Preparados para a prova da EBC?

Gente, a prova da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está aí batendo na porta, né? Sei que os jornalistas concurseiros inscritos nessa seleção devem estar super ansiosos com a chegada do domingo…

Bom, como algumas pessoas já sabem, eu não farei esse concurso. Mas nem por isso vou deixar de comentar sobre ele aqui no blog, né?

Decidi fazer dois posts: um sobre as últimas dicas para a seleção e o outro, que vou colocar no ar logo após a prova, para que vocês possam comentar as questões, discutir possíveis recursos de questões, enfim, usar esse espaço para trocar informações. Vamos à primeira parte:

CUIDADOS ANTES E DURANTE A PROVA DA EBC

O QUE LEVAR PARA A PROVA?

Caneta preta e transparente. A Cespe não aceita outra caneta que não seja dessa forma, até aquelas canetas que têm uma espécie de borrachinha na parte que a gente segura, só pode ser utilizada se tirar essa borracha. O ideal é fazer um estoque do estilo Bic, todas pretas!

Documento de identificação e o comprovante de inscrição. Não vão esquecer desses dois importantes documentos, não é?

O QUE NÃO LEVAR?

Celular, lápis, canetas de outras cores ou feita de material não transparente, relógio, óculos, boné… (olhem bem o edital que cita todos esses materiais). O ideal é não levar nenhum desses objetos que com certeza não poderão ser utilizados durante a prova.

Mas, Mariana, como vou fazer para ligar para meu pai me buscar no final da prova? Não se preocupe! Vocês vão receber um saquinho para guardar todos esses materiais durante a realização da prova e, ao sair, pode pegar o celular e ligar para o papai…

E como farei para saber a hora durante a prova? Como não pode utilizar o relógio, a Cespe cola na parede uns papéis  avisando a cada hora que se passa da seleção. Na última hora, os fiscais irão avisando, de tempos em tempos, até os minutos restantes.

Deem uma olhada nesse post que publiquei há um tempinho, tem outras dicas sobre o que levar ou não na hora da prova.

UMA ERRADA ANULA UMA CERTA

Para quem não sabe, essa prova da Cespe (na verdade a maioria das provas feitas pela organizadora) é de questões estilo “certa e errada” e a cada tópico que você marca uma questão errada, anula uma questão que você já acertou. Por isso, quando tiver na dúvida cruel, é prudente deixar o tópico em branco, assim você não corre o risco de perder, além dessa, mais uma questão…

A PROVA E O GABARITO

A Cespe (e a grande parte das organizadoras) não permite copiar o gabarito! Mas quem quiser levar o caderno de prova, tem que esperar até os 15 últimos minutos antes do final da prova. Quer minha opinião? Já que perdeu o seu domingo, fique até o final! São muitas questões e dificilmente você vai lembrar de todas as que marcou, as que deixou em branco… Levando o caderno de provas, vai te ajudar muito a conferir o gabarito e até entrar com possíveis recursos!

É isso! Agora é só tentar manter a tranquilidade e usar toda a concentração possível para fazer uma boa prova!

Boa sorte!

Anúncios

11 opiniões sobre “Preparados para a prova da EBC?”

    1. Porque não haverá prova em Pernambuco, então teria que viajar para fazer prova em outro estado e depois não saberia para onde seria chamada… Acho isso muito ruim! Como vou fazer o concurso da Aeronáutica, resolvi focar nessa seleção e deixar o da EBC de lado… Mas considero que esse é um bom concurso e que vai chamar muita gente!

      1. Sim,os 2 concursos foram no mesmo dia..concordo com vc que é ruim não saber para onde será encaminhado caso passe, mas vc só faz concursos focando nessa informação? Uma boa noite de domingo!

      2. Na verdade não exatamente. Várias coisas me fazem decidir por fazer ou não um concurso (não me inscrevo em todos que aparecem), mas viajar para fazer prova tem que ser por alguma seleção que realmente me interesse. Foi o caso da MultiRio, cujo salário não era dos melhores do mundo, mas a vaga me interessou muito. Também penso “onde gostaria de morar?”. De que adianta eu fazer um concurso para um determinado lugar e quando passar detestar morar naquele lugar?

  1. Tenho uma dica também: cuidado com a alimentação hoje (sábado) e amanhã. Nada de comer coisas diferentes nesses dois dias, assim evita correr riscos durante a prova.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s