Concurso do IFAL

O Instituto Federal de Alagoas (IFAL) lançou um concurso público que tem uma vaguinha para nós, jornalistas concurseiros! Eba!

Se liga nas informações:

CARGO: Jornalista

VAGAS: uma

SALÁRIO: R$ 2.989,33

INSCRIÇÕES: até dia 26/07 no site da Copeve

VALOR: R$ 60,00

PROVAS: 04/09

COMECE A ESTUDAR:
Português (20 questões)
1. Análise e interpretação de texto (compreensão geral do texto; ponto de vista ou ideia central defendida pelo autor; argumentação; elementos de coesão; inferências; estrutura e organização do texto e dos parágrafos). 2. Tipologia e gênero textuais. 3. Figuras de linguagem. 4. emprego dos pronomes demonstrativos. 5. Relações semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (oposição, conclusão, concessão, causalidade etc.). 6. Relações de sinonímia e antonímia. 7. Sintaxe da oração e do período. 8. funções do que e do se. 9. Emprego do acento grave. 10. Pontuação. 11. Ortografia. 12. Concordâncias verbal e nominal. 13. Regências verbal e nominal. 14. Emprego de tempos e modos verbais.

Raciocínio Lógico (5 questões)
1. Lógica Proposicional: Proposições; Princípios fundamentais da lógica; Conectivos lógicos; Tabelas verdades; Negação de uma proposição simples; Operadores lógicos; Conjunção; Condicional; Bi-condicional; Negação de uma proposição composta; Classificação das tabelas verdades; Implicação Lógica; Equivalência lógica; Sentenças abertas; Lógica de primeira ordem; Negação das proposições contendo quantificadores. 2. Argumentação Lógica: Relação entre Proposição e Conjuntos; Argumento – Silogismo. 3. Raciocínio Seqüencial. 4. Análise Combinatória: Princípio Fundamental de Contagem; Fatorial; Combinação; Permutação sem repetição; Permutação com repetição; Permutação Circular. 5. Noções Básicas de Conjuntos: Representação de um conjunto; Relação de pertinência; Relação de inclusão; Subconjuntos; Operações com conjuntos – União – Intersecção – Diferença. 6. Análise, interpretação e utilização de dados apresentados em gráficos e tabelas.

Fundamentos da Administração Pública (5 questões)
1. Administração Pública e Governo: conceito e objetivos. 2. Evolução dos modelos de administração pública. 3.Os princípios norteadores do serviço público – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 4 Poderes e deveres do administrador público. 5.Transparência, informação e controle social na Administração Pública. 6. Tipos e formas de controle. 7. Controle interno e externo. 8. Contratos administrativos: conceito, características, formalização. 9. Licitações – princípios, obrigatoriedade, dispensa e inexigibilidade, modalidades e procedimentos, fases (Lei n.º 8.883, de 8 de junho de 1994 e complementos). 10. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federal.

Informática (5 questões)
1. Conceitos relacionados a hardware, software, computadores e periféricos. 2. Conceitos relacionados ao ambiente Microsoft Windows (versões XP, Vista e 7), uso do ambiente gráfico, aplicativos, acessório, execução de programas e suas funcionalidades: ícones, teclas de atalho, janelas, menus, arquivos, pastas e programas. 3. Conceitos e conhecimentos na utilização das ferramentas, e recursos do Pacote de Aplicativos BrOffice (versão 3 e atualizações) e Microsoft Office (versões 2003 e 2007): Editores de Texto, Planilhas de cálculo/eletrônicas, Apresentações eletrônicas e Gerenciador de e-mails. 4. Conceitos, arquitetura e utilização de intranet e internet: Navegadores (Internet Explorer 8, Mozilla Firefox (versão 3 e atualizações), etc), sites de busca e pesquisa, grupos de discussão, redes sociais, segurança em rede e na internet (antivírus, firewall, antispyware etc.), produção, manipulação e organização de e-mails. 5. Conceitos básicos de tarefas e procedimentos de informática: armazenamento de dados e realização de cópia de segurança (backup), organização e gerenciamento de arquivos, pastas e  programas, compartilhamentos, impressão e áreas de transferência.

Específicas (25 questões)
1. Teorias do Jornalismo; 2. Técnicas de apuração e redação de textos para veículos impressos, rádio, TV e internet. 3. Fotografia e fotojornalismo: teoria e técnica; 4. Ética jornalística. Código de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas- Fenaj; 5. Conceitos, técnicas e funções de assessoria de comunicação. Características das publicações institucionais; 6. Webjornalismo: técnicas de captação e edição de matérias para internet/intranet; 7. Diagramação: teoria e técnica.

Leia o EDITAL COMPLETO

Anúncios

13 comentários em “Concurso do IFAL”

  1. Pois é… no fim do ano passado foi na região sudeste, pelo jeito agora é aí pra cima… Logo, logo abre aí para Pernambuco também, ai você aproveita, né… rsrs

    bj, bj!

  2. Se preparem para a ver o concurso mais mal organizado de suas vidas! Se o ifal for igual ao ifmg vocês vão sofrer.
    Fiz o concurso de lá e simplesmente entregavamos nossas provas com nossos nomes que eram corrigidos a caneta pela banca. Não tinha gabarito. sabe prova de escola, com certo ou X? Lá é assim! se não fosse nossa reclamação não levariamos nem um gabarito para casa! Tem outro campos pro qual não fiz prova, que eles resolveram, do nada, sem constar no edital, dinâmica de grupo. Acredita?
    Desejo mais organização para vocês!
    abraços

    1. Eu fico revoltada quando uma organizadora ganha tanto dinheiro para organizar uma seleção e permite que aconteçam problemas como esse! Espero que não repitam esse erro, não é? De toda forma, obrigada pelo aviso.

      1. No caso, nenhuma organizadora ganhou nada, não. São eles mesmo que organizam, por isso que sai isso aí.

  3. O IFMG eu fiz tb. Passei pra segunda etapa (prova dissertativa) mas nem me dei ao trabalho de ir lá fazer, pois um terceirizado do IFMG teve uma nota na prova fechada MUITO acima do resto dos candidatos. Como as provas eram assinadas e não havia nenhum sigilo de candidato, suspeitei que era carta marcada e esse terceirizado acabou sendo aprovado. Fiz denúncia no Ministério público, mas nada aconteceu. Ele já deve ter assumido. LAMENTÁVEL

  4. Tinha ouro preto e governador valadares, eu fiz para governador valadares. Eu tambem reclamei no ministerio público federal,mas não acompanhei o resultado pois nao tinha chance, mesmo. Não tinha nenhum ponto de pos ou experiencia.

  5. Olá todos que fazem o blog dos concurseiros e internautas de Plantão achei engraçado a forma noticiada acima sobre o Concurso IFAL2011 que terá uma vaguinha para a categoria jornalistas porém o Sálario é ótimo é pra estudar muito mesmo porque tempo tem para todos se prepararem.Acho que deveria haver mais vagas para a categoria não é?Porém o maior número de vagas no concurso esta no meio Administrativo. Igor Santana-Olivença-Alagoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s