada fazendo concurso e pasmem; para comunicação. Básico do básico, ler pelo menos o edital. É um povo q não sabe calcular p… nenhuma. Ficam postando seus hipotéticos acertos. Ai, ai. Vão ler os conteúdos, melhor do que ficar conjecturando sobre notas e correções. Quanta inutilidade postada pala grande maioria. Vão procurar o que fazer, estudar é um bom começo.

  175. Atualização do ranking

    1. Aninha Jornalista 86
    2. Laís 85
    3. Juliana 82
    4. Líria Jade 80
    5. Maiana 76
    6. Fausto 74
    7. Nise toda ela 73
    8. Laís FM 72
    9. Carol 72
    10. Luísa Ramos 72
    11. Nanna 70
    12. Carolina 69
    13. Paula 69
    14. André Almeida 68
    15. Mariana 68
    16. João Paulo 68
    17. Nina 68
    18. Juliano Justo 67
    19. Ivan Clavery 66
    20. Thais 66
    21. Bruno 65
    22. Aninha 65
    23. Roberta 64
    24. William Martins 63
    25. Patrícia 63
    26. Paola 61
    27. Graziella 61
    28. Geraldo 60
    29. Rejane Lopes 60
    30. Sumaia Vilela 59
    31. Rodrigo Choinski 59
    32. Passarinho Amarelo 59
    33. Henrique 59
    34. Dany 58
    35. BBC 57
    36. Aline Cordeira 53
    37. Melissa 52
    38. Ana 50
    39. Flávia 50
    40. Pablo Pacheco 48
    41. Alaine 44
    42. Nicole 44
    43. Angela 41
    44. Patrícia Ribeiro 40
    45. Leonardo 40
    46. Mariana Lahud 36
    47. Dànski Lutrida 32
    48. Daniela (talvez seja a mesma pessoa que a de cima) 32
    49. Sueli 22

  176. Olá… estou tentando ver no diário da união se saiu mais alguma noticia…
    Nadaaaa… queria saber logo o resultado final… alguém tem noção de quando sai?

  177. Gente, eu fico aqui pensando: como os resultados da prova objetiva e prática vão sair juntos, no dia 27 ? E se alguém tiver a prova corrigida errado e, por isso, não ficar dentro da classificação dos que terão a prova prática avaliada? Será muito mais difícil recorrer, já que a “desclassificação” de uma pessoa por erro do Cespe resultaria na inclusão errônea de alguém na lista dos trezentos primeiros…
    O Cespe não teria que divulgar primeiro o resultado da objetiva, abrir tempo para recursos e, depois, corrigir a prova prática ?

    1. Carol, o recurso se dá em cima das questões da prova. A Cespe vai avaliar os recursos e já considerar o resultado como final! Recursos depois disso só se a pessoa acionar a justiça, mas acho muito difícil…

  178. Atualização do ranking
    1. Aninha Jornalista 86
    2. Laís 85
    3. Juliana 82
    4. Líria Jade 80
    5. Maiana 76
    6. Fausto 74
    7. Nise toda ela 73
    8. Laís FM 72
    9. Carol 72
    10. Luísa Ramos 72
    11. Nanna 70
    12. Carolina 69
    13. Paula 69
    14. André Almeida 68
    15. Mariana 68
    16. João Paulo 68
    17. Nina 68
    18. Juliano Justo 67
    19. Ivan Clavery 66
    20. Thais 66
    21. Bruno 65
    22. Aninha 65
    23. PHSM 65
    24. Roberta 64
    25. William Martins 63
    26. Patrícia 63
    27. Paola 61
    28. Graziella 61
    29. Geraldo 60
    30. Rejane Lopes 60
    31. Sumaia Vilela 59
    32. Rodrigo Choinski 59
    33. Passarinho Amarelo 59
    34. Henrique 59
    35. Dany 58
    36. BBC 57
    37. Aline Cordeira 53
    38. Melissa 52
    39. Ana 50
    40. Flávia 50
    41. Pablo Pacheco 48
    42. Alaine 44
    43. Nicole 44
    44. Angela 41
    45. Patrícia Ribeiro 40
    46. Leonardo 40
    47. Mariana Lahud 36
    48. Dànski Lutrida 32
    49. Daniela (talvez seja a mesma pessoa que a de cima) 32
    50. Sueli 22

    Copie e cole, inserindo seu resultado no local adequado e corrigindo a numeração sequencial.

