Concurso do BNDES: cadastro de reserva para comunicação social

Nem bem o pessoal digeriu o concurso da EBC e já vem mais seleção aí pra gente! O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abre a partir de amanhã (28) as inscrições do concurso que vai formar cadastro de reserva para diversos cargos, dentre eles, comunicação social. E quando fala-se em comunicação social, entenda-se jornalismo, radialismo (êêêê, mesmo sendo jornalista também não posso deixar de comemorar), publicidade e relações públicas.

Vamos às informações:

CARGO: Comunicação Social (precisa ter o grau em Bacharel em Comunicação Social)

VAGAS: cadastro de reserva, considerando  os 9 primeiros inscritos mais um portador de necessidades especiais.

JORNADA DE TRABALHO: 35 horas semanais.

SALÁRIO: R$ 8.423,86 (uau!)

INSCRIÇÕES: de 28 de setembro a 16 de outubro no site da Cesgranrio

VALOR: R$ 64,00

PROVAS: serão realizadas em 27 de novembro, nas cidades de Belém/PA, Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

A prova contém questões objetivas e discursivas. Segundo o edital, ss provas objetivas (1ª Fase) serão realizadas no turno da manhã e terão a duração de 4 (quatro) horas e a prova discursiva (2ª Fase) será realizada no turno da tarde e terá a duração de 2 (duas) horas. Não entendi bem como será isso, ficaremos 6 horas direto na sala de aula ou fazemos a parte da manhã, entregamos a prova e voltaremos para a prova da tarde? Vou tentar descobrir isso!

COMECE A ESTUDAR! 

PROVA OBJETIVA

LÍNGUA PORTUGUESA (10 questões valendo 0,5 ponto e 10 valendo 1,5 ponto, subtotalizando 20,0 pontos)

1 – Ortografia oficial. II – Acentuação gráfica. III – Crase. IV – Flexão nominal e verbal. V – Emprego das classes de palavras. VI – Emprego de tempo e modo verbais. VII – Vozes do verbo. VIII – Concordância nominal e verbal. IX – Regência nominal e verbal. X – Análise sintática: coordenação e subordinação. XI – Pontuação. XII -Interpretação de texto.

LÍNGUA ESTRANGEIRA: INGLÊS OU ESPANHOL (5 questões valendo 0,5 ponto e 5 valendo 1,5 ponto, subtotalizando 10,0 pontos)

1 – Conhecimentos básicos. II – Interpretação de textos. III – Vocabulário. IV – Aspectos gramaticais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (10 questões valendo 1,0 ponto; 10 valendo 1,5 ponto; 10 valendo 2,0 pontos; e 10 valendo 2,5 pontos, subtotalizando 70,0 pontos)

1 – FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO: A comunicação na cultura contemporânea; as teorias contemporâneas da comunicação. A relação entre comunicação e política. Os canais (veículos) de comunicação, sua história e seu comportamento; o processo de comunicação; integração global e novos meios de comunicação. II – JORNALISMO: A linguagem jornalística: estrutura, texto, lide, sublide, título, entre título. O jornalismo econômico. Assessoria de imprensa: conceito, finalidade. Meios de divulgação: entrevista coletiva, entrevista exclusiva, “press release” etc. Relacionamento e atendimento à imprensa. Os veículos: jornal, revista, televisão. Agências de notícias. Convergência de mídias e comunicação multiplataforma. III – PUBLICIDADE: Conceitos e finalidade da publicidade; conceitos de campanha publicitária (objetivos e processo de criação); a estrutura de agências de publicidade; análise da relação da publicidade com a nova tecnologia das comunicações; efeitos de uma campanha sobre vendas e imagem institucional de uma empresa; concorrência entre anúncio publicitário e outras formas de divulgação da imagem institucional de uma empresa; Planejamento de mídia; Pesquisa de opinião e de mercado. IV – EDITORAÇÃO: Processo de edição de livros. Preparação de originais: normalização e padronização do texto, normas da ABNT. Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade. Copidesque e revisão de provas (noções). Editoração eletrônica (noções): softwares mais utilizados. Produção gráfica (noções): pré-impressão, impressão e acabamento. V – MARKETING E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Fundamentos do Marketing; conceitos, definições, funções mercadológicas, sistemas mercadológicos; Marketing Promocional e ações de promoção institucional; Marketing Digital, planejamento de comunicação para novas mídias; Gestão estratégica da comunicação organizacional; Comunicação interna; comunicação integrada interna-externa; planejamento estratégico. Branding (gestão de marcas). VI – CONHECIMENTOS ADICIONAIS: História política e econômica recente do Brasil (a partir da década de 1950), abordando o papel do BNDES no desenvolvimento do País. Noções de Economia: a moeda e o sistema financeiro; inflação e índices de preços; desenvolvimento econômico; economia e ideologia. Noções de Ciência Política: configuração social e dimensões do poder; opinião pública; o Estado brasileiro; República e Democracia.

