Cadastro de reserva para a Infraero

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) divulgou o edital do seu concurso público para formação de cadastro de reserva. Nos cargos de comunicação, tem oportunidades para jornalismo, publicidade e relações públicas. Não é para todo Brasil, e sim para localidades específicas.

Vamos às informações?

CARGO: Analista Superior I/ Especialista em Comunicação Social – Jornalismo

VAGAS: é para formação de cadastro de reserva para as cidades: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Vitória (ES)

SALÁRIO: R$ 2.818,86

INSCRIÇÕES: no site da Fundação Carlos Chagas de 8 de junho a 8 de julho

VALOR: R$ 75,00

PROVA: 25 de setembro

O QUE ESTUDAR:

Português (15 questões, peso 1)
Ortografia Oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação. Intelecção de texto.

Legislação (15 questões, peso 1)
Lei n.º 5.862/1972. Lei n.º 11.182/2005. Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). Noções: Lei nº 8.666/1993. Lei nº 10.520/2002. Lei nº 9.784/1999. Decreto n° 1.171/1994, Medida Provisória (MP) n.º 527/2011.

Conhecimentos Específicos (30 questões, peso 3)
Princípios de comunicação social e comunicação de massa. Técnicas de jornalismo: redação de material informativo; noções de fotojornalismo; noções de comunicação visual para veículos impressos. Comunicação de massa e Difusão de Ciência e tecnologia. Linguagem dos meios de comunicação. Difusão de Ciência e tecnologia. Conceitos gerais de comunicação e informações. O Jornalismo e a Editoração na Popularização do Conhecimento. Gêneros Jornalísticos. Jornalismo Especializado e Científico alinhado com conhecimentos do setor aéreo e infraestrutura aeroportuária. Diferentes veículos de Comunicação. Uso de meios de Comunicação Social: rádio, jornais, emissoras de televisão, revistas, sites, blogs etc. Jornalismo digital e novas tecnologias (redes sociais, wiki, blog, podcasts, twitter). Produção e edição da notícia no Rádio, TV e site (web). Elaboração de notas para a imprensa, apuração de informação. Portal corporativo. Características específicas para o uso dos Meios de Comunicação; uso dos Meios de Comunicação Social – Publicações, expositivos, folhetos, etc. Redação de artigos técnicos e científicos (estrutura, estilo de linguagem, normas técnicas). Critérios de seleção da notícia (redação e edição). Comunicação de Crise. Comunicação Empresarial: Planejamento Estratégico de Comunicação; Comunicação Integrada; Identidade e Imagem Corporativa; Comunicação Organizacional. Estrutura; normas convencionais; características de linguagem. Ética Jornalística. Legislação Jornalística. Noções de Informática: Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet/Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico. Organização de informação para uso na Internet, acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos. Conceitos de proteção e segurança da informação. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: conceitos de hardware e de software. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de periféricos. Aplicativos para edição de textos e planilhas eletrônicas (Microsoft).

Redação
Aplicada juntamente com as provas objetivas. Só serão corrigidas as de quem tiver as melhores notas na prova objetiva (os 40 primeiros em Brasília e os 20 primeiros em cada uma das outras localidades)

EDITAL COMPLETO

Anúncios

25 opiniões sobre “Cadastro de reserva para a Infraero”

  1. Ah Mari… e como estudar para esse concurso????
    Sinceramente, não sei por onde começar…. Assim, digo em relação à bibliografia.
    Quanto à parte de Comunicação Empresarial, comunicação em crise, etc, eu recomendo um livro muito bom (e ao mesmo tempo meio monótono…) “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia – Teoria e Técnica”. Trata sobre tudo dessa área. É excelente!!

    Agora o restante do que estão cobrando…. além do que conseguimos ver pelo “Obras Jornalísticas”, eu não sei por onde estudar a respeito de Jornalismo digital e novas tecnologias. Esse tema parece ser tão abrangente…

    E outra coisa… que edital mais bagunçado esse heim!!
    Eles não tiveram nem a capacidade de separar Informática de Jornalismo, hehehhee.

