Gabarito do concurso da USP – já retificado

Já saiu o gabarito do concurso da USP que está oferecendo duas vagas para Analista de Comunicação, sendo uma para São Paulo e uma para Ribeirão Preto.

Confira:

Quando sair o resultado, divulgo por aqui. Boa sorte aos candidatos!

5 opiniões sobre “Gabarito do concurso da USP – já retificado”

  1. Oi, Mariana,
    Tudo bem?
    Visito o seu blog quase diariamente para saber as notícias sobre concursos para jornalistas. Você faz um ótimo trabalho e, com certeza, ajuda muita gente. Obrigadíssima!
    Mas hoje vim aqui para te agradecer por um post em especial, aquele que você informou sobre a prova da USP. Não teria ficado sabendo desse concurso se não fosse você.
    Passados quase três meses do dia da prova, finalmente recebi a ligação e o email de lá informando que eu havia sido convocada. Fiquei em terceiro lugar (eram só duas vagas, lembra?), mas eles decidiram chamar mais uma pessoa para São Paulo. Estou super feliz e muito aliviada.
    Há exatamente um ano decidi prestar concursos para jornalismo. Até hoje, fiz cinco provas. Apesar de ter visto meu desempenho melhorar gradativamente, muitas vezes me batia uma vontade de parar.
    Quando fui fazer a prova da USP, confesso que estava um pouco desanimada. Primeiro, porque tinha lido o comentário de uma pessoa aqui no seu blog criticando o concurso. Além disso, acabei tendo pouco tempo para estudar e, pior, tive que fazer a prova no dia seguinte ao casamento da minha cunhada (no qual eu era madrinha e não podia faltar). Detalhe: minha prova era em São Paulo e o casamento em Ribeirão Preto. Voltei de Ribeirão de madrugada e no dia seguinte encarei a prova, ainda meio cansada.
    Não acho que tenha me saído muito bem na prova objetiva (7,75), mas tive uma ótima nota (9,90) na prova escrita e acabei ficando empatada em segundo lugar. No desempate, caí para terceiro e achei que ficaria alguns meses esperando para ser chamada (se fosse!). Por sorte, as coisas foram bem diferentes.
    A principal lição que tirei de tudo isso é que não devemos deixar de fazer uma prova porque ela parece nos impor alguns obstáculos, seja de data, de “histórico” ou de prazo para estudar. Cada pessoa tem uma experiência. Podemos nos surpreender com o resultado.
    A outra coisa que estou chegando à conclusão é que São Paulo é um dos melhores lugares para se fazer concurso em jornalismo. Basta comparar as notas daqui de concursos anteriores com as dos outros estados (principalmente Rio e BSB). Olhar sempre o site da USP também é uma boa. Só esse ano já foram três provas de jornalismo/comunicação. E tudo é feito com muita seriedade e ética.
    Mais um aprendizado: sempre se empenhe muito na prova escrita. Ela pode te levar para as primeiras colocações, mesmo que não tenha feito uma super pontuação na múltipla escolha.
    Última dica: para estudar informática, vale conhecer o site do professor Wagner Bugs (wagnerbugs.blogspot.com). Ele é um anjo: coloca questões, analisa provas anteriores e ainda disponibiliza uma apostila completa. No Youtube tem algumas aulas dele super boas.
    De resto, é o que todos dizem e eu muitas vezes duvidei: para quem estuda, a hora de passar chega. Não dá para desistir.

    Obrigada mais uma vez pelas dicas, Mariana. Ficarei torcendo para você.

    Boa sorte!

    Beijos,

    Fernanda

    1. Adoreio seu depoimento, Fernanda! Parabéns pela aprovação e convocação!!! Fico super feliz de ver depoimentos como o seu. Posso publicá-lo no meu blog como um post? Como comentário nem todo mundo vai ver…

Deixe uma resposta