PROVA DISCURSIVA

Composta de 5 questões de Conhecimentos Específicos valendo, cada uma, 10 pontos, totalizando 50,0 pontos. Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 60% do total da pontuação da prova discursiva. A prova discursiva destina-se a avaliar a capacidade de o candidato expor com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade assuntos ligados à formação acadêmica a que se candidatou. Levará, também, em conta a capacidade de organização do texto, de análise e síntese dos fatos e ideias examinados e, ainda, a correção gramatical com que foi redigida.

APROVAÇÃO NA 1ª FASE E CONVOCAÇÃO PARA A 2ª FASE

Os candidatos serão classificados por cargo/formação a partir do total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 60% da prova objetivas Será, ainda, eliminado, o candidato que não obtiver o mínimo de 3,0 (três) pontos na prova de Língua Estrangeira, de 10,0 (dez) pontos na prova de Língua Portuguesa e de 35,0 (trinta e cinco) pontos na prova de Conhecimentos Específicos.

Será considerado habilitado à 2ª Fase o candidato que, não sendo eliminado pelas questões acima, esteja classificado entre os 650 mais bem colocados, por formação, respeitados os empates na última posição.

LEIA O EDITAL COMPLETO

100 opiniões sobre “Concurso do BNDES: cadastro de reserva para comunicação social”

  1. Que demais, né?

    Acabei de ver a prova do BNDES para comunicação (a de 2009), tbm pela Cesgranrio, com seis questões discurisvas, sobre assessoria de imprensa, jornalismo msmo, composto de marketing, sobre marca…

    A prova discursiva está junta com a objetiva.

    Acredito, Mari, que a banca deve avisar sobre as fases, se serão seguidas ou no.

    Vou ver o edital com calma ainda.

  2. A prova é pela manhã, a objetiva. Tem quatro horas de duração.
    À tarde, é a discursiva, com duas horas de duração.
    Acho melhor do que ficar cinco horas engaiolado.

  3. Olá Mariana, sabe em que momento é feito o cálculo da errada que anula a certa? A anulação dos pontos é feita só no total da pontuação das duas provas, ou já são descontados por prova – em conhecimentos básicos anulam as de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos anulas as questões de conhecimentos específicos? Pergunto isso pq respondi 25 questões na básica, acertando 17 e errando 8, e se for anular por conteúdo, acabo não atingindo a pontuação mínima de 10 pontos em conhecimentos básicos.

  4. O ruim é saber quantos vão chamar… No último concurso pra 30 vagas de cadastro de reserva, só chamaram 5! Com 10 vagas, vão chamar quantos? Acho que pouquíssimo… 1 ou 2. Acho uma sacanagem concursos de cadastro de reserva!

  5. Pois é, achei curto demais o prazo de cinco meses de validade – mesmo prorrogando! Mas para quem já está estudando, na batalha dos concursos, é válido fazer sim. Ter cartas na manga nunca é demais : )

  6. As vagas são para o Rio de Janeiro, mas no edital está dizendo que eles podem chamar para onde eles bem entenderem, inclusive para o exterior. Eu também não confio em cargos para cadastro de reserva para jornalistas, até porque não precisa de uma equipe grande, não é como aqueles cargos mais genéricos, estes sim, eles chamam bastante gente. Além disso, se passar, tem que estar disposto a mudar de cidade, no caso de não morar no Rio ou em qualquer lugar do Brasil. Apesar que com este salário, acho que moraria até em Manaus.

  7. Somente 10 vagas para todo o Brasil?? Alguém sabe quantos candidatos pra Comunicação Social deu no último concurso?

  8. Fiz uma vez este concurso. Eles fazem em dois horários, sendo a prova objetiva pela manhã e a subjetiva na parte da tarde. Na época que fiz, a prova subjetiva constava de duas questões abertas e uma redação.

