Depoimento de Fernanda Cunha

A cada aprovação dos meus leitores em concursos públicos, a cada vitória que vejo, a cada depoimento que recebo, tenho a certeza mais e mais que eu tenho que continuar mantendo o Jornalistas Concurseiros. Esse espaço tem me trazido muita coisa boa, principalmente as novas amizades que venho fazendo! Fico muito feliz por cada um de vocês que me permitem ser parte de suas vidas!

Hoje recebi o depoimento de Fernanda Cunha, que ficou sabendo de uma vaga de concurso aqui pelo blog e graças a Deus foi aprovada e convocada para a seleção! Resolvi publicá-lo em um post, pois é um depoimento muito legal!

Fernanda, parabéns por essa conquista! E sucesso sempre!

Visito o seu blog quase diariamente para saber as notícias sobre concursos para jornalistas. Você faz um ótimo trabalho e, com certeza, ajuda muita gente. Obrigadíssima!

Mas hoje vim aqui para te agradecer por um post em especial, aquele que você informou sobre a prova da USP. Não teria ficado sabendo desse concurso se não fosse você.

Passados quase dois meses do dia da prova, finalmente recebi a ligação e o email de lá informando que eu havia sido convocada. Fiquei em terceiro lugar (eram só duas vagas, lembra?), mas eles decidiram chamar mais uma pessoa para São Paulo. Estou super feliz e muito aliviada.

Há exatamente um ano decidi prestar concursos para jornalismo. Até hoje, fiz cinco provas. Apesar de ter visto meu desempenho melhorar gradativamente, muitas vezes me batia uma vontade de parar.

Quando fui fazer a prova da USP, confesso que estava um pouco desanimada. Primeiro, porque tinha lido o comentário de uma pessoa aqui no seu blog criticando o concurso. Além disso, acabei tendo pouco tempo para estudar e, pior, tive que fazer a prova no dia seguinte ao casamento da minha cunhada (no qual eu era madrinha e não podia faltar). Detalhe: minha prova era em São Paulo e o casamento em Ribeirão Preto. Voltei de Ribeirão de madrugada e no dia seguinte encarei a prova, ainda meio cansada.

Não acho que tenha me saído muito bem na prova objetiva (7,75), mas tive uma ótima nota (9,90) na prova escrita e acabei ficando empatada em segundo lugar. No desempate, caí para terceiro e achei que ficaria alguns meses esperando para ser chamada (se fosse!). Por sorte, as coisas foram bem diferentes.

A principal lição que tirei de tudo isso é que não devemos deixar de fazer uma prova porque ela parece nos impor alguns obstáculos, seja de data, de “histórico” ou de prazo para estudar. Cada pessoa tem uma experiência. Podemos nos surpreender com o resultado.

A outra coisa que estou chegando à conclusão é que São Paulo é um dos melhores lugares para se fazer concurso em jornalismo. Basta comparar as notas daqui de concursos anteriores com as dos outros estados (principalmente Rio e BSB). Olhar sempre o site da USP também é uma boa. Só esse ano já foram três provas de jornalismo/comunicação. E tudo é feito com muita seriedade e ética.

Mais um aprendizado: sempre se empenhe muito na prova escrita. Ela pode te levar para as primeiras colocações, mesmo que não tenha feito uma super pontuação na múltipla escolha.

Última dica: para estudar informática, vale conhecer o site do professor Wagner Bugs (wagnerbugs.blogspot.com). Ele é um anjo: coloca questões, analisa provas anteriores e ainda disponibiliza uma apostila completa. No Youtube tem algumas aulas dele super boas.

De resto, é o que todos dizem e eu muitas vezes duvidei: para quem estuda, a hora de passar chega. Não dá para desistir.

Obrigada mais uma vez pelas dicas, Mariana. Ficarei torcendo para você.

Boa sorte!

Beijos,

Fernanda

19 opiniões sobre “Depoimento de Fernanda Cunha”

  1. Ótimo depoimento, Fernanda!
    Foi muito motivador, principalmente, porque estamos na véspera da prova da EBC!

    Mari, muito obrigada por manter esse espaço, onde sempre encontramos informações de qualidade e que nos ajudam muito!

    Bjos

  2. Concordo com a Fabiana, um depoimento desses pré-EBC é muito muito bom de se ler!
    Parabéns p/ vc, Fernanda, que essa aprovação seja o início de muitas coisas boas na sua vida!
    E parabéns especial p/ vc, Mariana, que tanto nos ajuda!
    Torço para ler o seu depoimento muito em breve! :0)

    Fiquem todos com Deus!
    bjo carinhoso
    Lilian

  3. Fernanda, Parabéns… tbm fiz essa prova, fiquei em 16..não foi dessa vez, mas continuarei estudando.. na hora certa vai rolar hehehe….boa sorte no novo trabalho!!! bjo!

  4. Parabéns Fernanda! Sorte na nova jornada. E Mariana, obrigada por manter o blog, ele é muito bem-feito e sou “viciada” nele. Apesar de já ter passado em um concurso para jornalista, busco novas e melhores oportunidades… Sou leitora assídua! Bjo! Fabiana Gomes

  5. Parabéns, Fernanda! Me inscrevi pra esse também, mas não pude ir fazer a prova! Que bom que vc, com todas as dificuldades, foi e ainda conseguiu garantir a aprovação! Sucesso na nova empreitada!

  6. Valeu, meninas! Nina, vc foi bem na prova também. Fiquei impressionada em como essa prova foi decidida nos centésimos, diferenças mínimas. Bjos

    1. Oi, Fernanda. Parabéns pela aprovação na USP. Pretendo fazer o próximo concurso, cujas inscrições terminam hoje. Por acaso você teria a prova anterior (a que você fez e foi aprovada) para me enviar? Não consegui localizar no site.

      Felicidades. Sucessos. Abraços,

      Rodrigo

  7. Mariana, poderia pedir para a Fernanda Cunha disponibilizar a prova que ela fez na Usp? Entrei no site deles e não encontrei. Seria legal ver como é a prova deles pra gente ir treinando.

  8. Esse depoimento da Fernanda me deu mais ânimo para continuar na luta. Este fim de semana fiz a prova da EBC e estou concorrendo nas vagas de jornalista. Achei a prova cansativa, porém não foi nenhum bicho de sete cabeças. Acabei de me formar em jornalismo, e por conta da dificuldade de achar um emprego no mercado de trabalho, estou cada vez mais ciente que concurso público é o caminho certo. Estou começando a criar hábitos de estudo e acho que esse é o caminho. Antes, eu tinha a impressão de que passar em um concurso era praticamente impossível, hoje vejo que tendo dedicação e disciplina nos estudos a realidade não é bem assim. Boa sorte a todos os concurseiros!!!

  9. O depoimento é super inspirador! Parabéns Fernanda! Tenha certeza de que o fato de você compartilhar essa vitória vai ajudar muitas pessoas a persistir. Mariana, sua contribuição é imprescindível para quem quer fazer concurso para jornalismo e outros cursos da área de comunicação. Boa sorte e sucesso a todos!

  10. Fernanda, que legal! Também estou nessa de estudar pra concurso já faz uns cinco anos, mas como tenho filhos, meu tempo de dedicação é menor…Lembra-se de mim da faculdade? Hoje sou jornalista concursada na prefeitura de Caucaia, mas como o salário é ruim, pretendo passar em outro concurso logo, se Deus quiser…bjs

  11. Seria bacana ler depoimentos de quem já passou sobre como é o ambiente de trabalho. Afinal, é tipo casamento: a historia nunca é contada depois do “sim” kkkkk

Deixe um comentário

