Mais vaga pra jornalista: Companhia Catarinense de Águas e Saneamento

Tem mais um concurso com oportunidade para jornalista, sendo mais um que não tem vaga para contratação imediata, só cadastro de reserva! Gente, perdão, eu não vi direito o edital! Tem uma vaga para Floripa! É o concurso da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) que já está com inscrições abertas. E aí, topa?

Vale lembrar que toda a seleção é para cadastro de reserva, então pode ser que chamem logo os aprovados.

CARGO: Jornalista

VAGAS: cadastro de reserva 01 vaga para Florianópolis

INSCRIÇÕES: até 20 de junho, pelo site da Casan

VALOR: R$ 90,00

SALÁRIO: R$ 3.887,37

CARGA HORÁRIA: 25 horas semanais

PROVAS
– Prova escrita: 17 de julho

– Prova de títulos: entregar os títulos até o último dia de inscrição na Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), localizada no Campus Professor João David Ferreira Lima, da Universidade Federal de Santa Catarina.

O QUE ESTUDAR?

Português (4 questões)
ORTOGRAFIA ‐ Sistema oficial (anterior ao Decreto Federal nº 6.583, de 29.09.2008). MORFOLOGIA ‐ Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras, seu emprego e seus valores semânticos. Flexão nominal e verbal. Emprego de tempos e modos verbais. SINTAXE ‐ Processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Uso de nexos. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Crase. Pontuação e outros recursos específicos da língua objetiva. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO ‐ Estruturação do texto: relações entre idéias e recursos de coesão. Compreensão global do texto. Significação contextual de palavras e expressões. Informações literais e inferências possíveis.

Inglês (4 questões)
GRAMÁTICA: Morfologia. Substantivos: gênero, forma possessiva, número. Pronomes: possessivos, reflexivos, objetivos. Adjetivos: grau de comparação, espécies. Verbos: infinitivos e gerúndios, verbos regulares e irregulares. Semântica. Verbos: tempos, modos e formas (presente, passado, futuro simples, contínuo, perfeito, imperativo); substitutos de tempo futuro; verbos modais. Advérbios. Numerais. Preposições. Conjunções. Palavras interrogativas. Artigos (definidos e indefinidos). COMPREENSÃO DE TEXTOS: Análise de textos de assuntos técnicos e gerais.

Atualidades (3 questões)
Análise de assuntos relevantes e atuais de áreas do conhecimento, tais como: política,
economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, saúde, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental, segurança e ecologia, e suas vinculações históricas. Aspectos da geografia, formação histórica, cultura, economia e sociedade catarinenses.

Noções de Informática (4 questões)
Windows: Uso da Ajuda e Ferramentas de manutenção do Windows; ‐ Gerenciar janelas; ‐ Conceito, organização e manipulação de pastas e arquivos, ‐ Criar Atalhos. Word:‐ Criação de documentos em geral; ‐ Utilização das barras de ferramentas; ‐ Utilizar as principais ferramentas e Menus do Word, com seus respectivos comandos; ‐ Formatação de Texto; ‐ Impressão. Excel:‐ Criação de Planilhas em geral; ‐ Uso das principais ferramentas; ‐ Criação de Gráficos; ‐ Uso das principais funções e fórmulas; ‐ Formatação de Planilhas.

Conhecimentos específicos (35 questões)
Conceito, técnicas e funções da assessoria de imprensa. Relacionamento com a imprensa. Noções de planejamento e elaboração de planos de comunicação. A linguagem jornalística. Conceitos, técnicas e aplicações de notícia e reportagem. Técnicas de apuração, redação e edição de textos jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos para veículos impressos, rádio, televisão e mídias digitais. Publicações institucionais: características do texto e da edição. Ética e Informação: conhecimentos básicos sobre os direitos do público à informação. Código de ética da profissão. Comunicação Organizacional; Responsabilidade Social Corporativa.

EDITAL COMPLETO

10 opiniões sobre “Mais vaga pra jornalista: Companhia Catarinense de Águas e Saneamento”

  1. Acabei de ler esse edital para pegar as matérias porque é a mesma Fundação que vai fazer o concurso da UFSC. Pior que li umas coisas péssimas sobre a tal Fepese. Teve concurso anulado em 2009 por cópia de questões da provas de outros concursos e justamente para o cargo de jornalista. aff

  2. Pois é, to com medo, viu… E a viagem para lá não vai ficar barata… Mas como é recente acho que eles não vão dar uma mancada dessa novamente, né… E também é para a Universidade Federal, regime estatutário… eles devem ter mais seriedade… eu espero!

    Enfim… eu havia feito o da UFMG, queria tanto ter passado. Meu sonho é fazer mestrado e doutorado, ai quando vi essa vaga já fiquei toda feliz novamente. É rezar pra tudo dar certo e pra Deus iluminar meu caminho, né… (E o seu também, viu, estou na torcida por vc!)

  3. Pior de tudo, agora eu vi que cai o mesmo conteúdo para a prova da Cidasc! Essa Fepese tem uma preguiça fenomenal mesmo… vai ver farão uma prova bem semelhante. :S

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s