    Enfim… qualquer coisa, se alguém quiser me responder essas dúvidas também por e-mail, fiquem a vontade: carolkleszcz@gmail.com

    Um beijo e boa sorte para nós!

    1. Esqueci de uma informação extra. O autor do livro que citei acima, de Assessoria de Imprensa, é o Jorge Duarte (com vários outros autores).

      =D

    2. Carol, é aquele velho problema da falta de material didático, né? Bem, acho que tem que buscar na net alguns textos. Vou dar uma pesquisada se tem algum livro também específico dessa área de web jornalismo.

      Agora o que é bom mesmo é pegar as questões de provas da mesma organizadora e danar o pau a fazer!

      Beijos!

      1. Comecei sim, Carol, mas ainda não consegui concluir o estudo, pois são muitas páginas! Essa semana termino e posto o que tô achando, tá? Mas só para adiantar, o material é beeeem completo!

        Valeu pela dica dos downloads.

        Beijos!

  2. É meninas, esse edital é extenso e bagunçado! Mas acho que é mais para assustar, viu… As provas da FCC costumam ser fáceis. Ou ao menos beeeeem mesmo exigentes do que as da Cespe e Cesgrario.

    Estou buscando materiais sobre as novas mídias e tecnologias, mas é difícil mesmo… Nem o povo que ainda faz jornalismo tem idicações de bibliografia sobre o tema. Só mesmo os e-books e sites de aficionados pelo tema.

  3. A Infraero é uma palhaçada. Ela faz concurso direto para cadastro reserva e não convoca, ou seja, é caça-níquel descarado mesmo! E ela só escolhe banca cara, que é pra “captar” mais!

    A Infraero sequer renova os prazos do concurso, o que seria muito mais lógico para uma empresa pública que deve evitar gastos desnecessários, já que possui a prerrogativa de prorrogar concursos realizados, expandindo o tempo para convocar os aprovados do cadastro e evitar a realização de outro concurso (gasto, tempo).

    Se a Infraero precisasse de funcionário, ela não descartaria o cadastro que fez. Como a ideia é só arrancar dinheiro, ela não renova o concurso anterior e abre outro novo!

    Uma pena que só reflete a má fé e o desrespeito que permeiam os setores públicos do país!

    1. Chianca, tava querendo saber sua opinião aqui já que você ficou em primeiro lugar no concurso anterior e ainda não foi chamado, né? Acho isso uma sacanagem!

      A Compesa por exemplo, não chamou o primeiro lugar mesmo tendo uma vaga, o concurso não era cadastro de reserva. Mas lá na assessoria tem um monte de estagiários e terceirizados trabalhando! Então pra que fazer concurso?

      1. Mas quando não é CR, a empresa é obrigada a chamar, mesmo que no último diazinho de validade. Essa Compesa tem a obrigação de chamar. Se o concurso está prestes a vencer e ela não chamou, o aprovado consegue a convocação facilmente na justiça.

        CR, infelizmente, eles não tem obrigação nenhuma de chamar, o que acaba transformando os concursos em uma espécie de caça-níquel mesmo. Vide Infraero, Finep e Furnas (que tem o núcleo de comunicação 100% terceirizado, fez concurso em 2009 e não chamou ninguém, pq era CR).

      2. Esse da Compesa acho que ainda vale por mais uns dois anos, mas sei que não chamaram o primeiro lugar ainda. Se estão contratando estagiários e prestadores, porque não chamam logo o concursado?

      3. Eu tbm fiquei em primeiro lugar na INFRAERO e até hoje nada, daqui a pouco ja completa 1 ano. O lance é rezar para pelo menos ser prorrogada a validade deste ultimo concurso de 2011 neh! Realmente muito desestimulante! Mas não desanimem, pois atualmente estou em um cargo publico que demorou mais de 2 anos para chamar! Eu nem me lembrava mais…Então, nao é certo, mas vale tentar. E claro, estudar sempre! Abraços.