  179. Atualização do ranking
    1. Aninha Jornalista 86
    2. Laís 85
    3. Juliana 82
    4. Líria Jade 80
    5. Maiana 76
    6. Fausto 74
    7. Nise toda ela 73
    8. Laís FM 72
    9. Carol 72
    10. Luísa Ramos 72
    11. Nanna 70
    12. Carolina 69
    13. Paula 69
    14. André Almeida 68
    15. Mariana 68
    16. João Paulo 68
    17. Nina 68
    18. Juliano Justo 67
    19. Ivan Clavery 66
    20. Thais 66
    21. Bruno 65
    22. Aninha 65
    23. PHSM 65
    24. Roberta 64
    25. William Martins 63
    26. Patrícia 63
    27. Paola 61
    28. Graziella 61
    29. Geraldo 60
    30. Rejane Lopes 60
    31. Sumaia Vilela 59
    32. Rodrigo Choinski 59
    33. Passarinho Amarelo 59
    34. Henrique 59
    35. Dany 58
    36. BBC 57
    37. Aline Cordeira 53
    38. Melissa 52
    39. Ana 50
    40. Flávia 50
    41. Pablo Pacheco 48
    42. Carol 45
    43. Alaine 44
    44. Nicole 44
    45. Angela 41
    46. Patrícia Ribeiro 40
    47. Leonardo 40
    48. Mariana Lahud 36
    49. Dànski Lutrida 32
    50. Daniela (talvez seja a mesma pessoa que a de cima) 32
    51. Sueli 22
    Copie e cole, inserindo seu resultado no local adequado e corrigindo a numeração sequencial.

  180. Meu sonho era que este ranking valesse… Tô super tensa com o resultado gente, chega o Natal mas não chega 27 de outubro!!

  181. Ta f#$& Graziela, eu pensei que esqueceria com o passar dos dias, mas a apreensão aumenta a cada dia…Amanhã faltará ainda 7 dias… Confesso que vou me frustrar se não conseguir entrar… Estou confiante…. Sei que não é o fim do mundo e não dos concursos, mas pelo número de vagas não me resta dúvidas que é uma boa oportunidade.

  182. Demaiiiis gente, ansiedade total.Boa sorte a todos nós, uma hora dessa semana que vem já saberemos o resultado. #TENSO

  183. Pessoal,
    O que vcs acham de ao lado do nome e da note, no ranking, a gente colocar de onde fez a prova, para a gente ter uma ideia de se todos os locais estão sendo representados no ranking e, consequentemente, ter uma ideia melhor da representatividade do nosso ranking?
    Eu fiz de Brasília.
    PS: não é “a” Cespe!! É “o” Cespe!!

    1. Pedro, sei que o C de Cespe é de Centro, então seria “O” Cespe. Mas eu pelo menos considero “A” organizadora, então continuo usando A Cespe nessa lógica. Mas valeu pela observação!

  184. RANKING – CARGO GESTOR NOTA FINAL (ATUALIZADO COM NOTAS DA COMUNIDADE EBC GESTOR – ORKUT)

    1. MN – 84
    2. Gestor ebc – 76
    3. 74
    4. MiLedo – 74
    5. Rômulo – 73
    6. Artur – 72
    7. Lili – 70
    8. Danilo – 69
    9. B – 66
    10. Natália – 66
    11. Mara – 66
    12. Paulino – 66
    13. Roberta – 64
    14. Helen Fernanda – 64
    15. Renato – 63
    16. Vinicius – 63
    17. Pedro Sardinha – 62
    18. Bráulio – 62
    19. Dasborges – 60
    20. Mvn – 60
    21. Fferreira – 58
    22. Cláudio – 57
    23. Pedro – 57
    24. Cacaujor – 56
    25. Mariana – 54
    26. Fabiana Sousa – 53
    27. Paula – 50
    28. Francisco – 48
    29. Mariana – 40

    Está chegando a hora do resultado!!!

  185. olá gente!
    vcs sabem qual é o resultado que sai no dia 27?
    são as notas da redação e a classificação geral???
    alguém sabe?

  186. Atualização do ranking
    1. Aninha Jornalista 86
    2. Laís 85
    3. Juliana 82
    4. Líria Jade 80
    5. Maiana 76
    6. Fausto 74
    7. Nise toda ela 73
    8. Laís FM 72
    9. Carol 72
    10. Luísa Ramos 72
    11. P.H
    12. Nanna 70
    13. Carolina 69
    14. Paula 69
    15. André Almeida 68
    16. Mariana 68
    17. João Paulo 68
    18. Nina 68
    19. Juliano Justo 67
    20. Ivan Clavery 66
    21. Thais 66
    22. Bruno 65
    23. Aninha 65
    24. PHSM 65
    25. Roberta 64
    26. William Martins 63
    27. Patrícia 63
    28. Paola 61
    29. Graziella 61
    30. Geraldo 60
    31. Rejane Lopes 60
    32. Sumaia Vilela 59
    33. Rodrigo Choinski 59
    34. Passarinho Amarelo 59
    35. Henrique 59
    36. Dany 58
    37. BBC 57
    38. Aline Cordeira 53
    39. Melissa 52
    40. Ana 50
    41. Flávia 50
    42. Pablo Pacheco 48
    43. Carol 45
    44. Alaine 44
    45. Nicole 44
    46. Angela 41
    47. Patrícia Ribeiro 40
    48. Leonardo 40
    49. Mariana Lahud 36
    50. Dànski Lutrida 32
    51. Daniela (talvez seja a mesma pessoa que a de cima) 32
    52. Sueli 22
    Copie e cole, inserindo seu resultado no local adequado e corrigindo a numeração sequencial.

