Concurso da EBC: paraíso das vagas de jornalismo!

Gente, tem jornalista concureiro que está dando pirueta até agora! Afinal nunca viu tanta vaga de concurso para a área de uma só vez!

é que a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) está lançando três editais de concurso público com muitas vagas para jornalismo. Umas são apenas para nosso curso, outras podem ser para pessoas de jornalismo e outros cursos e ainda há outras que podem ser para qualquer pessoa de nível superior, mas acho que se encaixam bem na nossa área.

Os locais de prova de todas as seleções serão as cidades de Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Manaus/AM e São Luís/MA e os locais de trabalho serão os mesmos, exceto no Amazonas, cujo município de atuação é Tabatinga.

Na maioria das áreas, o salário é de R$ 2.843,00, com carga horária variando entre 30 e 40 horas, mas para o cargo de gestor de Atividade Jornalística de Empresa de Comunicação, o salário é de R$ 5.803,00.

Para facilitar o entendimento, vou postar cada um dos editais separados, porque assim fica mais fácil de pegar as informações.

33 opiniões sobre “Concurso da EBC: paraíso das vagas de jornalismo!”

  1. Não dei piruetas, mas dei um grito quando vi a notícia no site do cespe enquanto tentava ver o resultado do Correios. Queria concorrer a mais cargos, mas as provas são praticamente no mesmo horário, infelizmente. Estou aqui estudando e me adaptando a maratona de estudos até setembro. Boa sorte para nós! 😄

  2. Mari,

    queria fazer uma sugestão: de criar rss também para os comentários de seu blog.
    Tem muitas informações interessantes sendo compartilhadas nesse cantinho também!

    Bj!

  3. Tô super feliz com este edital, mas em dúvida sobre qual fazer, se o de gestor (que o salário é melhor) ou de jornalista…
    Estava na expectativa, faz tempo…Estudei a Legislação até, rs!

    Infelizmente não foi desta vez que me tornei servidora dos Correios. Aqui no meu Estado, o Tocantins, a primeira candidata ficou entre os melhores do País, foi 73 sua nota, fiquei super feliz por ela…

    Agora é conciliar as 8 horas de trabalho mais os plantões com o estudo pro edital da EBC. Fecho o cronograma de estudos hoje! Muita Fé, ‘que a fé não costuma faiá’!!!

    1. Meu palpite é que o cargo de gestor vai bombar, pois o salário é o único que é o maior e a quantidade de vagas é boa! então acho que a pessoa tem que pensar no que é mais importante: tentar enfrentar a concorrência por um salário maior ou tentar garantir a vaga no concurso público, pois o salário oferecido já é bom?

      Ponha os dois pesos na balança e decida!

      Boa sorte, querida!

      1. Acho que quem nao garantiu a vaga publica ainda deve se jogar no de 82 vagas. Com esse tranto de vaga, impossivel nao passar. Depois, ja com emprego publico na mao, nada impede te tentar coisas melhores. Acho imprudente trocar o certo (82 vagas) pelo duvidoso.

  4. Olá, Mari…c vai fazer esta prova??? Que dúvida cruel estes cargos, se bem que viver em qualquer destas cidades de lotação com um salário de R$2800, num sei não se vale a pena. Outra coisa, Lidiane, vc tb mora no Tocantins, tb fiz correios pra Palmas, fiquei em 16º, snif!!!!

  5. Mariana,

    Será que tem como disponibilizar uma bibliografia para ajudar nos estudos para a prova da EBC? Sou marinheira de primeira viagem em concursos pra jornalista e estou meio perdida nas matérias…Obrigada!

  6. Até me animei pra fazer o concurso, mas é sob o regime CLT. Estabilidade só depois de 10 anos na função. O que não impede de , antes disso, se trocar o governo, o cara olhar pra tua cara e resolver te demitir.Bem, mas pra quem não é servidor publico ainda, vale a pena.

    1. Oi gente, olha só o depoimento que me deixaram em um Fórum onde estamos discutindo sobre a carga horária do jornalista:

      “Na realidade, há a estabilidade sim. Por lei não há, mas ela existe na prática. A minha empresa, por exemplo, em toda a sua história, já tentou demitir dois empregados. Ambos foram ao Supremo Tribunal do Trabalho e este fez com que a minha empresa readmitisse os dois.

      Meu chefe me contou que isso acontece em toda empresa pública brasileira. Quando a empresa tenta demitir, o empregado vai na justiça e consegue a reincorporação. Empresa pública só consegue demitir de fato em caso de roubo (se vc rouba patrimõnio, tipo um computador rs) e em caso de assassinato (se vc mata seu chefe dnetro da empresa).

      A jurisprudência sobre isso já existe e é favorável ao concursado.

      O que eles podem fazer é tentar te prejudicar pra vc pedir exoneração, como te colocar num cargo chato, fazer assédio moral etc. Mas te demitir, eles não conseguem.

