Para trabalhar 25 horas em Florianópolis

Pouquíssimos são órgãos públicos (e as empresas também) que respeitam o que a lei determina: que jornalista só pode trabalhar 5 horas por dia! Mas nem tudo está perdido! A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) está oferecendo uma seleção para contratar um jornalista e a carga horária será de 25 horas semanais. Tudo bem que essa informação foi retificada no edital, mas acho que o que vale é a intenção.

Outra coisa que achei legal nessa seleção (na verdade segue a Lei Estadual 10.567/97) é a isenção da taxa de inscrição para doadores de sangue. No edital tem explicando como são os requisitos para a isenção.

Vamos lá às informações da vaga:

CARGO: Agente Técnico de Formação Superior/ Jornalista

VAGAS: uma

CARGA HORÁRIA: 25 horas semanais

SALÁRIO: R$ 2.836,31 (salário inicial + vantagens)

INSCRIÇÕES: até dia 15 de julho, no site da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

VALOR: R$ 90,00

PROVAS: serão realizadas no dia 7 de agosto, nos municípios de Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra e São Lourenço do Oeste

PARA ESTUDAR: PORTUGUÊS (10 questões, 1 ponto cada questão) – Compreensão e interpretação de textos literários e não-literários. Estruturação do texto e dos parágrafos. Emprego de maiúsculas. Acentuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Emprego dos sinais de pontuação e suas funções no texto. Semântica (sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos). Redação Oficial.

ATUALIDADES (10 questões, 0,5 ponto cada questão) – Análise de assuntos relevantes e atuais de áreas do conhecimento, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, saúde, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade sócio ambiental, segurança e ecologia, e suas vinculações históricas. Aspectos da geografia, formação histórica, cultura, economia e sociedade catarinenses.

LÍNGUA INGLESA (5 questões, 0,5 ponto cada questão) – GRAMÁTICA: Morfologia. Substantivos: gênero, forma possessiva, número. Pronomes: possessivos, reflexivos, objetivos. Adjetivos: grau de comparação, espécies. Verbos: infinitivos e gerúndios, verbos regulares e irregulares. Semântica. Verbos: tempos, modos e formas (presente, passado, futuro simples, contínuo, perfeito, imperativo); substitutos de tempo futuro; verbos modais. Advérbios. Numerais. Preposições. Conjunções. Palavras interrogativas. Artigos (definidos e indefinidos). COMPREENSÃO DE TEXTOS: Análise de textos de assuntos técnicos e gerais.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA (5 questões, 0,5 ponto cada questão) – Sistemas operacionais Windows e Linux: sistema de arquivos; utilização dos principais recursos, aplicativos e ferramentas. Microsoft Office e BR Office: criação, edição, formatação, visualização e impressão de textos, planilhas e apresentações; uso de fórmulas, tabelas, imagens e gráficos. Redes de computadores: noções de redes locais, Internet e Intranet; navegação e busca na Web; correio eletrônico. Segurança: softwares maliciosos; procedimentos e aplicativos de segurança; realização de cópias de segurança (backup).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (40 questões, 2 pontos cada questão) – Conceito, técnicas e funções da assessoria de imprensa. Relacionamento com a imprensa. Noções de planejamento e elaboração de planos de comunicação. A linguagem jornalística. Conceitos, técnicas e aplicações de notícia e reportagem. Técnicas de apuração, redação e edição de textos jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos para veículos impressos, rádio, televisão e mídias digitais. Publicações institucionais: características do texto e da edição. Ética e Informação: conhecimentos básicos sobre os direitos do público à informação. Código de ética da profissão. Comunicação Organizacional; Responsabilidade Social Corporativa.

Leia o EDITAL COMPLETO

Anúncios

11 comentários em “Para trabalhar 25 horas em Florianópolis”

  1. Santa Catarina é a terra dos concursos para jornalista ultimamente! Tem o da UFSC, que eu vou prestar, e mais uns dois ou três, fora esse que você falou ai no post.

    Pena que o investimento seja muito alto, senão faria todos! rs

    Mas não dá…. Vou ter que passar nesse da UFSC mesmo! hahahaha

    Aliás, mais alguém vai fazer esse? Até agora não achei ninguém…

    1. Oi Michele! Eu vou fazer esse da UFSC. Moro no RS, então é pertinho. Achei o edital tranquilo, mas estou tendo dificuldades em encontrar provas anteriores de comunicação social. Você achou alguma?
      Você tem razão: tá cheio de concursos para jornalistas em SC. Só em floripa acho q tem uns três entre julho e agosto, depois tem um em itajaí – que também vou fazer. Só não vou fazer o da Casan pois é no mesmo dia que uma prova q terei em Porto Alegre, também para jornalista. Tá rolando muito concurso no Brasil todo, não é mesmo?!

      Beijões!!!

      1. Oi Ana, realmente o Edital desse é bem tranquilo, mas também é muito abrangente na parte específica. Serão apenas 40 questões. Então para garantir a vaga tem que gabaritar a prova toda, que é o que eu pretendo fazer! rs

        A organizadora será a Fepese, que é ligada a universidade. Li algumas coisas bem ruins a respeito de outras provas para jornalista feitas por ela, mas enfim… No site do PCI concursos encontrei apenas 4 provas para jornalista cujos editais eram bem mais complexos que esse. E todas têm o gabarito marcado. Passei uma noite colando fita adesiva colorida em cima para poder fazer a prova depois… rs

        Para a UFSC mesmo não achei nenhum concurso anterior para jornalista, apenas para relações públicas. São duas vagas, quem sabe nos tornaremos coleguinhas de trabalho! rs

        Tem Facebook ou twitter? Vamos manter contato, com certeza nos encontraremos lá no dia da prova.

        Bons estudos e boa sorte!

      2. Oi Michele… meu twitter é http://www.twitter.com/anazyk (faz um tempão que eu não posto nada) e se quiser me adicionar no msn é ana.zyk@gmail.com. Podemos trocar algumas informações. Ha, já entrei várias vezes no seu blog e tentei postar comentários mas não consegui. Talvez porque vc tenha que aprovar o post mas nenhuma informação correspondente me foi dada… enfim. Bacana encontrar pessoas como vc e a Mari para unir essa galera que batalha nos concursos. Beeeeeeeeeejos pra vcs duas!

      3. Eita, que coisa isso de não conseguir postar comentários… Mudei as configurações do blog, vamos ver se agora dá certo.

        Vou te add no ms então! bjão

        Mari, tem mais duas meninas para o grupo de simulados!

        bj, bj

  2. Mariana,

    O que você entende por Temas Emergentes em Comunicação? O leque parece bastante amplo, gostaria de uma orientação, embora já tenha estudado alguns tópicos relacionados a esse assunto. Obrigada e parabéns pelo blog.

    Talita.

    1. Oi, Talita!

      É um saco quando o edital é tão amplo assim nos assuntos, né? Mas de temas mais emergentes, tem essa questão das mídias sociais, do jornalismo 2.0. Mas a banca pode entender outras coisas como televisão e rádio digital, por exemplo. É bom você tentar pegar provas que foram realizadas mais recentemente, no ano passado, este ano, pois muitas delas já trazem vários desses temas.

      Boa sorte!

  3. A questão da carga horária geralmente é por ignorância de quem faz o edital mesmo. Não conheço nenhum caso em que o número de horas não tenha sido corrigido após intervenção do sindicato do respectivo Estado. Só pode ser mais de 5 horas por dia se for cargo de administração, direção ou gestão de comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s