  187. Gente, alguém sabe qual horário que o Cespe costuma divulgar resultados?
    É sempre à noite ?

    Haja ansiedade, galera! Boa sorte a todos !!!

  188. O Edital diz que sai Dia 27 no DOU e depois o site do CESPE o reproduz. Quem tiver disposição de acordar cedinho e acessar o DOU http://www.in.gov.br geralmente concursos é na SEÇÃO 3. Expectativa doida, chega o Natal e não chega amanhã, isso se o Cespe não inventar de adiar

  189. Uma dica é olhar no DOU. O resultado do concurso dos Correios, por exemplo, eu vi de manhãzinha, logo que saiu o Diário Oficial, bem antes de publicarem no site do Cespe.

  190. Seja o que Deus quiser, boa sorte a todos. Amanhã a uma hora dessa alguns estarão postando comentários tristes e outros felizes, é a vida!

  191. Ih, gente, será que sai hoje mesmo? Não encontrei nada no Diário Oficial. Alguém sabe se a Cespe costuma (ou pode) divulgar os resultados antes da publicação lá?

    1. Pois é, Luanda. Tb não vi nada no DOU. O dos Correios saiu antes lá do que no site do Cespe. Talvez nesse da EBC tenham optado por não divulgar as preliminares no DOU, sei lá…

  192. Nesse calendário do Cespe está escrito que hoje saem os resultados das objetivas. Não era pra sair o resultado da prática tb, conforme o edital?

    Alguém conseguiu achar algo no DOU ? Eu não achei !
    Boa sorte, jornalistas

  193. Estranho… Olha o que diz a notícias postada no site do Cespe: ” Resultado final das provas objetivas para todas as atividades dos cargos de Jornalista do concurso da Empresa Brasil de Comunicação.”. Será que é só o resultado da objetiva e ainda não a classificação final (incluindo a nota da prova discursiva)? Dúvida no ar e esse Cespe nada de divulgar o resultado!!!!

  194. Alguém sabe que horas sai? 17h? (não sei de onde tirei esse horário, mas é que os gabaritos sempre saem no fim do dia, não é?)

  195. Pessoal, acho mais provável estar errado no boletim do que no edital, então imagino que sejam divulgados o resultado final das objetivas e o provisório da prática (pras vagas de jornalista).

  196. Geeennnteeee!!! Que demora é essa meus amores. Estou pirando de tanta angústia. Que papai do céu possa nos iluminar… e é claro garantir minha aprovação. Amo vocês e boa sorte queridos!!!

  197. Pessoas, liguei no Cespe. Me disseram que a divulgação estava prevista para hoje, mas se não acontecer até 19h30 vai ficar para amanhã.

      1. Oi fe, vc também fez pra acervo e pesquisa? Ficou com quantos pontos? Eu fiz tb… fiquei com 72… espero que seja suficiente pra passar 🙂

  198. Genteeeee, que ódio ! Passei o dia todo na frente desse computador esperando o resultado!!!! Será que não vai sair ?
    Snif !

  199. Como não saiu nada até agora, acho que só amanhã mesmo. Eles bem que podiam ter colocado uma notinha no site, hein? O atraso e as respostas vagas são um desrespeito com os candidatos.

  200. Saiu. Prova Objetiva 70. Prova prática 62.07. Esperar daqui a pouco pra ver o espelho e entrar com recurso. Desânimo total com esse resultado da prática

  201. Pessoal. Saiu o resultado final da prova objetiva e o resultado provisório da prova prática no DOU, Seção 3, páginas 3 e 4. Abaixo minha pontuação. Boa sorte a todos!

