Depoimento de Kátia Carrero

Kátia Carrero é mais uma leitora aqui do Jornalistas Concurseiros que foi aprovada para o Concurso dos Correios, ela passou para Bauru, em São Paulo.

Veja o depoimento legal que ela fez especialmente para o blog, contando um pouco da sua experiência com concursos. Dá muita força para nós que ainda continuamos na luta! Valeu, Kátia! E parabéns pela vitória!

Me formei há oito anos e nunca atuei na área. Sempre fui empregada/funcionária pública. Meus pais foram (hoje são aposentados) e isso acabou virando quase que uma obrigação na família. Meu primeiro concurso público foi da Caixa Federal em 1998. Não estava super bem classificada, mas quatro anos depois, quando já nem me lembrava de que havia feito a prova, acabei sendo chamada.

Comecei na CEF trabalhando em outra cidade e não tinha tempo pra fazer estágio. Saía de Bauru às 7h e chegava por volta das 18h30. Costumo dizer que no verão, tomava banho pra ir pra faculdade e no inverno, comia. Não havia tempo pra fazer as duas coisas. Quando terminei a faculdade, não tinha experiência e confesso que tive vergonha de enviar currículo pra empresas de jornalismo.

Fiquei na Caixa até 2005 quando surtei e fui ser babá nos EUA…rsrsrs…doideira, né? Bem, mas depois de um ano, já de volta ao Brasil e sem grandes perspectivas, comecei a fazer cursinhos pra concursos públicos novamente. Passei pra oficial de promotoria do Ministério Público de São Paulo e me mudei pra Jundiaí.

Financeiramente é um emprego que tem salário acima da média, mas não estava contente com o trabalho. Parecia que alguma coisa estava faltando e hoje sei claramente o que é: realização profissional.

O concurso dos Correios serviu pra me dar um alento. Foi meu primeiro concurso na área e serviria de experiência pra outros concursos futuros, não tinha grandes expectativas de passar. No entanto, passei…uhuuuuu!!!! Sorte de principiante? Talvez. Estudei, sim, mas confesso que não o quanto achava que deveria, porém aprendi quatro lições que me ajudaram muito nessa minha vida de concurseira.

Vi não só neste blog, mas em muitos sites, revistas e afins, um consenso nos depoimentos de quem passou em concursos: é preciso estudar muito. Mas acredito que, 1ª lição: mais importante do que estudar muitas horas é saber estudar. Cada um tem seu método de estudo e nem sempre o que funciona pra um, tem o mesmo efeito pra outro. Me lembro que quando fiz cursinho, havia colegas de turma que ficavam o dia todo em bibliotecas, resolvendo exercícios escabrosos e me deixando com uma tremenda dor na consciência por não estar estudando da mesma maneira. No final, esses colegas se desequilibraram na hora de fazer a prova e não passaram. Lição nº 2: controle emocional é fundamental.

Como disse a Michele em seu depoimento aqui no blog, conhecer a banca é outro ponto importantíssimo. Resolver provas anteriores é um exercício prático e eficiente porque se você está familiarizado com o tipo de exame, ganha tempo e alguns minutos se traduzem em pontos que podem significar sua aprovação ou não no concurso. Essa é a lição nº 3.

A 4ª lição? Pensamento positivo. Seu maior concorrente é você mesmo. Se você acredita que vai passar (e fizer esforço pra isso), as chances de sucesso aumentam muito. O contrário também é verdadeiro, viu? Ir pro exame achando que não vai passar é pior do que não fazer a prova.

Bom, é isso, pessoal. Fica aqui uma frase que uso como mantra: “quem quer, sempre arruma um jeito; quem não quer, sempre arruma uma desculpa.”

Sucesso a todos!!

10 opiniões sobre “Depoimento de Kátia Carrero”

  1. Oi Mariana! Parabéns pelo blog e pela iniciativa! Só descobri seu blog agora, quando fui aprovada no concurso dos correios e comecei a buscar resultados relacionados no Google! A primeira coisa que pensei foi “Nossa! Por que não descobri esse blog antes???”. Amei! Parabéns mesmo pela iniciativa! Agora sempre acompanharei aqui as novidades (assim como no blog da Michelle Barros!!!).

