Como se preparar para concursos: na internet

Há algum (pode-se dizer, com certeza, não muito) tempo, dizia-se que a melhor amiga do jornalista era a agenda. Hoje, se diz que o melhor amigo do jornalista é o Google! Bom, talvez seja exagero, mas não se pode negar a importância da internet para os jornalistas. Se é concurseiro então, sofrendo com dificuldades para materiais de estudo, essa deve ser uma ferramenta chave!

Antes de trazer uns bons exemplos de como melhorar os estudos através da internet, todo mundo já sabe, mas vale a pena lembrar que não podemos acreditar em tudo o que está na rede! Tudo bem que tem concursos elaborando questões nas wikipedias da vida, mas não é por conta disso que não vamos checar o que diz a fonte não é jornalistas? É sempre bom consultar fontes seguras como livros, sites de universidades, da Fenaj…

Recado dado, vamos às dicas:

MATERIAIS PARA CONCURSEIROS JORNALISTAS

Elaborado pela jornalista Michele Barros, de Guaratinguetá/SP, o blog é recente, mas traz muita informação legal sobre os principais assuntos das seleções. O que acho massa são os links de pesquisa em cada post. essa moça é fera em catar o que há de melhor de informações para estudos na área de jornalismo! Recomendo muito!

ATÉ PASSAR

Traz um monte de questões de seleções anteriores em concursos de várias áreas, inclusive de jornalismo. Tem também grupos de estudo, permite a troca de informações. É como se fosse um orkut dos concurseiros! Lá também tem uma comunidade chamada Jornalistas Concurseiros, que não foi criada por mim, mas da qual eu também faço parte.

PCI CONCURSOS

Desde que comecei a minha vida de concurseira, essa tem sido minha principal fonte para buscar informações sobre os concursos que são lançados. O bom também que é bem completo para baixar as provas anteriores, por ano, por organizadora, por cargo…

Além desses que eu citei, há muitas outras opções se páginas na net onde é possível pesquisar conteúdos, baixar provas e fazer questões online. Tem que usar o instinto investigativo e sair fuçando mesmo. Só não esquece de usar o mínimo de discernimento para saber o que é ou não confiável!

E vocês, conhecem outros sites legais para indicar?

12 opiniões sobre “Como se preparar para concursos: na internet”

  1. Olha eu ai no blog da Mari, adooooro! rsrs

    É fato, o google mudou a relação com a pesquisa jornalística e isto já foi retratado nas teorias recentes do jornalismo em banco de dados.

    Claro que tudo vai depender de uma boa investigação, feita sem preguiça ou pressa, checando os dados, a credibilidade das fontes… Mas existe sim muita coisa boa no ciberespaço que pode ser uma ótima fonte de estudos para concursos e até mesmo acadêmicos.

    Há um ano nesse “ramo” da pesquisa tenho conseguido garimpar bastante “ouro”, que divido com todos que estão na corrida por um cargo público lá no meu blog!

    Mari, obrigada pela divulgação! bjs Bons estudos a todos!

  2. Mari, fiz um concurso em Hortolândia, SP, e achei bem fácil, embora tenha acertado apenas 70% das questões. Ainda assim fiquei com um pouquinho de esperança. Mas, enfim, a previsão de publicação do resultado era no mês passado e até agora nada. Já entrei em contato com a organizadora e não tive nenhuma resposta. Por acaso, vc sabe de mais alguém que fez essa prova ou tem alguma notícia dela?

    1. Não tô sabendo, Jana! Se souber de algo, aviso por aqui.

      Você entrou em contato com eles apenas por e-mail? É bom tentar ligar para a organizadora e saber alguma previsão. Boa sorte!

  3. Oi Mari, estou adorando seu blog! Como também vivo fuçando a internet em busca de material de estudo, acabei encontrando o site “Domínio Público” que é do governo (http://www.dominiopublico.gov.br). Encontrei algumas teses e dissertações que tratam da comunicação social e podem, de alguma forma, dar-nos embasamento para os estudos. Encontrei dificuldade em achar as obras por autor e título, então coloquei por palavra-chave. Acho que pode nos ajudar!! Obrigada por suas dicas, estou verdadeiramente aproveitando!! Grande Beijo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s