  9. Nossa, é muito pouca vaga pra todo o Brasil!! E ainda cadastro reserva. Alguém sabe quantos candidatoso por vaga deu no último concurso?E eram 30 vagas reserva e não 10…
    Acho que não farei este não, muito estudo e dedicação pra pouca vaga!

  10. Oi, Mari, vc vai estudar para este concurso? Tem indicações de materiais? O conteúdo está enoooorme e não cai só jornalismo, mas também marketing, publicidade, etc.

  11. Não ia fazer não, mas minha mãe me convenceu!!! Hahaha eu fiz o concurso anterior e não fui bem. Acho complicado estudar temas de publicidade e marketing, mas vamos ver o que vai dar.

  12. Pelo que entendi galera, a prova objetiva sera feita de manhã e logo será corrigida, para que somente aqueles que atingirem a pontuação mínima faça a da segunda fase que é na parte da tarde!

    1. E você acha que teria condições de corrigirem todas as provas e no mesmo dia os candidatos ainda realizarem a segunda fase, das provas objetivas? Com certeza não, Mike!

      O mais provável será que a gente faça a prova pela manhã, saia da sala quando terminar e precise voltar à tarde para o mesmo lugar de prova para fazer a segunda parte. Na hora de corrigirem, quem for eliminado na primeira fase não terá a prova discursiva corrigida!

  13. Mariana, as vagas são pro Rio sim! A área de comunicação do BNDES fica lá e não em Brasília, No último, os 5 convocados de comunicação foram pra lá. Tenho, inclusive, 2 amigos que estão lá e confirmaram isso pra mim.

    bjs

  14. Vcs sabem se tem algum material para este concurso, especìfico em Comunicacao? Tipo da Vestcom ou do Pto dos COncursos? eu nao achei nada (desculpa que este teclado nao tem acentos)
    Abracos!!!

  15. Tb estou em busca de material… principalmente português e a parte de economia, ambos focados na banca. O Ponto lançou alguns, mas nada para comunicação =(
    Uma pena ainda não valorizarem nossa área… o número de inscritos sempre é bem grande!

    1. Pois é, Luciana! Estou pensando em mandar uma mensagem para o Ponto para ver se eles não lançam algum material a tempo da seleção… Seria bom se mais canidatos fizessem o mesmo…

      1. Mariana, o email q vc vai passar para o Ponto é para a coordenação dos cursos online ou para o atendimento ou tem algum especifico que a gente possa mandar?

    1. Natalia, os tribunais costumam chamar para área de RP, mas em geral aceitam diploma de jornalista.

      No caso do TSE, no último concurso (2006), o cargo era graduação em RP ou jornalismo, mas com habilitação em RP.

      Queria muuuuuuuito que no próximo fosse pra área de jornalismo msmo.

  16. fiquei sabendo que é proibido abrir vaga para cadastro em reserva. é verdade isso?
    parece que agora será obrigatório convocar todos os classificados de acordo com as vagas.
    sensato, no mínimo. qual a lógica de abrir 10 vagas para reserva? se é reserva, nao haveria número determinado de vagas.

    1. Tem um Projeto de Lei que pretende acabar com o cadastro de reserva, mas até onde eu saiba, por enquanto, não foi aprovado. Mas quando o concurso oferece um número de vagas, o órgão é obrigado a chamar aquelas pessoas que passaram dentro desse número até o prazo final do concurso.

      Agora especificamete com relação a esse concurso, Pablo, acredito que o BNDES dá esse número de cadastro porque sabe que não chamará tantas pessoas assim até o prazo final de seu concurso e se precisar chamar, seria apenas os que estão entre os primeiros colocados. Aí quando expirar o prazo desse concurso, eles podem fazer mais uma seleção e manter entre os aprovados apenas os primeiros. Bom, parece sem lógica, mas é uma forma de eliminação do BNDES para escolher os candidatos.

  17. Marianaaaa !!! É vc !!! Poxa que alegria !!! Estava procurando informações sobre o concurso do BNDES e cheguei no blog. Bom… A partir de hj estamos juntas no sonho de conquistar uma vaguinha de comunicadora através dos concursos. Voltarei outras vezes ! Bj bj bj

      1. Isso mesmo… estou gostando muito do blog, a turma é bastante participativa !! bjo Mariana

      2. Legal, Jamille! Soube que você tinha passado em um concurso e estava aqui pras bandas de Pernambuco. É verdade? Boa sorte, querida! E continua acompanhando por aqui as discussões.