  4. Oi, gente, tudo bem? Sou nova aqui.
    Sobre a bibliografia de webjornalismo, tem um livro da Pollyana Ferrari sobre o tema que, pelo que vi, é referência. Eu comprei. O livro é bom, mas está longe de ser completo. Comprei também o Cibercultura, do Pierre Lévy, mas ainda não comecei a ler. Esse vai bem mais às origens, é para ler com calma.
    Mariana, você conhece uma pessoa que ficou em primeiro lugar no concurso passado da Infraero e não foi chamada? Como é isso? Sacanagem mesmo.
    Vocês estão querendo prestar para que aeroporto?

      1. Pois é, mariana, pela lei, eles ainda tem esses 2 anos pra convocar o primeiro colocado. E se o salário do jornalista vai ser maior e mais caro que contratar um estagiário, pela lei, eles podem ficar com estagiários e terceirizados até o concurso vencer. É chato, é paia, mas é legal. Eles estão certinhos. A lei está sendo seguida e obedecida. Temos que agradecer a Deus por isso rs (visto que tem concurso que nem a lei segue).

      2. A minha pergunta é: então porque abrem a vaga? Tem estagiário ganhando menos de um salário mínimo, nesse caso sempre vai ser mais vantagem contratar estagiários que jornalistas! Pra mim essa lei (de poder contratar terceirizados e estagiários) não passa de uma forma de burlar a outra lei que obriga a contratação!

  5. Pois é… mais um exemplo – entre os incontáveis deste país – de imoralidade e uso da máquina pública.

  6. Sim, depois que mandei a mensagem, procurei a lista dos aprovados de 2009 e vi que o Chianca a que você se referia era o Eduardo.

  7. Gente,
    Se houver contratados ou tercerizados exercendo a função para a qual existe cadastro de reserva, pode entrar com ação para ser nomeado.
    Você entrou com ação Eduardo?

  8. Oi pessoal! Então, fui aprovada nesse último concurso da infraero para jornalista! Quarenta foram aprovados. Fiquei em 32 e olhei todo o edital e não vi a data de validade desse concurso… Deus abençõe que ele chamem todos os aprovados desse certame!! Ahhh.. gostei mto do blog…vou visitar sempre! Torçam ai … abraços

    1. Oi, Yrysh! Não quero te desanimar, mas é muito, muito, muito difícil que chamem 40 pessoas para esse concurso, principalmente porque é cadastro de reserva, se abrir vaga durante o período de validade do concurso (todo concurso tem um tempo de validade, está na Constituição Federal, artigo 37, inciso III, que “o prazo de validade do Concurso Público será de até 02 (dois) anos, podendo tal prazo ser prorrogado por igual período por uma única vez”). Fora concursos como o da EBC, que já oferece um numero grande de vagas, normalmente as seleções para a nossa área chamam, no máximo, até o segundo, terceiro colocado.

      Conheço uma pessoa que ficou em primeiro lugar em Pernambuco, na última seleção realizada pela Infraero e até hoje não foi chamada…

      Portanto, parabéns por ter ficado entre os aprovados, mas minha dica é: não espere por esse concurso, comece a se preparar para os próximos! Boa sorte!

  9. Estou decepcionada com a Infraero, ao ler esses depoimentos, fiquei em 14º e já não tinha muita esperança, agora então…ao saber que o 1º ainda não foi chamado, desisto!!!!!

    1. Oi, Harumi! Você já conhece o novo Jornalistas Concurseiros? Estamos nos mudando para o http://www.jornalistasconcurseiros.com.br e aos poucos esse blog aqui vai ser desativado! Você poderia então comentar lá no outro blog? Aguardo você por lá!

      Sore o concurso da Infraero, infelizmente é o que temos até agora, mas pode ser que nos outros estados seja diferente, quem sabe? Boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s