Como se preparar para concursos de jornalismo?

Essa pergunta tem sido feita a mim por alguns colegas de profissão e por leitores do Jornalistas Concurseiros e o que tenho para dizer é que não há uma fórmula específica! Apesar de existirem seleções para a nossa área com mais de 3 mil inscritos, quase não há apostilas e cursos preparatórios voltados para nós, pobres jornalistas concurseiros mortais!

Eu até fiz um post falando sobre algumas apostilas que encontrei, mas ainda é muito pouco, pois muitas são virtuais e há algumas reclamações desses materiais que vêm sendo vendidos na internet.

Mas calma, isso não é motivo para desespero! Ainda existem alternativas para quem quer conseguir uma vaga em um concurso público na área de jornalismo.

Para podermos aprofundar um pouco mais nesse assunto, vou dividir esse assunto em três temas:

1) Cursos preparatórios
2) Livros e Apostilas
3) Na internet

Em Cursos Preparatórios, vamos mostrar quais são as opções de cursinhos específicos para a área de comunicação? Há muitos espalhados pelo Brasil?

Sobre Livros e Apostilas, vamos trazer algumas das principais fontes disponíveis para quem quer iniciar ou aprofundar os estudos para as seleções de jornalismo.

Já o tema Na Internet vai mostrar sites interessantes para baixar provas, pesquisar assuntos e resolver questões online.

Para cada um desses temas, posso ter mais de um post. Também não necessariamente vou fazê-los seguidos, pois às vezes entre um post e outro podem surgir informações importantes para publicar assim. Então para facilitar, em todos os posts desses temas vou usar o título “como se preparar para concursos de jornalismo”. Assim facilita para vocês.

E aí, prontos para começar?

24 opiniões sobre “Como se preparar para concursos de jornalismo?”

  1. Apostilas são apenas roteiros. Em concursos mais difíceis ou muito concorridos, é quase impossível passar sem a leitura dos principais autores de casa assunto.
    Resolver, resolver, resolver e resolver questões é fundamental. Elas se repetem, só muda o jeito de perguntar.
    E um pouco de sorte tb. Afinal nos concursos há questões só pra ferrar os candidatos. Ninguém sabe. Se dá bem quem acerta o chute.
    A quantidade de horas que se deve estudar?
    Olha, depende do teu tempo e dá tua capacidade de fazer ele render. Se vc tem 8 horas pra estudar, estudar. Se só tem duas, valorizar elas e mantem o foco.
    Bem, acho que é por aí…

  2. Oi Mari, esse assunto ou esses assuntos são mesmo os mais procurados pelos jornalistas concurseiros! Estou com um post prontinho sobre as tais apostilas virtuais (“descendo a lenha” nos oportunistas de plantão), mas deixei para publicar amanhã.

    Hoje estou falando sobre jornada especial e piso salarial no Poder Público.

    Como sempre, estarei ligada aqui para acompanhar as suas dicas! Boa semana! bjs

  3. Estou adorando, vamos começar. Sou novata em concursos, meu primeiro na área de jornalismo, foi agora no dos Correios, onde eu até nem fui mal nas questões certas, o problema foi eu chutar as que eu não sabia… Enfim era uma experiência, obrigada a todos por exporem suas experiências, isto vai ajudar muito. Obrigada Mariana, pela iniciativa do blog, parabéns!
    Abraço a todos.
    Denise

      1. Oi Mariana!!!
        Você pode me ajudar? Vou prestar concurso para a ANP e estou procurando material para estudar as matérias do jornalismo. Você me dá alguma dica?
        Obrigada desde já e achei ótimo o seu Blog. Esta me ajudando muito.

