Como se preparar para concursos: livros e apostilas

Quem está há tempos tentando uma vaga no serviço público para a área de comunicação ou quem começou a batalha agora, já percebeu eu na hora de estudar, nós jornalistas concurseiros temos poucas opções de material de estudo.

Sobre as apostilas, fiz um post falando um pouco sobre algumas opções. Infelizmente a maioria é virtual e você corre muito o risco de comprar alguma delas e se arrepender! Dá uma lida no que a Michele, do blog Dicas de Estudos para Jornalistas Concurseiros fala sobre o assunto.

Obras Jornalísticas é o único livro voltado especificamente para os jornalistas concurseiros

O ideal mesmo para estudar são os livros. O problema é que de livro específico mesmo, só conheço o Obras Jornalísticas – uma síntese, organizado por Ellis Regina Araújo e Elizete Cristina de Souza. Esse livro da Editora Vestcon é fundamental para quem quer começar a estudar para concursos de jornalismo, pois traz muitas informações dos principais assuntos que estão presentes nas seleções da nossa área: história de imprensa, radiojornalismo, telejornalismo, ética e legislação…

Ou seja, ele dá um norte para a gente saber por onde começar. O livro também traz algumas questões de concursos anteriores com comentários.

Acho ótimo para nos ajudar a elaborar recursos às questões das provas, geralmente eu encontro informações por lá que ajudam a dar o embasamento teórico.

Agora, o que eu não gosto muito do livro? Primeiro é que os assuntos são apresentados quase que em tópicos, eu sinto falta de mais texto que explique as coisas, as teorias de comunicação, por exemplo.

Segundo é sobre o conteúdo. A última edição é de 2006 e de lá para cá muita coisa mudou no jeito de fazer jornalismo! Assuntos como Jornalismo 2.0 e redes sociais não estão no livro.

Além disso, outros assuntos como marketing e comunicação organizacional, que cada vez mais caem em provas de concursos de jornalismo, não são abordados.

De toda forma, acredito que há mais vantagens que desvantagens em adquirir o livro. Portanto, se quer mesmo investir em concursos para a área de jornalismo, compre! Mas saiba que para ser aprovado, você vai precisar ter outras fontes de estudo.

13 opiniões sobre “Como se preparar para concursos: livros e apostilas”

  1. Comprei essa apostila. Ainda estou esperando chegar, mas parece que é boa mesmo. Também comprei o livro Teoria da Comunicação: conceitos, escolas e tendências (Vozes). Comecei ler hoje e estou gostando. Bem suave e com o conteúdo necessário. Ou seja, não estou achando uma leitura massante!!!
    Abraços e sucesso para nós todos!!!
    Jana

  2. Esse livro é muito bom. Porém não deve servir como única fonte de estudo uma vez que faz apenas um fichamento de algumas obras dos principais autores. Na verdade eu vejo ele como uma orientação sobre quais autores devo aprofundar as leituras. Adquerir livros ( ou xerocar) é fundamental. Sem falar que nos sebos encontramos muita coisa boa.
    É só sair disposto a garimpar!!!

  3. Olá gente! Só pra avisar vocês que a Infraero lançou edital e tem cargo específico pra Jornalista!
    Deem uma olhadinha no site da FCC mais tarde!

    Beijos e boa sorte!

    1. Valeu, Carol! Essas semana estou com uma atividade externa do meu trabalho e por isso não tá dando pra atualizar o blog, mas prometo dar uma esmiuçada no edital e postar por aqui no fim de semana.

      Bjs

  4. Olá Mariana,
    Gostaria de saber se vc tem interesse em montar um grupo
    para simulados específicos para comunicação social.
    As pessoas do grupo é que ficariam responsáveis pela elaboração dos simulados.
    Cada semana, um postaria o seu próprio simulado, e os outros responderiam.
    Pode ser um e-group, ou no seu blog, eu não sei como ficaria melhor.
    O que vc acha?
    Ah, e parabéns pelo blog.
    bjs,
    Patricia

  5. Ei, meninas, isto muito me interessa! Adorei a ideia, Patrícia! Já estou no grupo! Pode? rs

    Aliás, Mari, podemos fazer uma dobradinha dos blogs, o que acha? Colocarmos o mesmo tema em conjunto como uma ação voltada a jornalistas concurseiros.

    Hoje vou matar os estudos pra uma festinha com as amigas que eu não sou deu ferro… rsrs

    Beijos e bom fim de semana!

    1. Vamos movimentar esse grupo do simulado!

      E vamos trocar figurinhas sobre essa dobradinha, Mi! Manda um e-mail pra mim sobre como você pensa isso.

      Aproveite a festa, tem que ter um momento de lazer mesmo!

      Beijos!

  6. Ops… é “de ferro” e não deu ferro… aff Na pressa um “u” intruso se instalou ai do lado do “de”… mas vcs entenderam, né… rs

    É, tem que divertir um pouco senão a gente não aguenta!

    Vamos propor o grupo de similado para as meninas do Até passar também. Vamos nos falando! Te mando e-mail!

    bjs

Deixe uma resposta