      Se alguém é demitido em empresa pública, só não fica no emprego se não for atrás da justiça.

      Mas acho mais do que sensato só tentar essa redução da jornada depois do estágio probatório de 90 dias (em empresa pública é de 90 dias). Pq no probatório sim, vc pode ser demitido sem choro nem vela. No probatório tem que engolir tudo mesmo.”

  7. Colegas,

    Li os editais da EBC e percebi que a CESPE não colocou que o sistema vai ser de anulação de questões, ou seja, uma questão errada anula uma certa.
    Alguém mais notou isto?
    Geralmente quando ela adota este sistema, ela deixa isto bem claro no Edital.

    1. Vao ter sim, Roberson. Veja o que diz o Edital 1:

      “10.1.1 A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).”

  8. Oi Mariana,

    Você não sabe de mais alguma gratificação?
    Sou de SC e 2.800,00 reais não parece muito para morar em SP, não é? E o de 5 mil reais precisa ter uma pós para ter mais chances.

    Parabéns pelo blog. Geralmente jornalista costuma ser muito irônico, crítico de tudo, e acho que por isso acaba tendo receio de se expor em fóruns sobre concurso.

    Vai fazer o da UFSC? Viu a quantidade de inscritos? Muito alta!!
    Abraço,

    Cristiano

    1. Oi, Cristiano! Não vi se no edital fala algo de gratificação, mas concordo que para o padrão Sudeste, esse não é um salário muito confortável. De toda forma, acredito que tenha algum tipo de benefício sim.

      Quanto ao da UFSC, não vou fazer. A Michele e a Mayra vão (as duas sempre estão por aqui no blog). Boa sorte!

  9. Será que na EBC tem algum benefício como transporte ou um polpudo tíquete alimentação? Não fala nada no edital. Queria muito saber qual é o plano de cargos e salários, além de benefícios de lá.

    1. Toda empresa pública tem ticket alimentação. Mas plano de cargos e salários, não. Emprego sob regime estatutário é garantia de ter. Mas sob CLT, não.

  10. Adorei o seu blog! Mariana, você está de parabéns!

    Eu tenho uma dúvida: queria escolher uma cidade onde tivesse o maior número de vagas, mas eu já vasculhei o edital e não encontrei essa informação. Como eu poderia descobrir a cidade que terá mais vagas para o cargo de jornalista (que é a que eu vou fazer!).

    Você pode me ajudar?

    Fico aguardando a sua resposta!

    1. Raissa, as pessoas serão chamadas de acordo com as necessidades da EBC, onde aparecerem as vagas elas serão convocadas, independente de onde fizeram as provas.

      De toda forma, acredito que Brasília deve ser o lugar onde mais vão chamar.

      Boa sorte!

      1. Poxa, muito obrigada Mariana!

        Então, independente da cidade que eu escolher para fazer a prova isso não significa que eu tenha escolhido essa cidade para concorrer a uma das vagas, né?

        Obrigada pelo esclarecimento.
        Eu refleti muito sobre esse concurso aqui no seu blog e aprendi muitas dicas que me serão bastante úteis.

        Obrigada!

  11. 1.4 O provimento de vagas previstas neste edital, de acordo com as necessidades e discricionariedade da EBC, serão para as cidades de realização das provas previstas no item 1.3, exceto para a cidade de Manaus/AM que terá lotação em Tabatinga/AM.

    Ou seja, as vagas são para onde o candidato realizou a prova.

  12. Primeiramente parabéns pelo blog.
    Sou Jornalista do Rio de Janeiro, e acreditem, nunca fiz nenhuma prova de concurso na minha vida.
    Queria uma ajuda aos que estudam há algum tempo, sobre como e por onde começar a estudar.
    Estou estudando conhecimentos específicos…mas não sei se é o ideal. Tenho muita dificuldade em raciocínio lógico.
    Desde já obrigada!
    Daniele

    1. Oi, Daniele!

      As pessoas sempre perguntam por onde devem começar a estudar, mas não há uma regra, cada um precisa encontrar seu caminho. Você deve sim estudar as específicas com um gás maior, até porque na maioria dos concursos há mais questões sobre esse assunto e quando há pesos diferentes na prova, a de conhecimentos específicos sempre vale mais.

      No entanto, não se pode deixar de lado as questões de conhecimentos básicos. Se tem dificuldades com raciocínio lógico, compre uma apostila ou se matricule em um cursinho específico dessa matéria.

      Também resolva provas de seleções anteriores, e isso vale para todas as matérias.

      Boa sorte!

  13. so para tirar onda tirei 98 eu que fiquei super feliz por ela…
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrs
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
    rsrsrsrsrsrsrsrsrs
    rsrsrsrsrsrsr
    rsrsrsrsrs

Deixe uma resposta