  4. Olá Mari, tudo bom?
    Então, como te disse por e-mail, passo a dica aqui também pro pessoal!
    Quem quer se preparar pela internet, há diversos sites de exercícios e simulados online.
    No nosso caso, pobres jornalistas, encontrei dois excelentes sites:
    http://www.questoesdeconcursos.com.br (este, porém, é “pago”, digamos. Caso você queira fazer mais que 10 questões diárias, é preciso contribuir com uma pequena quantia. Não é caro e vale a pena)
    http://www.atepassar.com (muito bom também esse site e tem uma parte só para questões de jornalismo. E o melhor: é de graça!)

    Boa sorte amigos!
    Beijos

  5. Vêm em boa hora essas dicas que você pretende postar
    Vou acompanhar…
    Abs e parabéns pelo trabalho.
    Mônica.

    1. Estou sim!!! É que coloquei meu apelido como Carolsodre (meu futuro sobrenome, no final do ano, hehehehe)
      Ao menos alguma alegria este ano tenho que ter, né!!! heheheh
      Se a gente não passa em concurso, ao menos dizem que “quando casar passa!”, ehheheh

      Beijokas!!

      1. hahahah é quando casar passa! =)

        O meu próximo concurso vai ser em Floripa, vou ter que fazer a simpatia da tal árvore casamenteira que tem lá, porque nem pretendente eu tenho! rsrs

        Carol, mas ainda não te achei… Me procura lá! bjs

  6. Legal a iniciativa Mariana… bom que vamos poder trocar figurinhas…eu, por exemplo, não consigo achar alguma bibliografia de “Novas mídias” para concursos…e é um dos temas que mais me pega…

    quanto aos livros e apostilas, o Vestcon tá com uma promoção mto boa… eu, particularmente, gosto do material deles… já tinha o “Obras Jornalísticas – Uma síntese” e acabei de pedir o livro de comunicação integrada… segue o link para quem interessar: http://www.vestcon.com.br/livro/?cat=25

    1. Vinícius, tem alguns e-books sobre novas mídias nesse link : http://www.blogmidia8.com/p/biblioteca-virtual.html

      Esse livro da Vestcom é o melhor mesmo, falo sobre ele no post que fiz ontem. Acho que vou comprar esse outro que você indicou ai!

      Mari, viu o post que fiz sobre as apostilas virtuais? Estou esperando pelas suas indicações, porque das virtuais que eu encontrei só a do CECOM mesmo e ainda assim achei bem fraquinha…

      Ótim quarta-feira! bjs

      1. ó…mto bom o link Michele…mtos livros não só de novas mídias né…tô baixando alguns já pra conferir…obrigado por repassar…

  7. olá mariana!
    bela iniciativa!
    sou concurseira de jornalismo há dois anos! estamos no mesmo barco! acho que podemos trocar ideias!
    um abraço!
    dayana

  8. Acho que seu blog está alinhado com a tendência do mercado jornalístico! Explico: é comum ver “figurinhas carimbadas” da Tv, do rádio e até do jornalismo impresso prestando concurso. O salário pago pelas empresas e a pressão no trabalho estão provocando um “boom de jornalistas concurseiros”.
    Sou jornalista formado e diplomado. Não trabalho na área, mas quando vejo que algumas empresas não pagam nem o piso-salarial fico ainda mais preocupado.
    Acredito que a maioria irá concordar com o meu comentário, até mesmo aqueles que, antigamente, detestavam os assessores de imprensa concursados ou não!

    1. Pois é, Adriano, hoje em dia com essa febre de concurso tem muita gente querendo tentar uma vaga no serviço público, inclusive os jornalistas! Agora se preparando mesmo para as seleções nem todo mundo… Por isso que quem quer realmente ser aprovado, tem que investir e se dedicar!

  9. É complicado mesmo estudar para concursos na nossa área. Toda hora tem alguma coisa nova surgindo e é muito difícil bibliografia atualizada. Gosto de ler artigos científicos, mas nunca sei até onde vai me ajudar ou até onde eu estou perdendo tempo.
    Apenas uma coisa é certa: estudar por provas recentes continua sendo o melhor caminho para não perder tempo.

    Bons estudos!

Deixe uma resposta