    William Martins – Prova objetiva: 68 Prova Prática: 62,33

  202. Ammoooreesss!!!! Que ódio!!!!!! Estou em plena lua de mel em Porto de Galinhas – PE, angustiada para saber do resultado. Não consigo dar atenção ao meu bem de tanta expectativa. Não saio da frente do computador. Espero não ficar sem maridinho. Rsrsrs. Enfim, amores… que falta de respeito do Cespe para com todo nós. Que absurdo. Na verdade é um desabafo. Fiz 84 pontos e sei que posso ser classificado e fechar minha lua de mel com chave de ouro. Boooaaa sooorrrtteeee amigos jornalistas. Sei que com fé poderemos chegar lá. Continuo antenada!!!!

  203. Galera, os resultados estão no Diário Oficial de hoje (www.in.gov.br). No site do Cespe ainda não saiu nada. Que agonia, fiz 64 na prova objetiva e 89,77 na redação, mas não veio a classificação … será que eu vou ficar entre os 86??

  204. Galera, acabei de ver o resultado no Diário Oficial da União: saiu para Gestor, Jornalista, cinegrafista e fotógrafo. Não encontrei as outras áreas. Já previa que não estarei na lista para jornalismo, mas me surpreendi com as notas de corte, forma baixas ao meu ver. E a prova prática ajudou muita gente…

    Agora minhas chances estão no resultado de Acervo e Pesquisa. Acho que não saiu. Mas se alguém encontrar, por favor, me fale.

    abraços e felicidades aos que passaram

  205. No Diário Oficial já saiu algo. Jornalista, Repórter Cinematográfico e Fotográfico; resultado das provas objetivas e praticas…olhem lá. Tem uma chamada na primeira pagina!

  206. Como hoje é dia do funcionário público, imagino q o pessoal do Cespe não deve trabalhar hoje. O negócio é desligar e esperar pra ver se sai na segunda-feira…

  207. Gente, por favor, como eu faço para ter acesso à minha redação? Não encontro link no site… e o edital diz que as redações estãos disponíveis desde 9h de hoje…! Onde?

  208. Pessoal, infelizmente fui mal na prova prática e fiquei em 132º. Como ainda devo cair mais depois da prova de títulos, já era. Já entrei com recurso para a prova prática, mas acredito que a nota não deva mudar muito.

    Pra quem ficou entre os classificados e quer saber sua posição provisória, fiz uma planilha (lembrando que a prova objetiva tem peso 1 e a prática, 2.5), que está em http://goo.gl/r2zQu. Beijos e boa sorte!

    1. Eu também não fiquei entre os oitenta e poucos melhores, mas não vou desanimar… Agora é continuar estudando para os próximos concursos, seja de Comunicação seja Superior Geral ou Nível Médio…

      Parabéns pela iniciativa de fazer a planilha, ajudou muito.
      Também fiz recurso para a prova prática e ainda tenho uns pontos para a prova de títulos, vamos ver se dá pra conseguir uma posição melhor 😉

      Parabéns aos que ficaram nos primeiros lugares e sorte e força pros outros continuarem estudando seja em que área ou concurso for 😉

  209. Ebaaaaa!!! Tive a prova prática corrigida!!!! Não sei se dá pra passar, mas estou mega feliz, pois foi meu primeiro concurso!!!! Parabéns a todos que conseguiram!!! Sucesso, galera!!!

  210. Alguém sabe se o Cespe manda boletim de desempenho? Apesar de não ter passado, gostaria de ter acesso à minha pontuação. Acho um absurdo não divulgarem…

  211. Não fiquei entre os 86, mas me surpreendi porque tive minha prova corrigida. A Luanda postou um link com as notas ordenadas e, até agora, estou na posição 236… Não deu, mas valeu! Agora é estudar para as próximas!!!

  212. PQP FIZ PRA CENOTÉCNICA NÃO ACRETIDO QUE NO FINAL POR CAUSA DE UMA MALDITA QUESTÃO NÃO VOU ENTRAR NO TREM!!! QUE ……. E RAIVAAAAAAAAAAAAAAAA !!! SÓ SE TIVER UM MILAGRE DE ANULAR UMA !!! FIZ PRA CENOTÉCNICA QUEM MAIS FEZ PRA ESSA AÉREA?? FALA AI!!! TEM QUE DAR 36 EU POR CAUSA DE UMA MALTIDA QUESTÃO QUE RAIVAAAAAAAAAAAAA DA ….. !!! MAIS VAMOS EM FRENTE !!!

  213. Algém sabe dizer quanto era necessário para se classificar na objetiva de repórter cinematográfico e ser chamado? Fiz 59, se o mínimo for 60 to na roça. Há 42 pessoas com nota superior a minha, tirando os 26 fica 16 na minha frente. Não faço idéia de quantos são necessarios para preencher cadastro reserva. Outra pergunta: quem não for bem na prova prática eles chamam os coitados como eu para ir lá e fazer também ou nada feito? Não deu com os bem classificados na objetiva não vai dar com ningém?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s