EBC: edital 2 – 119 vagas para jornalistas

O Edital no 2 da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) oferece 86 vagas para o cargo 1 – Jornalista de Empresa de Comunicação Pública – Jornalismo, para jornalistas formados, além de 26 vagas para  o cargo 2 – Jornalista de Empresa de Comunicação Pública – Reportagem Cinematográfica e 7 vagas de  Jornalista de Empresa de Comunicação Pública – Reportagem Fotográfica, esses dois últimos para qualquer curso de nível superior.

INFORMAÇÕES EM COMUM DOS CARGOS 1, 2 E 3

SALÁRIO INICIAL: R$ 2.843,00

INSCRIÇÕES: no site da Cespe, de 15 de julho a 7 de agosto

VALOR: R$ 62,00

PROVA: 25 de setembro

CARGA HORÁRIA: 30 horas

Agora vamos às informações mais detalhadas de cada cargo:

CARGO 1 – JORNALISTA DE EMPRESA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA – ATIVIDADE: JORNALISMO

VAGAS: 82 vagas + 4 para portador de necessidades

REQUISITOS: diploma de Jornalismo

PROVAS: objetivas de conhecimentos básicos e de conhecimentos específicos, prática profissional (redação, peso 2,5) e avaliação de títulos (peso 1)

CARGO 2 – JORNALISTA DE EMPRESA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA – ATIVIDADE: REPORTAGEM CINEMATOGRÁFICA

VAGAS: 25 vagas + 1 para portador de necessidades

REQUISITOS: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior

PROVAS: objetivas de conhecimentos básicos e de conhecimentos específicos, prática (peso 2,5)

CARGO 3 – JORNALISTA DE EMPRESA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA – ATIVIDADE: REPORTAGEM FOTOGRÁFICA

VAGAS: 6 vagas + 1 para portador de necessidades

REQUISITOS: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior

PROVAS: objetivas de conhecimentos básicos e de conhecimentos específicos, prática (peso 2,5)

PARA ESTUDAR
CONHECIMENTOS BÁSICOS (50 questões, peso 1)

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial: emprego das letras; emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual: emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual; emprego/correlação de  tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período: relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; emprego dos sinais de pontuação;  concordância verbal e nominal; emprego do sinal indicativo de crase; colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto: substituição de palavras ou de trechos de texto; retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial: adequação da linguagem ao tipo de documento; adequação do formato do texto ao gênero.

RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Lógica sentencial e de primeira ordem. 2 Contagem: princípio aditivo e multiplicativo. 3 Arranjo. 4 Permutação. 5 Combinação simples e com repetição.

LÍNGUA INGLESA: 1 Compreensão de texto escrito em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

LÍNGUA ESPANHOLA: 1 Compreensão de texto escrito em língua espanhola. 2 Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

ATUALIDADES: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas interrelações e suas vinculações históricas.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA: 1 Lei nº 11.652/2008 (Lei de criação da EBC). 2 Decreto nº 6689/2008 (aprova o Estatuto Social da EBC).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (70 questões, peso 1)

CARGO 1 – JORNALISTA DE EMPRESA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA – ATIVIDADE: JORNALISMO
1 Comunicação social: teorias e conceitos da comunicação. 2 Evolução dos meios e tecnologias da comunicação. 3 O campo da comunicação social no âmbito da Constituição da República de 1988. 4 Políticas públicas de comunicação e o papel da EBC (Lei nº 11.652/2008). 5 Comunicação pública e jornalismo público. 6 Ética e deontologia jornalística. 7 Meios de assegurar a responsabilidade social da
mídia. 8 Teorias do jornalismo e da notícia. 9 Gêneros redacionais . 10 Técnicas de entrevista, reportagem e redação para televisão, rádio e web. 11 Acontecimento midiático e fato jornalístico. 12 A produção da notícia: da pauta à edição. 13 Webjornalismo, jornalismo colaborativo e interação com o público por meio de redes sociais.

CARGO 2 – JORNALISTA DE EMPRESA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA – ATIVIDADE: REPORTAGEM CINEMATOGRÁFICA
1 Meios e tecnologias de comunicação. 2 Cinema, principais escolas e gêneros. 3 O cinema documental: história, técnica, linguagem e autores e obras de referência no gênero. 4 Arquivamento, manutenção e transcodificação de acervos cinematográficos em diferentes formatos e suportes. 5 Jornalismo cinematográfico: funções, técnicas, equipamentos, filmagem e noções de decupagem, montagem e edição. 6 Câmeras e lentes: usos, técnicas e manutenção. 7 Telejornalismo: cobertura ao vivo e gravações internas e externas. 8 Planos cinematográficos, movimentos de câmera, locação, iluminação e sonorização. 9 Tratamento analógico e digital da imagem. 10 Ética e legislação brasileira aplicadas à imagem cinematográfica.

CARGO 3 – JORNALISTA DE EMPRESA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA – ATIVIDADE: REPORTAGEM
FOTOGRÁFICA: 1 Meios e tecnologias de comunicação. 2 Fotografia, principais escolas e gêneros. 3 Fotojornalismo: história, técnica, linguagem e autores e profissionais de referência no gênero. 4 Evolução dos meios técnicos e estéticos da imagem no campo do fotojornalismo. 5 A ilustração fotográfica para os diversos meios, impressos, analógicos e digitais. 6 A reportagem fotográfica: fatos, eventos e entrevistas. 7 Estúdio e tratamento da fotografia para os diversos formatos, compactação, envio e acesso via redes. 8 O arquivo fotográfico: acervo, indexação e pesquisa. 9 Ética e legislação brasileira aplicadas à imagem fotográfica.

Leia o EDITAL COMPLETO

Anúncios

4 opiniões sobre “EBC: edital 2 – 119 vagas para jornalistas”

  1. Mariana, não ficou claro para mim se as questões para essa prova da Cespe certo e errado, se a errada anula a certa. é neste esquema?
    aguardo retorno.
    Mônica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s