    Bom, hoje, quando entrei aqui, tive mais uma alegre surpresa vendo esse depoimento da Kátia! Porque… Seremos companheiras em Bauru!!! (também passei para São Paulo Interior!)

    Kátia, muito bom conhecer a sua história de luta! Também é muito inspiradora! Parabéns!!! Segunda-feira nos conheceremos pessoalmente e espero que sejamos grandes amigas e jornalistas realizadas profissionalmente! Porque, como você disse, não existe nada melhor do que trabalhar com o que realmente gostamos de fazer! Fique com Deus e até breve!!!

    A todos os jornalistas concurseiros eu também desejo muito sucesso!!! O importante é não desistir porque em algum momento (no momento certo) chega a nossa vez!!!

    Abração e até mais!!!

    1. Puxa, Joanna, legal te ver por aqui!! Andei fuçando no google, mas nem no facebook consegui te achar. Fico feliz que vamos nos encontrar na 2ª feira e não só espero, mas tenho certeza de que seremos grandes amigas e companheiras de profissão.
      Um grande abraço e nos vemos!!

  2. Olá! Criei coragem para registrar minhas impressões sobre o blog também… hehe

    Venho acompanhando as postagens há alguns meses, e realmente, o trabalho das gurias é muito bacana!!!
    Também não vejo a hora de ser aprovada num concurso… Só que aos poucos venho percebendo que talvez seja preciso um pouco mais de paciência… Sou recém formada em jornalismo e já quero ser funcionária pública… hehe

    Fiz os últimos concursos em SC e fiquei profundamente desanimada… Na minha concepção tirar 8,2 num concurso seria mais do que suficiente para ser aprovada, mas o nível de desempenho dos outros candidatos tem sido bem maior do que isso… Por enquanto estou fazendo os concursos que saem aqui pelo Sul mesmo. Até pensei em fazer o da EBC, mas tenho certo receio de ir para qualquer uma das cidades disponíveis (não conheço nenhuma delas, além de serem enormesss se comparadas ao lugar onde vivo), a insegurança de encarar esse desafio é grande…

    Quando a gente lê depoimentos como o da Michele, e agora o da Kátia, consegue ter mais esperança de que não importa quando, a hora vai chegar!!!! Sucesso a todos os concurseiros e perseverança!!!

    1. Oi, Aline!

      Continua insistindo, acreditando, que um dia você chega lá! A sua nota foi muito boa sim, mas dependendo do concurso, as notas são muito altas mesmo! Então já sabe que está no caminho certo, não?

      No que precisar do Jornalistas Concurseiros, estamos por aqui!

  3. Aline, é isso mesmo, não desanima, não. Você está no caminho certo, menina!!!! Agora, posso te dar um conselho? Não tenha medo de descobrir o mundo. Se tem uma coisa que aprendi nesses meus 32 anos é que ele é bem maior do que a gente imagina e que devemos ir atrás das oportunidades ao invés de esperar que elas venham até nós. E lembre-se: “quem quer, sempre arruma um jeito; quem não quer, sempre arruma uma desculpa.”

    Super beijo e muito boa sorte na sua vida de concurseira!

  4. Olá Kátia!
    Hehehe
    Pois é, seu conselho é extremamente verdadeiro… E também “quem tem boca vai a Roma”, me inscrevi no concurso da EBC…
    Bjs

  5. Legal, Aline!!! Se precisar de alguma coisa, dá um alô. Não sei se ajuda, mas tenho uma apostila que usei pra estudar pros Correios, não é ótima, mas ajudou bastante. Se quiser, manda seu e-mail, que eu repasso pra vc. Parabéns pela coragem e muito boa sorte!!

  6. Olá Kátia! Depois de uma semana sem luz estou de volta… hehe
    Vocês devem ter visto na TV, o temporal fez estragos por aqui…
    Bah, se quiser me passar quero sim… Pode ser nesse e-mail: jornal.nossomundo@gmail.com
    Estou tentando comprar o material da Vetscon para a EBC, mas segue esgotado…
    Mais uma vez obrigada pela ajuda e incentivo!!!
    Tudo de bom!
    Bjs

Deixe uma resposta