        Beijos!

  18. O Supremo determinou a obrigação de chamar apenas dentro do número de vagas. No outro concurso aconteceu essa mesma repercussão e não deu em nada, infelizmente…. Estou com a Mariana. Acho que só chamarão os primeiros colocados. Concurso passado só chamaram 5 de 30. Vejam! http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/O_BNDES/Selecao_de_Pessoal/2009.html#convocados2009

    Acho que esse ano, com 10 vagas de cadastro, a tendência é ser menos… meu palpite: os 3 primeiros. Uma pena!

    Mas vamos parar de chorar pitangas e falar sobre o que interessa: os estudos! …rs Alguma dica (livro, apostila, etc) para estudar a parte de publicidade? A de marketing vou de Kolter mesmo, mas publicidade? Sou de jornalismo e sinto enorme dificuldade em encontrar material bom… de preferência 1 só livro! rs

    1. Gente, ainda não li o edital BNDES, mas vou dxar um link para baixar livros da área de PP, marketing, podem ser úteis.

      http://is.gd/fR2Tek

      Luciana, vc pode passar a referência certinha do livro do Kolter, por favor.

      Mariana, vc já atualizou o blog, né? Mas eu não consigo ver a atualização de jto nenhum, em navegadores diferentes, sei da atualização pelo Google Reader.

      Que estranho…

  19. É, tipo assim, vc fez um post sobre novos concursos, uma dica da Pat Ribeiro, não foi? Então, na página do Google Reader eu vejo esse post, mas qndo entro no blog normal, por qualquer navegador ou tbm pelo Google Reader, o último post que aparece é o de como calcular a nota da EBC… Não aparece o post sobre novos concursos que vc fez.

    1. Ah, tá. É porque eu acabei tirando esse post do ar, pois percebi que muitos deles já estavam com as inscrições encerradas. Vou olhar cada um dos concursos e postar por aqui…

  20. prezada mariana, “Aí quando expirar o prazo desse concurso, eles podem fazer mais uma seleção e manter entre os aprovados apenas os primeiros”.
    ou seja, não convocam candidatos em número suficiente e abrem outra seleção, com outros milhares de inscritos e muito mais dinheiro envolvido.

    é mesmo ridícula essa opção, a do cadastro de reserva. se há demanda por trabalho, determinem a quantidade de pessoas suficientes para desempenhar tal trabalho e abram vagas com esse intuito. simples assim. cadastro de reserva, em um país como o nosso, cheira a coisa ilícita e é no mínimo desrespeitoso com quem estuda tanto em prol de uma vaga.
    (:
    abraços.

    1. Você viu que é um CD, não? Só tem que ter cuidado, porque tem muita gente comprando esses materiais por aí e depois vendo que tudo não passa de um amontoado de informações copiadas da internet!

      Não conheço esse material, mas sugiro tentar ver a reputação do vendedor, fazer perguntas, procurar outros compradores de apostilas dessa pessoa… O resto é correr atrás da bibliografia disponível. Vamos que vamos!

  21. Mariana,

    que tal fazer um daqueles grupos de email (pode ser com o nome do blog) para trocarmos dicas de estudos pra essa prova? Eu, por exemplo, tenho feito algumas questões da Cesgranrio e me deparei com algumas dúvidas que gostaria de “trocar” com os colegas. Seria bem dinâmico e proveitoso!

    O que acham?

  22. Pessoal,

    pra não pesar muito a Mariana (que já deve ter um trabalhão com esse blog super valioso para nós) fiz um email grupo para trocarmos dicas de estudo, fórum de dúvidas na matéria, em questões, enfim… algo para ajudar nossos estudos no concurso do BNDES.

    É esse aqui concursobndescomunicacao@googlegroups.com

    Só enviar email que eu adiciono. Espero que vcs apareçam!

    Abraço,
    Luciana

    1. Luciana, ia sugerir isso mesmo: que vocês criassem esse e-mail do grupo de estudos. Infelizmente não tenho como administrar mais uma coisa… Mas do que precisarem do blog para trocar informações, é só contar comigo!

    2. Luciana, arrasou!!

      Adorei a ideia!! Tou estudando agora para um concurso do Procon do DF, mas assim que passar a prova, vou focar no BNDES tbm e algumas matérias são comuns. Posso participar de boa? Beijos, obrigada!

    3. Olá, Mariana e Luciana! Parabéns pelo blog… Tem informações bem interessantes para essa nossa área ‘desprezada’ pelos concurseiros… 🙂 E Luciana, vc pode incluir meu email no grupo, tb?! é zuim.fernando@gmail.com

      Obrigado!

  23. Olá

    Alguém saberia informar o horário da prova?? A que horas se iniciou nas últimas edições do concurso??

    Grato,
    Ricardo

    1. Ricardo, lembro que no último concurso foram dois dias de provas: no sábado as provas objetivas e no domigo, as provas discursivas. Mas pelo que entendi do edital, agora elas acontecem em um mesmo dia, acredito que as provas serão uma parte pela manhã e outra à tarde.

  24. Olá colegas,

    Só um detalhe sobre esse concurso do BNDES, eu li novamente o edital e as vagas de comunicação são para o Rio..eles deixam bem claro isso!!Vi colegas falando que a maioria pode ser para Brasilia, mas não é isso o que diz o edital..a pessoa também PODE trabalhar em outros Estados e até no exterior, se for preciso!!Só para deixar claro..Abç!

    1. Verdade Priscila! Eu não tinha atentado para essa parte do edital:

      “1.2 – A Seleção Pública se destina a selecionar candidatos para formação de Cadastros, por escolaridade específica, para provimento de vagas futuras no Município do Rio de Janeiro. Entretanto, de acordo com as necessidades de serviço, o candidato poderá ser lotado em Unidade localizada em qualquer outra cidade onde o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES atue ou venha a atuar, inclusive no exterior.”

  25. me add na lista tb 🙂
    felipeapb arrobas gmail pontu com

    Desculpa escrever errado, mais é um jeito de evitar que meu email receba milhares de spans

    meu email é felipeapb na conta do gmail.com

  26. Olá,

    parabéns pelo blog. Gostaria de saber quantos candidatos por vaga foi no concurso do ano passado para comunicação social, alguem sabe?

    Obrigado.

    1. Cadastro de reserva é quando não há vaga imediata para contratação. Então forma-se uma espécie de “lista de espera” para quando, durante o período de validade do concurso, o órgão abrir uma vaga, essas pessoas possam ser chamadas pela ordem de classificação. Isso é o cadastro de reserva.

  27. Pesquisando pela intrnet alguma coisa sobre o concurso, ‘cai’ no seu blog.
    Adorei, Mariana!
    Todos que são formados em comunicação, aqui no Rio, que eu conheço, vão fazer…
    Boa sorte a todos.

    Luciana, pode me add tbém? rosenit_9@hotmail.com

    Obrigada!

    Bjo!

  28. Boa noite.
    Mariana,
    Parabéns pela iniciativa. Gostaria de algumas dicas.
    Sou publicitário. Terei de fazer as questões de assessoria de imprensa, jornalismo e RP também ou só as ligadas a minha área? alguém sabe o horário das provas? a relação candidato vaga já saiu no site da cesgranrio.

    1. Oi, Alfredo! A prova para o cargo de comunicação social será uma só e cai assuntos de todas as áreas. Sobre os horários das provas, a objetiva deve ser pela manhã e as discursivas à tarde. e sobre a relação candidato/vaga, já disponibilizei aqui no blog.

      Boa sorte!

    1. Richard, esse post é do concurso de 2011. Você já conhece o novo Jornalistas Concurseiros (www.jornalistasconcurseiros.com.br)? Dá uma visitada lá, pois esse blog do WordPress está desativado.

  29. Agora em 2013, alguém vai fazer o concurso do BNDES para Comunicação Social?
    Vi que todos os posts forma de 2011.
    Acharam algum material?

    Valeu

    1. Você já conhece o novo Jornalistas Concurseiros (www.jornalistasconcurseiros.com.br)? Dá uma visitada lá, pois esse blog do WordPress está desativado. Lá tem um post sobre esse concurso do BNDES de 2013.

  30. Oi, obrigado pelo blog e pelas informações. Gostaria de tirar uma dúvida: é uma prova só, englobando todas as áreas da comunicação, ou cada um faz uma prova específica somente sobre sua habilitação? Por exemplo, sou jornalista. Mesmo não tendo estudado publicidade, editoração e outros assuntos vou ter que saber sobre tudo ou só sobre coisas que dizem respeito ao jornalismo?

    muito obrigado,

    C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s